Peugeot Forums banner

Como posso evitar o código de erro OBDII P246C - Filtro de partículas diesel (DPF) - DPF restrito, modo de segurança ativado

11K views 27 replies 5 participants last post by  cris1117  
#1 ·
Eu tive este código de erro algumas vezes no passado no meu modelo Peugeot 2008 Allure 1.6 Blue HDI (120) de 2016. Cada vez, o problema foi corrigido pelo meu concessionário Peugeot local, mas como posso evitar que isso aconteça em primeiro lugar? Tenho quase certeza de que o problema é como descrito no título acima e que, se eu fizesse mais viagens longas na autoestrada, isso evitaria que o problema ocorresse, mas quanto tempo dura uma viagem (duração ou milhas), a que rotação e com que frequência?

Desde a aposentadoria, viajo apenas 5.000 milhas/ano e principalmente em curtas distâncias. Sei que a maneira como dirijo meu carro agora está causando os problemas (muito poucas viagens longas na autoestrada). Talvez eu só precise vendê-lo e comprar um carro a gasolina mais adequado aos meus novos hábitos de direção?

Agradeceria qualquer conselho. Obrigado.

#2 ·
Para ser brutalmente honesto, você respondeu à sua própria pergunta. Não é o melhor motor para o seu tipo de condução. Estou reformado agora e faço a mesma quantidade de quilómetros que você, mas sou semi-rural aqui no País de Gales do Sul, por isso a melhor parte da minha condução são viagens de ida e volta de 30-40 milhas em estradas A decentes que o colocam em 5ª e acima de 2000 rpm durante a maior parte dessas milhas. Ajustei os meus hábitos e faço pequenas viagens parvas com o meu passe de autocarro. Se tivesse de fazer mais viagens locais, livrava-me deste motor e também optaria pela gasolina. Estes motores diesel modernos com EGR apenas sufocam o motor em demasia e acabam depositados no DPF e no óleo. É uma receita para o desastre.

#3 ·
Você respondeu à sua própria pergunta para ser brutalmente honesto. Não é o melhor motor para o seu tipo de condução. Estou aposentado agora e faço a mesma quantidade de milhas que você, mas sou semi-rural aqui no sul do País de Gales, então a melhor parte da minha condução são viagens de ida e volta de 30 a 40 milhas em estradas A decentes que o colocam em 5ª e acima de 2000 rpm na maioria dessas milhas. Ajustei meus hábitos e faço pequenas viagens bobas com meu passe de ônibus. Se eu tivesse que fazer mais viagens locais, eu me livraria desse motor e também iria para a gasolina. Esses motores a diesel modernos com EGR apenas sufocam o motor demais e acabam depositados no DPF e no óleo. É uma receita para o desastre.
Obrigado por dedicar um tempo para responder com seus conselhos. Eu posso muito bem seguir esse caminho, mas primeiro queria saber se eu poderia evitar que o problema acontecesse em primeiro lugar e o quão problemático isso seria para mim. Isso se resumirá a quanto tempo é necessário (duração ou milhas), a que RPM e com que frequência? se isso puder evitar. Obrigado novamente.

#4 ·
Como acima, o diesel não é nada além de problemas para o motorista médio, livrei-me do meu diesel por esta exata razão, você realmente precisa fazer mais de 25 mil km por ano para que seja econômico, caso contrário, ele acabará na garagem mais do que na estrada.

Comprei um Peugeot 1.2 a gasolina depois do meu 3008 diesel, um grande erro com todos os problemas da correia dentada, chega de pugs para mim, eles não parecem ser capazes de produzir um carro que não tenha grandes problemas.

#6 · (Edited)
Isto realmente depende do que o está a bloquear, o SCR e o DPF estão incorporados. Então, o que o está a bloquear, o sistema adblue ou o DPF a entupir-se com material não queimado (fuligem) ou material não queimável (cinzas - acho que é isto que os franceses chamam de 'material não queimável')?

