Peugeot Forums banner

5008 2.0 HDI 2010 reg Turbo?

30K views 311 replies 6 participants last post by  RedSector  
#1 ·
Olá pessoas inteligentes!
Novo para mim 2.0 HDI (2010), comprei-o fumegando, como nunca - "para reparos", como o vendedor disse que o turbo estava estragado, que precisa ser substituído e ele não se importava de lidar com isso.
Falei com o mecânico, que disse - sim, Turbo estragado...

Comprei um turbo novo (usado), na segunda-feira levando-o para a oficina... mas hoje, depois de lavar o carro, eu nem consegui ligá-lo.
Li este tópico e respondi, mas a diferença crucial é que o meu é 2.0HDI

Seria bom, se o turbo não precisasse ser substituído, mas...
Mas
Mas... não tenho certeza se conseguirei levá-lo à oficina primeiro E como descubro se minha bomba de vácuo está com defeito - "vazando"... mas sendo vácuo, como descubro isso?

Obrigado!
 
#3 ·
Guia de Diagnóstico de Fumo Diesel - Branco, Cinza, Preto, Azul - aprenda diesel

Pode querer verificar com diagnósticos como Lexia ou equivalente e ver quais códigos DTC estão presentes.
Obrigado pela resposta!

Quanto às cores? - são principalmente brancas, mas também pretas, como pode ver no vídeo e cheira literalmente muito mal, mesmo em baixas rotações

Quanto à ferramenta de diagnóstico - um pouco tarde para isso, esperava que alguém reconhecesse o problema do vídeo... caso não seja o turbo

Quanto à possibilidade de entrada de líquido de arrefecimento (como junta da cabeça queimada) - definitivamente não! como eu teria notado, pois dirigi 40 milhas para casa.

No entanto, durante a viagem de volta (não mais que 2 mil rpm), parei uma vez ~5 milhas na viagem, verifiquei o óleo - não foi necessário, a segunda vez em cerca de 25 milhas - adicionei uma pinta, mas considerando que esses motores levam quase 9 pintas... não tenho certeza se era necessário. Fumando à parte, isso foi estranho (sob a presunção de "turbo queimado", deveria ter sugado muito mais do que isso) e crucialmente o desempenho foi OK. Acelerei razoavelmente rápido, o que não seria necessariamente o caso com um turbo queimado normal.
Eu acredito que todos já estão cientes de que estes são turbos elétricos/gases de escape "híbridos", então eu deixei por isso mesmo...
 
#8 ·
PEUGEOT 5008 (T87) 2.0 HDiF DW10CTED4 (RHE) 2009 - Em diante

Não parece tão chique, o 4007 é, mas ainda assim não chamaria assim. Parece-me um turbo padrão, sem VVT.
Peugeot (ssg.asia)
View attachment 113213
Obrigado por isso!
Realmente útil e... agora me sinto um pouco idiota, por NÃO ter acreditado e confiado no "recondicionador" especialista em turbo, que ofereceu um Garrett recondicionado, que eu disse: "bem, dificilmente vai ser tão bom quanto o original..."
Então eu comprei aquele que tem números idênticos, mas "como está", com base na promessa do vendedor de que está funcionando bem, de um veículo batido de 60k

ANW, o que importa é que eu presumo, que você presume, que o vendedor estava certo (assim como o mecânico) e que é de fato um turbo estourado?
 
#9 ·
é de facto um turbo avariado
É difícil dizer, a partir das suas publicações e da informação presente, quero dizer, parece ser, mas não posso descartar as outras coisas, razão pela qual sugeri obter um diagnóstico adequado, dados em tempo real, DTC, etc., para confirmar e descartar as outras possibilidades.
que ofereceu um Garrett recondicionado
Eles costumam atualizar os rolamentos do turbo e usar uma roda de compressor de bloco (que é mais forte do que uma roda fundida), eles costumam ter como objetivo ser melhores do que o OEM. Claro, eles podem ser iguais e não fazer essas coisas.
 
#11 ·
Experimente FAPlight, não tenho certeza se está na PlayStore no momento, pode ser necessário baixar de outras fontes. Não funciona no meu veículo, mas vale a pena tentar.
CarScanner funciona, mas não tem tantos recursos.

