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Estou enfrentando o mesmo problema com o meu Peugeot 308 T9. Os códigos de erro P1336, P1337, P1338 e P2291 continuam aparecendo. Já substituí a bomba de alta pressão, a bomba de combustível, o conjunto de velas de ignição, o conjunto de bobinas de ignição, o canister de carvão ativado e realizei uma revisão dos injetores de combustível. Os testes de compressão e vazamento a vácuo também deram resultados positivos, mas as falhas ainda estão presentes.
 
Motor Peugeot 308-2009 EP6
Eu tenho um problema relacionado, mas apenas P1340. Acontece quando o motor está quente e especialmente ao retornar à marcha lenta após dirigir por um tempo. Corrente de distribuição, solenóides do desfasador, sensores da árvore de cames, alguns injetores, velas de ignição, algumas bobinas e também bloqueou a linha para o canister de carvão ativado.
Ele sempre desliga o cilindro 4 (oposto à caixa de câmbio), isso é feito verificando o sinal para a bobina 4, e às vezes é difícil apagar o código de falha. Ele sempre liga e funciona bem, desde que não haja código de falha.

Estou realmente incomodado que P1340 seja descrito como falha de ignição OU mau funcionamento do circuito do sensor de posição da árvore de cames B OU correlação da árvore de cames. Eu realmente gostaria de ter certeza da descrição de P1340, pois isso poderia ajudar muito na solução de problemas. Por enquanto, estou apenas adivinhando ao substituir peças. Alguém tem experiência do que P1340 realmente é?

2 principais preocupações por enquanto: Algo errado no cilindro 4 (válvulas, sedes de válvulas que não mostraram nos testes de compressão) ou vedação de óleo na árvore de cames de escape (gera baixa pressão de óleo no desfasador de escape). Poderia até ser uma baixa pressão de óleo geral quando quente, acho que tenho que verificar isso em um futuro próximo.
 
O carro funciona muito bem, desde que não haja código de falha 1340. Leva pelo menos 18 km de condução a frio antes que o código de falha seja definido. Acho realmente estranho que o nome 1340 possa ter pelo menos 2 nomes diferentes. Testei com 2 leitores de código de falha diferentes e obtive sensor de posição da árvore de cames e falha de ignição. Como é possível saber onde está o problema, pois você não sabe por onde começar?

Fiz mais uma coisa e a porca na tampa da válvula para o sensor da árvore de cames de escape estava saindo do plano onde o sensor se alinha, isso fez com que o sensor balançasse um pouco, não realmente encaixado. Eu furei a parte superior da porca em cerca de 0,5 mm para que o sensor estivesse devidamente encaixado. Poderia ser que a distância entre a ponta do sensor e a árvore de cames seja um pouco grande demais? Não tenho certeza de qual deve ser a distância?
 
@Gunnar308 Atualmente trabalhando no mesmo problema no meu 308 com motor 1.6L EP6 VTI

Normalmente dirige por 20 a 30 minutos antes do Cil. 4 (fim da corrente de distribuição) apresentar falhas com P1340 / P0304 acompanhado de ventoinha em alta velocidade e falha de ignição adequada no Cil. 4.... pelo injetor estar desativado. Acredito que seja um mecanismo de proteção da ECU para o catalisador. Posso observar isso na minha interface de diagnóstico Lexia full chip rev c e executando a análise de parâmetros personalizados - o tempo de pulso do injetor cai para 0 ms.

P1340 & P0304 é definitivamente falha de ignição no cilindro 4 conforme relatado pelo PSA Diagbox.

Eu troquei praticamente tudo para lidar com isso até agora, nova corrente de distribuição, novo injetor, nova bobina, novas velas, mas quando chegou nas solenóides VVT, eu só tentei substituir a solenóide de admissão, nem me preocupei em trocá-las.

Hoje, tentei apenas desconectar a solenóide VVT de escape, pois era a única coisa com a qual eu realmente não tinha brincado ainda e, surpreendentemente, agora está funcionando muito melhor. Além disso, eu dirigi por uma hora e não tive problemas com falhas de ignição. De qualquer forma, o conector delphi sicma oem peça 211PC022S0149 na extremidade do chicote da solenóide VVT de escape ficou tão frágil a ponto de se desintegrar no conector da solenóide devido ao desgaste por um pequeno vazamento de óleo da tampa da válvula (que eu consertei quando refiz o sincronismo com novas juntas), então vou deixá-lo desconectado enquanto aguardo um plugue de substituição.

