Peugeot Forums banner

ECU do motor bloqueada

52K views 22 replies 10 participants last post by  twocossiebob  
#1 ·
Olá,

Tenho estado a visitar com pp2k um 207 (1.6 HDi, 9HZ) que não arranca -- pelo que entendi porque a ECU do motor está a mostrar-se bloqueada.

Há duas BSIs, duas ECUs e três chaves!

A PP2k não consegue ler uma das ECUs. Presume-se que esteja morta e que seja a razão pela qual se obteve uma segunda.

O código de 4 letras está presente e foi usado para programar com sucesso 2 das 3 chaves.

No entanto, o carro ainda não arranca.

Não tenho a certeza do que significa "ECU do motor bloqueada", ou do que precisa de ser feito.

O que notei nas medições de parâmetros na ECU do motor é que o valor para problemas detectados ao transmitir o código de desbloqueio normalmente tem o valor não definido, mas periodicamente pisca brevemente resposta BSI incorrecta.

O texto de ajuda diz verifique se o código do imobilizador electrónico programado no controlo do motor é o mesmo que o programado na BSI

A minha interpretação é que preciso de colocar o código de 4 letras na ECU do motor para garantir que é o mesmo que o da BSI e que foi usado para programar as chaves. No entanto, não consigo ver onde fazer isso.

Suspeito que a ECU morta seja aquela que corresponde à BSI actual e ao código de 4 letras. Neste caso, a ECU a funcionar corresponde à outra BSI para a qual não temos o código de 4 letras (mas temos uma palavra de 4 letras).

Alguma sugestão?!

Attachments

#2 · (Edited)
As miniaturas que você anexou são muito pequenas para ler. O ideal é procurar online por 'compartilhamento de imagens grátis', fazer o upload para lá e, em seguida, copiar e colar as tags em sua postagem. Dessa forma, podemos ver as mensagens. A menos que, por algum motivo, não esteja mostrando as imagens corretas para mim?

Sobre as observações, como você diz, a ECU e a BSI precisam ser codificadas juntas para o carro funcionar.

A melhor coisa teria sido obter a ECU e a BSI do mesmo carro e, em seguida, experimentá-las.

Onde você está baseado?

ECU bloqueada significa algumas coisas, não estou totalmente familiarizado com a Peugeot, mas:

1) Em carros Vauxhall, ECU bloqueada significa que você não pode fazer nenhuma alteração na ECU. Você precisa do código da ECU para desbloqueá-la e fazer alterações nela. Você faz isso entrando na ECU e inserindo o código de segurança. Na Peugeot pode ser diferente.

2) Pode ser que a BSI e a ECU não estejam codificadas juntas e a ECU tenha entrado em segurança/imobilizada para que o carro não dê a partida.

Quando você diz que o carro não dá a partida, ele chega a dar a partida, mas não pega, ou nem chega a dar a partida?

No que diz respeito à codificação deles juntos, você parece ter o código para o imobilizador/BSI. Não existe também um código para a própria ECU para permitir a programação da ECU?

Você pode ter que procurar em testes de atuadores ou em diagnósticos em algum lugar para redefinir a ECU/BSI ou programar a ECU/BSI.

Eu tinha um vauxhall que tinha feito a mesma coisa e alguém tinha tentado dar a partida no carro no tranco. Com alguns dos vauxhalls, se você fizesse isso, a BSI perderia seus dados e então você teria que redefini-la. Você receberia um aviso dizendo que limpar a BSI pode impedir que o carro funcione se o código não estiver correto, mas se o carro não estiver funcionando, você não vai piorar?

#3 ·
Olá, recebi sua mensagem privada. Tive um problema parecido no meu 307 há algum tempo, depois de alguns danos causados pela água no bsi. Tentei de tudo, no emd acabei desbloqueando a ecu, eles basicamente ignoraram o imobilizador pelo que entendi... essa foi a única maneira de fazer funcionar. Já faz um tempo, então não me lembro dos detalhes e não tenho um pug há um tempo, mas tenho certeza de que essa foi a solução. Fiz isso com os caras da hdi tuning, serviço de primeira e a ecu voltou para mim em alguns dias. Envie um e-mail para remap@hdi-tuning.co.uk e pergunte, espero que isso ajude você

#4 ·
ECU bloqueado significa que a ECU não está recebendo o código de desbloqueio correto ou qualquer código do BSI. Ou o BSI e a ECU estão misturados ou o BSI pode não estar configurado para o tipo de ECU correto, etc. (verifique se a codificação corresponde às especificações do carro, etc.)