Fique de cabeça para baixo, volante à esquerda e o seu é à direita. Deveria estar do outro lado, mas basicamente certo.
Image


Pulverizou muito silicone, tentando dispersar a água, mas ao conectar a bateria novamente, eu literalmente vi faíscas voando, mas cada vez menos, então parece que em algum lugar algo descarregou a bateria.
Não é bom. De onde o BSM ?
 
#12 · (Edited)
Vai tentar encontrar a aplicação FAPlight, mas conhecendo um pouco de inglês não inglês (americano), isso lança alguns resultados estranhos no Google até agora.

As faíscas estavam voando, ao conectar a bateria de volta entre a bateria e o terminal, não BSM.
No entanto, a razão pela qual parou de dar partida foi depois que eu dei uma lavada nela e, claramente, um pouco de água entrou na caixa principal de fusíveis-relés no lado esquerdo do carro, então foi lá que eu (principalmente) borrifei 2 latas de óleo de silicone... isso não ajudou e a bateria estava claramente descarregando enquanto isso...
Amanhã, espero, vou pegar o negativo em algum lugar na carroceria do carro, o positivo da minha bateria recém-carregada no terminal positivo da bateria descarregada, pois é literalmente impossível chegar ao negativo nesses carros sem uma cirurgia importante, então espero conseguir os aplicativos e códigos... (Estou cruzando tudo, para poder ligá-la).


Mais uma coisa sobre o turbo (ou não), o vendedor disse o seguinte: comprou o carro para si, para quando seu outro carro entrasse em grandes reparos, literalmente dirigiu o carro um dia e pegou seu outro carro de volta, então ele apenas estacionou e deixou lá por 7 meses, até que um mês atrás foi usá-lo - ligar - whooo! - fumaça! Consultou seu mecânico, que disse - muito provavelmente o turbo foi, então ele me vendeu, sem nenhuma pretensão, como se não fosse turbo... o que eu já tenho. Não significa que mais nada esteja errado ou tenha dado errado... ou que eu acreditei nele 100%, um pouco de um "personagem suspeito".

Aliás, o vídeo, foi filmado por ele, me foi mostrado, mesmo antes de eu ir comprá-lo dele. No entanto, dirigir de volta foi um pouco estranho, pois o carro parecia bom, apenas fumando e sugando óleo (presumivelmente) como um paciente mental em fúria...

Então sim, estou indo pela palavra dele - turbo foi... Comprei um turbo do ferro-velho (novamente confiando em pessoas não confiáveis), pois o especialista em turbo com quem falei parecia um pouco estranho ao dizer números de peças estranhos e ele disse que tem um recondicionado, mas Garrett faz... então eu fui com Honeywell, peça idêntica não recondicionada... que espero que seja instalada na segunda-feira, se eu conseguir levá-la ou pode acabar sendo uma despesa enorme para ser rebocada... e isso é antes da substituição da mão de obra de mais de 4 horas...
 
#14 ·
#15 ·
Image

Image

Em primeiro lugar, o problema de entrada de água foi resolvido prestando atenção ao que quer que tenha sido feito - os tubos de saída de drenagem de água não foram levados mais longe sobre a asa, mas foram amarrados diretamente no topo da caixa de fusíveis (LHS), que tinha a tampa instável - solta de qualquer maneira...
Escusado será dizer que, assim que coloquei a braçadeira - faísca - consumo óbvio de energia, a bateria do carro já está razoavelmente fraca.. "ótimo" eu penso!
Fui à Argos, peguei um secador de cabelo, peguei uma extensão, pedi a uma senhora adorável para sugar um pouco de energia.
Coloquei a bateria adicional para carregar novamente
Uma boa meia hora soprando ar "quente" - quente por toda a caixa de fusíveis, relés, conexões

