Tenho um conjunto de pastilhas Alcon Peugeot 308 GTi genuínas usadas, se alguém estiver interessado. Um pouco de história com as pastilhas/discos: os discos dianteiros empenaram após 20.000 milhas, principalmente em auto-estrada, o disco quase não tinha lábio e as pastilhas ainda tinham muita carne, por isso nem sequer estavam perto de se esgotarem, a concessionária confirmou a espessura das pastilhas/discos e a quantidade de empenamento quando investigaram a forte vibração na travagem. Mas, ao que parece, não foi um defeito de fabricação. Ambos os lados estavam em quantidades ligeiramente diferentes.
Direi que, em condições normais de condução, sabe-se que duram muito tempo, os carros são leves e os travões são potentes, o que é verdade, pode-se adicionar velocidade muito rapidamente, por isso precisa deles.
O carro tinha 24 meses, mas, para meu conhecimento, a garantia Peugeot nos discos é de 6 meses 6000 milhas, por isso a concessionária recusou-se a dizer à Peugeot que era uma reclamação de garantia, pois não estava coberta. Curiosamente, disseram-me que os discos empenados são cobertos pela garantia estendida, por isso estava a considerar esperar um ano e mandá-los trocar ao abrigo dessa apólice. Pelo que custam, eu poderia comprar outro carro e deixar o Pug na garagem.....
Tive longas discussões com a concessionária e a Peugeot, mas a concessionária insistiu que era o meu estilo de condução..... Eu disse como se conduz para fazer com que os discos empenem? Não estou a brincar, disseram-me que se os deixar vermelhos ou brancos, pode fazê-los empenar como a grelha da F1 no início da corrida, ficando parado com o pé no pedal. Agora! Sou um condutor experiente, digamos, e estimei ter feito mais de 700.000 milhas na minha carreira de condutor, mas ainda não consegui deixar os discos de um carro de estrada brancos, desbotados sim, empenados não. Eu disse à concessionária que os "discos flutuantes" Alcon Le Mans de 380 mm e 4 pistões deveriam ser capazes de aguentar um pouco e eu diria quase algum trabalho em pista. Totalmente perdido neles.
Resumindo, a senhora da Peugeot foi menos que inútil e continuava a dizer que eu não sou mecânico, não sei nada sobre carros, engraçado, mas ela trabalha em reclamações de garantia 🤥. Após uma série de chamadas com a Peugeot diretamente e a escalada para um gerente e a menção do provedor, mais algumas chamadas com a concessionária, a Peugeot concordou em substituir os discos e as pastilhas gratuitamente, mas eu precisava pagar as £120 para que fossem instalados. Foram £1300 no total, eu acho, por isso valeu algumas chamadas.. Você pode comprar as pastilhas EBC e os discos OEM online e mandá-los instalar em uma garagem normal por £900 com alguma entrega. Ainda parece muito, a Godspeed está a baixar os preços da Peugeot nos discos, mas você pode obter as pastilhas mais baratas em outro lugar.
Eu tinha EBC yellow stuff instalado e mantive as pastilhas OEM na caixa, EBC menos poeira de travão e uma mordida a frio muito melhor, eu diria 10% ou mais de potência de travagem em relação ao OEM, eu já tive discos/pastilhas EBC antes, Greens e Reds, todos melhores que o OEM. Os Reds são os melhores em todos os aspectos, quase sem poeira e boa mordida a frio. Eu acho que as pastilhas OEM têm muito aço para mantê-las silenciosas, mas isso causa maior desgaste do rotor e cria muita poeira a mais de £381,87 por lado, manter isso baixo é importante. Parece-me que o aço usado para fazer os discos poderia ser melhor. Li em algum lugar que eles são fundidos e usinados pela Alcon, mas não tenho certeza sobre isso.
Devo dizer que recebi o BS da concessionária de que você tem sorte se os discos e as pastilhas durarem 20.000 km, meu Deus, o que as pessoas estão fazendo nesses carros. Mais uma vez, má qualidade do aço e pastilhas baratas instaladas na garagem. Minha parceira tem um 208, ele tem discos dianteiros do tamanho de um pires e ela conseguiu 40.000 km.
Desviei-me um pouco ali LOL.
Divirtam-se........