Peugeot Forums banner

Atualização do mapa (+ 10 horas)

Tags
mapupdate
6.7K views 10 replies 3 participants last post by  zulusik4  
#1 ·
Tenho um Peugeot 3008 PHEV, comprado novo em janeiro de 2022.

Tentando atualizar os mapas no sistema de navegação. É o upload para o carro que está me matando. Consegui fazer isso apenas para o meu próprio país (150 MB) e isso sozinho levou cerca de 30 minutos. Agora tenho um sistema de navegação que só conhece um país. A razão é que é assim que o software funciona: os países que você não selecionar para a atualização do mapa serão excluídos. Para ser justo, a interface do usuário realmente me avisa sobre isso.

Antes de começar minha atualização, eu tinha um sistema de navegação com todos os países europeus. Possivelmente não com os mapas mais recentes, mas pelo menos eles estavam lá. Agora eu tenho apenas um país.

Gostaria de ter pelo menos meu próprio país e meus países vizinhos. Isso será em torno de 3-4 GB.

O problema é: O upload para o carro nunca termina !! Deixei ligado por 2-3 horas.

Eu testei meu pendrive para descobrir se ele tem um problema de desempenho. Na verdade, ele tem um desempenho de leitura bastante estelar: Cerca de 150 MB/s. Então, sem problemas.

Eu li alguns conselhos que são para fazer um país de cada vez. Isso, eu não acho que vai funcionar. A razão é que o software parece ser estúpido o suficiente para somar o tempo que leva. Exemplo. Digamos que o paísA leve 20 minutos e o paísB leve 40 minutos. Se eu então instalar apenas o paísA, levará 20 minutos. (e 20 minutos eu posso lidar). Na próxima tentativa, selecionarei ambos paísA e paísB. Você esperaria que tal operação levasse 40 minutos, pois o paísA já foi feito. Esse não é o caso: levará 20+40 minutos. Arghh! (claramente o software joga seguro e simplesmente refaz tudo, independentemente de ser necessário ou não)

Algum conselho? Eu simplesmente não posso manter o carro funcionando por 10 horas. Não muito amigável para o clima.

Eu usei o aplicativo Peugeot Updater para Windows para preparar o USB. Isso correu bem. O arquivo TAR real é chamado PSA_ovip-int-firmware-version_42-03-33-42_NAC-r0_NAC_EUR_WAVE4.tar.

#2 ·
Eu tentaria outra unidade flash USB.

Você não pode fazer um país de cada vez, porque toda vez que você começa a instalar/atualizar os mapas, todos os outros antigos são excluídos. Uma instalação completa do mapa NAC Wave 4 deve levar 1 hora, a porta USB no sistema de infoentretenimento é apenas a versão 2.0 (480 Mbps teoricamente), então realmente não importa se você tem unidades flash USB mais rápidas.

Aquele arquivo .tar é a atualização de firmware/sistema (e não a versão mais recente, aliás), a atualização mais recente do mapa europeu deve ser PSA_map-eur_13.0.0-r0-NAC_EUR_WAVE4.tar

#3 ·
Eu tentaria outra pen drive USB.
Farei isso. E atualizarei os resultados aqui.

Você não pode fazer um país de cada vez, porque toda vez que você começa a instalar/atualizar os mapas, todos os outros antigos são excluídos. Uma instalação completa do mapa NAC Wave 4 deve levar 1 hora, a porta USB no sistema de infoentretenimento é apenas a versão 2.0 (480 Mbps teóricos), então realmente não importa se você tem pen drives USB mais rápidos.
Sim, foi isso que descobri também.

Esse arquivo .tar é a atualização do firmware/sistema (e não a versão mais recente, aliás), a última atualização do mapa europeu deve ser PSA_map-eur_13.0.0-r0-NAC_EUR_WAVE4.tar
Sim, foi mal. De facto, o ficheiro de mapa que mencionas é o que estou a usar.

#4 ·
Testado com outra pen USB. Mesmo resultado. Não consegui concluir o meu próprio país (150 MB) em 25 minutos. Começo a questionar-me se há alguma vantagem em selecionar países individuais ou se isso é apenas um mito?

Há alguma forma de manter a energia no sistema de infoentretenimento sem manter o motor a funcionar?

#5 ·
25 minutos não são suficientes - ao instalar, o sistema também precisa descriptografar, descompactar e verificar os arquivos, não é apenas copiar. No sistema NAC Wave 4, não há uma barra de progresso real (ele usa movimento, mas a porcentagem não pode ser inferida ou ETA para esse assunto), mas não há muita diferença entre fazer uma atualização completa do mapa ou apenas instalar alguns países.

O motor deve estar funcionando porque o carro desliga todos os acessórios elétricos após 30 minutos (e somente quando a bateria está totalmente carregada) - o modo eco. É por isso que geralmente faço uma instalação completa do mapa, enquanto dirijo por 1 hora.

#6 ·
25 minutos não são suficientes - ao instalar, o sistema também precisa descriptografar, descompactar e verificar arquivos, não é apenas copiar. No sistema NAC Wave 4, não há uma barra de progresso real (ele usa movimento, mas a porcentagem não pode ser inferida ou ETA para esse assunto), mas não há muita diferença entre fazer uma atualização completa do mapa ou apenas instalar alguns países.
Sim, eu também descobri isso.

O motor deve estar funcionando porque o carro desliga todos os acessórios elétricos após 30 minutos (e somente quando a bateria está totalmente carregada) - o modo eco. É por isso que geralmente faço uma instalação completa do mapa, enquanto dirijo 1 hora.
Manter o motor ligado por +1 hora? Isso é insano. Não é sua culpa, eu sei. Estava errado/imoral quando o carro foi projetado (por volta de 2020/2021?), mas claro, ainda mais neste momento em que não é apenas uma crise climática, mas também uma questão de preço da gasolina. Em qualquer caso, imagine que o carro não desligaria o Infotainment se estivesse conectado a um carregador. É um PHEV, afinal.

Encontrei isso no manual (na seção sobre carregamento):

Modo Lounge
Quando o veículo está conectado, é possível ligar a ignição e usar certas funções, como o sistema de áudio e telemática e o sistema de ar condicionado por várias horas.
(minha ênfase)

Isso me dá alguma esperança. No momento, com minha bateria em 0%, a atualização do mapa só começará se o motor estiver ligado. O carro não permitirá que o motor esteja ligado e carregando ao mesmo tempo. No entanto, espero obter melhores resultados se iniciar a atualização do mapa com uma bateria totalmente carregada e conectada ao carregador. Vamos ver.

Em qualquer caso, rui.saraiva, agradeço muito suas respostas perspicazes. Muito apreciado.

#7 ·
Eu também tenho um e-208, e para fazer atualizações de firmware ou mapas, tenho que ligar o motor (é o modo "pronto" em EV). Se eu apenas ligar os acessórios elétricos (botão start/stop sem tocar no pedal do freio), a atualização falha imediatamente. Então, não tenho certeza se você pode fazer isso no PHEV. E você não pode desligar o motor sem também desligar os acessórios elétricos...

#9 ·
Talvez não seja.:) Especialmente se você tiver uma das versões "43.04.26.52_NAC-r0" (07 de julho de 2021) ou "43.04.27.52_NAC-r0" (21 de janeiro de 2022), o Peugeot Update ou o aplicativo MyPeugeot não mostram a versão mais recente "44.02.16.52_NAC-r0" (22 de abril de 2022).