Peugeot Forums banner

406 2.0 Hdi (2000) não arranca.

18K views 27 replies 3 participants last post by  reliable406  
#1 · (Edited)
Li vários fóruns sobre este problema, por isso percebo que muitos estarão habituados a que isto seja perguntado.

O carro é um 406 2.0 Hdi estate de 2000 com sistema de combustível Bosch.

O carro funcionava bem, tinha andado fora e parou e voltou a arrancar 4 vezes numa viagem, chegou a casa, estacionou-o, e 1 hora depois, não pegava.

Diagnosticada uma bomba de elevação avariada no depósito - não funcionaria mesmo que fosse alimentada por 12v independentes. Substituída, bem como o filtro, agora o combustível está a chegar à bomba de alta pressão. Ainda não pega.

Não saiu combustível da bomba de alta pressão durante a ignição (na tubagem para o rail comum)
substituído o regulador de combustível, ainda não pega.

Substituída a bomba de alta pressão e o relé multifunções e também o sensor da cambota. Nada. Tentou-se pegar à reboque, nada.

Verificou-se e substituiu-se a correia de distribuição / sincronização como precaução.

Fez-se algumas verificações na parte elétrica (do fórum)
Tem 12v nos terminais 3,8,11 e 15 do relé multifunções.
A bomba do depósito funciona se 4 e 8 estiverem em ponte.

Fui levado a acreditar que a ficha do sensor do rail de combustível deveria ter uma alimentação de 5v no 3º terminal e com a chave ligada deveria ter 0,5v no 2 - Mas tenho 0v no 3 (chave ligada ou desligada) e 9v no 2. Alguma ideia, o que controla esta ficha - relé, ecu? ou alguém sabe para onde vai a outra extremidade desta parte do chicote?
Verificou-se o cabo curto que vai do sensor ao conector amarelo na parte inferior do bloco do motor, tudo OK - para onde vai daqui?

Parte disto pode ser útil para o tópico alguns abaixo deste.

Qualquer conselho é bem-vindo (percebo que as tubagens devem ser substituídas se forem desfeitas e as questões de segurança do sistema de alta pressão). Muito obrigado, Cumprimentos Al

#3 ·
Obrigado pela resposta, tive que esperar por alguém que pudesse fazer uma leitura de dados ao vivo. Enquanto esperava, verifiquei a fiação da ECU para todos os sensores e para a caixa de fusíveis, retirei e limpei todos os conectores da caixa de fusíveis.

O carro apita se a chave for deixada na ignição e a porta for aberta.

Esta não era uma ferramenta Peugeot, era uma máquina Snap-on, foi isso que ela apresentou.

P 0100 sinal do sensor de fluxo
P 0230 bomba de combustível no fornecimento do tanque
P 0380 circuito do relé de pré-aquecimento
P 0180 sinal de temperatura do combustível
P 1112 pressão da calha de combustível
P 0190 sinal de pressão de combustível
P 1614 falha de fornecimento do sensor de pressão da calha. Fornecimento fora da tolerância.

(Eu sei que as descrições não são exatamente o que a lista Peugeot desses defeitos diz)

Ele também leu entre 225 e 257 RPM de partida
1081 bar de pressão da calha (sensor removido da calha, mas deixado conectado, ainda lia 1081 bar!)
Sensor antigo reinstalado, leia 0 do carro e 300 ao dar partida (mas não parece haver combustível na calha comum)
Não fiz uma sincronização de came/virabrequim como opção, mas ele disse que algo teria indicado uma falha se não estivessem corretos. Verifiquei novamente o tempo ao reinstalar a bomba original.

Reconstruí a bomba de alta pressão, mas a válvula unidirecional no lado da entrada (fornecimento do filtro) não funciona, você sopra ou suga por ela. Coloquei a bomba de volta e instalei uma válvula unidirecional no tubo que fornece a bomba de alta pressão e ela ainda não liga.

O regulador de pressão de combustível na parte traseira da bomba pode cortar totalmente o combustível que entra na calha? Ou ele apenas varia a pressão?

