Peugeot Forums banner
Status
Not open for further replies.

Retrofit Visio park 1 (Câmara de marcha-atrás) no 3008 (P84)

60K views 57 replies 23 participants last post by  M.S.  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Aqui os modelos Allure não vêm com uma câmara de marcha-atrás e se quiser uma, precisa de levar o Visio Park 2, que custa muito, por isso não o levei. No entanto, em alguns países, também tem a opção de adicionar o Visio Park 1 a um Allure. Fiz alguma investigação na Service Box e comparei o meu carro e outro Allure com Visio Park 1 e descobri que os cabos da porta traseira são os mesmos em ambos os carros (peça 98 188 928 80). Portanto, deve ser possível (pelo menos fisicamente) ligar uma câmara de marcha-atrás sem trocar o cabo. Existe um cabo diferente para o Visio park 2, por isso está fora de questão. Num modelo sem câmara de marcha-atrás, existe apenas uma placa cega perto da placa de matrícula, por isso, fisicamente, é apenas uma questão de substituir a placa cega pela câmara.

Então, decidi tentar.

INFORMAÇÕES ANTIGAS ABAIXO. SE QUISER UMA CÂMARA DE MARCHA-ATRÁS PARA O SEU 3008, BASTA ENCOMENDAR A PEÇA 1647580180 - contém tudo o que precisa.

RESULTADO: O projeto foi um sucesso, leia todo o tópico, se quiser saber mais.

----

Com base na minha pesquisa, as peças necessárias eram:

98 093 010 80 CÂMARA DE VISÃO PANORÂMICA
- FR ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA + RR VISIO PARK 2 OU COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1

98 138 191 XT ACABAMENTO DA CÂMARA
- COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1 OU FR ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA + RR VISIO PARK 2

98 138 190 80 MONTAGEM DA CÂMARA DE ASSISTÊNCIA VISUAL
- COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1 OU FR ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA + RR VISIO PARK 2

98 210 182 80 CABO ADICIONAL DA PORTA TRASEIRA
- FR ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA + RR VISIO PARK 2 OU COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1

Eu já as encomendei (Aproximadamente 250 euros. O cabo adicional era caro, outras peças relativamente baratas). Existe uma portinhola no interior da porta traseira que pode ser usada para aceder à câmara muito facilmente. Dei uma vista de olhos rápida, mas não notei um ponto onde o cabo adicional se liga ao cabo da porta traseira. Ficaria muito feliz se alguém com Visio Park 1 pudesse tirar algumas fotos do cabo que vem da câmara e de como ele está ligado ao cabo da porta traseira.

Então, tenho a certeza de que vou precisar de alguém para codificar o carro para realmente ativar a câmara, mas vou preocupar-me com isso no momento em que tiver tudo ligado...

De qualquer forma, vou mantê-lo informado.

#3 ·
Acabei de receber os itens e os cabos extras, mas não consigo ver onde devo conectá-los. O chicote de inicialização deve ser o mesmo (de acordo com o ServiceBox) em modelos com ou sem a câmera. Portanto, deve ser possível conectar.

Alguém poderia me ajudar aqui?

Eu gostaria de ver uma foto de um carro que tem Visio park 1, mas não Visio Park 2 (ou seja, câmera traseira, mas sem câmera frontal ou assistência ao estacionamento).

Há uma portinhola na parte interna da tampa da bota. Posso retirá-la apenas com as unhas. Então você já pode ver a câmera e o cabo vindo da câmera. Há um cabo de 25 cm de comprimento que conecta a câmera ao chicote da bota. Eu gostaria de ver como esse cabo de 25 cm de comprimento é roteado e onde ele se conecta.

Obrigado!

Attachments

Save
#4 · (Edited)
No Reino Unido, o Allure vem com uma câmera 180 Visio 1 - que é a traseira. Se você quiser a câmera frontal, essa é a opção Visio 2.

Só para referência (e seria interessante se o Visio 2 pudesse ser adicionado retroativamente :D

• Like
Reactions: Iommi
Save
#5 ·
No Reino Unido, o Allure vem com a câmera 180 Visio 1 - que é a traseira. Se você quiser a câmera frontal, essa é a opção Visio 2.

