Peugeot Forums banner

Fumo saindo ao redor do turbo

1 reading
1.3K views 5 replies 2 participants last post by  RedSector  
#1 ·
Enquanto estávamos fora da cidade, o 308 da minha esposa (com motor 1.6HDI) foi ao mecânico para substituir o turbo. Mesmo antes, havia um problema com vazamento de gases de escape sujando o turbo e derretendo um pouco a tampa do respiro. Presumi que fosse a vedação com o turbo, e como isso seria substituído, então deveria ser consertado. Olhando para o carro dela ontem, obviamente não foi o caso.
Também notei que o tubo que sai do turbo está mal feito - bastante decepcionado com o mecânico que colocou um dos parafusos errado e também danificou o tubo.
Dado que tenho outras coisas para fazer, nos últimos anos tenho levado meus carros a mecânicos para coisas além de uma troca de óleo ou pastilhas de freio, dado que a mão de obra não é tão cara na Eslováquia (e eu sei que dependendo do reparo levaria muito mais tempo do que o mecânico), mas agora estou meio que arrependido disso.
Hoje fui para as emissões e controle técnico, e embora tenha passado no último, falhou nas emissões com 6x mais fumaça do que o permitido.
Quais são as coisas que podem levar a isso? O DPF seria um problema? O carro fez algumas viagens mais longas em rodovias, mas infelizmente, onde estamos no leste da Eslováquia, o governo não conseguiu, após 50 anos, construir a rodovia, então nossa viagem de 40 minutos para a cidade está alternando entre 90 km/h entre as aldeias e 50 km/h nos cerca de 10 km que temos que dirigir. Então, duvido que tenha havido regeneração suficiente - mas isso causaria fumaça quando eles pisam no pedal para o controle de emissões?
Estou pensando agora em dirigir uma hora para a rodovia e fazer um bom passeio de 30 minutos para tentar fazer a regeneração acontecer.

#3 ·
Estou lendo em outro tópico aqui que a conexão com o tubo de entrada de ar é muito importante para a válvula CCV funcionar e que deveria haver um o-ring lá?
Claro que essa conexão na minha está solta, eu tinha uma braçadeira segurando-a firme, mas agora vejo que está quebrada (embora estivesse lá esta manhã, lembro-me, no controle de emissões), mas não ficarei surpreso se o o-ring estiver faltando.

Baixei o aplicativo mencionado aqui https://www.peugeotforums.com/threads/fap-citroen-peugeot-elm327-obd2.351795/ e uma das primeiras coisas que notei foi que ele dizia que a última regeneração havia sido "antes de 26 km". Esse número aumentou aprox. a cada 25 km, mas isso me leva a me perguntar se dirigir para a cidade esta manhã poderia ter desencadeado a regeneração e contribuído para muita fumaça?
Eu dirigi para a rodovia, e lá a temperatura do FAP chegou a 760C, embora o aplicativo não tenha registrado uma regeneração acontecendo, a "carga de fuligem" foi redefinida para 0%. Quando cheguei em casa, a carga de fuligem estava em 32%, mas a pressão do FAP estava sempre entre 4-27 mbar - o que eu acho que é baixo, e me faz perguntar se o FAP não foi perfurado por um proprietário anterior?

#4 · (Edited)
A regeneração, pelo menos no meu motor, não causa fumo.

O sistema CCV e/ou o sistema de decantação de óleo, todas as linhas de vácuo, o anel de vedação na vareta de óleo e a entrada de ar, geralmente após o medidor de massa de ar (MAF), não devem ter vazamentos de ar. A ECU deve levar em conta todo o ar no sistema. Em dados ao vivo, um vazamento de ar mostrará @idle com corte positivo, isso significa que a ECU está detectando do sensor MAP muito ar e deve adicionar combustível. O fluxo de ar inicial é medido a partir do MAF e a correção final é feita usando o MAP, idealmente, o corte @idle será negativo em um sistema sem vazamentos ou outros problemas.

O sistema de defletores ou o próprio CCV podem ficar sujos e colocar muito óleo na admissão, isso será visível no sensor MAP e na tubulação CCV de volta para a entrada de ar.

Espero que isso seja útil.

#5 ·
Ainda não tenho o cabo e o software específicos da Peugeot (da última vez que pesquisei, fiquei confuso sobre qual comprar), então tenho apenas um scanner Bluetooth. Qual programa Android ou Windows me mostraria o ajuste de combustível?
Acabei de substituir o disco e a tampa de borracha da CCV (isso é o mesmo que PCV, certo?), também substituí o anel de vedação na conexão da tampa da válvula ao tubo de ar e prendi com um zíper para que não vibre. O anel de vedação da vareta de medição parece bom - há resistência ao deslizar ao mover a vareta de medição para dentro e para fora.
A esposa agora vai para a cidade com ele, verá quando ela voltar se houver novamente um pouco de óleo no tubo de entrada de ar.