Trouxe a bateria de volta, pois com a do carro havia um erro mostrando "falha da bateria ou do sistema de carga", então novamente, negativo em uma trava do capô, positivo em uma braçadeira da bateria e ... mais ou menos nada. As velas de incandescência não acendem, não há um clique do motor de partida, mas algo como um clique de relé dentro da cabine foi ouvido. Várias tentativas depois (trancando-destrancando o carro no meio, obtive as várias desconexões-reconexões) mais ou menos o mesmo. Tentei ver se algum fusível estava queimado - não consegui ver nenhum, desconectei vários ninhos de fios acessíveis, reconectei, coloquei a braçadeira de volta - nada, mas bipes irritantes ocasionais
Image
, o que me fez desistir e trouxe a "bateria adicional" para colocar de volta para carregar, agradeci ao bom e velho vizinho, mas não tenho ideia de como vou levar o carro para os mecânicos amanhã de manhã (tenho que levá-lo lá para as 7:00...)
 
#16 · (Edited)
Próximo problema "menor" - simplesmente não consigo encontrar a porta OBD em lugar nenhum... muito procurando, como em espaços onde deveria estar - nada! nada, coloquei os dedos em cada buraco - senti alguns fios, alguns conectores menores por toda parte, mas nem mesmo algo que teria sido empurrado com muita força para dentro.
Estou perdido, como conectar o ELM327, para ser honesto, pensei em desmontar o painel, mas é um pouco complicado demais, quando tenho pessoas andando ao meu lado para ficar deitado de costas e xingando... muito e muito....
Então, resumindo - não faço ideia de onde encontrar a porta, é aí que conto com os usuários do Reino Unido para dizer exatamente de que lado, em que buraco ela deveria estar.
Obrigado!
 

Attachments

#17 ·
View attachment 113234
View attachment 113233
View attachment 113232
View attachment 113231

Próximo problema "menor" - simplesmente não consigo encontrar a porta OBD em lugar nenhum... muitos lugares onde deveria estar - nada! nada, coloquei os dedos em cada buraco - senti alguns fios, alguns conectores menores por toda parte, mas nem mesmo algo que teria sido empurrado com muita força.
Estou sem saber como conectar o ELM327, para ser sincero pensei em desmontar o painel, mas é um pouco complicado demais, quando tenho pessoas andando ao meu lado para ficar deitado de costas e xingando... muito e muito...
Então, resumindo - não faço ideia de onde encontrar a porta, é aí que conto com os usuários do Reino Unido para dizer exatamente de que lado, em que buraco ela deveria estar.
Obrigado!
Porta OBD2
Aqui está ela!
Bem dentro do porta-luvas, atrás de uma capa bem arrumada
Image
 
#18 · (Edited)
Image
Tudo o que posso dizer é que, devido à descarga da bateria (quase plana como uma panqueca), não arranca e possivelmente faz com que a CPU não fale com a porta ODB2... ??? As baterias (x2) estão a carregar, mas é apenas para tentar ligar ao carro, para ver quais seriam os erros, pois tentar e falhar a "ligação com cabos" nem sequer chega ao engate das velas de incandescência e rodar a chave faz um som fraco de algum tipo de relé a clicar... de qualquer forma, quanto mais brinquei com a bateria quase descarregada, mais bipes irritantes recebi, que o sistema está a entrar no modo económico... Dê-lhe um par de horas, vou levar uma ou ambas as baterias para tentar tudo de novo (tentar "ligar com cabos", depois, se não, com uma bateria saudável, vou tentar ligar ao cérebro dela para ver do que ela se queixa agora)
 
#20 · (Edited)
Longa história, versão curta sobre o Turbo, que eu tinha e devolvi ao vendedor
NÚMERO DA PEÇA ORIGINAL 9677062780 ;
Image

HONEYWELL EC-8M12 (GARRETT M65) Turbo ;
Image

Image

Atuador P/N 806467_0002
Image

Aconteceu que, segundo o mecânico, não precisava ser substituído depois de ter rasgado e colocado tudo de volta, devolvi-o. O carro ainda fuma (fumaça azul), mas agora, assim que acelera de 4'ish, para 3 e talvez até 2 cilindros agora...
 
#21 ·
Continuação - monólogo TBH, pois quase ninguém pode me ajudar agora

Veredicto do mecânico, que eu (meu carro) tenho x2 problemas:

1- A ECU pode ter sido "dicky" para começar e a entrada de água pode tê-la terminado, que eu teria que resolver primeiro.