Só para referência (e seria interessante se o Visio 2 pudesse ser adicionado retroativamente :D
Sim, infelizmente aqui o Allure não vem com a câmera traseira (mas vem com LEDs, o que é bom). Então, alguém com um Allure no Reino Unido, mas sem câmera frontal? :cool:

Visio Park 2 é mais difícil, os chicotes são diferentes e você precisa de uma caixa de controle adicional para V2. Além disso, a codificação é provavelmente mais difícil.

#7 ·
https://www.dropbox.com/sh/7aj1mr14q77zmsk/AABSrX1k_UY63ODyP8of1CCfa

Aqui está um vídeo rápido mostrando o que está por baixo daquela escotilha no meu 3008. Avise-me se precisar ver de um ângulo diferente ou algo assim.
P.S. Eu tenho Visio 1, ou seja, apenas câmera traseira; mas também tenho uma bota automática, que eu acho que adiciona um pouco da mecânica no meio.

#8 ·
Save
#11 ·
Câmara de marcha-atrás para 3008

Olá a todos,

Sou novo aqui e também estou a considerar a adaptação da câmara de marcha-atrás ao meu Peugeot 3008 Allure de 2018.

Depois de muita pesquisa, encontrei no SERVISBOX os acessórios originais feitos para o novo C5 Aircross (C84E) - a peça nº 1647580180.
Preço cerca de 120 euros sem custos de instalação.
É um kit que contém o arnês de fios, conectores, suporte e cobertura da câmara e a própria câmara. Este kit de câmara é adequado para RCC (rádio Connect) e/ou NAC (Navegação), só precisa de ter o sistema de assistência ao estacionamento instalado de fábrica (4 sensores no pára-choques traseiro).
No SERVISBOX também estão disponíveis as instruções de instalação (infelizmente apenas para o C5 Aircross).
Do meu ponto de vista, considerando as instruções de montagem, deve ser possível instalar este kit na geração atual do Peugeot 3008.

A instalação não deve demorar mais de 3 horas, incluindo a programação via DIABOX.

Alguém, por favor, que conheça a rede elétrica do 3008 e a fiação BSI (caixa de fusíveis), onde deve conectar o cabo vermelho (alimentação) na unidade BSI?
Seria ótimo se este conjunto de câmaras dedicado ao C5 Aircross pudesse também ser instalado no 3008.

Aguardo ansiosamente os vossos comentários.

Attachments

#12 ·
Olá,

Olhei mais uma vez sob a cobertura da bota, há uma janela coberta atrás deles onde você pode chegar ao plugue da câmera de ré.

Como eu supus, atrás da cobertura eu não consegui encontrar nenhum soquete/plugue e/ou cabo dedicado para a conexão da câmera de ré.

Então eu tenho que colocar o chicote de fios da bota para o infotainmaent na frente.

O kit de adaptação para C5 Aircross é entregue com 4 cabos (branco, amarelo, vermelho e preto).

Para a câmera vêm quatro cabos: branco (+ sinal para a câmera na porta RCC 17), amarelo (- sinal para a câmera na porta RCC 16), preto (- terra) e vermelho (+ energia).

Alguém pode me ajudar mais, onde devo conectar o cabo vermelho (+ energia) à unidade BSI que está sob o painel – qual soquete PH, PP1, PPB etc. e em qual posição do soquete?

Onde conectar os cabos restantes é cristalino para mim.
L

Obrigado pela ajuda.

#13 ·
Olá,

Olhei mais uma vez sob a cobertura da bota, há uma janela coberta atrás deles, você pode chegar ao plugue da câmera de ré.

Como eu supus, atrás da cobertura eu não consegui encontrar nenhum soquete/plugue e/ou cabo dedicado para a conexão da câmera de ré.

Então eu tenho que colocar o chicote de cabos da bota para o infotainmaent na frente.
Você chegou a algum lugar com isso? O número da peça do chicote de cabos é o mesmo para um carro com ou sem a câmera, então eu acho que o plugue deve estar escondido em algum lugar, mas eu não consegui localizá-lo. Claro que pode estar em algum lugar um pouco mais longe. É wuite típico encontrar conectores não utilizados em um Peugeot...

Eu tenho uma câmera inútil sentada lá, então seria bom fazê-la funcionar!