O DPF só precisa de atingir uma temperatura mais baixa (graças ao fluido DPF usado a cerca de 400 graus), o que pode ser alcançado e a queima pode ser feita com sucesso em pequenas corridas. Se tiver material não queimável, isto é em grande parte contribuído pelos pacotes de aditivos do óleo do motor (que não queimam e chegam lá através do sistema CCV), e há coisas que podem ser feitas para reduzir isto. Modificação ProVent 200.

A modificação ProVent também ajudará a proteger a EGR. Torna a fuligem menos pegajosa, remove os vapores de água e a maior parte do óleo do motor. 4007 - Programas de Manutenção e Informações Gerais para Manutenção | Fóruns Peugeot post #6

Se tiver material não queimado (fuligem), trocar o óleo do motor/filtros com mais frequência do que o recomendado ajudará, e se não estiver a atingir a temperatura;

Isto porque conduzir pequenas distâncias não é o ideal, mas não deve ser lido como a causa num sistema diesel que está a usar fluido DPF. Se estiver a conduzir curtas distâncias e precisar de aumentar a temperatura, isto pode ser feito.
(1) Basta selecionar manualmente as mudanças e manter as coisas mais altas do que o normal (na faixa de RPM entre as mudanças de marcha), qual marcha ou velocidade não importa.
(2) Reduzir as mudanças em pequenas corridas para diminuir a velocidade do veículo, também aumenta significativamente as temperaturas de escape.
(3) Aumentar o turbo, ou seja, usar o seu Boost, também aumentará as temperaturas no escape.
(4) Desative o stop-start se o tiver. Idealmente, faça isto para sempre, recurso inútil que ninguém pediu. Aumenta o desgaste e pode diminuir a temperatura de escape.

Basicamente, se parar de conduzir a Miss Daisy em viagens curtas, conseguirá queimaduras, tal como em viagens mais longas e sem bloqueios.

O acima são medidas que pode tomar para parar/reduzir o problema.

Pode forçar a regeneração do DPF na entrada de automóveis se realmente quiser, com Lexia ou ferramenta de diagnóstico igual através de uma queima ativa. A ideia de que as viagens curtas são um problema com o DPF vem de motores sem fluido DPF ou que só usam uma queima ativa, estes sistemas Peugeot são principalmente uma queima passiva. Precisa da quantidade certa de fuligem, da temperatura certa e acontece automaticamente. As regenerações são normalmente cerca de 380 a 600 km entre cada uma. Portanto, não precisa de conduzir como sugerido acima (pontos 1-3) o tempo todo - não vamos por aí, que eu conduzo assim na maior parte do tempo, tenho pedais para as mudanças, é tentador demais usá-los - adoro usar o modo manual, sinto falta da minha embraiagem, mas este veículo está perto o suficiente e pode ser colocado em automático e simplesmente não pensar nas mudanças, YMMV.

Suspeito que o problema possa ser do sistema adblue. Se não, dadas algumas formas de ajudar a regenerar no DPF, explique os sistemas e, esperemos, evite o bloqueio.

Espero que isto seja útil.

#8 ·
Realmente, isso depende do que está bloqueando, o SCA e o DPF estão incorporados. Então, o que está bloqueando, o sistema Adblue ou o DPF realmente entupindo com material não queimado (fuligem) ou material não queimável (cinzas - acho que é isso que os franceses chamam de 'material não queimável')?

O DPF só precisa atingir uma temperatura mais baixa (graças ao fluido DPF usado em cerca de 500/550 graus), o que pode ser alcançado e a queima pode ser feita com sucesso em pequenas distâncias. Se você tiver material não queimável, isso é amplamente contribuído pelos pacotes de aditivos de óleo do motor (que não queimam e chegam lá através do sistema CCV), e há coisas que podem ser feitas para reduzir isso. Modificação ProVent 200.