Como questão de interesse, quando a bomba original estava no banco, reinstalei o regulador da bomba de segunda mão, para não perder os parafusos ou colocar sujeira na bomba. Quando girei o fuso cerca de 1/2 volta, o combustível jorrou da união que fornece a calha!

#4 ·
Seus códigos de falha estão todos me dizendo que sua ecu não está sendo ligada ou que você tem um problema de aterramento comum para todos os itens listados.

300 bar é a leitura de partida correta, sua velocidade de partida é alta o suficiente, então deve ser algo puramente relacionado à fiação, pare de trocar peças, você acabará ainda mais confuso.

Bombas raramente falham, as não partidas são quase sempre problemas de fiação.

A bomba apenas bombeia, o regulador sempre permite a passagem de combustível.

A ECU precisa ver os sinais que mencionei anteriormente, se ela os vir, ela permite que os injetores abram, se não, ela não abrirá os injetores, 1 de seus sinais para as 3 coisas mencionadas está faltando.

A sincronização da came só pode ser verificada com dados ao vivo, ela NÃO gera um código de falha.

#6 ·
Mais uma vez, obrigado pela sua resposta. Verifiquei os aterramentos da ECU. Os pinos 33, 49, 51 e 53 no plugue da ECU têm todos continuidade com o ponto de aterramento atrás do suporte r/h. Também estou recebendo alimentação de 12v em 1, 29, 69 e 87. Também os fios do relé multifuncional para o plugue da ECU têm continuidade, e o relé da vela de incandescência, o interruptor de inércia também aterramentos ou alimentação relativos ao MAP, sensor de trilho, sensores de came e virabrequim para a ECU ou a parte relativa a que estão conectados.

O que eu não entendo é por que não parece haver combustível saindo da bomba de alta pressão para o trilho de combustível. Testei novamente que a bomba de baixa pressão fornece o combustível até onde ele entra na bomba de alta pressão e, se o regulador sempre permite que algum combustível passe - por que nada está saindo da bomba.

Estou correto em pensar que, se a ECU vir algo fora de seus parâmetros, ela para de acionar os injetores? Então, o trilho de combustível deveria ter enchido de qualquer maneira?

O mecânico que veio com a máquina para os dados ao vivo disse que alguns Fords são muito difíceis de dar partida, mesmo que você tenha trocado apenas o filtro. Ele tentou desapertar a união no injetor enquanto dava partida para ver se saía ar ou combustível - nenhum dos dois. Eu sei que o 406 HDi é um sistema de autolimpeza - ele ainda se autolimpia se o trilho de combustível estiver vazio? Se o trilho estiver vazio, a bomba comprimiria o ar o suficiente para dar uma leitura durante o teste de dados ao vivo?

Mais uma vez, muito obrigado por dedicar um tempo para responder. Atenciosamente, Al

#7 ·
Você NÃO PODE abrir qualquer tubo de alta pressão e testar o combustível, a ECU não permitirá que o combustível flua se houver um tubo aberto, pois não vê pressão, então pensa que há um vazamento, na melhor das hipóteses você terá um gotejamento, não é um bom teste.

Se esses códigos de falha ainda estiverem ativos, é aí que está o seu problema, não no combustível, pegue um pouco de limpador de carburador ou similar e borrife-o na admissão enquanto dá a partida no motor, ele deve pegar, se pegar, então algo está impedindo o combustível ou os sensores não estão recebendo/dando os sinais necessários

#9 ·
A bomba de baixa pressão só funciona se o motor estiver em funcionamento. Ela entra em funcionamento com a chave na ignição, mas para se o motor não for ligado e só reinicia quando o motor está em funcionamento. Acredito que a ECU irá desligá-la em condições de vazamento, mas o controle principal é o regulador de pressão. Se ele detectar um vazamento, ele irá descarregar qualquer pressão de volta para o tanque.

#10 ·
Eu ia editar aquela postagem, mas você respondeu antes que eu tivesse chance.

Você pode ouvir muito combustível voltando para o tanque.