Então, tente desconectar o seu para ver se você tem uma melhora? (dica: amarre a extremidade do chicote de volta para longe da proteção térmica do escapamento).

Claro que registra uma falha de circuito aberto para a solenóide de escape, mas retomará a solução de problemas com foco apenas no VVT de escape e seus plugues de substituição de conexão elétrica.

Eu gostei de ler as postagens de ClassicKev e posso simpatizar com ele, espelha minha própria experiência com este motor. Já tirei a cabeça do meu antes para fazer as vedações da haste da válvula, etc., em 2017. Deixei o cárter cair e substituí todos os anéis do pistão na época, pois era apenas um pouco de trabalho extra. Estava pesado com fumaça de óleo antes, com apenas 40 mil milhas! Um pesadelo de motor. Instalei um tanque de captação de óleo no respiro para tentar poupar toda aquela fuligem que volta diretamente para as portas e dreno com bastante frequência. Principalmente livre de grandes problemas até agora com 98 mil milhas, mas aqui vamos nós de novo.
 
Olá, alguém poderia me informar sobre "o conector Delphi Sicma OEM peça 211PC022S0149 solenóide VVT de escape" e onde posso encontrá-lo em um 207ccm, como ele se parece e o que ele faz? Muito obrigado
 
Eu li em algum lugar uma postagem (não aqui) que sugere que, se você desconectar o VVT e ele melhorar, a causa é mecânica - as molas tensoras na cabeça.

Se eu encontrar a postagem novamente, vou linká-la. Tenho quase certeza de que o que foi dito acima é o conteúdo básico da postagem original.
@RedSector Molas tensoras? São estas molas de válvulas? Ou as molas helicoidais dentro das engrenagens defasadoras da árvore de cames vanos? Substituí as últimas por novas como parte do novo kit de sincronização.

Há, claro, muitas dessas molas tipo alavanca acionadas eletronicamente em cima da árvore de cames de admissão... que parecem bem fáceis de alcançar. Por favor, poste um link se você encontrar.
 
Olá, alguém poderia me esclarecer sobre "o conector delphi sicma oem peça 211PC022S0149 solenóide VVT de escape" e onde posso encontrá-lo em um 207ccm, como ele se parece e o que ele faz?

Muito obrigado
No meu 308 com um motor EP6 (5FW) 1.6L VTI, essa descrição da peça se refere a este estilo de conector vendido pela RS components Delphi, Sicma Automotive Connector Socket 2 Way 211PC022S0149 | RS

Ele está localizado imediatamente adjacente ao suporte do tubo da vareta de óleo no solenóide VVT que possui uma carcaça cilíndrica.
Image
 
Muitos agradecimentos t-l-k :)
O que ele faz?
Além de complicar os mecanismos do motor? 😂 Eu não sou especialista em motores, mas...

Um solenóide VVT 'eletroválvula', varia o posicionamento dos lóbulos da came de acordo com a mistura ar-combustível ideal da ECU, ignição, posição da cambota e parâmetros de posição da árvore de cames. Ele controla um fluxo de óleo de alta pressão alimentado nas engrenagens de desfasamento da árvore de cames que se conectam com a corrente de distribuição em seu lado de entrada. A pressão do óleo aplica uma força rotacional adicional dentro da engrenagem em seu lado de saída, interagindo com uma resistência por mola dentro do corpo da engrenagem. Essa força rotacional adicional varia ligeiramente a posição da respectiva árvore de cames, avançando ou retardando o tempo.

Suspeito que sua função no lado de escape seja reduzir as ineficiências do motor, diminuindo a resistência da cambota em um cilindro para o benefício de um curso de potência em outro.

É por isso que eles são frequentemente implicados em falhas de ignição, pois podem afetar o comportamento da compressão.
 
