Peugeot Forums banner

Problemas de imobilizador/bsi e zumbido contínuo do motor após uma troca de bateria

10K views 26 replies 4 participants last post by  cotrusmarcel  
#1 · (Edited)
Olá, então eu comprei um boxer 2l de 2017 em dezembro e tenho convertido ele durante o inverno, não tenho dirigido ele, então ele ficou parado um tempo, mas tenho ligado ele bastante e ele sempre ligou direto sem problemas.
Acabei descarregando a bateria por acidente, então a substituí, mas fiquei com a bateria fora por uma semana ou mais enquanto minha substituição chegava (pedi a errada na primeira vez, ups) agora o motor não liga, no começo eu não estava recebendo nada ao girar a chave, mas notei que o fusível da ECU queimou, então o substituí, agora ele gira, mas não liga.
Ele liga com um spray de partida rápida, mas para rapidamente depois. Também estou recebendo um zumbido contínuo do motor (difícil de isolar exatamente) mesmo com a ignição desligada. Minhas luzes laterais também estão acesas continuamente quando a ignição está ligada, mas não tenho certeza se isso é normal?
Chamei um cara para tentar diagnosticar, mas depois de duas horas, o melhor que ele pôde dizer foi talvez provavelmente o imobilizador, além disso, recebemos um código P0513 com uma ferramenta de diagnóstico Snap-on sofisticada.
Liguei para um chaveiro, mas ele disse que não parece um problema de chave, pois ele gira e ainda posso trancar/destrancar a van normalmente e não tenho luzes no painel para dizer chave/imobilizador ruim.

A Peugeot acabou de me dizer para levá-lo e eles podem diagnosticar, mas não posso dirigir essa droga?! além de Deus sabe quanto dinheiro para apertar alguns botões de reset em uma tela

qualquer ajuda seria muito apreciada sobre o que diabos poderia estar acontecendo com ele ou como posso redefinir meu imobilizador/bsi, pois eu realmente preciso que isso funcione, mas estou sem dinheiro :(
 
#2 ·
Olá, então comprei um boxer 2l de 2017 em dezembro e tenho-o convertido durante o inverno, não o tenho conduzido, por isso esteve parado algum tempo, mas tenho-o ligado muitas vezes e sempre pegou logo sem problemas.
Acabei por descarregar a bateria por acidente, então substituí-a, mas tive a bateria fora durante uma semana ou mais enquanto a minha substituição chegava (encomendei a errada da primeira vez, ups) agora o motor não pega, no início não estava a receber nada ao virar a chave, mas notei que o fusível da centralina tinha queimado, então substituí-o, agora pega mas não arranca.
Ele arranca com um spray de arranque rápido, mas para rapidamente depois. Também estou a receber um zumbido contínuo do motor (difícil de isolar exatamente) mesmo com a ignição desligada. As minhas luzes laterais também estão continuamente acesas quando a ignição está ligada, mas não tenho a certeza se isso é normal?
Consegui um tipo para tentar diagnosticar, mas depois de duas horas o melhor que ele conseguiu dizer foi talvez provavelmente o imobilizador, pois tentámos tudo o que eu já tinha tentado, mais recebemos um código P0513 com a sua ferramenta de diagnóstico chique snapon.
Liguei para um tipo de chaves, mas ele disse que não parece um problema de chave, pois pega e ainda consigo trancar/destrancar a carrinha sem problemas e não tenho luzes no painel a dizer chave/imobilizador defeituoso.

A Peugeot disse-me para o trazer e eles podem diagnosticar, mas não consigo conduzir a porcaria da coisa?! mais Deus sabe quanto dinheiro para carregar em alguns botões de reset num ecrã

A ajuda seria muito apreciada sobre o que diabos poderia estar a acontecer com ele ou como posso redefinir o meu imobilizador/bsi, pois eu realmente preciso que isto funcione, mas estou sem dinheiro :(
Se pesquisar P0513 no Google, diz chave do imobilizador incorreta, o que faz muito sentido. O imobilizador bloqueia a centralina para que o veículo pegue, mas os injetores não disparam.

O imobilizador está embutido na centralina e no BSI. Se a bateria descarregar ou for desligada enquanto o BSI está ligado, ele pode corromper ou apagar completamente o BSI. Quando diz que consegue destrancar a carrinha com a chave, os botões remotos funcionam? Se sim, há uma hipótese de o BSI estar bom.

