Peugeot Forums banner

Breve nota sobre o aplicativo de telefone de diagnóstico FAP Peugeot da Amazon

2.1K views 6 replies 4 participants last post by  578242  
#1 ·
Sou relativamente novo aqui e tenho vindo pedir ajuda com o DPF do Peugeot Partner Tepee de 2013 do meu padrasto, acessível para cadeiras de rodas.

Durante a correspondência no fórum, falaram-me sobre a aplicação FAP para telemóvel Android, disponível por cerca de £9 na Amazon UK, que iria "falar" com o Peugeot do meu padrasto através de um dispositivo Bluetooth ELM 327 OBD2, que tinha comprado há pouco tempo para o meu próprio carro, que não é Peugeot.

Tive alguma dificuldade em descobrir como instalar esta aplicação FAP num telemóvel Android, o que não vou detalhar aqui, mas o elemento crucial foi (o que eu não sabia no início) que já é preciso ter uma coisa chamada Amazon Appstore For Android instalada no mesmo telemóvel. E é preciso mantê-la ligada e estar ligado para que a aplicação FAP funcione.

E aqui está o problema - a Amazon está a planear descontinuar a Amazon Appstore For Android. Quando descobri como instalar a aplicação, há umas semanas (enquanto escrevo), a data de descontinuação era 25 de março de 2025. No fórum 'Vans', acabei de escrever o processo de instalação da Amazon Appstore For Android e a instalação da aplicação FAP para alguém que estava com dificuldades em fazê-lo. E durante o processo, descobri que a Amazon adiou a data de descontinuação da Appstore, neste momento, para 20 de agosto de 2025.

Quem pode dizer se vão adiar a descontinuação para uma data posterior? No entanto, achei que valia a pena realçar o facto de que, embora a aplicação FAP tenha provado ser útil (apenas em Peugeots mais antigos, entendo, uma vez que não é atualizada desde 2020), só funcionará, tanto quanto sei, em conjunto com a aplicação Amazon Appstore, que é difícil de encontrar e instalar num telemóvel se ainda não a tiver, e embora a Amazon aceite alegremente £9 de si, quando clica em 'Comprar agora' para a aplicação FAP, sem a Appstore não terá qualquer download - e se TIVER a Appstore, assim que a Appstore for descontinuada, muito provavelmente, a FAP deixará de funcionar, mesmo que esteja no seu telemóvel. E a Amazon ainda o deixaria comprá-la, mesmo que fosse inútil amanhã...

#2 ·
De acordo com as experiências de outros, a Amazon não suporta a licença FAP que vende. Quando o aplicativo definitivamente não funcionar mais para você, mude para FAP lite de outra empresa.
É grátis.

#3 ·
De acordo com as experiências de outros, a Amazon não suporta a licença FAP que eles vendem. Quando o aplicativo definitivamente não funcionar mais para você, mude para FAP lite de outra empresa.
É grátis.
Eu consegui o FAPlite antes de descobrir como baixar e instalar a versão completa paga da Amazon. Encontrei-o no site da Softronic e ele baixou a pasta de instalação para o telefone Android, onde permanece, e se eu quisesse, poderia transferir a pasta de instalação entre outros dispositivos. O problema é que o FAPlite é bastante limitado e parece ser principalmente uma versão de teste gratuita, para ver se funciona antes de gastar dinheiro na versão completa. Eu precisava de uma indicação dos níveis de fuligem no filtro de partículas do carro, entre outras coisas, e o FAPlite não pode fornecer isso.

#4 ·
Eu não diria que será inútil como se pensava inicialmente. Fiz alguns testes do aplicativo Fap e do uso da versão Fap app lite. A má notícia é que sim, você não poderá entrar na Amazon App Store quando solicitado pelo aplicativo Fap - o que significa que você não poderá limpar os códigos de erro, pois o login da Amazon impede que você limpe os códigos.
Boas notícias, no entanto, são
1. A versão fap lite ainda limpa os códigos, incluindo o aviso de regeneração do dpf - embora esse aplicativo forneça informações como nível de aditivo e vida útil do Fap, mas não fornece as outras informações, como peso da fuligem e informações de regeneração (média dos últimos 10 e última regeneração, etc.)
2. Testei o aplicativo FAP sem conexão de rede para ver o que acontecerá quando a App Store for removida. O que acontecerá é que, ao iniciar o aplicativo Fap, você verá o aviso da Amazon pedindo para fazer login - isso aparece cerca de 5 a 10 segundos após a abertura do aplicativo.
Se você ajustar as configurações de layout para exibir o mínimo quando o aviso da Amazon aparecer, ainda poderá ver as informações importantes em tempo real, como o peso da fuligem. Basta não clicar em Fechar no aviso até que você precise.
3. A outra vantagem é que o aplicativo ainda funciona sob este login da Amazon App Store, então você ainda pode monitorar a regeneração do dpf, pois ela aparece no topo (embora com alguma iluminação de tela reduzida).
4. Se os dados estiverem ocultos sob o login da Amazon App Store, basta fechar o aplicativo Fap, reabri-lo e você terá 5 a 10 segundos para capturar esses dados antes que a Amazon App Store apareça.

Não é o ideal, mas é uma solução alternativa.

#7 ·
Apenas uma atualização sobre como contornar o login do aplicativo FAP na Amazon App Store.

usar o aplicativo em um tablet Lenovo com a rede desativada.

Deixei o aviso aparecer por 30 minutos (esse período pode ser uma coincidência), depois fechei e reabri o aplicativo fap por mais 6-7 vezes. Em algumas tentativas, o pop-up de login da Amazon apareceu antes que o aplicativo FAP pudesse se conectar ao dongle, mas na tentativa 7 o aplicativo abriu e não tive mais o aviso de login desde então.

Se isso for uma solução alternativa, pelo menos significa que posso continuar usando o aplicativo FAP, apesar do que a Amazon faz com sua App Store em dispositivos Android.