Peugeot Forums banner

Falha do TPMS

28K views 11 replies 6 participants last post by  Nigelnightmare  
#1 · (Edited)
Erro do sistema de monitorização da pressão dos pneus

Olá a todos, estou à procura de alguns conselhos, alguém já sofreu um erro de aviso no painel do sistema de monitorização da pressão dos pneus, tenho um 508 SW Allure de 2014.
Recebo 3 bips altos cada vez que o carro é ligado e a luz de serviço permanece acesa, o manual do utilizador indica para levar o carro ao concessionário.
O sistema estava a funcionar há algum tempo, avisando-me de um erro de sub-inflação que estava relacionado com uma falha numa válvula do pneu causada pelo proprietário anterior que usava um daqueles kits de solda de pneus para um furo, descobri isso quando mandei substituir 3 pneus. O carro ficou bom por algumas semanas, mas depois apareceu o erro Sistema de sub-inflação de pneus não monitorizado - 3 bips altos ao ligar o motor e a luz de serviço a permanecer acesa. Pensei que poderia ser uma válvula TPMS defeituosa numa das rodas e pedi aos montadores de pneus para verificar com o seu kit - eles só conseguiram ler um sensor... Vai para o concessionário amanhã, espero que a máquina de diagnóstico deles consiga redefini-lo, se não, vou pedir-lhes para o desativar. As pressões dos pneus estão todas bem, a propósito, mandei-as verificar nos montadores de pneus.
Realmente irritante!

#2 ·
Erro do sistema de monitorização da pressão dos pneus

Atualização.
Então, levei-o ao concessionário hoje, reservei-o para meia hora de trabalho para o diagnóstico. Eles confirmaram que era a válvula TPMS traseira do lado direito que estava com defeito e causando o erro.
Pedi-lhes para desligar o TPMS (ao custo de mais meia hora de trabalho).
De qualquer forma, eles me disseram que não conseguiram desativar o TPMS, mas acreditavam que conseguiram reprogramar o sensor defeituoso, mas não podiam garantir que duraria.
Não estou feliz em pagar quase £ 100 por isso, mas feliz por me livrar da mensagem de erro, no entanto, em 3 milhas de condução, o erro de falha voltou a aparecer!!!
Desde então, desapareceu novamente, mas duvido que fique desligado.
O que é mais irritante e frustrante é que o concessionário cobrará £ 250 para substituir o sensor, enquanto eu sei que as oficinas de montagem de pneus instalarão um sensor clone de substituição por £ 50, mas não posso fazer isso, pois parece que apenas o computador de diagnóstico do concessionário Peugeot pode ler e redefinir o TPMS.
Tentei em 2 outras oficinas não Peugeot, mas suas ferramentas de diagnóstico não conseguem ler o TPMS, mas podem ler outros sistemas no meu computador 508...

#3 ·
Novamente, você é outro membro que não dá nenhuma pista sobre sua localização. Você deve tentar entrar em contato com um membro que tenha um Planeta. Eles seriam capazes de reinicializar o sistema TPM para um lanche Scooby depois que os caras da oficina de pneus o consertassem.

Mal-humorado

#4 ·
Peço desculpa, sou novo neste fórum e esta é a minha primeira publicação ?. Estou em East Yorkshire.
Só fui ao concessionário como último recurso, já tinha ido a 2 oficinas que tinham executado as suas próprias ferramentas de diagnóstico, estas não conseguiram detectar o tpms, Um deles é um amigo que costumava trabalhar noutra concessionária Peugeot e disse que o Peugeot Planet era antigo e tinha sido substituído por um software de diagnóstico mais recente para o meu carro. Provavelmente não é o melhor conselho que segui.
Não tenho intenção de pagar as £125 + £80 + IVA nos concessionários. Vou a um sítio mais barato, embora haja uma pequena hipótese de a avaria ser corrigida...
Obrigado

#6 ·
Apaguei a mensagem porque não queria enviá-lo para um beco escuro.
Meu pensamento foi substituir o sensor de qualquer maneira, pois ele está com defeito. Você não pode redefinir um sensor se ele não puder ser lido pela ferramenta de reaprendizagem. Os TPS são um pouco de fumaça e espelhos, mas não é exclusivo do Pug - qualquer oficina decente deve ser capaz de trocar o sensor e colocá-lo em funcionamento. Acredito que os tipos de Pugs são RF e não do ABS, por isso não há fiação com que se preocupar, mas não tenho certeza disso.