Eu entendo que a luz do imobilizador está a apagar, que é o que a página 18 do manual do Boxer 2017 disse que deveria acontecer (ver anexo). Eu entendo que um fusível associado à centralina queimou, então o problema pode estar com a parte da centralina do imobilizador. A única maneira de determinar isso é com uma ferramenta de diagnóstico Peugeot. Dado que não consegue mover a carrinha, pode valer a pena considerar a compra de um bom clone chinês da ferramenta Peugeot, eles não são tão caros e muitos membros do fórum os possuem, mas você precisa de um laptop adequado.

A sua solução mais simples é tentar encontrar um kit de centralina de substituição composto pela centralina, BSI e PCB da chave do veículo doador. Alternativamente, alguns chaveiros automotivos sabem muito sobre imobilizadores, então podem ser capazes de resolver o seu BSI ou centralina.
 

Attachments

#3 ·
Se você pesquisar P0513 no Google, ele diz que a chave do imobilizador está incorreta, o que faz muito sentido. O imobilizador trava a ECU, então o veículo dará partida, mas os injetores não dispararão.

O imobilizador é embutido na ECU e no BSI. Se a bateria descarregar ou for desconectada enquanto o BSI estiver ligado, ele pode corromper ou apagar completamente o BSI. Quando você diz que pode destrancar a van com a chave, os botões remotos funcionam? Se sim, há uma chance de que o BSI esteja bom.

Eu entendo que a luz do imobilizador está apagando, que é o que a página 18 do manual do Boxer de 2017 disse que deveria acontecer (veja o anexo). Eu entendo que um fusível associado à ECU queimou, então o problema pode estar com a parte da ECU do imobilizador. A única maneira de determinar isso é com uma ferramenta de diagnóstico Peugeot. Dado que você não pode mover a van, pode valer a pena considerar a compra de um bom clone chinês da ferramenta Peugeot, eles não são tão caros e muitos membros do fórum os possuem, mas você precisa de um laptop adequado.

A sua solução mais simples é tentar encontrar um kit de ECU de substituição composto pela ECU, BSI e PCB da chave do veículo doador. Alternativamente, alguns chaveiros automotivos sabem muito sobre imobilizadores, então podem ser capazes de resolver seu BSI ou ECU.
Obrigado por algumas informações, sim, eu tinha pesquisado isso no Google, mas quando contei todos os meus sintomas ao especialista em chaves automotivas, ele disse o contrário, então eu levei a opinião dele como provavelmente melhor que a minha, pois ele disse que simplesmente não daria partida se fossem as chaves, mas então outro cara da Peugeot disse que sim? Aaaahhhh

Quando você diz botões remotos, presumo que você quer dizer os botões de travamento no chaveiro? Se sim, sim, todos eles funcionam bem, embora eu tenha que travá-lo manualmente, pois tenho que desconectar a bateria porque este zumbido constante do motor está descarregando-a.

Eu poderia ligar para outro especialista da Peugeot que é local, e outro chaveiro automotivo apenas para mais duas opiniões, então tomarei uma decisão a partir daí. Também vou analisar esta ferramenta de diagnóstico de que você fala, porque sinto que isso também me economizará muito dinheiro no futuro!
 
#4 ·
Bem, a Nissan, por exemplo, usa um imobilizador sem partida. Mitsubishi / Kia / BMW e a maioria das ECUs Bosch quase sempre desconectam o combustível / injetores. A Peugeot parece-me favorecer os injetores como meio de controle do imobilizador. Na verdade, não consigo pensar em um (Peugeot) que use imobilizador sem partida, eles podem existir, mas não é algo que eu chamaria de normal para eles.
 
#6 ·
Há uma maneira fácil de verificar se o transponder impede que a van dê a partida. Nas chaves dos modelos mais recentes, o transponder do imobilizador e o transmissor de entrada remota estão na placa de circuito impresso das chaves. Na maioria das chaves, é possível remover a placa de circuito impresso da caixa da chave. Portanto, sugiro que você remova a placa de circuito impresso da sua chave e veja se o carro ainda dá a partida. Aposto que ele ainda dará a partida.

Observação: nos veículos dos modelos antigos, a chave tinha duas partes: um pequeno chip preto no canto da caixa da chave e uma placa de circuito impresso para travamento remoto. O pequeno chip preto era o transponder, mas nas chaves mais recentes, eles integraram o transponder em um chip na placa de circuito impresso.
 
#9 ·
Há uma maneira fácil de verificar se o transponder impede que a van dê a partida. Nas chaves dos modelos mais recentes, o transponder do imobilizador e o transmissor de entrada remota estão na placa de circuito impresso das chaves. Na maioria das chaves, é possível remover a placa de circuito impresso da caixa da chave. Portanto, sugiro que você remova a placa de circuito impresso da sua chave e veja se o carro ainda dá a partida. Aposto que ainda dará a partida.