Save
#14 ·
Olá,

Eu tenho a versão Allure (2018) e de acordo com o SERVISBOX, com base no meu código VIN, o meu carro tem o chicote da porta traseira da seguinte forma:

98 239 766 80 = CONTROLE DE BAGAGEIRA OU PORTA TRASEIRA NÃO MOTORIZADO E SEM AUXÍLIO VISUAL PANORÂMICO DESDE RPO 14938 ATÉ RPO 15301

Quando comparei no SERVISBOX o chicote instalado no carro com Visiopark 1 montado diretamente da linha de produção, o número é o seguinte:

98 239 767 80 = CONTROLE DE BAGAGEIRA OU PORTA TRASEIRA NÃO MOTORIZADO E COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1 DESDE RPO 14938 ATÉ RPO 15301

Então coloque o seu código VIN no SERVISBOX e você pode rastrear que tipo de chicote é construído no seu carro. Se o número for 9823976780, você é um homem de sorte e a ficha/soquete deve estar escondida em algum lugar sob a cobertura da bagageira.

Obviamente, não tenho sorte, então fui ao nosso revendedor Peugeot local e contei a ele sobre o kit de adaptação da câmera de ré para o C5 Aircross.

Infelizmente, recebi a data mais próxima em 30/04/2019, o eletricista gostaria de ver meu carro e as instruções de montagem antes de instalar esse recurso no meu carro.

Postarei a atualização assim que souber mais.

Fique ligado.

#15 · (Edited)
Olá,

Eu tenho a versão Allure (2018) e de acordo com o SERVISBOX, com base no meu código VIN, meu carro tem o chicote da porta traseira da seguinte forma:

98 239 766 80 = CONTROLE DE PORTA-MALAS OU PORTA TRASEIRA NÃO MOTORIZADO E SEM AUXÍLIO VISUAL PANORÂMICO DESDE RPO 14938 ATÉ RPO 15301

Quando comparei no SERVISBOX o chicote instalado no carro com Visiopark 1 instalado diretamente da linha de produção, o número é o seguinte:

98 239 767 80 = CONTROLE DE PORTA-MALAS OU PORTA TRASEIRA NÃO MOTORIZADO E COM ASSISTÊNCIA VISUAL PANORÂMICA TRASEIRA VISIO PARK1 DESDE RPO 14938 ATÉ RPO 15301
Como escrevi no primeiro post deste tópico, tenho um carro mais antigo e parece que, no meu caso, o chicote elétrico da porta traseira é diferente e, de facto, corresponde ao número da peça do chicote da porta traseira de um carro visio park 1. Provavelmente, o chicote mudou mais tarde...

myself said:
Fiz alguma investigação no Service Box e comparei meu carro e outro Allure com Visio Park 1 e descobri que os chicotes da porta traseira são os mesmos em ambos os carros (peça 98 188 928 80).
EDIT: Adicionei as imagens do ServiceBox. O carro sem Visio Park é o meu carro e o carro com Visio Park 1 é um carro aleatório que encontrei que tem Visio Park 1 (mas não Visio Park 2, pois isso exigiria uma caixa de controlo adicional). O chicote da porta traseira é o mesmo aqui em ambos os carros. EDIT2: Por alguma razão, as imagens são redimensionadas e o texto fica ilegível. :(

Attachments

#16 ·
Hoje desmontei a porta traseira para ver se o conector poderia estar escondido em algum lugar. Infelizmente, não consegui encontrar um conector, apesar do chicote da porta traseira corresponder ao de um carro com Visio Park 1.

Como Georgio3008 escreve acima, a câmera requer 4 fios. Encontrei apenas um conector solto lá dentro, mas ele só tinha dois fios (terra amarelo-verde e um fio branco).

Com base nos diagramas de fiação, os dois fios extras da câmera devem ir para a unidade de infoentretenimento (rádio). Puxar os 2 fios extras pode ser um pouco mais do que eu gostaria de fazer, mas se Georgio3008 acabar fazendo isso, eu apreciaria algumas dicas ou, melhor ainda, fotos!

Save
#17 ·
Olá,

hoje estive na oficina, esperando por esta data há quase um mês, para obter uma resposta clara se o conjunto da câmera de ré do C5 Aircross é adequado para o 3008.

Basicamente, eles me disseram que sim, este conjunto funcionará do ponto de vista do hardware (fiação, câmera, etc.), no entanto, eles não podem antes da instalação dizer 100% se do ponto de vista do software será possível ativar este tipo de recurso no sistema de infoentretenimento. Eles saberão após a instalação se esta opção estará disponível ou ainda estará bloqueada por alguma razão técnica.