2- Isso pode explicar os cilindros 2 e 3 não funcionando como deveriam, e o turbo está bom.

No que diz respeito ao desempenho do carro em marcha lenta (irregular), ela fuma azul, tentando acelerá-lo ela fuma menos, mas perde um cilindro, talvez até x2, portanto perde as rotações de volta para quase parar, quando o pé sai do acelerador, a ECU volta para o modo de marcha lenta / rotações lentas e parece que todos os x4 cilindros estão funcionando (pelo menos x3).

Imagens:
Painel antes de curto-circuito - partida (fio de um motor de partida para o terminal positivo da bateria)
Image


Da ECU impedindo qualquer drenagem adicional da bateria (devido à caixa de relé da bateria danificada ou instruída a se comportar mal pelo BSM ou ECU)
Image


Agora, quando o curto-circuito começou, uma mensagem bastante preocupante é exibida
Image


(Não tenho um novo TBH) repetição da falha do meu leitor Bluetooth ODB2 em se comunicar com a ECU
Image


Falei com outro mecânico, que é absolutamente racista em relação a carros franceses, que não a queria em sua garagem... me deu o número do eletricista mais inteligente que ele conhece.

Falei com um eletricista automotivo especialista pedindo para vir para um diagnóstico e para consertar a ECU (e possivelmente BSM) ou é uma unidade?, que só poderia vir na próxima quarta-feira... mas isso seria uma perda de tempo, pois mesmo ele sendo um especialista, ele envia ECUs para um local ainda mais especializado para diagnóstico ou... como os danos provavelmente foram agravados pela água, precisaria ser substituído, codificando para o número do chassi do veículo e parâmetros... mas não vou pagar ~£1200 indicados, pois o motor real depois é questionável, se está saudável ou não, se vale a pena reparar...

Muito molhado ATM, já chega por hoje, então "o plano" para sábado é tirar a ECU, enviá-la para um desses especialistas para diagnóstico.
(Novamente, não tenho certeza sobre o módulo BSM ou mesmo onde ele está???, se é separado ou possível remover e/ou reparar..)

Encomendei um novo módulo de relé de partida/alternador/bateria (SH), paguei entrega super rápida, posso substituí-lo, antes da cirurgia ECU-BSM e espero que fique seco no sábado.

Para cima e para cima'ish... pois estou realmente perto de desistir e levá-la para os sucateiros ou até mesmo entregá-la a um desses conversores elétricos, pois ela é bonita, tem uma carroceria prática, mas a eletricidade e a eletrônica estão à altura da reputação, fuma como uma vagabunda, mesmo o motor 2.0 ("mais confiável") é de natureza duvidosa

Saúde!
 
#22 ·
A ECU do motor é bem selada, particularmente as da Bosch. Eu costumava nadar (água até a metade das janelas das portas) em rios, riachos e até buracos lamacentos, o tempo todo no meu pajero/shogun sem problemas em nenhum equipamento elétrico. O risco é normalmente os pinos dos conectores e problemas com a entrada de água no BSI.

Você tem BSM que não é programável. (caixa de fusíveis no motor)
Você tem BSI que é programável. (caixa de fusíveis sob o painel)
Você tem ECU que geralmente não precisa de programação. (aciona o motor)

O BSI e a ECU são pares combinados (você não pode trocar um sem o outro ou pode ter problemas com o imobilizador)

FAPlight não conectar não é nada novo, exatamente o que ele faz no meu veículo.

Você precisa de diagnósticos adequados com Lexia ou dispositivo equivalente.
 
#25 ·
A ECU do motor é bem selada, particularmente as da Bosch. Eu costumava nadar (água até a metade das janelas das portas) em rios, riachos e até buracos lamacentos, o tempo todo no meu pajero/shogun sem problemas em nenhum equipamento elétrico. O risco são normalmente os pinos dos conectores e problemas com a entrada de água no BSI.