A modificação ProVent também ajudará a proteger o EGR. Torna a fuligem menos pegajosa, remove os vapores de água e a maior parte do óleo do motor. 4007 - Programas de manutenção e informações gerais para manutenção | Fóruns Peugeot post #6

Se você tiver material não queimado (fuligem), trocar o óleo do motor/filtros com mais frequência do que o recomendado ajudará, e se você não estiver atingindo a temperatura;

Isso ocorre porque dirigir pequenas distâncias não é o ideal, mas não deve ser lido como a causa em um sistema a diesel que está usando fluido DPF. Se você estiver dirigindo em curtas distâncias e precisar aumentar a temperatura, isso pode ser feito.
(1) Basta selecionar manualmente as marchas e manter as coisas mais altas do que o normal (na faixa de RPM entre as mudanças de marcha), qual marcha ou velocidade não importa.
(2) Reduzir as marchas em pequenas distâncias para diminuir a velocidade do veículo também aumenta significativamente as temperaturas de exaustão.
(3) Aumentar o turbo, ou seja, usar seu Boost, também aumentará as temperaturas no escapamento.
(4) Desative o start/stop se você tiver. Idealmente, faça isso para sempre, recurso inútil que ninguém nunca pediu. Aumenta o desgaste e pode diminuir a temperatura do escapamento.

Basicamente, se você parar de dirigir como a Miss Daisy em viagens curtas, você alcançará as queimas, assim como em viagens mais longas e sem bloqueios.

O acima são medidas que você pode tomar para parar/reduzir o problema.

Você pode forçar a regeneração do DPF na entrada de automóveis, se realmente quiser, com Lexia ou ferramenta de diagnóstico igual por meio de uma queima ativa. A ideia de que viagens curtas são um problema com o DPF vem de motores sem fluido DPF ou que usam apenas uma queima ativa, esses sistemas Peugeot são principalmente uma queima passiva. Você precisa da quantidade certa de fuligem, da temperatura certa e isso acontece automaticamente. As regenerações são normalmente em torno de 380 a 600 km entre cada uma. Portanto, não precisa dirigir como sugerido acima (pontos 1-3) o tempo todo - não vamos chegar lá, que eu dirijo assim na maioria das vezes, tenho pedais para as marchas, é muito tentador usá-los - adoro usar o modo manual, sinto falta da minha embreagem, mas este veículo está perto o suficiente e pode ser colocado no automático e simplesmente não pensar nas marchas, YMMV.

Suspeito que o problema possa ser do sistema Adblue. Caso contrário, dadas as poucas maneiras de ajudar na regeneração no DPF, explique os sistemas e, esperançosamente, evite o bloqueio.

Espero que isso seja útil.
Obrigado por todas as ótimas informações. Postarei o que a Peugeot encontrar quando for consertado. Meu carro tem adblue, mas não fluido DPF, pelo que sei. Se tiver, nunca o completei nos 40.000 milhas que fiz no carro! Gosto de acelerar o carro e usar o turbo e as marchas, etc., por isso ficaria surpreso se o estivesse dirigindo muito suavemente. Felicidades.

#7 · (Edited)
Troquei meu pug por um Suzuki Vitara e que alegria é dirigi-lo, motor turbo a gasolina de 1,4 litros com câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque e corrente de distribuição em vez de correia, não poderia estar mais feliz com ele.

Então, me livrei de todas as coisas que eu odiava nos pugs e, como bônus, ele é muito mais silencioso, na verdade, fico verificando o conta-giros para ter certeza de que ainda está funcionando, ele faz cerca de 45 mpg, mas não faço mais as milhas, então o consumo de combustível realmente não me incomoda.

E o melhor de tudo é que não tenho mais aquela subesterçagem horrível que meus dois pugs pareciam sofrer.

Então, eu recomendaria totalmente o Suzuki.

#9 ·
Troquei meu pug por um Suzuki Vitaea e que alegria é dirigi-lo, motor 1.4 turbo a gasolina com caixa automática de 6 velocidades com conversor de torque e corrente de distribuição em vez de correia, não poderia estar mais feliz com ele.

