Peugeot Forums banner

Modo de segurança Peugeot Boxer

5K views 31 replies 5 participants last post by  Jfs  
#1 ·
Olá a todos,

Juntei-me a este fórum na esperança de encontrar respostas para um problema contínuo com o meu peugeot boxer 2.2 euro 5.

A minha carrinha continuava a perder potência e a entrar em modo de segurança e, após uma verificação de diagnóstico, estava a apresentar o código P0234 para sobrealimentação do turbo.
A oficina disse-me que seria necessário um novo turbo, embora o veículo só tivesse feito 77.000 milhas.
Gostaria de mencionar que em dias muito frios, a partida produzia uma batida do motor durante os primeiros 30 segundos e também que a condução normal na cidade não apresentava realmente nenhum problema. Os verdadeiros problemas surgiam ao tentar acelerar até 60 ou 70 mph e manter esta velocidade.
Então, de qualquer forma, concordei em fazer este trabalho e depois de recolher o meu veículo após o novo turbo instalado e conduzir o veículo para casa, a luz de gestão do motor acendeu-se novamente e o veículo entrou em modo de segurança.
Levei-o de volta e a oficina disse que iria investigar mais a fundo. Depois de o terem durante vários dias, o seu diagnóstico foi que a válvula EGR não estava a fechar corretamente e que seria necessária uma nova válvula, com a qual concordei.
Depois de feito este trabalho, disseram-me que também realizaram um teste de fuga dos injetores e que as leituras não foram boas, indicando possíveis injetores defeituosos como o próximo passo se o veículo ainda estivesse com pouca potência.
Depois de conduzir a minha carrinha para casa, nada parecia diferente e no dia seguinte a luz de gestão do motor voltou a acender-se juntamente com o modo de segurança.

Neste ponto, estou a pensar, que tipo de diagnóstico eles estão a fazer? Como tudo parece tentativa e erro à minha custa.
Tomando as rédeas da situação, decidi realizar o meu próprio teste de fuga.
Kit de teste novo comprado, ligado e fiz um teste de 3 minutos, concluindo que a oficina me estava a encher de m***a, pois as 4 garrafas perderam a mesma quantidade, que foi cerca de 15 ml cada, mais ou menos 1 ou 2 ml.

Pensando que os novos injetores não são o problema aqui e certamente não querendo gastar mais dinheiro desnecessário para o resolver, estou a ficar sem ideias sobre qual pode ser o problema. O escape parece estar a emitir uma quantidade bastante grande de fumos de escape, mas não são fumos pretos e fuliginosos. Será que o meu DPF está bloqueado? Se sim, não lançaria um código para o problema do DPF?
Qualquer conselho relacionado com isto seria apreciado.

Saudações.

JFs

#2 · (Edited)
Você pode nos dar pelo menos o EDC, ou o número do VIN (idealmente o último), o VIN começa com VF3........... ou VF7.............
E ele tem start/stop ou não, a PSA estava funcionando com e sem esses sistemas.

Image

Assim que tivermos isso verificado e publicado, terei informações sobre o sistema.

Além disso, você pode postar uma foto do motor, sem a tampa, o que eu quero olhar é o sistema CCV (tubo menor que vai da tampa da válvula de volta para o sistema de admissão), porque eu já tenho ideias sobre o DTC e o que ele é.

#3 ·
Pode nos dar pelo menos o EDC, ou o número VIN (idealmente o último), o VIN começa com VF3........... ou VF7.............
E tem start/stop ou não, a PSA estava a funcionar com e sem estes sistemas.

View attachment 122339

Assim que tiver isto verificado e publicado, se tiver informações sobre o sistema.

Também pode postar uma foto do motor, sem a tampa, o que quero ver é o sistema CCV (tubo menor que vai da tampa das válvulas de volta para o sistema de admissão), porque já tenho ideias sobre o DTC e o que é.
O número do Vin é "VF3YCTMFC12770814"
O veículo não tem start stop.
Eu vou carregar uma foto amanhã durante as horas de luz do dia.