Você tem o BSM que não é programável. (caixa de fusíveis no motor)
Você tem o BSI que é programável. (caixa de fusíveis sob o painel)
Você tem a ECU que geralmente não precisa de programação. (aciona o motor)

O BSI e a ECU são pares combinados (você não pode trocar um sem o outro ou pode ter problemas com o imobilizador)

FAPlight não conectando não é novidade, exatamente o que ele faz no meu veículo.

Você precisa de um diagnóstico adequado com Lexia ou dispositivo equivalente.
Eu pensei que dizia que precisava de oração!
 
#23 · (Edited)
Pensei que poderia ajudar se eu lhe desse uma breve explicação do sistema elétrico do seu carro. Seu carro tem dois computadores principais: a ECU do motor e o BSI (Built-in System Interface/ Body System Interface). Estes estão conectados por um barramento de computador. O BSI controla toda a eletrônica do carro, exceto o motor, e a ECU do motor controla o motor. Observação: A Peugeot usa o termo ECU para significar Unidade de Controle Eletrônico, então, nos Peugeots, a ECU do motor é apenas uma de várias ECUs.

Anexei um diagrama de fiação do sistema de injeção do carro. No canto superior esquerdo, há um bloco rotulado PFS1. Esta é a caixa de fusíveis principal do motor. Possui duas partes: a parte superior é o BSM e a parte inferior do BSM é a caixa de maxi-fusíveis. Não me lembro o que as letras BSM significam, mas é apenas francês para caixa de fusíveis. Parece que seu BSM foi preenchido com água, então provavelmente não pode ser reparado. Se você quiser continuar trabalhando no carro, acho que a primeira coisa que você precisa fazer é substituir o BSM. Estas são unidades seladas e é improvável que você consiga remover toda a água. O BSM possui um microprocessador e vários relés. Existem várias conexões de energia do BSM para a ECU do motor, por isso é importante que o BSM esteja funcionando corretamente.

Dois outros componentes-chave no diagrama de fiação são:
1320 - ECU do motor
BSI1 - Built-in System Interface/ Body system interface - esta é também a caixa de fusíveis principal da cabine.
A ECU do motor geralmente fica ao lado da caixa de fusíveis do motor e possui três conectores. Se você quiser saber a função do outro bloco no diagrama de fiação, você pode encontrar uma descrição em: http://www.autoelectric.ru/auto/peugeot/wd/wiringdiagrams.htm

Um aviso sobre carros modernos é que você sempre deve seguir a regra dos 3 minutos antes de desconectar a bateria:
(i) Abra a janela do motorista para acesso
(ii) abra o capô
(iii) desligue tudo e remova as chaves
(iv) Feche as portas (não as tranque)
(v) Espere pelo menos 3 minutos antes de desconectar a bateria

Se você for remover a ECU do motor. Desconecte a bateria primeiro. Em seguida, remova os três conectores e verifique se há água. A ECU do motor é bem selada, então o único lugar que eu sei que a água pode entrar é através dos conectores. Se os conectores estiverem secos, espero que a ECU do motor esteja bem. Dado que o carro dá a partida, acho que há uma boa chance de que a ECU do motor esteja bem.

Eu só abordei os problemas elétricos. Há claramente alguns problemas mecânicos também. Alguém fez um teste de compressão no motor?

EDIT
Você mencionou que as velas de incandescência não estavam funcionando, então pensei em anexar o diagrama de fiação das velas de incandescência também. Elas recebem sua energia principal da unidade de proteção da bateria (BPGA), que fica na frente da bateria. O diagrama de fiação mostra um relé no BPGA. Isso está incorreto, eles substituíram o relé no 5008 BPGA por um link sólido. O 5008 BPGA é apenas uma caixa de fusíveis. O relé (1158) que liga as velas de incandescência é controlado pela ECU do motor.

Também adicionei o circuito de partida
 

Attachments

#46 ·
Eu pensei que poderia ajudar se eu lhe desse uma breve explicação do sistema elétrico do seu carro. Seu carro tem dois computadores principais: a ECU do motor e o BSI (Built-in System Interface/ Body System Interface). Estes estão conectados por um barramento de computador. O BSI controla toda a eletrônica do carro, exceto o motor, e a ECU do motor controla o motor. Observação: a Peugeot usa o termo ECU para significar Unidade de Controle Eletrônico, então nos Peugeots a ECU do motor é apenas uma de várias ECUs.

