Peugeot Forums banner

206 1.4 8v problema de torque da cabeça do cilindro

22K views 6 replies 5 participants last post by  bill555  
#1 ·
Olá pessoal,
Estou a trocar a junta da cabeça do meu carro 206 automático de 2003, é um 1.4i 8v. Tem havido uma fuga de óleo de longa data na frente da cabeça e, mais recentemente, água no cilindro nº 1 (extremidade da caixa de velocidades). A nova junta é FAI, todos os parafusos da cabeça apertados em sequência para 20nm, depois +240 graus na mesma sequência. Tudo correu bem, exceto o último parafuso da cabeça que chegou a cerca de 140 graus e não ia mais longe sem o que eu acredito que teria sido uma força destrutiva acompanhada de muito ruído extremo e vibração. De qualquer forma, o meu problema é para onde vou a partir daqui? Deixo-o sozinho? Removo o parafuso e tento novamente? Se sim, para que binário e ângulo? A cabeça está praticamente puxada para baixo, então posição inicial diferente. Os parafusos são os originais, todos em bom estado, roscas limpas, óleo de motor na rosca e sob a tampa. As roscas do bloco foram perseguidas e limpas. Estou a adivinhar que este é um problema de fricção com este parafuso, pode ser a rosca do parafuso ou do bloco ou ambos. Com retrospectiva, teria usado parafusos novos, preciso de colocar isto como um exercício de aprendizagem e descobrir como proceder a partir do ponto em que estou. Talvez esteja a preocupar-me demasiado, mas não gostaria que falhasse novamente tão cedo.
Qualquer conselho, ideia ou comentário seria apreciado.
Bill.

#2 ·
Olá pessoal,
Estou a trocar a junta da cabeça do meu carro 206 automático de 2003, é um 1.4i 8v. Tem havido uma fuga de óleo de longa data na frente da cabeça e, mais recentemente, água no cilindro nº 1 (extremidade da caixa de velocidades). A nova junta é FAI, todos os parafusos da cabeça foram apertados em sequência para 20nm, depois +240 graus na mesma sequência. Tudo correu bem, exceto o último parafuso da cabeça que chegou a cerca de 140 graus e não ia mais longe sem o que eu acredito que teria sido força destrutiva acompanhada de muito ruído extremo e vibração. De qualquer forma, o meu problema é para onde vou a partir daqui? Devo deixá-lo sozinho? Devo remover o parafuso e tentar novamente? Se sim, para que torque e ângulo? A cabeça está quase toda puxada para baixo, então posição inicial diferente. Os parafusos são os originais, todos em boas condições, roscas limpas, óleo de motor na rosca e sob a tampa. Roscas do bloco perseguidas e limpas. Estou a adivinhar que este é um problema de fricção com este parafuso, pode ser o parafuso ou as roscas do bloco ou ambos. Em retrospectiva, eu teria usado parafusos novos, preciso colocar isso como um exercício de aprendizagem e descobrir como proceder a partir do ponto em que estou. Talvez eu esteja a preocupar-me demais, mas não gostaria que falhasse novamente tão cedo.
Qualquer conselho, ideia ou comentário seria apreciado.
Bill.
Os parafusos da cabeça devem ser trocados, pois são projetados para esticar quando você os aperta

#5 ·
Primeiramente, parafusos novos.

A maioria dos fabricantes afirma que seus parafusos da cabeça podem ser usados ​​duas vezes, mas todas as estações de desmontagem que vi afrouxarão e, em seguida, tentarão novamente todo o processo de aperto se algum parafuso falhar em uma verificação de ângulo (ou o que for) durante o primeiro aperto. Assim, suas duas vidas podem ter sido usadas antes mesmo que o motor saísse da fábrica.

Então, o que eles dizem sobre lubrificação?

Os parafusos da cabeça de produção são fornecidos lubrificados. Não tendo comprado nenhum (ainda), presumo que os de serviço também sejam, pois todos os outros parafusos que comprei (suspensão, etc.) são fornecidos em embalagens seladas. Portanto, eles podem não precisar de lubrificação adicional, mas eu seguiria o procedimento de serviço prescrito. Usamos SAE 50 como óleo de montagem multiuso, por exemplo. Se eles não especificarem um lubrificante, você não deve usar um. O que você pode fazer, ao lubrificar quando não deveria, é aumentar significativamente a quantidade de carga de fixação que você deve obter dos 20 Nm, o que significa que parte dos 240° extras é excessiva. Eu ficaria surpreso se essa fosse a razão pela qual você bateu em uma parede a 140°, no entanto, e temo que você tenha descoberto outro problema. Execute um parafuso mais longo com o mesmo passo na rosca para garantir que a rosca fêmea esteja limpa e intacta.

Saudações, Jim

#6 ·
Eu reutilizo parafusos da cabeça em motores que não têm histórico de problemas, por exemplo, NFUs, mesmo diesel de 2 litros, mas usaria parafusos novos nos motores de 8 válvulas, pois eles são propensos a vazamentos de óleo e precisam de toda a ajuda que puderem obter :)

#7 ·
Bem pessoal, obrigado por toda a informação.
Só para acrescentar mais alguma coisa, é o último parafuso (nº 10) na sequência de aperto que foi o problema, este está no lado de fora do cilindro nº 1, que é exatamente onde a junta tinha rompido para a camisa de água, suponho que isto poderia ter estado a acontecer sem ser detetado durante muito tempo e a contaminação por água pode ter causado micro-pitting na rosca e, portanto, fricção. De qualquer forma, agora está resolvido (espero!) Desapertei o parafuso problemático usando o medidor de ângulo para medir o ponto em que ele ficou solto (155 graus), limpei a rosca novamente, finalmente lavando-a com álcool e linha de ar. Lubrifiquei um parafuso novo com moly e apertei com ângulo de 155 graus, então no mesmo ponto o último parafuso parou (20nm +140) girei-o mais 90 graus, que está apenas no lado 'seguro' dos 20nm +240 especificados. Dedos cruzados!
Bill