Eu ia dizer que o código P 1614 sobre a voltagem, que estava baixa, mas estava correto depois que limpei todos os conectores e caixa de fusíveis, etc. Isso foi corrigido antes da leitura, então acho que não era um ao vivo agora. Mas a descrição é diferente em uma lista de códigos Peugeot que encontrei, ela lista como p1614 - perda de dados seriais RIM.

o sinal do sensor de fluxo P 0100 - o que ou onde é esse sensor?

#17 ·
Os carros com uma única ficha têm um layout ligeiramente diferente dos carros mais recentes, mas os problemas são os mesmos. Verificou cuidadosamente a fiação no sensor da calha, onde ela cai atrás do motor de arranque? Este é um ponto de problema comum.

Como eu disse anteriormente, o motor só precisa ver 3 entradas para permitir a partida, todas as outras leituras são refinamento.

#18 ·
Sim, tem uma seção sobre um pé de comprimento desde o plugue no sensor até um plugue amarelo montado no canal de plástico para o chicote, já verifiquei esta peça e do soquete amarelo para a ECU ou para onde quer que fosse, eu esperava por uma falha na fiação, por isso inspecionei totalmente o chicote do compartimento do motor enquanto esperava o sujeito vir fazer os dados ao vivo. Duas latas de limpador de interruptores e dois rolos de fita isolante depois, além de abraçadeiras e nenhuma falha na fiação encontrada (isso é do plugue da ECU até a caixa de fusíveis e cada fio para qualquer sensor no meio).

#19 ·
Infelizmente, os principais problemas aqui são a fiação e, sem acesso a leituras de dados em tempo real, é muito difícil chegar ao culpado.

A fiação sob o tapete do lado do motorista pode apodrecer no plugue, mas isso geralmente é acompanhado por uma chave não lida e o símbolo da chave no painel.

Há alguns tópicos de não inicialização com informações, incluindo fiação, se você fizer algumas pesquisas.

#21 ·
Eu frequentemente vi o dispositivo Launch mencionado em fóruns - pensei que fossem algo caro da Peugeot, não percebi que eram tão baratos e facilmente disponíveis online. Você sabe qual é o certo para esta idade de carro (ano 2000)? Eu olhei para as especificações de um Launch CReader 6 e isso implicava que era para motores a diesel pós-2004, também não tenho certeza do que é OBD? Eu não quero gastar muito mais neste carro, mas pode valer a pena comprar um destes para que eu possa verificar novamente agora que colocamos a bomba recondicionada de volta, para que possamos ver quais falhas ainda estão ativas, qualquer conselho é apreciado. Al

#22 ·
Planet ou diagbox é a ferramenta de diagnóstico oficial da Peugeot e pode ser adquirida por cerca de £60, mas o seu carro funcionará melhor com o Planet, pois é bastante antigo. Se o adquirir, não faça nenhuma atualização, pois não precisará delas. Estou a usar a versão que veio com o meu adaptador e lê os 406 na perfeição.

#23 ·
Estou realmente farto agora, pois estou procurando um substituto temporário para o carro até conseguir colocar um carro clássico na estrada. Esta é a primeira vez que não consigo consertar um carro, tive alguns que se tornaram antieconômicos para consertar, mas pelo menos eu sabia qual era a falha, parece que este será descartado, o que é uma pena, pois é um carro tão bom e econômico, me faz sentir um fracasso, embora dois outros mecânicos que eu conheço também não tenham resolvido.

#24 ·
Sem conseguir ler dados em tempo real corretamente, é muito difícil diagnosticar falhas nestes.

P0380 está relacionado com a vela de incandescência e não afetará a partida ou o funcionamento.

P00CC não é um código reconhecido, mas parece estar relacionado com o regulador de combustível, eu acho que você não tem pressão de combustível no rail OU nenhuma leitura de pressão de combustível indo para a ECU.

Essas tensões da bomba parecem boas para mim, pois ao dar a partida o motor de arranque consome toda a energia, daí a queda de tensão.

#25 ·
Eu concordo com a queda de tensão ao dar à partida.
Sabemos que não há pressão no rail, pois não acho que esteja a receber combustível. Verifiquei os fios do sensor de pressão aos pinos relevantes na ficha da ECU ou onde quer que fossem (não tenho uma lista comigo). Então, estou a começar a pensar na ECU.