Obrigado.

#5 · (Edited)
PEUGEOT Boxer III 2.2 HDi 130 PUMA C (4HH) 2011 - Em diante
E1 - ECU (1320)

Image

Image

Image

Eu não tenho gráficos de pinagem para esta ECU, mas o acima é a lista completa de todos os pinos da ECU. Se estes não corresponderem, será necessário mudar os diagramas de fiação Peugeot (SEDRE), serão necessários os detalhes DAM/RPO, e podemos descobrir a melhor forma de prosseguir.

Image

Espero que isto seja útil.

#6 ·
PEUGEOT Boxer III 2.2 HDi 130 PUMA C (4HH) 2011 - Em diante
E1 - ECU (1320)

View attachment 122353
View attachment 122354
View attachment 122355

Eu não tenho gráficos de pinagem para esta ECU, mas o acima é a lista completa de todos os pinos da ECU. Se estes não corresponderem, será necessário mudar os diagramas de fiação da Peugeot (SEDRE), serão necessários os detalhes DAM/RPO, e podemos descobrir a melhor forma de prosseguir.

View attachment 122357

Espero que isto seja útil.
Olá e obrigado pela sua resposta muito detalhada às minhas perguntas, é muito apreciado.
Eu vou analisar isto mais a fundo e postar os resultados.

Eu tive um pensamento sobre o meu teste de fuga do injetor, pois testei apenas na velocidade de marcha lenta. Esta é uma forma satisfatória de testar a fuga? Como mencionado anteriormente, a minha carrinha só está a ter um problema de potência ao tentar acelerar até velocidades de cerca de 60-70 mph, pois tem dificuldades em atingir e manter essa velocidade, especialmente se chegar a uma subida, então a velocidade vai simplesmente cair.
Dito isto, devo realizar outro teste de fuga do injetor a uma rotação mais alta? Ou estou a perder tempo com esse?

Obrigado.

#7 · (Edited)
Acho que você pode estar perdendo o controle do ar no sistema, e o sensor MAP é usado para fazer esses ajustes finais. Acho que as proporções ar/combustível estão sendo perdidas. O que é semelhante à teoria sobre os injetores, exceto que os testes parecem sugerir que eles estão funcionando. Um diagnóstico adequado com Lexia seria útil, pois poderíamos ver o que a ECU está vendo.

Estou apenas adotando uma abordagem diferente com base nas informações DTC fornecidas até o momento, e nada sugere que os injetores sejam o problema para mim. Precisamos nos concentrar em limpar os códigos primeiro, pois a ECU está limpando dizendo que não sabe o que está acontecendo, seja entre o controle do turbo ou o sensor que ele usa.

Coisas como Lexia ou equivalente para diagnóstico, podem fornecer dados ao vivo durante a condução para ver o que a ECU está fazendo ou tentando fazer ou dizer por que a ECU está errando tanto e você está perdendo potência. Se os testes acima não conseguirem encontrar a falha, você precisará do diagnóstico adequado para chegar ao fundo disso.

A natureza CCV do sistema significa que é fundamental que ele conheça corretamente a quantidade exata de ar no sistema, indo para o cilindro.

#8 ·
Eu acho que você pode estar perdendo o controle do ar no sistema, e o sensor MAP é usado para fazer esses ajustes finais. Eu acho que as relações ar/combustível estão sendo perdidas. O que é semelhante à teoria sobre os injetores, exceto que os testes parecem sugerir que eles estão funcionando, um diagnóstico adequado com Lexia seria útil, pois poderíamos ver o que a ECU está vendo.

Estou apenas adotando uma abordagem diferente com base nas informações DTC fornecidas até o momento, e nada sugere que os injetores sejam o problema para mim. Precisamos nos concentrar em limpar os códigos primeiro, pois a ECU está limpando dizendo que não sabe o que está acontecendo, seja entre o controle do turbo ou o sensor que ele usa.