Então, me livrei de todas as coisas que eu odiava nos pugs e, como bônus, é muito mais silencioso, na verdade, fico verificando o conta-giros para ter certeza de que ainda está funcionando, faz cerca de 45 mpg, mas não faço mais as milhas, então o consumo de combustível realmente não me incomoda.

E o melhor de tudo é que não tenho mais aquela terrível subviragem que meus dois pugs pareciam sofrer.

Então, eu recomendaria totalmente o Suzuki.
Se eu mudar de carro, estava pensando em um Suzuki, pois é a concessionária mais próxima de mim. Vou dar uma olhada no modelo Vitaea que você sugere. Estou um pouco relutante em mudar, pois acabei de colocar 4 pneus novos e substituir toda a suspensão dianteira (literalmente este ano). Pode ter que engolir o choro, no entanto! Obrigado.

#11 ·
A Peugeot só usa ambos que eu saiba. É combinado, SCA (para adblue) mais DPF (usando fluido DPF) unidade combinada, aproximadamente metade/metade.

Vídeo muito informativo. Então o adblue se livra dos NOx no SCR e das partículas coletadas no DPF que são removidas por uma queima do DPF, mas não consigo ver nenhum líquido sendo usado para reduzir a temperatura de queima da queima do DPF? Obrigado novamente.

#12 · (Edited)
Não consigo ver nenhum líquido a ser usado para reduzir a temperatura de queima da queima do DPF
Todos os modelos Peugeot modernos usam fluido DPF se tiverem um DPF.

Ele fica na parte traseira do seu veículo, perto do tanque de combustível, assim como todos os outros Peugeot com um DPF ou a combinação SCA/DPF. Que eu saiba, a Peugeot não usa o processo de queima ativa no DPF, a menos que seja feito via diagnóstico ou situacionalmente exigido pela ECU - ou seja: as velas de incandescência podem ser usadas. O fluido DPF é adicionado ao combustível, toda vez que você coloca combustível no tanque, automaticamente.

A bolsa ou tanque de fluido DPF dura cerca de 150.000 km a 210.000 km, dependendo do tamanho. A taxa de dosagem é de cerca de 10-15ml para 50l de diesel. O meu - 4007, dura cerca de 180.000 km+ e tem uma bolsa de 3,2l. Suspeito que seu veículo terá um tanque de cerca de 2,5l a talvez 3,2l

O fluido DPF acaba por volta da época em que o DPF deve ser limpo ou renovado, presumindo que nada mais deu errado durante a vida útil.

Seu DTC era para fazer com o DPF e não com o componente SCA do DPF. As perguntas permanecem, o que o bloqueou.

#14 ·
Toda a gama moderna da Peugeot usa fluido DPF se tiver um DPF.

Ele fica na parte traseira do seu veículo, perto do tanque de combustível, como todos os outros Peugeot com DPF ou a combinação SCA/DPF. Que eu saiba, a Peugeot não usa processo de queima ativa no DPF, a menos que seja feito via diagnóstico ou situacionalmente exigido pela ECU - ou seja: as velas de incandescência podem ser usadas. O fluido DPF é adicionado ao combustível, toda vez que você coloca combustível no tanque, automaticamente.

O sachê ou tanque de fluido DPF dura cerca de 150.000 km a 210.000 km, dependendo do tamanho. A taxa de dosagem é de cerca de 10-15ml para 50l de diesel. O meu - 4007, dura cerca de 180.000 km+ e tem um sachê de 3,2l. Suspeito que seu veículo terá um tanque de cerca de 2,5l a talvez 3,2l

O fluido DPF acaba por volta da época em que o DPF deve ser limpo ou renovado normalmente e, presumindo que nada mais deu errado durante a vida útil.

Seu DTC era para fazer com o DPF e não com o componente SCA do DPF. As perguntas permanecem, o que o bloqueou.

