Peugeot Forums banner

Peugeot 807 - 2.0 hdi - não arranca, não dá à manivela, sem comunicação com a ECU

7.4K views 20 replies 3 participants last post by  Lucho  
#1 · (Edited)
O meu Peugeot 807 (2.0 Hdi, 100 kW, 2013) está com problemas de arranque/elétricos.

Os primeiros sinais de falha foram: ao virar a chave (posição do motor de arranque - 3) o motor de arranque não fez nada (sem dar à manivela ou mesmo clicar), houve apenas um clique suave/silencioso no BSI (relé, suponho). Tentei uma segunda vez virar a chave e o motor de arranque deu à manivela e o motor arrancou. Alguns dias depois, tive de tentar 3 ou 4 vezes antes que o motor de arranque desse à manivela (e o motor arrancasse). No dia seguinte, o motor de arranque recusou-se a dar à manivela.

O carro está imóvel há mais de 4 meses (foi verificado pela AA, oficina/perito Peugeot), mas sem solução. A oficina Peugeot fez algumas verificações (fusíveis, diagnósticos, tentou com outro BSM, substituiu o BSI por um virgem (reprogramou este BSI), mas ainda sem dar à manivela/comunicação com a ECU. No final (o carro esteve lá mais de 2,5 meses) ele devolveu-me o carro dizendo 'Não tenho tempo para resolver isto'.
Então agora estou 750 euros mais leve (tive de pagar pelo seu trabalho e pelo 'novo' BSI).

Comprei um Lexia/diagbox (chip completo) e sedre (diagramas).

Carro:
  • Peugeot 807, 2.0 Hdi, 100 kW, ano 2013, 114.400 km (tipo de motor - suponho - DW10CB)
  • ECU: Delphi DCM 3.5 – HW9666912580
  • BSM: R06 9675878780
  • BSI: 967847718001
  • VIN: VF3EBRHD8DZ......
  • DAM: 13343
Situação:
  • virar a chave (posição de funcionamento/posição 1) : o visor acende, a luz de aviso do motor permanece acesa, a bomba de combustível não está a funcionar (como antes do problema) (suponho que não seja uma bomba no depósito); faróis, rádio, portas/espelhos elétricos ... estão todos bem.
  • pólos da bateria limpos
  • Bateria totalmente carregada
  • Verificados os terras e fusíveis (maxi fusíveis, fusíveis perto da bateria, BSI, BSM/PSF1)
  • fios visualmente verificados (sem corrosão, ...) + teste de continuidade e resistência
  • teste sonoro OK
  • Fecho centralizado funciona com a chave remota
  • fez a reposição do BSI várias vezes
  • a abanar o chicote de fios 😉
  • BSM, ECU: secos, os conectores foram desligados, sem corrosão ou qualquer coisa, e recolocados
Verifiquei duas vezes a bateria, os terras (desmontados, limpos e recolocados), os cabos de alimentação, ... .
  • OBDplug: resistência dos fios CAN na tomada OBD: pino 6 (canH) – pino 14 (can L): 60 ohms
  • can da ECU para ESP: ok (sem resistência)
  • desliguei vários sensores (pensando que é um problema de referência de 5V)


Diagnóstico de falhas - ver relatório completo em anexo
BSI
9528 : ausência de comando do motor de arranque
F015 : sem comunicação com a ECU do motor
F406 : falha do sensor de pressão do óleo
F40A: falha do indicador de óleo
ECU
Erro de comunicação da ECU de gestão do motor

medições de tensão (ign. ligado) : fusíveis BSI/BSM e 53VNR (ECU) - ver relatório em anexo

Não sou engenheiro elétrico/automóvel, por isso procuro/espero ajuda neste fórum. Embora tenha os diagramas de cablagem, não tenho a experiência:
  • em que fios devo concentrar-me
  • como interpretar as medições (que V é de esperar)
  • que fios devem ser 5V, 12V, ... .

Alguém pode dar uma olhada no relatório de falhas + medições de tensão, por favor

O que pode estar a causar este problema? A ECU está morta/cozida? É um problema de referência de 5V (causando a não ativação da ECU)? É uma ECU, poderia ser um problema.