Muito obrigado t-l-k, e você disse que não é um especialista em motores..... :)
Então surge uma outra questão... alguns sugeriram desconectar o VVT, mas como você descreve, isso não seria um risco de que o motor fosse/pudesse ser danificado?

Muito obrigado novamente.
 
Muito obrigado t-l-k, e você disse que não é um especialista em motores..... :)

Então surge uma outra questão.... alguns sugeriram desconectar o VVT, mas como você descreve, isso não seria um risco de que o motor fosse/pudesse ser danificado?

Muito obrigado novamente.
Eu acho que os desfasadores só têm a autoridade de desviar o ângulo da came relativa em cerca de 15 graus (se o tempo estiver configurado corretamente), pela minha matemática simples isso produz um desvio posicional de no máximo 4% da posição das válvulas ao longo do seu comprimento. Duvido que essa variabilidade possa causar interferência com os cursos dos pistões e é uma tolerância embutida na própria cabeça do cilindro.

Deixá-lo desligado provavelmente reduz essa variação posicional para 0%, pois o solenóide provavelmente opera de forma normalmente fechada. Mas então a ECU não quer ser um motor sem VVT, pois tem comportamentos de eficiência que exigem um sistema VVT funcional. Pela minha experiência, parece entrar em um modo operacional degradado, não totalmente em modo de emergência, mas com a falha de despoluição EML iluminada e muito provavelmente funciona um pouco mais rico do que o normal. Então, não é ruim para o motor, mas ruim para as emissões, o catalisador e várias demandas de desempenho esperadas durante a condução.
 
Olá, ClassicKev, alguma novidade? Conseguiram fazer algo com este problema? Tenho algo semelhante no meu Citroen C4 1.6 VTi, os erros P1338, P1336 e P000B. No ano passado foi feita a junta da cabeça, a correia de distribuição, a borboleta, as velas... A frio está ok, por vezes ligeiras oscilações nas rotações, assim que aquece aparecem logo os erros.
 
Olá,
@ClassicKev
Alguma novidade?
Algo foi feito sobre este problema?
Tenho algo semelhante no meu Citroen C4 1.6 VTi, erros P1338, P1336 e P000B,
no ano passado foi feita a junta da cabeça, a correia de distribuição, a borboleta, as velas...
A frio está tudo ok, por vezes uma ligeira flutuação nas rotações, assim que aquece, os erros aparecem imediatamente.
 
Olá a todos !!! Vou postar uma foto do bloco 1.6 VTI, o filtro de óleo no bloco do motor não é um problema? Também tenho o erro P1338 após a revisão do motor, ou seja, a cabeça do cilindro foi reparada, a correia dentada foi substituída, o carro percorreu 200 km e o erro P1338 apareceu.
 
Já vi inúmeros tópicos relacionados a códigos de falha de ignição, mas poucos parecem oferecer alguma resposta, por isso espero que este chegue a uma conclusão. Peço desculpa, isto pode ser um post longo!

O carro é um 308 1.6 VTI de 2010. É o motor 5FW com os desfasadores de came duplos. Fez quase 203.000 milhas e nunca teve uma corrente de distribuição!!!! O carro apresentou várias vezes falhas de despoluição, substituí o conversor catalítico há 10 meses, embora tenha de admitir que foi um barato, cerca de £120,00 IIRC.

De qualquer forma, o carro foi a uma concessionária para revisão, sim, a minha parceira leva-o a uma concessionária para revisão - isto não é tão louco quanto se pode pensar, MAS, apesar do que cobram por "diagnóstico", eles não parecem saber muito sobre mecânica básica.

O carro foi recolhido e morreu a caminho de casa - caos elétrico total. Bateria descarregada......mmmmmmmmm. Rebocou-o para casa, aplicou cabos de ligação, conseguiu ligá-lo. Pode dizer o que quiser, os avisos estavam todos ligados; direção assistida, ABS, MIL, Despoluição, etc. Verificou a carga - o alternador está morto. Devo dizer, fiquei impressionado por ter feito mais de 200 mil, olhei para as escovas - não sobrou nada. Anéis coletores bem gastos, mas vou colocar algumas escovas nele por agora (quando chegarem) para fazê-lo funcionar.

Portanto, a primeira coisa, verificar a bateria e a carga. Componentes elétricos fracos causarão estragos.