O teste sonoro funciona? Se sim, o BSI está vendo as chaves, então eu trocaria as ECUs do motor e veria se a ECU desbloqueia.

Outra opção pode ser ler o flash BSI com defeito e copiar/clonar para um novo BSI.

#6 ·
Bsi precisa corresponder à chave como no teste sonoro, então as chaves de codificação para BSI classificam isso, MAS a ECU precisa corresponder ao BSI, VOCÊ NÃO PODE usar a ecu errada com um BSI diferente.

TODOS os 3 devem corresponder à chave BSI e ECU.

Do que você disse, você precisa do código de 4 dígitos para o conjunto de ecu de substituição, então ele desbloqueará a ecu.

ECU bloqueada significa que não vai ligar, ela vai desbloquear quando todos os códigos corresponderem, planet não pode recodificar ecus para diferentes BSIs.

#7 ·
Como foi mencionado - teste sonoro se as chaves estão 'casadas' com o carro. Por favor, verifique as coisas mais tolas, como fusíveis.

Quais falhas o PP está lendo, qual é a história do seu carro, por que parou de funcionar ou o pug não funcionava desde o início. A nova centralina do motor precisa ser reprogramada se foi substituída. Se eu estiver correto, o código da chave pode ser lido a partir do seu número VIN.

#8 ·
Olá,

Tenho visitado com pp2k um 207 (1.6 HDi, 9HZ) que não arranca - pelo que entendo, porque a ECU do motor está a mostrar-se como bloqueada.

Há duas BSIs, duas ECUs e três chaves!

A PP2k não lê uma das ECUs. Presume-se que esteja morta e que seja a razão pela qual uma segunda foi obtida.

O código de 4 letras está presente e foi usado para programar com sucesso 2 das 3 chaves.

No entanto, o carro ainda não arranca.

Não tenho a certeza do que significa "ECU do motor bloqueada", ou do que precisa ser feito sobre isso.

O que notei nas medições de parâmetros na ECU do motor é que o valor para problemas detectados ao transmitir o código de desbloqueio normalmente tem o valor não definido, mas pisca periodicamente resposta BSI incorreta.

A ajuda diz verifique se o código do imobilizador eletrónico programado no controlo de gestão do motor é o mesmo que o programado no BSI

A minha interpretação é que preciso de colocar o código de 4 letras na ECU do motor para garantir que é o mesmo que o do BSI e que foi usado para programar as chaves. No entanto, não consigo ver onde fazer isso.

Suspeito que a ECU morta seja aquela que corresponde ao BSI atual e ao código de 4 letras. Neste caso, a ecu a funcionar corresponde ao outro BSI para o qual não temos o código de 4 letras (mas temos uma palavra de 4 letras).

Alguma sugestão?!
Se a ECU foi substituída, os códigos do imobilizador serão perdidos.
Uma leitura de backup BDM manual da ECU original restaurada na nova ECU deve corrigir isso

wbr

#9 ·
Olá, como diz o post anterior, se você teve que substituir a ECU, esse pode ser o seu problema... Por experiência anterior, você precisaria trocar o transponder do imobilizador, o BSI e a ECU juntos, ou obter uma ECU em branco e fazer com que tudo corresponda. Se você acabou de trocar a ECU de outro carro, a ECU ainda corresponderá ao veículo anterior e não funcionará com o seu veículo. O PP que eu tinha era bastante limitado em opções e não funcionava, por isso prefiro trabalhar com o diagbox, é mais fácil de trabalhar e descobri que tinha muito mais opções e uma navegação mais fácil... ...Descobri que, ao usar o PP, ele não encontrava minha ECU. É bem possível que sua ECU original esteja perfeitamente boa e o PP simplesmente não tenha conseguido ler dela... onde você está localizado? Se você estiver perto o suficiente, eu poderia possivelmente marcar um encontro e conectá-lo ao diagbox?

#10 ·
Informações Adicionais

Muito obrigado pelas respostas até agora. Por favor, deixe-me adicionar algumas informações adicionais.

O carro é realmente meu, Richard "rwb" aqui está tentando me ajudar a fazê-lo funcionar. Peguei o carro em vez de uma dívida por algum trabalho não relacionado ao carro que fiz para seu proprietário anterior. Foi um último recurso para recuperar algum dinheiro. Eu sabia que não ia pegar.