Alguém tem alguma ideia para fazer o meu carro funcionar novamente ou, pelo menos, restabelecer a comunicação com a ECU?
 

Attachments

#2 · (Edited)
Vejo que os fusíveis 5, 10, 19 e 20V não têm energia. Isso significa que o relé R2 no BSM não fechou, o que provavelmente significa que R1 não fechou. O relé R1 é o relé mestre e é controlado pela ECU do motor através do fio nº 1226 (pino 8 do conector BSM preto de 28 pinos 28V NR). Ele deve estar em 12V quando a ignição estiver desligada e ir para 0V quando a ignição estiver ligada. Se isso não estiver acontecendo, pode ser devido a uma má conexão com a ECU do motor ou a ECU do motor está com defeito.

Anexei o diagrama de injeção SEDRE que é mais relevante para o seu problema.

EDIT
Se o relé R1 no BSM não fechar, a ECU do motor não receberá sua fonte de alimentação principal, o que explicaria por que o barramento CAN não está se comunicando.
 

Attachments

#3 · (Edited)
Obrigado pela ajuda. O diagrama de fiação do meu carro é diferente (ECU 53Vnr, 53VMR e 48VGR). Mas recebi sua mensagem. Verifiquei o fio 1226B quanto à continuidade e resistência (ambos ok). O mesmo para o fio 1229B. Esqueci de mencionar que a concessionária Peugeot tentou com outro BSM/PSF1 idêntico para descartar que meu PSF1 está com defeito; o que não significa necessariamente que o 2º PSF1 seja 100% bom.

Alguém sugeriu alimentar o Fusível 5 com 12v. F5 deve fornecer energia ao pino 6 do 53v NR. Essa é uma boa ideia? Só para verificar se consigo comunicação com a ECU no diagnóstico. Estou hesitante em fazer isso; não quero fazer coisas estúpidas.

Gostaria de tentar com uma ECU 'semelhante' (Delphi dcm 3.5) apenas para descobrir se há comunicação entre a ECU, BSI e diagnóstico. Estou ciente de que o carro não dará partida por falta de correspondência entre a chave de ignição, BSI e ECU, mas talvez dessa forma eu possa verificar se é a ECU que está com defeito. Boa ideia?
 
#4 · (Edited)
Okay. De acordo com o VIN, o seu motor é um RHD, que é um DW10CTED4. Acho que este é o diagrama de injeção correto.

EDIT
Alguém sugeriu alimentar o Fusível 5 com 12v. F5 deve fornecer energia ao pino 6 do NR 53v. É uma boa ideia? Só para verificar se tenho comunicação com a ECU nos diagnósticos. Hesito em fazer isso; não quero fazer coisas estúpidas.

Não acho que seja uma boa ideia, pois não fornecerá toda a energia para a ECU do motor. Você precisa descobrir o que está acontecendo no pino 9 do NR 28V do BSM.
 

Attachments

#6 ·
Acho que os contatos falharam no relé R2. O problema é que em alguns carros o relé R2 só liga quando a chave está na posição de partida, mas dado que você está medindo 9,6V com o medidor de fluxo de massa desconectado, acho que o relé está fechando e os contatos estão gastos. O medidor de fluxo de massa carregará o circuito, então faz sentido que você obtenha alguma tensão quando o desconecta.

Pode fazer um teste reverso no pino 5 de 28V NR com a ignição ligada? Ele deve ter a tensão total da bateria. Se isso estiver ok, você pode tentar aplicar 12V ao fusível 10 e então ver se consegue dar a partida no carro. Sugiro conectar ao fusível 10 porque ele tem a classificação mais alta. Os fusíveis 5, 19 e 20 também se conectam ao relé R2.
 
#8 ·
Agora está claro que a fonte de alimentação principal está conectada à ECU do motor. É comum não haver energia nos fusíveis F5, F10, F19, F20 até que o motor seja acionado ou esteja em funcionamento. A outra coisa que acontece com frequência é que o BSI não permitirá que o carro dê a partida se não houver comunicação com a ECU do motor.