Observação: em veículos de modelos antigos, a chave tinha duas partes: um pequeno chip preto no canto da caixa da chave e uma placa de circuito impresso para travamento remoto. O pequeno chip preto era o transponder, mas nas chaves mais recentes eles integraram o transponder em um chip na placa de circuito impresso.
Espere, então, se eu fizer isso, que informação isso está me dando? Se ainda der a partida, então não é um problema de chave? Ou é um problema de chave?
 
#15 ·
Concordo que o fusível queimado e o zumbido são os verdadeiros problemas. Você pode ter recebido um código de falha do imobilizador da ferramenta SnapOn devido a um problema com a ECU. Suspeito que mais de um fusível tenha queimado. Minha preocupação é por que o fusível queimou.
Sim, é um pouco complicado, na verdade acho que o fusível 18 queimou quando fui verificar se ele estava queimado (tentei uma vez e não consegui tirá-lo por causa de sua posição complicada, mas tentei novamente um ou dois dias depois, que foi quando percebi que ele realmente havia queimado)

Mas assim que o substituí, comecei a ter partidas, enquanto antes não tinha nada, então um pouco estranho.. Nada parece corroído ou derretido/queimado/danificado que eu possa ver.
 
#16 ·
Uma atualização, acabei por chamar alguns técnicos de automóveis, eles disseram que são definitivamente as chaves, pois reprogramaram a centralina e continua a fazer a mesma coisa, eles não sabiam o que era o toque do motor. Então, liguei para um chaveiro, ele estava muito duvidoso, mas veio de qualquer maneira gratuitamente só para verificar se as chaves não eram o problema, não são... ele vai arranjar outro técnico de automóveis para vir na sexta-feira com ele. A história continua...
 
#17 ·
Obrigado pela atualização.

Analisei a fiação de um Boxer com um motor Euro 5, que provavelmente será semelhante ao motor Euro 6 mais recente. O fusível 18 só fornece energia para a bobina de um relé na caixa de fusíveis. Este relé é controlado pela ECU e fornece energia para muitos serviços, incluindo uma linha de energia principal para a ECU.

Eu acho que este fusível foi responsável pelo código P0531 que seu primeiro visitante recebeu com a ferramenta SnapOn. Eu acho que o código agora é "histórico". A menos que você limpe um código com uma ferramenta de diagnóstico, levará várias partidas para limpar automaticamente. No entanto, é provavelmente por isso que todos culpam a chave.

O solenóide do motor de partida é controlado por um relé que é operado pela ECU. O fusível 18 não é mostrado no diagrama de fiação de partida, o que implica que ele não deve afetar o motor de partida, mas acho que isso é apenas um descuido. A ECU precisa do fusível 18 para funcionar corretamente.

No que diz respeito ao zumbido, existem várias coisas com uma conexão permanente da bateria:
(i) Alternador
(ii) Motor de partida
(iii) BSI
(iv) ABS/ESP (via fusível 1 e 23)
(v) Relé da vela de incandescência (via fusível 2)
O relé da vela de incandescência só deve fechar quando a ignição estiver ligada. No entanto, esses relés geralmente têm problemas, então me pergunto se ele está preso na posição fechada. Se você quiser investigar isso, você pode remover o fusível 2 e ver se o zumbido para.
 
#18 · (Edited)
Obrigado pela atualização.

Analisei a fiação de um Boxer com um motor Euro 5, que provavelmente será semelhante ao motor Euro 6 mais recente. O fusível 18 só fornece energia para a bobina de um relé na caixa de fusíveis. Este relé é controlado pela ECU e fornece energia para muitos serviços, incluindo uma linha de energia principal para a ECU.

Eu acho que este fusível foi responsável pelo código P0531 que seu primeiro visitante recebeu com a ferramenta SnapOn. Eu acho que o código agora é "histórico". A menos que você limpe um código com uma ferramenta de diagnóstico, levará várias partidas para limpar automaticamente. No entanto, é provavelmente por isso que todos culpam a chave.

O solenóide do motor de partida é controlado por um relé que é operado pela ECU. O fusível 18 não é mostrado no diagrama de fiação de partida, o que implica que ele não deve afetar o motor de partida, mas acho que isso é apenas um descuido. A ECU precisa do fusível 18 para funcionar corretamente.