O carro anteriormente teve um problema de ecm onde a água tinha subido pelo chicote do motor e danificado o ecm. Um problema comum, eu acredito. O proprietário anterior comprou um conjunto de substituição bsi/ecm/chave com o mesmo número de peça de outro carro e diz que trocou todos eles para o carro que não dava a partida como um conjunto. Ele diz que os trocou várias vezes, então ele pode ter se confundido quanto a qual é qual?

Me disseram que todo o conjunto de substituição está no carro, mas não tenho como saber se isso está correto. Certamente, o "antigo" ecm parece estar manchado de água em torno de seus terminais e não se comunicará com o PP2k. Não sei qual unidade bsi é a certa para o ecm no carro. Acredito que a certa está no carro, mas alguém sabe como verificar?

Há 3 chaves com o carro, um par correspondente e outra chave diferente, mas não sei qual chave é de qual conjunto. Um dos pares de chaves correspondentes foi aprendido pela unidade bsi ou presumo que sim, pois o carro apita quando você abre a porta do motorista depois de tentar dar a partida. A chave única não aceitará o aprendizado bsi e a segunda do par correspondente pode ou não ter sido aprendida, pois não apita como deveria. Uma chave funcionando com um bipe é suficiente nesta fase. Curiosamente, ambos os tipos de chaves abrem as portas e ligam a ignição.

O carro dá a partida normalmente e as luzes, vidros e travamento central manual da chave funcionam. Ele simplesmente não dá a partida, não está disparando. PP2K mostra que o ecm está bloqueado, o que presumo ser o motivo pelo qual ele não dá a partida?

A tela do carro diz modo econômico, isso é significativo nesta fase ou apenas um problema para mais tarde?

Não tenho o número de registro ou o número do chassi do carro doador para o conjunto bsi/ecm/chave.

Alguém mais pode fazer mais sugestões agora que adicionei esta informação?

Preciso resolver o problema e, de preferência, a um custo relativamente baixo, caso contrário, não recuperarei nenhum dinheiro que me é devido pelo trabalho que originalmente fiz para o proprietário anterior.

Obrigado.

#12 ·
Muito obrigado pelas respostas até agora. Por favor, deixe-me adicionar algumas informações adicionais.

O carro é realmente meu, Richard "rwb" aqui está tentando me ajudar a fazê-lo funcionar. Peguei o carro em vez de uma dívida por algum trabalho não relacionado ao carro que fiz para seu proprietário anterior. Foi um último recurso para recuperar algum dinheiro. Eu sabia que não ia pegar.

O carro anteriormente teve um problema de ecm onde a água tinha subido pelo chicote do motor e danificado o ecm. Um problema comum, eu acredito. O proprietário anterior comprou um conjunto de substituição de número de peça exato bsi/ec/chave de outro carro e diz que trocou todos eles para o carro que não dava partida como um conjunto. Ele diz que os trocou várias vezes, então ele pode ter ficado confuso quanto a qual é qual?

Me disseram que todo o conjunto de substituição está no carro, mas não tenho como saber se isso está correto. Certamente, o "antigo" ecm parece estar manchado de água em seus terminais e não se comunicará com o PP2k. Não sei qual unidade bsi é a certa para o ecm no carro. Acredito que a certa está no carro, mas alguém sabe como verificar?

Há 3 chaves com o carro, um par correspondente e outra chave diferente, mas não sei qual chave é de qual conjunto. Uma das chaves correspondentes foi aprendida pela unidade bsi ou presumo que sim, pois o carro apita quando você abre a porta do motorista depois de tentar dar a partida. A chave única não aceitará o aprendizado bsi e a segunda do par correspondente pode ou não ter sido aprendida, pois não apita como deveria. Uma chave funcionando com um bipe é suficiente nesta fase. Curiosamente, ambos os tipos de chaves abrem as portas e ligam a ignição.

O carro dá partida normalmente e as luzes, vidros e travamento central manual da chave funcionam. Ele simplesmente não dá a partida, não está disparando. PP2K mostra o ecm como bloqueado, o que presumo ser o motivo pelo qual ele não dá a partida?

A tela do carro diz modo econômico, isso é significativo nesta fase ou apenas um problema para mais tarde?

Eu não tenho o registro ou o número do vin do carro doador para o conjunto bsi/ecm/chave.

Alguém mais pode fazer mais sugestões agora que adicionei essas informações?