Estou aprendendo o tempo todo, obrigado :). O carro vai para a concessionária amanhã, então vamos ver o que eles dizem (vou postar o resultado). Eu só faço cerca de 5k/ano agora. O carro é do início de 2016 e só fez 54k, então não esperaria que o fluido DPF já tivesse acabado. Eu faço uma troca de óleo com filtro de óleo novo todo ano (a garagem me cobra por isso de qualquer maneira), independentemente da baixa quilometragem que eu faço. Vou seguir suas dicas em relação aos pontos 1 a 4 na postagem anterior. Obrigado novamente.

#16 ·
Atualização: O concessionário local da Peugeot aconselhou: O filtro DPF bloqueado causou a 'explosão' do injetor de ureia. Precisa de um novo injetor de ureia e, esperançosamente, eles podem forçar uma regeneração. O injetor de ureia provavelmente estará com eles no final do dia e, portanto, será instalado amanhã e tentarão a regeneração forçada. Se for bem-sucedido, o custo total será de £535,43. Eles aconselham que, quando eu pegar o carro de volta, faça uma boa viagem na autoestrada para que eu tenha uma regeneração natural do DPF. Eles aconselharam ainda que é provável que a forma como eu dirijo o carro tenha causado o problema e, portanto, no futuro, eles sugerem uma viagem de 40 minutos na autoestrada a cada 2 semanas para que o carro faça sua regeneração normal do DPF, mas para ter certeza, faça isso em 5ª marcha (não em 6ª).

Dedos cruzados para que eles possam fazer uma queima ativa e eu não precise de um novo DPF.

Eles também aconselharam que não há uma maneira real e discernível com meu carro de saber quando ele está fazendo uma regeneração normal.

Eu darei feedback novamente assim que pegar o carro de volta. Obrigado por toda a ajuda até o momento.

#19 ·
Recebi o carro de volta hoje, tudo funcionando. A Peugeot fez o que disse que ia fazer (ver tópico acima) e tudo resolvido agora. Fui ainda aconselhado pelo mecânico deles que se uma regeneração do DPF estiver em andamento (o que o motorista não sabe, a propósito, pois não há indicações discerníveis), então aplicar os freios interrompe a regeneração do DPF! Também me disseram que, como foi o meu caso, se a luz ÂMBAR SERVICE estiver acesa continuamente (portanto, fixa e não intermitente) e o símbolo âmbar do sistema de autodiagnóstico do motor (contorno âmbar fixo de um motor sem ponto de interrogação), então o bloqueio do DPF está 'demasiado avançado' e o carro não fará uma regeneração do DPF, não importa o quão longe você dirija. De qualquer forma, aprende-se com os erros. Espero não ter o mesmo problema novamente se seguir o conselho do mecânico da Peugeot e fizer uma viagem de ida e volta de 40 minutos na autoestrada a cada 2 semanas em 5ª marcha (a uma velocidade de autoestrada de 70 mph em 5ª marcha para o meu carro é 2.250 rpm), então isso deve fazer com que o carro faça sua regeneração normal do DPF. Eu apontei que isso envolveria sair da autoestrada, contornar uma rotunda e voltar para a autoestrada e, portanto, usar os freios, mas o conselho dele ainda era o mesmo, então presumivelmente uma direção (portanto, 20 minutos) resolve o problema! Dedos cruzados.

#20 · (Edited)
Fui ainda informado pelo mecânico deles que, se uma regeneração do DPF estiver em andamento (o que o motorista não sabe, aliás, pois não há indicações discerníveis), então a aplicação dos freios encerra a regeneração do DPF!
Não vejo como o uso do freio afeta a regeneração do DPF, talvez o fluxo do motor, mas duvido um pouco que o sistema realmente monitore o uso do freio e o encerre, isso soa mais como um sistema ativado. Como os sistemas de regeneração DPF Denso ou Bosch ou japoneses (em caminhões).

Então, o que o bloqueou?