Eles também não foram capazes de me explicar por que no C5 Aircross a câmera pode ser ativada e no 3008 provavelmente será difícil ou mesmo impossível.

Eu acho que é um grupo (PSA), então deveria funcionar.... Eles me disseram uma coisa realmente não engraçada, que posso comprar um novo 3008 com câmera de ré montada de fábrica (eu não ri).

A única maneira é comprar este conjunto e tentar a sorte.

Posso postar aqui minha investigação com descobertas, fatos e números.

Se você também tiver oportunidade, tente perguntar ao seu revendedor Peugeot local se ele poderá ativar este tipo de opção no sistema de infoentretenimento após a instalação.

Atenciosamente Georgio

#18 · (Edited)
Save
#19 ·
Oh, e depois de uma pequena pesquisa no Google, aqui está, a instrução de instalação para o 3008/5008 também! Aqui está uma prova de que a peça número 16 475 801 80 funciona para 3008/5008. Agora, se pudéssemos encontrar a instrução de codificação de alguma forma... O documento em anexo refere-se a outro documento para codificação (NOT_3809_DIAGBOX_Caméra_De_Recul_180°.pdf) que não consegui localizar.

Attachments

#23 ·
Oh, e um pouco de pesquisa no Google depois, aqui está, instruções de instalação para o 3008/5008 também! Aqui está uma prova de que o número da peça 16 475 801 80 funciona para 3008/5008. Agora, se pudéssemos encontrar as instruções de codificação de alguma forma... O documento em anexo refere-se a outro documento para codificação (NOT_3809_DIAGBOX_Caméra_De_Recul_180°.pdf) que não consegui localizar.
Olá,
Você tem documentos para visio park 2? Eu já tinha visio park 1 :), obrigado

#22 ·
Recebi agora a instrução de codificação da ServiceBox, por isso vou prosseguir com a cablagem... Talvez isto chegue a uma conclusão, afinal. Publicarei informações detalhadas sobre como fazê-lo mais tarde.

Save
#26 ·
Eu adaptei o visio park 1 no meu concessionário Peugeot local em um acabamento Active e tudo está funcionando bem. Alguns meses antes, isso não era possível, pois a Peugeot não fornecia o software de codificação aos concessionários. Eu perguntei sobre o visio park 2, mas me disseram que isso não pode ser feito.

#31 ·
Alguém sabe se este kit funcionaria num Vauxhall Grandland X, pois notei que o número da peça da câmera é o mesmo usado nos Grandlands?
Como o Grandland X é apenas um 3008 disfarçado, há uma grande chance de que funcione.

Realmente precisaria estudar os vários diagramas de fiação e peças do 3008 / Grandland X para verificar.

• Like
Reactions: Marc308
Save
#43 ·
Ok, mandei codificar meu carro por um concessionário amigável hoje. A câmera funciona, então, de fato, a emenda do fio na parte traseira, perto da central de assistência ao estacionamento, funcionou perfeitamente. No entanto, ela aponta muito para baixo - só consigo ver cerca de 50 cm de asfalto na imagem. Eles suspeitaram que o suporte da câmera que tenho não é o correto. A investigação continua.

Attachments

#44 ·
Oh, e uma coisa legal é que agora no ServiceBox mostra que meu carro tem VP1, então presumivelmente a codificação da câmera não desaparecerá em caso de atualizações do sistema, etc.

Save
#45 ·
Oh, e uma coisa legal é que agora no ServiceBox mostra que meu carro tem VP1, então presumivelmente a codificação da câmera não desaparecerá em caso de atualizações do sistema, etc.

View attachment 95129
Ok, consegui codificar meu carro por um revendedor amigável hoje. A câmera funciona, então, de fato, a emenda do fio na parte traseira, perto da ECU de assistência ao estacionamento, funcionou bem. No entanto, ele aponta muito baixo - só consigo ver cerca de 50 cm de asfalto na imagem. Eles suspeitaram que a montagem da câmera que tenho não é a correta. A investigação continua.
Isso é uma ótima notícia! (y)

Em relação à montagem, isso não parece bom. Por favor, continue atualizando o status sobre isso se você descobrir o motivo.

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.