Preciso resolver o problema e, de preferência, a um custo relativamente baixo, caso contrário, não recuperarei nenhum dinheiro pelo trabalho que originalmente fiz para o proprietário anterior.

Obrigado.
Serão apenas os códigos immo perdidos... solução realmente simples...
Pegue a ECU antiga e faça uma leitura completa BDM, depois restaure para a nova ECU.
Seus códigos immo ainda estarão na ECU antiga, então nenhum dano foi feito

wbr

#11 ·
Tente ler a configuração BSI e veja qual VIN está armazenado, espero que isso permita que você identifique qual é o original.

Se a chave não recodificar, será para o outro BSI, pois você só pode codificar uma vez, mas pode recodificar para o BSI original se o código for perdido.

Enviado do meu SM-G935F usando o Tapatalk

#14 · (Edited)
O carro não tem problemas de fiação, não tenho certeza de onde isso veio?

Richard "rwb", que gentilmente está me ajudando, fez a pergunta inicial. A pergunta inicial foi uma pergunta PP2K sobre onde/como o PP2K desbloqueia um ecm. Não foi 100% específico para o meu carro. Adicionei as informações para tentar lançar alguma luz adicional sobre o problema. É por isso que todos os detalhes não estavam na primeira postagem.

Boa ideia sobre a leitura do vin no bsi, isso também confirmará se a unidade bsi correspondente correta está no carro. Depois de ter o novo vin do bsi, então eu acho que "trustme" ou outra pessoa pode procurar o código pin correto.

Obrigado.

Mais alguém?

#15 ·
O Planet NÃO desbloqueia a ecu, o carro faz isso quando a chave/BSI/ECU correspondem, no seu caso não correspondem, MAS você afirmou que a ecu foi preenchida com água da bomba do limpador ou do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, então VOCÊ TEM problemas de fiação e este pode ser o problema real

#17 ·
Atualização....

A unidade BSI no carro era a original e não a do novo conjunto de componentes.

Eu troquei o BSI pelo correto e Richard leu o número do chassi tanto no BSI quanto no ECM para ter certeza de que eles correspondiam.

Eu obtive o código do transponder para o BSI e Richard o inseriu, tudo estava correto. Então fomos programar um par de chaves.

PP2000 mostra a chave como presente quando a ignição está ligada, mas quando o processo de aprendizado é seguido, nenhuma das chaves (uma original e uma que veio com o novo conjunto de componentes) parece ser aprendida. Obviamente, o carro ainda não dá a partida.

Não tenho certeza do porquê disso? Como a presença da chave é reconhecida pelo PP2000, mas ele não aprende a chave para permitir que o carro dê a partida. Alguém tem alguma ideia de qual pode ser o problema e como corrigi-lo?

Obrigado.

#18 ·
Anteriormente (com o BSI errado instalado), o processo de programação da chave no PP2k correu bem, e nas medições de parâmetros pudemos ver que o BSI estava a aceitar a chave.

Com o novo BSI (correto) instalado, o processo de programação da chave está agora a falhar: "Falha na programação da chave. Por favor, tente novamente."

Após a tentativa de programação falhada, uma nova falha aparece no COM2000:
"Falha na escrita da memória interna do chip transponder (durante a programação das chaves). Não caracterizado. Local."
e
"Falha na comunicação com o transponder. Não caracterizado. Local."

Capturas de ecrã anexadas -- espero que visíveis desta vez.

Attachments

#19 ·
Você trocou a placa do transponder do novo conjunto bsi/ECU para as chaves antigas ou trocou o conjunto de fechaduras. Como você não pode reprogramar a chave para outro BSI. Você só pode recodificar para o BSI original

#20 ·
Você trocou a placa do transponder do novo conjunto bsi/ECU para as chaves antigas ou trocou o conjunto de fechaduras. Como você não pode reprogramar a chave para outro BSI. Você só pode recodificar para o BSI original
Não. O quê? :confused:

Eu continuo ouvindo pessoas falando sobre programar chaves para carros diferentes, mas nunca tive uma explicação clara sobre o que pode/não pode ser feito e por quê.
Então, por favor!

#21 ·
A chave que foi ORIGINALMENTE programada para o seu NOVO conjunto de ecu é a ÚNICA que funcionará, pode ser 1 ou 2 delas, mas VOCÊ NÃO PODE programar a chave errada para o novo conjunto de ecu, então se você codificou chaves para o BSI original, então ERAM chaves originais.

Você precisa descobrir qual chave foi com o BSI de substituição e recodificar SOMENTE aquela.