#21 ·
Talvez flua pelo motor. Ele possivelmente estava tentando me levar a manter uma velocidade constante com as rotações altas. De qualquer forma, não usar os freios na rodovia também não é um problema. Quanto ao Adblue cristalizando no SCA/DPF, eu mencionei isso a eles antes de fazerem o trabalho e aconselhei que verificassem, mas nunca tinha visto isso acontecer antes. Depois que eu mencionei, tenho certeza de que eles vão verificar. A conversa com o mecânico ao pegar o carro indicou para mim que eram as partículas de diesel no DPF que causaram o bloqueio, embora eu não tenha perguntado especificamente. Obrigado novamente por toda a sua ajuda RedSector (y)

#23 ·
Você iniciou este tópico e eu voltei com o melhor conselho leigo que pude sobre o assunto. Tenho acompanhado apenas por curiosidade ociosa. Trabalhei no setor de exploração de petróleo/gás por mais de 30 anos, responsável pelo que era considerado tecnologia de "ciência de foguetes" na época, nos anos 80, mas essa é a tecnologia de ponta que era necessária para manter nossas casas aquecidas e nossos carros em movimento. Estou fora disso agora, mas ainda tento me manter atualizado sobre tecnologia e acompanho esses tópicos na esperança de obter algumas dicas que possam me ajudar a manter meu carro na estrada com o mínimo de intervenção de concessionárias e serviços de garagem em geral. Olhando para todas as boas e profundas informações que foram compartilhadas e discutidas sobre este assunto em particular, sentei-me por um momento e pensei... "tudo isso é apenas para fazer um carro rodar por alguns milhares de quilômetros por ano sem que ele se torne um poço sem fundo". Se o seu óleo estiver muito espesso pela manhã, ele pode estragar. Se estiver muito fino quando estiver quente, também. Não o faça funcionar por tempo suficiente e rápido o suficiente, mais danos e despesas potenciais. Eu entendo que tudo se resume ao controle de emissões e economia de combustível, mas está chegando ao ponto com os motores a diesel em que eles agora têm um futuro muito, MUITO limitado. Seu motorista médio acabará percebendo que não pode se incomodar com as despesas de conformidade com a legislação e voltará para a gasolina - ou elétrica, se tiver os fundos. Há 20 anos, eu achava que a tecnologia diesel nos havia dado o que o motorista médio precisava para o futuro; como eu estava errado. Devolvam-me meu Ford 2.0ltr Pinto que rodava com marmelada para lubrificação nas manhãs frias (20/50), fazia 115 mph, se necessário, e podia ser consertado por qualquer pessoa que soubesse segurar uma chave inglesa da maneira certa, com peças disponíveis em quase qualquer lugar. Ah...nostalgia. É verdade o que dizem... no final, todos nos tornamos nossos pais.

#26 ·
Há 20 anos, eu pensei que a tecnologia diesel nos tinha dado o que o motorista médio precisava para o futuro; Como eu estava errado. Devolva-me meu Ford 2.0ltr Pinto que rodava com marmelada para lubrificação nas manhãs frias (20/50), fazia 115 mph, se necessário, e podia ser consertado por qualquer pessoa que soubesse segurar uma chave inglesa da maneira certa, com peças disponíveis em praticamente qualquer lugar. Ah...nostalgia. É verdade o que dizem... no final, todos nos tornamos nossos pais.
Os motores a diesel produzem muito menos CO2 do que os motores a gasolina. Há 20 anos, isso era visto como algo bom.

#24 · (Edited)
Bem, nenhum veículo que eu possua terá adblue por muito tempo antes de ser desativado... isso ajuda?
Você encontra posts meus dizendo por que desativar DPF ou EGR e o que você está fazendo... não tenho nenhuma confiança em sistemas adblue, EVs e híbridos - eles são todos sistemas inúteis (nem mesmo apenas Peugeot - quero dizer todos eles, assim como a coisa com as palavras 'energia renovável' anexadas a ela) que não resistirão ao teste do tempo ou o custo real para o meio ambiente está chegando.