Coisas como Lexia ou equivalente para diagnóstico, podem fornecer dados ao vivo durante a condução para ver o que a ECU está fazendo ou tentando fazer ou dizer por que a ECU está errando tanto e você está perdendo potência. Se os testes acima não conseguirem encontrar a falha, você precisará do diagnóstico adequado para chegar ao fundo disso.

A natureza CCV do sistema significa que é fundamental que ele conheça corretamente a quantidade exata de ar no sistema, indo para o cilindro.
Hoje eu removi o sensor MAP e, após a inspeção, ele estava relativamente limpo, embora com uma leve camada de sujeira. De qualquer forma, limpei-o com solvente e testei a van na estrada.
Veredicto: ainda falta potência, mas talvez uma ligeira melhora em relação a antes, então, sendo esse o caso, decidi pedir um novo sensor de qualquer maneira, dado seu baixo custo.
Postarei os resultados do novo sensor instalado assim que o receber.

Consegui fotografar o motor com a tampa removida, então, por favor, veja o anexo, obrigado.
Image

#9 ·
Pensei em dar outra atualização após o meu trabalho mais recente.
Substituí o sensor MAP por uma peça original nova e testei o veículo e posso confirmar que o sensor não é o problema, pois o veículo ainda não tem potência.
Após o teste na estrada, observei o motor e notei sinais de vazamento de óleo ao redor das vedações de borracha dos injetores na tampa do balancim, eu realmente pude ver passando quando o motor estava funcionando.
Decidi retirar um injetor e notei que o corpo do injetor estava coberto de óleo. Certamente isso não é normal?
Isso significaria que, muito provavelmente, as vedações de cobre dos meus injetores falharam? E, se sim, isso poderia contribuir para a minha falta de aceleração e incapacidade de manter uma velocidade constante ao subir uma colina?

Além disso, se for esse o caso, isso poderia estar relacionado ao DTC P0234 que apareceu no meu diagnóstico?

Eu ainda tenho que remover os outros injetores, pois terei que pedir as novas vedações e parafusos de estiramento que preciso para substituí-los, então darei outra atualização assim que estiver neste estágio.

#10 · (Edited)
Você testou a fiação do Motor da Turbina de Bocal Variável?
Você executou diagnósticos e testou o controle funcional / teste do atuador?
Abriu o lado de entrada do turbo e olhou para ele?
Image

Decidi retirar um injetor e notei que o corpo do injetor estava coberto de óleo. Certamente isso não é normal?
Isso significaria que, muito provavelmente, as minhas vedações de cobre do injetor falharam?
Parece que você pegou o vazamento antes que o óleo comece a se transformar em cola e segure o injetor, dando a você uma nova alça de elevação para o veículo, o que é uma boa captura.

A arruela parece com os itens 15,14,17. O item (3) parece melhor do que alguns outros designs, não acho que será um problema, os garfos podem dobrar e não fornecer pressão descendente suficiente.
Image

Os parafusos usados para segurar os injetores não são parafusos de alongamento. Portanto, a menos que estejam danificados, não há razão para que não possam ser reutilizados. As braçadeiras do suporte devem ser verificadas, mas como mencionado, acho que estarão bem.

Espero que isso seja útil. Feliz Ano Novo.

Attachments

#11 ·
Olá, ainda não fiz nenhum teste de fiação para o turbo.
Depois de limpar as portas do injetor e colocar novas vedações, espero que isso resolva meu problema.
Se eu descobrir que ainda há um problema em andamento, os testes de fiação serão minha próxima investigação.

Muito obrigado pelos seus esquemas e tabelas de torque. Isso é muito útil.

Feliz Ano Novo para você e seus.👍

#15 ·
Última atualização sobre a minha carrinha Boxer.

Substituí todas as vedações de cobre dos injetores após uma limpeza exaustiva das portas e a sua reinstalação.
Instalei também todas as novas vedações de borracha superiores e apertei tudo de acordo com as especificações.