Você já verificou a resistência do barramento CAN e 60 Ohms está correto. Um teste adicional que você pode fazer é medir as tensões no conector OBD:
Meça a tensão no pino 6 para a terra (pino 5), ela deve ser de 2,5V ou mais.
Meça a tensão no pino 14 para a terra (pino 5), ela deve ser de 2,5V ou menos.

Se o aterramento da ECU do motor estiver em boas condições, é provável que a ECU esteja com defeito. Sua ideia de tentar outra ECU é boa, desde que ela tenha o mesmo número de peça do fabricante.
 
#10 ·
Você já verificou a resistência da CAN bus e 60 Ohms está correto. Um outro teste que você pode fazer é medir as tensões no conector OBD:
Meça a tensão no pino 6 em relação à terra (pino 5), deve ser 2,5V ou maior.
Meça a tensão no pino 14 em relação à terra (pino 5), deve ser 2,5V ou menor.
Isso já foi verificado antes, mas sem uma função min-max no DVOM.
Mas eu gosto de verificar tudo duas e três vezes e...
Também vou verificar novamente os aterramentos na ECU (uma 'última' vez).

Ian, não posso agradecer o suficiente por pensar comigo e fornecer coisas para fazer/verificar e possíveis soluções!!!
 
#9 ·
Recentemente pedi-lhe para me deixar tentar novamente com aquele BSM (o carro está em casa depois de uma estadia de 2,5 meses na garagem), mas sem resposta...
Com isto quis dizer que não obtive qualquer resposta do meu mecânico/especialista Peugeot; mesmo depois de um e-mail e de uma chamada telefónica.
Penso que está na hora - aconteça o que acontecer com o meu 807 - de passar para outro mecânico no futuro.
 
#12 ·
Estive a pensar no seu problema durante a noite. Dado que encontrou a voltagem total da bateria no conector da caixa de fusíveis 28V NR pino 5, isso significa que a ECU deve estar a receber energia suficiente para executar o barramento CAN. As outras ligações de energia (Relé 2 - Fusíveis 5 10, 19 20) normalmente só ligam quando o carro é ligado. Embora a ECU não esteja diretamente envolvida na ligação, já descobri que os carros não ligam se não houver comunicação entre o BSI e a ECU. Suspeito que o BSI iniba a ligação. Suspeito que tenha uma ECU defeituosa, mas pode valer a pena verificar a continuidade entre:
Conector da caixa de fusíveis 28V NR pino 5 e conector da ECU 53V NR pinos 2 e 5.

Existem empresas que podem testar e reparar ECUs. Se a sua ECU não puder ser reparada, em alguns casos, elas podem copiar os dados do imobilizador da sua ECU antiga para uma substituição.

A propósito, como conseguiu fazer a sonda reversa do conector, eles normalmente têm selos?
 
#13 ·
Suspeito que você tenha uma ECU defeituosa, mas pode valer a pena verificar a continuidade entre:
Conector da caixa de fusíveis 28V NR pino 5 e conector da ECU 53V NR pinos 2 e 5.
continuidade = OK


A propósito, como você conseguiu sondar o conector por trás, eles geralmente têm selos?
Eu usei uma sonda muito fina - inserindo suavemente
 
#14 ·
Se eu tiver que escolher comprar um conjunto 'ecu-bsi-transponderring-keys', ele tem que ser 100% idêntico = idêntico ao carro doador do meu carro? Ou alguns conjuntos são intercompatíveis?
foto 1: minha ECU
Image


foto 2: minha BSI
Image


Um conjunto de um Peugeot 3008 ou Citroen C5, DS4, DS5 seria adequado se a mesma ECU (Delphi DCM 3.5 HW9666912580) e BSI (BSI04 - 967847748001) estivessem presentes? Tem que ser o mesmo código do motor RHD/DW10CB?
Por exemplo: conjunto ECU P3008 ou conjunto ECU Jumpy 2.0 ou conjunto ECU C5

Minha ECU será enviada para uma empresa para testar e, se estiver com defeito, para ser reparada (se possível).
 
