O meu Peugeot 807 (2.0 Hdi, 100 kW, 2013) está com problemas de arranque/elétricos.
Os primeiros sinais de falha foram: ao virar a chave (posição do motor de arranque - 3) o motor de arranque não fez nada (sem dar à manivela ou mesmo clicar), houve apenas um clique suave/silencioso no BSI (relé, suponho). Tentei uma segunda vez virar a chave e o motor de arranque deu à manivela e o motor arrancou. Alguns dias depois, tive de tentar 3 ou 4 vezes antes que o motor de arranque desse à manivela (e o motor arrancasse). No dia seguinte, o motor de arranque recusou-se a dar à manivela.
O carro está imóvel há mais de 4 meses (foi verificado pela AA, oficina/perito Peugeot), mas sem solução. A oficina Peugeot fez algumas verificações (fusíveis, diagnósticos, tentou com outro BSM, substituiu o BSI por um virgem (reprogramou este BSI), mas ainda sem dar à manivela/comunicação com a ECU. No final (o carro esteve lá mais de 2,5 meses) ele devolveu-me o carro dizendo 'Não tenho tempo para resolver isto'.
Então agora estou 750 euros mais leve (tive de pagar pelo seu trabalho e pelo 'novo' BSI).
Comprei um Lexia/diagbox (chip completo) e sedre (diagramas).
Carro:
Diagnóstico de falhas - ver relatório completo em anexo
BSI
9528 : ausência de comando do motor de arranque
F015 : sem comunicação com a ECU do motor
F406 : falha do sensor de pressão do óleo
F40A: falha do indicador de óleo
ECU
Erro de comunicação da ECU de gestão do motor
medições de tensão (ign. ligado) : fusíveis BSI/BSM e 53VNR (ECU) - ver relatório em anexo
Não sou engenheiro elétrico/automóvel, por isso procuro/espero ajuda neste fórum. Embora tenha os diagramas de cablagem, não tenho a experiência:
Alguém pode dar uma olhada no relatório de falhas + medições de tensão, por favor
O que pode estar a causar este problema? A ECU está morta/cozida? É um problema de referência de 5V (causando a não ativação da ECU)? É uma ECU, poderia ser um problema.
Alguém tem alguma ideia para fazer o meu carro funcionar novamente ou, pelo menos, restabelecer a comunicação com a ECU?
Os primeiros sinais de falha foram: ao virar a chave (posição do motor de arranque - 3) o motor de arranque não fez nada (sem dar à manivela ou mesmo clicar), houve apenas um clique suave/silencioso no BSI (relé, suponho). Tentei uma segunda vez virar a chave e o motor de arranque deu à manivela e o motor arrancou. Alguns dias depois, tive de tentar 3 ou 4 vezes antes que o motor de arranque desse à manivela (e o motor arrancasse). No dia seguinte, o motor de arranque recusou-se a dar à manivela.
O carro está imóvel há mais de 4 meses (foi verificado pela AA, oficina/perito Peugeot), mas sem solução. A oficina Peugeot fez algumas verificações (fusíveis, diagnósticos, tentou com outro BSM, substituiu o BSI por um virgem (reprogramou este BSI), mas ainda sem dar à manivela/comunicação com a ECU. No final (o carro esteve lá mais de 2,5 meses) ele devolveu-me o carro dizendo 'Não tenho tempo para resolver isto'.
Então agora estou 750 euros mais leve (tive de pagar pelo seu trabalho e pelo 'novo' BSI).
Comprei um Lexia/diagbox (chip completo) e sedre (diagramas).
Carro:
- Peugeot 807, 2.0 Hdi, 100 kW, ano 2013, 114.400 km (tipo de motor - suponho - DW10CB)
- ECU: Delphi DCM 3.5 – HW9666912580
- BSM: R06 9675878780
- BSI: 967847718001
- VIN: VF3EBRHD8DZ......
- DAM: 13343
- virar a chave (posição de funcionamento/posição 1) : o visor acende, a luz de aviso do motor permanece acesa, a bomba de combustível não está a funcionar (como antes do problema) (suponho que não seja uma bomba no depósito); faróis, rádio, portas/espelhos elétricos ... estão todos bem.
- pólos da bateria limpos
- Bateria totalmente carregada
- Verificados os terras e fusíveis (maxi fusíveis, fusíveis perto da bateria, BSI, BSM/PSF1)
- fios visualmente verificados (sem corrosão, ...) + teste de continuidade e resistência
- teste sonoro OK
- Fecho centralizado funciona com a chave remota
- fez a reposição do BSI várias vezes
- a abanar o chicote de fios 😉
- BSM, ECU: secos, os conectores foram desligados, sem corrosão ou qualquer coisa, e recolocados
- OBDplug: resistência dos fios CAN na tomada OBD: pino 6 (canH) – pino 14 (can L): 60 ohms
- can da ECU para ESP: ok (sem resistência)
- desliguei vários sensores (pensando que é um problema de referência de 5V)
Diagnóstico de falhas - ver relatório completo em anexo
BSI
9528 : ausência de comando do motor de arranque
F015 : sem comunicação com a ECU do motor
F406 : falha do sensor de pressão do óleo
F40A: falha do indicador de óleo
ECU
Erro de comunicação da ECU de gestão do motor
medições de tensão (ign. ligado) : fusíveis BSI/BSM e 53VNR (ECU) - ver relatório em anexo
Não sou engenheiro elétrico/automóvel, por isso procuro/espero ajuda neste fórum. Embora tenha os diagramas de cablagem, não tenho a experiência:
- em que fios devo concentrar-me
- como interpretar as medições (que V é de esperar)
- que fios devem ser 5V, 12V, ... .
Alguém pode dar uma olhada no relatório de falhas + medições de tensão, por favor
O que pode estar a causar este problema? A ECU está morta/cozida? É um problema de referência de 5V (causando a não ativação da ECU)? É uma ECU, poderia ser um problema.
Alguém tem alguma ideia para fazer o meu carro funcionar novamente ou, pelo menos, restabelecer a comunicação com a ECU?