Testei a carrinha na estrada com os dedos cruzados e na esperança do melhor resultado possível, mas em vez disso fiquei profundamente triste, pois ela ainda está a andar da mesma forma, sem potência e com modo de segurança frequente.

Isto está agora a levar-me a testar a parte elétrica, como mencionou anteriormente.

Publicarei outra atualização assim que tiver investigado isto.

#16 ·
Última atualização sobre a minha carrinha Boxer.

Substituí todos os vedantes de cobre dos injetores após uma limpeza exaustiva das portas e a sua recolocação.
Instalei também todos os novos vedantes superiores de borracha e apertei tudo de acordo com as especificações.

Testei a carrinha na estrada com os dedos cruzados e esperando o melhor resultado possível, mas em vez disso, profundamente triste, pois ainda está a conduzir da mesma forma, sem potência e com modo de emergência frequente.

Isto está agora a orientar-me para testar a parte elétrica, como mencionou anteriormente.

Vou publicar outra atualização assim que tiver investigado isto.
Quando o turbo foi substituído, era uma unidade completa, incluindo o motor de palhetas variáveis elétrico, ou apenas o núcleo do turbo?
Se fosse apenas o núcleo, então eu suspeitaria que o motor de palhetas variáveis elétrico ou a fiação está com defeito.
Olhando para a imagem do turbo na publicação #10, existe uma haste de empurrar/puxar do motor para a alavanca das palhetas. Eu teria pensado que com o kit de diagnóstico correto deveria haver um teste de operação para ver se o motor/palhetas estão a funcionar corretamente.

#26 ·
Na sua publicação nº 5, você tem os números dos pinos da ECU A mostrando 48 pinos
B mostrando 53 pinos
C mostrando 52 pinos

Estes devem ser diferentes das configurações na minha ECU.
Olá, você já encontrou uma solução para o seu problema, pois estou com o mesmo problema... Leve inclinação, pé no chão e meu boxer entrará em modo de segurança

#32 ·
Olá, voltei ao início e segui todas as suas instruções para a solução de problemas na fiação.

Parece que eu tinha negligenciado algo, pois ao verificar os valores de resistência no sensor do mapa para a ecu, encontrei 1 fio entre o pino 1 e A28 que está lendo cerca de 1,4 ohms.
Eu presumo que este seja o problema que está me dando toda a dor de cabeça, então agora tenho que descobrir onde ele está quebrado.
Postarei novamente quando tiver avançado com isso, então dedos cruzados para que uma solução esteja à vista.

Muito obrigado, pois eu não poderia ter chegado tão longe sem sua ajuda.

Atenciosamente

#27 ·
Olá, não, não encontrei uma solução para o meu problema. No entanto, depois de já ter substituído o turbo completo com o atuador, substituído a válvula EGR, realizado um teste de fuga dos injetores com resultados satisfatórios e não ter havido qualquer diferença no funcionamento da carrinha, estou mecanicamente convencido de que não há problema. Durante um diagnóstico que realizei com a minha ferramenta de diagnóstico limitada, detetei um código que mostrava um curto-circuito para a massa para o atuador do turbo, por isso penso que esta é a causa principal do meu problema. O turbo nestas carrinhas está num local de muito difícil acesso, por isso será necessário uma investigação mais aprofundada da minha parte para verificar a cablagem que vai da centralina ao atuador, pois penso que possivelmente um fio partiu ou o isolamento se desgastou com o movimento e criou um curto-circuito. Como não tenho uma garagem grande o suficiente para conduzir o meu veículo para dentro, não tenho outra opção senão realizar o trabalho de reparação no exterior e o mau tempo não me permitiu aprofundar mais isto por agora, mas com certeza que o farei, pois o problema está a deixar-me louco. Qual a idade da sua carrinha? E que tipo de quilometragem tem, se não se importar?