#15 ·
Se a ECU tiver o mesmo número de peça Delphi DCM 3.5 HW9666912580, deve ser bom o suficiente para testar o seu carro. No entanto, não posso garantir que funcione corretamente. A razão pela qual digo isto é que tive uma longa discussão com o membro do fórum "Bald Eagle". Ele tinha um 308 CC 20 HDi e encontrou uma ECU de um Citroen com números de peça idênticos aos dele. Ele conseguiu escrever o PIN correto na ECU e o carro arrancava, mas tinha problemas de desempenho. Existem duas memórias na ECU: EEPROM e Flash. A EEPROM contém os dados do imobilizador, incluindo o PIN, e a memória Flash tem o perfil do carro. Só quando ele copiou os dados da memória Flash de um carro idêntico é que tudo funcionou corretamente.
 
#16 ·
Atualização. Tive que procurar um pouco por uma ECU. Meu concessionário Peugeot - onde o carro esteve anteriormente por mais de 2,5 meses - não foi muito útil (novamente). Apesar de ter as peças que eu precisava, pelo menos assim afirmou antes. Eu perguntei três vezes, muito gentilmente e quase implorando. Mas nada disso ajudou. Então, liguei para algumas outras oficinas da Peugeot, mas eu não era cliente e todos estavam muito ocupados, não podiam me ajudar nos próximos 2 meses.

Então, pesquisei na internet, encontrei um conjunto de ECU (mesmo número da peça)/BSI (mesmo)/transponder na França por 220 euros. Demorou um pouco para chegar. Substituí as peças e o motor começou - hurra - no entanto, um pouco irregular. O carro/motor ficou imóvel por 6 meses.

Há muitas bolhas de ar na linha transparente de saída de combustível; isso pode ser causado pelo longo período sem dar partida/ignição?

Esta noite vou diagnosticar com diagbox e ver quais são as falhas.

Quero agradecer a todos que me ajudaram, pensando comigo. Aprendi muito sobre meu carro e isso é graças a vocês e ao fórum.
 
#17 ·
Uma coisa a fazer ao usar o Diagbox é verificar se você precisa codificar os injetores na nova ECU. Verifiquei o Peugeot Servicebox e não há procedimento para trocar os injetores. No entanto, é muito provável que seus injetores tenham um número de código que precisa ser inserido na ECU. Se for o caso, haverá um conjunto de quatro números do carro de onde veio a ECU já inseridos, você precisará alterá-los para os números em seus injetores. O Diagbox é diferente para cada modelo, então não tenho certeza de onde procurar, mas espero que as configurações do injetor estejam em peças de reposição.
 
#18 ·
Obrigado pela resposta. Ontem à noite - antes de ler sua postagem - eu estava 'brincando' com o diagbox e verificando as possibilidades da ECU. De fato, há uma tela no diagbox para codificar os injetores. Eu ia olhar para isso esta noite depois de uma pesquisa na internet/fórum (o que fazer e o que não fazer). A única desvantagem - até agora - com a ECU de segunda mão é a quilometragem: na realidade, nosso carro tem 114 mil km, a ECU de substituição mostra 457 mil km. Mas não estou reclamando, consegui fazer o carro funcionar novamente.
 
#21 ·
Você teve que codificar os injetores na ECU?
Estou com um problema semelhante... Motor de arranque mas não pega.
Problemas com a interface BSM e ECU.
Removi e limpei os injetores e os coloquei de volta - aleatoriamente, em ordens/posições diferentes.

Eu tenho que codificar os injetores em suas novas posições?

Cumprimentos
Olá Christoper

Meu carro era um 'não dá partida - não pega' ;)

Comprei um conjunto de segunda mão 'ecu/bsi/bsm/key'. 'Simplesmente' conectei e o carro pegou. Eu não tive que codificar os injetores. Até agora (+10.000 km) o carro está funcionando bem - dedos cruzados.

Na minha opinião, os injetores montados aleatoriamente não são a causa de não pegar (mas eu posso estar errado). No entanto, isso pode causar perda de potência, disparo irregular, ...

Você tentou o teste do bipe:teste do bipe
Eu posso ser imobilizador
Verifique também os fusíveis, conexões,

Vídeo de como codificar os injetores com diagbox: codificação de injetores

Tenho certeza que você encontrará a solução. Há muita informação neste fórum e na internet.

Boa sorte.