Eu anexei um diagrama de fiação do sistema de injeção do carro. No canto superior esquerdo, há um bloco rotulado PFS1. Esta é a caixa de fusíveis principal do motor. Ele tem duas partes: a parte superior é o BSM e a parte embaixo do BSM é a caixa de maxi-fusíveis. Eu não consigo me lembrar o que as letras BSM significam, mas é apenas francês para caixa de fusíveis. Parece que seu BSM foi preenchido com água, então provavelmente não pode ser usado. Se você quiser continuar trabalhando no carro, acho que a primeira coisa que você precisa fazer é substituir o BSM. Estas são unidades seladas e é improvável que você consiga remover toda a água. O BSM tem um microprocessador e vários relés. Existem várias conexões de energia do BSM para a ECU do motor, por isso é importante que o BSM esteja funcionando corretamente.

Dois outros componentes-chave no diagrama de fiação são:
1320 - ECU do motor
BSI1 - Built-in System Interface/ Body system interface - esta também é a caixa de fusíveis principal da cabine.
A ECU do motor geralmente fica ao lado da caixa de fusíveis do motor e tem três conectores. Se você quiser saber a função do outro bloco no diagrama de fiação, você pode encontrar uma descrição em: http://www.autoelectric.ru/auto/peugeot/wd/wiringdiagrams.htm

Um aviso sobre carros modernos é que você sempre deve seguir a regra dos 3 minutos antes de desconectar a bateria:
(i) Abra a janela do motorista para acesso
(ii) abra o capô
(iii) desligue tudo e remova as chaves
(iv) Feche as portas (não tranque-as)
(v) Espere pelo menos 3 minutos antes de desconectar a bateria

Se você for remover a ECU do motor. Desconecte a bateria primeiro. Em seguida, remova os três conectores e verifique se há água. A ECU do motor é bem selada, então o único lugar que eu sei que a água pode entrar é através dos conectores. Se os conectores estiverem secos, espero que a ECU do motor esteja bem. Dado que o carro liga, acho que há uma boa chance de que a ECU do motor esteja bem.

Eu só abordei os problemas elétricos. Claramente, também existem alguns problemas mecânicos. Alguém fez um teste de compressão no motor?

EDIT
Você mencionou que as velas de incandescência não estavam funcionando, então pensei em anexar o diagrama de fiação das velas de incandescência também. Elas recebem sua energia principal da unidade de proteção da bateria (BPGA), que fica na frente da bateria. O diagrama de fiação mostra um relé no BPGA. Isso está incorreto, eles substituíram o relé no 5008 BPGA por um link sólido. O 5008 BPGA é apenas uma caixa de fusíveis. O relé (1158) que liga as velas de incandescência é controlado pela ECU do motor.

Eu também adicionei o circuito de partida
Image

Image

Image

Tinha todas as peças, incluindo bateria - relé do motor de arranque-alternador-fusível e velas de incandescência acendendo momentaneamente
Image

O motor de arranque ainda não funcionava...
Mesmo o fio de curto-circuito tocado no terminal positivo da bateria não girava...
Coloque tudo de volta. (Caixa de fusíveis-relé da bateria antiga).
Encurtando com fio vermelho de um motor de partida - faz ela pegar.
Ainda um pouco de marcha lenta irregular, como o mecânico disse "leve falha", portanto fumaça diesel não queimada em baixas rotações...
Acelera, a fumaça fica tipicamente preta diesel. De alguma forma, agora as rotações estão subindo mais lentamente do que quando comprei o carro.
Ela ainda pega com fio vermelho...
Luzes do painel para rir
Image

