Peugeot Forums banner

Valores de torque para vários parafusos

18K views 7 replies 2 participants last post by  bmbmdmb  
#1 ·
Fiz uma pesquisa, mas não consegui encontrar nenhum valor de torque para parafusos e porcas, etc.

Em particular, preciso saber o valor do torque do parafuso e porca de aperto da bucha do pivô do eixo traseiro, do parafuso e porca de aperto inferior do amortecedor traseiro.

A dupla de 13 mm e a dupla de 15/16 mm de parafusos que prendem a montagem da bucha do eixo traseiro ao chassi. Isso retém a bucha do eixo traseiro.

Além disso, a dupla de parafusos da placa de montagem superior do amortecedor superior, 13 mm.

Se houver um tópico / página para a qual eu possa redirecionar, seria ótimo.

Obrigado

#3 ·
No manual Haynes, ele não usa sua terminologia de descrição, mas menciona estes.
a. parafusos do suporte de montagem do eixo traseiro na carroceria 62 Nm (46 lbf ft)
b. eixo traseiro no suporte de montagem 76 Nm (56 lbf ft)
c. parafusos superiores do amortecedor 62 Nm (46 lbf ft)
d. porca de montagem inferior do amortecedor inferior 57 Nm (42 lbf ft)

#4 · (Edited)
Fantástico, obrigado Madbad.

Para quem está a remover a bucha do eixo traseiro....

a. parafusos da carroçaria do suporte de montagem do eixo traseiro 62 Nm (46 lbf ft)
Há 4. 2 parafusos de 13 mm. Difícil de apertar devido ao acesso limitado.
2 parafusos mais longos de 16 mm.

b. eixo traseiro para suporte de montagem 76 Nm (56 lbf ft)
Coloquei uma porca, mas pretendo apertar quando o carro estiver no chão, para não pré-carregar a bucha.

c. parafusos superiores do amortecedor 62 Nm (46 lbf ft). Pode ser acedido facilmente para apertar.

d. porca de montagem inferior do amortecedor inferior 57 Nm (42 lbf ft)
Novamente, vou apertar este totalmente quando o veículo estiver no chão.

Qualquer pessoa que esteja a substituir a bucha do eixo traseiro. Não precisa de desligar as mangueiras de travão flexíveis mesmo em frente ao eixo traseiro. O lado traseiro direito é o lado problemático, o depósito de combustível interfere com a remoção do parafuso b. Mas pode ser feito sem esticar o eixo traseiro.
Comparado com outros carros em que trabalhei, os batentes nos amortecedores e as taças de plástico/borracha superior/inferior em torno da mola estão em boas condições. Comprei alguns parafusos novos, por exemplo, a parte inferior do amortecedor, o parafuso b que passa pela bucha.

Attachments

#8 ·
Trabalhei neles no nível do solo na garagem.
Uma rampa de 4 colunas seria bom...?
10k? E teto alto.
Eu pensei em um poço, mas além de trocas de óleo e escapamentos e pintura da parte inferior da carroceria, não consigo pensar em quais outros usos um poço serviria.
Acabei de pintar a parte inferior da carroceria do carro hoje. Farei a manutenção dos pinos deslizantes dos freios amanhã, pois meu outro carro desenvolveu uma apreensão do pino deslizante relacionada, acho, ao uso de copper.slip.
Eu gastei em um pouco de silicone, lubrificante de PTFE para pinos deslizantes e graxa de freio cerâmica de alta temperatura para a parte de trás das pastilhas.