Eu sabia que o carro estava a soltar um pouco de fumo azul e já há algum tempo. Estava a pensar em anéis ou vedações das hastes das válvulas, de qualquer forma, queimar óleo provavelmente explicaria as falhas de despoluição, o que, por sua vez, poderia levar a falhas de ignição. Li muito - o motor é aparentemente conhecido pelas vedações das hastes das válvulas, mas também por várias outras doenças, algumas menores, outras terminais. A folha de serviço da concessionária sugeria que o conversor catalítico estava a caminho porque registaram um código P0420. Não estava convencido, mas era claro que o carro não passaria no teste de emissões na inspeção em julho.

O dilema é que o carro não vale muito, mas o custo de consertá-lo é provavelmente mais do que vale, mas ainda mais barato do que comprar outro carro. Afinal, acabou de ter pastilhas e discos traseiros novos e revisão de óleo. Eu disse à minha cara-metade, vou analisar e ver o que consigo encontrar.

Puxei as velas - estavam mesmo horríveis. Claramente, as concessionárias não sabem como remover as velas para fazer uma verificação visual. Estavam pretas e fuliginosas e as folgas das velas eram de 1 mm+. Fiquei espantado por ter funcionado. Lembrei-me de quando substituí o conversor catalítico, havia depósitos pesados de fuligem nas portas 1 e 2, isto teria sido das vedações das hastes das válvulas com fugas, decidi que a melhor coisa a fazer seria substituir as vedações das hastes das válvulas e, ao mesmo tempo, avaliar a corrente de distribuição e o tensor. Enquanto estava a mergulhar, pensei que poderia ser útil fazer um teste de vazamento nos cilindros, afinal, precisaria confiar na pressão do ar para manter as válvulas fechadas ao fazer as vedações das hastes. Todas as panelas estavam boas, apenas uma leve passagem pelos anéis (motor frio), sem perdas de válvulas e nada a indicar problemas na junta da cabeça.

Substituí as vedações das hastes das válvulas, na verdade não foi um trabalho mau, as pinças são um pouco pequenas e difíceis e a parte inferior do para-brisas atrapalha as ferramentas - sim, consegui rachar a parte inferior do vidro!!!!!

É aqui que a diversão começa. O tensor da corrente de distribuição estava muito solto e provavelmente 50% saiu da sua porta. A concessionária tinha dito que o tensor estava a vazar óleo, mas obviamente não se preocupou em ver se estava solto. Isso foi irritante. Puxei o tensor - em duas peças! Sem volta agora. Usei a "ferramenta de pré-tensão" para medir a deflexão da corrente; digamos que estava um pouco fora da tolerância. Estou verdadeiramente impressionado que, mesmo com uma corrente de distribuição tão gasta, não soasse como um saco de pregos e funcionasse principalmente muito bem, olhei para as guias da corrente e, na verdade, não estavam nada mal.

Substituí a corrente de distribuição, as guias, o tensor e a roda dentada inferior. Fiquei feliz que os desfasadores estivessem OK. Voltei a montar tudo, sincronizei as cames, carreguei a bateria e fui dar à partida. Arranjou bem, mas houve a mãe de todas as falhas de ignição em marcha lenta e, claro, a luz do motor e a mensagem de desgraça. A falha de ignição parecia ser menos perceptível com algumas rotações - estranho, pensei. Li os códigos de falha usando um scanner OBD Autel genérico. Falhas de ignição e um problema de sincronização estão registados.

"Isso é estranho", pensei. Verifiquei as bobinas de ignição trocando-as, mas era claro que as panelas 1 e 2 não estavam a fazer nada. Coloquei as velas novas - nenhuma alteração.

Estava preocupado que a sincronização das cames pudesse estar errada. Então..... respire fundo, retire a tampa das cames e volte a entrar. Sim, parece que a came de admissão estava um pouco fora, então redefini-a. Certifiquei-me de que todos os pistões estavam nivelados, medindo a sua posição com um paquímetro de 300 mm - um paquímetro padrão de 150 mm não é longo o suficiente, aliás. Ajustei os desfasadores, sorte que tinha um par extra de parafusos (mais por sorte do que por bom senso). As ferramentas de sincronização encaixam perfeitamente nos veios das cames, aperto os parafusos, viro tudo e verifico novamente. Tudo bom, aperte os desfasadores e volte a montar tudo.