Image
 
#24 · (Edited)
@Ian M Davis @RedSector Realmente aprecio isso, pessoal! Chegarei em casa tarde, vou reler tudo em detalhes. Verifiquei "Special Delivery" da RM, descobriu-se que os feriados bancários não contam nas 48 horas de entrega prometidas, portanto, é improvável que o "relés-módulo-alternador-motor de arranque-bateria" esteja aqui amanhã para começar. Além disso, vocês podem me ajudar (para domingo) agora com o número exato da peça dos injetores? Encontrei novos extremamente caros, mas muitos SH, mas indo por diferentes números de designação e/ou de motores ligeiramente diferentes, ainda o mesmo 2.0 HDI, mas designação RHH ou RHD ou mesmo diferentes potências, como 112KW ou 120KW ... ou 150HP ou 120HP ou 163HP
 
#27 ·
A ECU do motor é bem vedada, principalmente as da Bosch. Eu costumava nadar (tinha água até a metade das janelas das portas) em rios, riachos e até buracos lamacentos, o tempo todo no meu pajero/shogun sem problemas em nenhum equipamento elétrico. O risco são normalmente os pinos dos conectores e problemas com a entrada de água no BSI.
Sim, de facto, vários pinos estão enferrujados numa ligação,
Image

Image


O resto está limpo (e seco)
Image

Image


A minha é DEPHI ECU (P/N?) 96669 12580
Image



Você tem BSM que não é programável. (caixa de fusíveis no motor)

Você tem BSI que é programável. (caixa de fusíveis sob o painel)
Onde fica isso mais ou menos?
O mecânico teve acesso a isso? Ele tirou as tampas do motor, "scutter"?
Sob o para-brisa, acesso aos injetores, tinha algo da parte de trás (presumo coletor(??)) para ver e me dizer que o turbo foi substituído recentemente, e eu tenho que enviar "um novo" de volta.
Ele estava dizendo desde o início que a ECU estava "dicky", mesmo antes dos danos causados pela água.

Considerando que tenho 3 conectores enormes na ECU Dephi?
x1 cada?
Image


Se não houver água, mas lubrificante... isso também vai ter que sair no final do dia?
Image


Você tem ECU que geralmente não precisa de programação. (aciona o motor)
Agora estou realmente confuso... qual é a ECU então...
A propósito, falei com alguns "testadores de ECU", que fazem testes, programação, principalmente unidades novas, caso as antigas falhem. De acordo com o serviço "postal" deles, eles testam cada uma e programam-na no chassis, para que ela se comunique com o painel e outros computadores.

O BSI e a ECU são pares combinados (você não pode mudar um sem o outro ou pode ter um problema de imobilizador)
Eu vi uma opção para substituir o kit da ECU com chaves já
ou junto com o painel
Se não for necessária mais nenhuma programação, essa pode ser a opção mais barata, pois testar a ECU custa £200-350, o mesmo para programar uma nova, se necessário, o que por si só custa £1,2 mil.

FAPlight não conectar não é nada novo, exatamente o que ele faz no meu veículo.
Que pena

Você precisa de diagnósticos adequados com Lexia ou dispositivo igual.
Sim... Lexia3 PP2000 com Diagbox V7.83 Scanner de leitura de diagnóstico OBDII Limpar códigos de falha | eBay Estou de olho nisso, mas para mim parece que a melhor opção seria pagar para que aquele eletricista "especialista" venha na quarta-feira, não só por causa dos custos, mas
Eu li e parece muito trabalho para fazê-lo funcionar (combinado) no laptop apropriado, etc.
 
This post has been deleted
#28 · (Edited)
O conector cinzento é um conector ECU 48V GR (cinzento de 48 pinos). Vários pinos estão danificados. Coloquei uma caixa vermelha à volta deles. Estes pinos fornecem energia aos injectores e explicam porque é que o carro está a falhar. Também coloquei alguns pontos coloridos nos pinos:
Vermelho Injector 1
Verde injector 2
Azul injector 3
Amarelo injector 4
A Peugeot numera os seus cilindros ao contrário da maioria dos outros fabricantes: o cilindro 1 está mais próximo da caixa de velocidades.
Precisa de resolver esse conector antes de fazer mais alguma coisa. Acho que eles têm tido um mau contacto ou podem ter estado molhados. Não faça nada com a ECU até resolver o conector.