Em relação ao zumbido, existem várias coisas com uma conexão permanente da bateria:
(i) Alternador
(ii) Motor de partida
(iii) BSI
(iv) ABS/ESP (via fusível 1 e 23)
(v) Relé da vela de incandescência (via fusível 2)
O relé da vela de incandescência só deve fechar quando a ignição estiver ligada. No entanto, esses relés costumam ter problemas, então me pergunto se ele está preso na posição fechada. Se você quiser investigar isso, pode remover o fusível 2 e ver se o zumbido para.
Uau, muito obrigado. Eu vou e tentar isso mais tarde
o toque/zumbido está vindo quase diretamente do motor??
 
#21 ·
Uma pequena atualização, outro técnico automotivo veio com o mesmo chaveiro de antes, percebe como é estranho o comportamento. Ele limpa e reprograma a ecu, ainda nada. Problemas com a comunicação da bsi e ecu e imobilizador, o imobilizador reconhece as chaves que tenho. Ele testou alguns fusíveis e notou que alguns estão lendo a voltagem da bateria no lado ativo, mas depois estão lendo 2-8 volts do outro lado?! Então, acho que é uma questão de verificar toda essa fiação, pois ele está presumindo que o problema de voltagem está fazendo o computador travar.
ainda não conseguiu isolar/desligar o toque vindo do motor...
 
#22 ·
Ele testou alguns fusíveis e notou como alguns estão lendo a voltagem da bateria no lado ativo, mas então estão lendo 2-8 volts do outro lado?! .
Eu acho que o que ele quer dizer é que há voltagem total da bateria em partes da caixa de fusíveis, mas apenas 8V em outras partes. A única maneira de obter 12V em um lado de um fusível e 8V no outro lado é se o fusível estiver queimado. Muitos fusíveis são controlados por relés e os vários módulos em toda a van têm várias conexões de energia, então 8V em um fusível que está desligado é possível.

Parece que o BSI e a chave estão se comunicando bem, mas não há comunicação entre o BSI e a ECU. Estes estão conectados via barramento de computador chamado barramento CAN. Na maioria dos casos, se você desconectar o ABS, ele desconecta o link do barramento CAN entre o BSI e a ECU. Vale a pena verificar o conector do ABS. Há alguma chance de água ter entrado no conector do ABS? Isso geralmente impede que o barramento CAN funcione.

Ainda estou me perguntando sobre o som que você está ouvindo. Poderia ser da bomba ABS. Geralmente, há três conexões de bateria para o ABS. Duas delas estão sempre ligadas. A outra é para o controlador ABS. A bomba ABS não deve estar funcionando, mas se houver algo errado com seu controlador, isso explicaria muita coisa.

Se você quiser tentar sozinho e tiver acesso a um multímetro, eu deveria ser capaz de guiá-lo.
 
#25 ·
Uma verificação fácil é medir a resistência do barramento CAN principal. Parece que a carrinha tem a ligação de diagnóstico convencional, por isso devemos ser capazes de fazer isso no conector de diagnóstico.

A primeira coisa a fazer é desligar a bateria. Lembre-se de seguir a regra dos 3 minutos. Tudo precisa estar desligado e a chave removida, a janela do motorista aberta para acesso, se possível, as portas fechadas (não trancadas) e, em seguida, espere pelo menos 3 minutos antes de desligar a bateria.

Em seguida, coloque o multímetro na escala de Ohms (Ω) e meça a resistência entre os pinos 6 e 14 do conector OBD. Ele deve ler 60 Ohms, mas se ler 120 Ohms, significa que a ECU não está conectada.
 
#26 · (Edited)
Quando as baterias do carro descarregam, isso pode corromper a eletrônica. Esta pode ser a razão pela qual o sujeito reescreveu a ECU. É mais comum que isso corrompa o BSI. Remover o fusível 18 pode ter reiniciado a ECU.

Eu examinei os diagramas de fiação da sua van e também há outro fusível ECU importante - o fusível 16, que não está listado em alguma documentação. Este fusível fornece uma segunda fonte de alimentação para a ECU quando a ignição está LIGADA. Os fusíveis geralmente têm um pedaço de metal nu visível em ambos os lados do fusível. Este é um local conveniente para medir a voltagem com o fusível no lugar. Você pode ligar a ignição e verificar a voltagem em ambos os lados do fusível 16? Também valeria a pena verificar com a ignição DESLIGADA.

As últimas pessoas que trabalharam na van podem ter feito isso, mas pode valer a pena fazer uma reinicialização completa de todo o sistema. Este link o levará a um conjunto de instruções de reinicialização.

Um outro teste que vale a pena fazer é remover o fusível 18 novamente e ver se o ruído do motor para. Se parar, pode haver um relé defeituoso na caixa de fusíveis/relés na frente esquerda do compartimento do motor.