#28 · (Edited)
Olá, obrigado pela resposta

A minha é uma boxer 2020 2.2 HDi 103kw (DW12RUD)

A minha falha original era um sensor de temperatura de gás pré-cat a jusante P2084 e válvula EGR P12B3, limpei a egr e limpei o código EGR e nunca mais voltou, apenas o código do sensor de temperatura.

Levei-o para um test drive, estava absolutamente bem no plano, mas assim que atingia qualquer tipo de inclinação com o pé no fundo, entrava em modo de segurança e para o desligar bastava desligar o motor e ligá-lo novamente e ele desaparecia, então fiz este test drive algumas vezes e todas as vezes ele entra em modo de segurança, mas viagens planas menores estão bem, no entanto, comecei a notar nas últimas viagens pequenas que às vezes eu podia ligar a carrinha, sair e ela entrava imediatamente em modo de segurança e por volta desta altura comecei a notar um som de assobio se eu pisasse no acelerador também, então estou a pensar numa possível fuga de vácuo entre o turbo e o coletor de admissão de ar pode estar a contribuir, preciso de meter a cabeça lá dentro.

Também estou a receber agora

P2448 Circuito de entrada de ar (Fluxo de ar)

P1496 Posição do turbocompressor

P2563 Posição do turbocompressor

Estou a pensar que o P1496 e P2563 podem ser uma falha direta decorrente da entrada de ar alta 🤔

Ele deve voltar à oficina amanhã para investigação adicional, só espero que não custe um braço e uma perna para chegar à raiz do problema.

Saudações

#29 ·
Olá, obrigado pela resposta

A minha é uma boxer 2020 2.2 HDi 103kw (DW12RUD)

A minha avaria original foi um sensor de temperatura de gás pré-cat a jusante P2084 e válvula EGR P12B3 limpa egr e apagada e o código EGR nunca mais voltou, apenas o código do sensor de temperatura..

Fui fazer um test drive, estava absolutamente bem no plano, mas assim que encontrei qualquer tipo de inclinação com o pé no chão, entrava em modo de segurança e para o tirar, bastava desligar o motor e voltar a ligar e ele desaparecia, por isso fiz este test drive algumas vezes e todas as vezes entra em modo de segurança, mas viagens planas menores estão bem, no entanto comecei a notar nas últimas viagens pequenas que às vezes eu podia ligar a carrinha, sair e ela entrava imediatamente em modo de segurança e por volta desta altura comecei a notar um chiado se também pisasse no acelerador, então estou a pensar numa possível fuga de vácuo entre o turbo e o coletor de admissão pode estar a contribuir, preciso meter a cabeça lá dentro.

Também estou a receber agora

P2448 Circuito de entrada de ar (fluxo de ar)

P1496 Posição do turbocompressor

P2563 Posição do turbocompressor

Deve voltar à oficina amanhã para investigação adicional, só espero que não custe um braço e uma perna para chegar à raiz do problema.

Saudações
Já desisti de levar o meu veículo à oficina só para eles pegarem no seu dinheiro e lhe dizerem que substituíram algo que precisava ser substituído, mas que na verdade não estava relacionado com a razão pela qual o veículo foi levado a eles para começar.

Talvez eu tenha escolhido a oficina errada, por isso espero que tenha mais sorte do que eu.

Por favor, publique os resultados.

#31 ·
A última atualização sobre o meu turbo que não funciona é....... bem, ainda não está funcionando!!!

Eu consegui verificar toda a fiação entre o atuador do turbo e a centralina, primeiro fazendo um teste de continuidade para descobrir quais fios eram quais, seguido por um teste de resistência em todos os fios individuais.

Todos os valores lidos em torno de 0,5 a 0,7 ohms.

Estou supondo agora que o problema está na minha centralina??

Se alguém puder oferecer mais alguma coisa com isso, seria ótimo. Quanto custaria uma centralina de substituição para uma van Boxer?

Estou ansioso para ler algumas respostas.