Nota: os kits eBay que encontrou incluem a ECU e a BSI. A BSI é a caixa de fusíveis do painel de instrumentos. O manual do proprietário deve mostrar onde está. Se não tiver um manual, pode encontrá-lo em https://public.servicebox.peugeot.com/APddb/index.html
 
#29 ·
O conector cinza é um conector ECU 48V GR (cinza de 48 pinos). Vários pinos estão danificados. Coloquei uma caixa vermelha em volta deles. Esses pinos fornecem energia para os injetores e explicam por que o carro está falhando. Também coloquei alguns pontos coloridos nos pinos:
Injetor vermelho 1
Injetor verde 2
Injetor azul 3
Injetor amarelo 4
A Peugeot numera seus cilindros de maneira oposta à da maioria dos outros fabricantes: o cilindro 1 está mais próximo da caixa de câmbio.
Você precisa consertar esse conector antes de fazer qualquer outra coisa. Acho que eles tiveram um mau contato ou podem ter estado molhados. Não faça nada com a ECU até consertar o conector.

Observação: os kits do eBay que você encontrou incluem a ECU e o BSI. O BSI é a caixa de fusíveis do painel. O manual do proprietário deve mostrar onde ele está. Se você não tiver um manual, poderá encontrá-lo em https://public.servicebox.peugeot.com/APddb/index.html


View attachment 113353

View attachment 113354
Eu respondi sua mensagem em detalhes, mas ela não é adequada para este fórum por algum motivo
"Esta mensagem está aguardando a aprovação do moderador e é invisível para visitantes normais."
De fato, "meu plano" é fazer o que você diz
Image
 
This post has been deleted
#32 ·
Vamos ver se .pdf será permitido
Eu acho que posso ter confundido você sobre a ECU. A ECU do motor é a ECU principal. ECU geralmente significa Engine Control Unit, mas a Peugeot usa o termo ECU para significar Electronic Control Unit. Isso é importante quando você olha para os dados de diagnóstico, porque pode ser muito confuso, pois você descobrirá que muitas caixas são chamadas de ECUs.

A unidade que você chama de "caixa de fusíveis da bateria" é um BPGA. É mais do que uma simples caixa de fusíveis. É um dispositivo de segurança que desliga a energia de algumas partes do carro quando o carro está trancado. Ele também pode cortar a energia em um acidente.

Eu acho que você teve um problema com um dos anexos PDF. Aqui está como um jpeg. Observe que o BPGA não é mostrado neste diagrama, mas está nos diagramas de velas de ignição e partida.
Image
 
#34 · (Edited)
Se você procura um laptop fabricado nos últimos 10 anos, a faixa de preço média funcionará. Portanto, Windows 7+ (ideal 10 ou 11) e a capacidade de executar uma máquina virtual (VM) funcionarão. Diagbox 9 (VM) install Guide | Peugeot Forums

12 Best Laptops for Virtual Machines in 2024 - PCVenus
4 Best Laptops For Virtualization 2024 (10-50 VMs ATSM) - Laptop Study

Um dispositivo Lexia é um chip completo rev c, os fornecedores podem ser encontrados no AliExpress ou eBay e em muitos outros lugares.
 
#36 ·
Se você procura um laptop fabricado nos últimos 10 anos, um preço médio funcionará. Então, Windows 7+ (ideal 10 ou 11) e a capacidade de executar uma máquina virtual (VM) funcionarão.
Diagbox 9 (VM) install Guide | Peugeot Forums

12 Best Laptops for Virtual Machines in 2024 - PCVenus
4 Best Laptops For Virtualization 2024 (10-50 VMs ATSM) - Laptop Study

Um dispositivo Lexia é um chip completo rev c, os fornecedores podem ser encontrados no AliExpress ou eBay e em muitos outros lugares.
Sobre isso...
Eu quero um pouco, mas considerando que não é um dispositivo simples plug and play... pode ser uma montanha para escalar para comprar, instalar, fazer funcionar... só para descobrir que o motor está "kaput"...
E tão determinado quanto estou em fazê-la funcionar, ela é a última aventura que tive com a Peugeot. Funciona - ótimo! Não funciona? - será tão útil quanto uma chaleira de chocolate... Eu poderia levá-la para os sucateiros (desmanteladores) juntos...
Dedos cruzados!