Peugeot Forums banner

Ventoinha de arrefecimento

2.5K views 11 replies 3 participants last post by  RedSector  
#1 ·
Olá! Eu teria um problema como o 508 2.0 HDI de 2013 produz os códigos de erro p0691 e p0693. A ventoinha só funciona em baixa velocidade quando ligo o ar condicionado, não em alta velocidade. No entanto, a temperatura do ar condicionado não é adequada quando parado. O controlador da ventoinha de arrefecimento foi substituído pelo de fábrica e os fusíveis também foram verificados. O problema persiste. Alguém pode me ajudar com o que mais poderia ser o problema? O sensor de temperatura da água também está bom e o compressor do ar condicionado liga. Também foi recentemente preenchido com gás. A única coisa que falta é a minha configuração de ventoinha alta.

#5 ·
Olá Redsector,

Tenho um 508 de 2013 aqui em Perth e com o verão se aproximando, minha esposa mencionou que a temperatura do óleo do motor estava um pouco acima do normal, mas a temperatura do líquido de arrefecimento estava variando muito. Não há códigos e a Peogeot disse que não há falhas mostrando, mas algo mudou.
Quando ela parou outro dia, levantei o capô, notei que o compartimento do motor estava muito mais quente do que o normal, mas o mais interessante foi que a ventoinha do radiador não estava funcionando. Perguntei se estava quente e ela disse que sim, mas não passou de 92. Nunca costumava ficar mais quente do que 88. Então, em um dia realmente quente, a esposa usou o ar condicionado, o que ela notou que a temperatura caiu. Olhando sob o capô, a ventoinha estava funcionando, mas parou quando o ar condicionado foi desligado.
Então, se a ventoinha do radiador funciona com o ar condicionado, o módulo de controle provavelmente estaria com defeito. Ainda sem códigos de falha mostrando?

Alguém??

Saudações

#7 ·
A temperatura do líquido de arrefecimento estava a variar muito.
Não há códigos e a Peogeot disse que não há falhas a serem exibidas, mas algo mudou
Na época, isso pode ter sido verdade, mas sem uma nova verificação com as condições alteradas, é difícil dizer que ainda é o caso.

Parece ter um termostato mecânico, não consigo evitar de me perguntar se este está a ficar preso / amarrado
Peugeot para números de peças OEM e vistas explodidas

#8 ·
Olá Redsector,

Obrigado pela informação, acho que não conseguirei diagnosticar sem uma ferramenta de diagnóstico. Alguma ideia sobre uma ferramenta de diagnóstico razoável para este modelo?
O facto da ventoinha funcionar com o ar condicionado leva-me a pensar também no termóstato. Sabe onde este está localizado no motor?

Saudações

#10 · (Edited)
Alguma ideia sobre uma ferramenta de diagnóstico razoável para este modelo?
Se você possui um laptop que pode executar o Windows 10 ou 11, então Lexia é uma opção. Principalmente pode executar Máquina Virtual (conjuntos de instruções de virtualização), Windows 7 ou até XP e versões posteriores, tudo Ryzen (SVM) e Intel varia, não se tornou padrão até por volta de 2012, mas existia antes disso, talvez por volta de 2005. Às vezes, você precisa ativá-lo na BIOS, isso varia, mas geralmente na seção CPU.
Lexia 3 | Peugeot Forums

Peugeot Planet - buying, installing, using | Peugeot Forums
Diagbox 9 (VM) install Guide | Peugeot Forums

#11 ·
View attachment 121524

Uma garrafa de 1,25 litros cortada na parte inferior deve funcionar no procedimento de sangria, pode precisar de alguns outros ajustes.

Reset BSI / Desconexão da bateria / Reconexão - French Car Forum
Obrigado novamente pelos diagramas. Não acho que seja o termostato, pois a temperatura do motor sobe rapidamente para 88 graus e depois não fica mais quente, o que indicaria que o termostato está abrindo. Você pode dizer se o relé do ventilador de resfriamento é guiado pelo mesmo sensor de temperatura do motor que o medidor do painel? Se sim, então eu diria que o problema leva ao relé do ventilador que adivinha a temperatura do motor para determinar a velocidade alta ou baixa do ventilador??

Não sei... apenas supondo