Liguei-o novamente. Inicialmente, tudo estava bom, depois, em apenas 2 ou 3 segundos, a luz do motor acendeu, falha de ignição, mensagem de erro de despoluição e aquela onda de decepção me atinge. Linguagem dura se seguiu. O leitor de código ligado mostra P1336, P1337 e P1338. Curiosamente, nenhum P0420.

Analisei pilhas de posts em inúmeros fóruns (ou deveria dizer fóruns?) e não há consenso aparente quanto à causa raiz. Também observei o flagelo de muitos fóruns de maravilhas de um post a dizer "por favor, ajude" e "urgente", mas eles nunca voltam e fecham o tópico dizendo se encontraram uma solução.... ou não. Um fórum existe para ajudar e dar apoio moral, mas você só pode realmente beneficiar se contribuir.... Vou sair da minha caixa de sabão agora.

Atualmente, recarreguei o Peugeot Parts Cannon e aguardo a entrega de um par de sensores de came, Bosch genuínos de um determinado site. É uma Ave Maria, mas uma opção inicial mais barata. Também vou buscar um alternador usado para que possa mantê-lo a funcionar enquanto verifico os códigos e puxo os cabos. Verifiquei novamente a sincronização das cames, está, tanto quanto posso dizer, perfeita, mas encomendei um inclinómetro digital para medir a posição da árvore de cames para verificar novamente a minha dupla verificação. Tenho lutado contra esta falha de ignição há 3 dias inteiros e estou perto de uma falha de humor.

Outras coisas que fiz incluíram puxar a calha de combustível. esta deve ser uma operação fácil o suficiente, mas não num motor onde a calha não foi tocada em 14 anos. Que luta. Tive de usar muita força, a calha saiu, mas deixou os injetores ainda nas suas portas. Tive de usar alicates e mais força bruta para puxar os injetores. Limpei-os com limpa carburadores, voltei a prendê-los à calha e apliquei 12v a cada injetor, todos funcionam. Enchi a calha com limpa carburadores e pressurizei-a, depois ciclando individualmente cada injetor. Repeti o processo algumas vezes e depois usei apenas ar comprimido. Depois, coloquei os injetores de volta. Mesmo depois de tudo isso, o motor ainda falha em marcha lenta, mas não quando acelerado, o que é muito estranho, por isso não consigo decidir se este é um problema de ignição, um problema de injeção ou uma falha na centralina.

Estou satisfeito que as bobinas e as velas estejam boas - as velas são novas e trocar as bobinas não faz diferença. Comprei duas bobinas baratas para fazer um teste de substituição e tive o mesmo resultado. Verificar os injetores não é algo que eu saiba fazer.... talvez uma luz de noid pudesse fazer o truque. Vou pensar nisso.

Também acho que vou lidar com o alternador e fazer os sensores de came e depois ver o que acontece. Se alguém tiver alguma ideia ou dicas para verificar as coisas, ficaria grato. Estou a perguntar-me se devo fazer o sensor da cambota também, mas não há evidências que digam que precisa, apenas uma sensação estranha, se é que me entende. Voltarei com uma atualização em alguns dias, mas tenho de dizer que este carro está a testar a minha paciência e isso é dizer alguma coisa.
Você resolveu o problema porque estou com o mesmo problema aqui, eu trouxe o sensor de posição da cambota, novo pacote de bobinas, novas velas, nova bomba de combustível, continuo perdendo dinheiro,
 
Estou enfrentando o mesmo problema com o meu Peugeot 308 T9. Os códigos de erro P1336, P1337, P1338 e P2291 continuam aparecendo. Já substituí a bomba de alta pressão, a bomba de combustível, o conjunto de velas de ignição, o conjunto de bobinas, o canister de carvão ativado e realizei uma revisão dos injetores de combustível. Os testes de compressão e vazamento a vácuo também deram resultados satisfatórios, mas as falhas ainda estão presentes.
Você resolveu o problema porque estou com o mesmo problema
 
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