#7 ·
Tpms

Olá novamente, faz um tempo desde que postei pela primeira vez sobre isso. Eu odeio TPMS da Peugeot, comprei o sensor de substituição do eBay como sugerido, mas não acho que seja o tipo certo para o meu carro, pois não programava. Coloquei um pneu novo hoje e a oficina conseguiu ler os 3 sensores funcionando com seu kit, mas não conseguiu fazer o substituto do eBay funcionar - também parecia diferente, os meus têm hastes de válvula de borracha, não de metal.
Então, alguém pode aconselhar onde conseguir a válvula TPMS de substituição correta sem pagar uma fortuna ao revendedor Peugeot? Não faço ideia, olhando para o que vem de fábrica no carro, nem consegui ver nenhum código/número de peça escrito nele...
Saudações

#8 ·
Problema do TPMS resolvido?

Olá a todos, pensei em postar esta atualização se alguém estiver interessado ou tiver o mesmo problema no futuro. Parece que finalmente tive alguma sorte.
Determinado a não ser enganado pelo revendedor e depois de devolver o primeiro sensor de substituição que comprei no ebay, comprei outro (correto) tipo de sensor de um vendedor de Hong Kong no ebay, que custou pouco mais de dez libras (não estava a poupar, simplesmente não consegui encontrar esta válvula de sensor em particular em nenhum outro lugar.
Não esperava muito, mas mandei instalá-lo recentemente por uma oficina de montagem de pneus local e simpática. Eles o instalaram para mim e, depois de dirigir alguns quilômetros, tudo parece estar bem e o erro parou de acontecer. Estou me perguntando se o computador/unidade principal do carro apenas detectou o novo sensor, pois ele tinha a frequência correta? O carro não foi programado pelos instaladores de pneus.
Muito feliz que pareça estar resolvido, sem bipes/mensagem de erro há mais de uma semana :)

#9 ·
Eles são uma porcaria.

As hastes deterioram-se e partem-se, e/ou a porca cai.
O mesmo problema nos Jags que usam os mesmos sensores.

Desligue-os e coloque hastes de borracha normais, porque é mais provável que mantenham o ar em primeiro lugar.

Desativei-o no meu 407 (2007) sem problemas, mas no de um amigo (2005 iirc) tivemos que desligar e religar a bateria antes que o carro aceitasse as novas configurações. (Aposto que o concessionário nunca pensaria em tentar isso.)

#10 ·
Se o carro for de 2012 ou mais recente, se o TPMS foi instalado, ele agora reprovará na inspeção veicular se a luz de advertência não acender e apagar (semelhante à luz do ABS), pois é um novo item testável.

O sistema de inspeção veicular agora também destaca para o inspetor se ele foi instalado, para que você não possa simplesmente desligá-lo.

#12 ·
Se o carro for de 2012 ou mais recente, se o TPMS foi instalado, ele agora falhará na inspeção se a luz de advertência não acender e apagar (semelhante à luz do ABS), pois é um novo item testável.

O sistema de inspeção agora também destaca para o testador se ele foi instalado, então você não pode simplesmente desligá-lo.
RE: TPMS & Inspeção
Você pode "desligá-lo" e ele não reprovará na inspeção.
TPMS no sistema de rodas não está conectado ao sistema ABS.
P.S.
ELE SÓ REPROVARÁ SE FOR O TIPO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO ABS POSTERIOR introduzido por volta de 2014 (modelos de facelift), pois este é um sistema combinado, qualquer falha nele também é uma falha com o sistema de freios.
HTH

#11 ·
Tpms

Obrigado pelas respostas.
As válvulas do sensor do meu carro são do tipo com hastes de borracha, já vi o outro tipo que serve no modelo 508 anterior. Além disso, eles funcionaram bem.
Eu sei que eles podem causar uma falha na inspeção, essa foi outra razão para consertá-lo, se não fazendo o que eu fiz, ir ao revendedor foi meu último recurso. Dito isso, eu já o levei ao revendedor Peugeot antes e pedi que desligassem o TPMS, eles tentaram, mas não conseguiram e ainda me cobraram pelo tempo deles...