Peugeot Forums banner

Diagnóstico e aconselhamento necessários para os erros P12A2 & U1218

6.2K views 20 replies 5 participants last post by  mihai.leontescu  
#1 ·
Erro no ecrã: Falha do motor. Reparação necessária

Erro no painel: Triângulo de exclamação amarelo e o motor amarelo no canto inferior direito do painel.

O triângulo de exclamação não é permanente, desaparece após 10-30 segundos e depois aparece novamente em poucos minutos. O motor amarelo é permanente assim que a falha do motor aparece, mas não antes. Se eu deixar o carro arrefecer alguns minutos e ligá-lo novamente, o erro desaparece e o motor funciona corretamente. Veja abaixo o problema com o motor.

No testador, existem dois erros principais:

U1218 CAN intersistema vermelho que é permanente e não pode ser excluído. Está conectado ao computador principal/eletrônica e os mecânicos com quem falei dizem que não deve afetar o motor durante a condução.

P12A2 Cilindro 1 que só aparece depois que a falha do motor aparece. Pode ser excluído, mas depois aparece novamente.

Depois de passar por 4 locais de serviço, eliminei as seguintes opções (espero):
  • Não há problemas com os injetores e cilindros
  • A compressão nos cilindros está boa
  • O DPF funciona bem (embora eu não o tenha limpo - o carro tem 240.000 km) e a regeneração acontece a cada 300 km. Há um pouco de fumaça preta quando acelero rapidamente, talvez eu ainda possa limpar o DPF?
  • Os suspeitos habituais estão todos em bons parâmetros: óleo, líquido anticongelante, líquido DPF (o testador diz que tem 500ml, mas o tanque parece vazio quando bate nele)
  • O software também foi atualizado após pedir permissão à Peugeot

O principal problema desse erro é que a reação da aceleração diminui durante a condução e é desagradável. Quando o motor funciona corretamente, leva 5 segundos para ir de 2000 a 3000 rpm. Quando a falha do motor aparece, leva mais de 15 segundos ao pressionar o acelerador até o fundo e aumentando muito lentamente a velocidade. O som do motor é o mesmo.

Este erro só aparece depois de cerca de 100 km quando dirijo longas distâncias. Até agora, nunca apareceu ao dirigir na cidade. Eu só tenho este carro há 2 semanas e quero acreditar que o proprietário anterior não sabia sobre este erro. Não importa mais, preciso encontrar a peça mágica do quebra-cabeça para me livrar dele. Por favor, ajude! O que você faria se estivesse no meu lugar?

O carro é um Peugeot 5008 de 2013

#6 ·
PEUGEOT 5008 (T87) 2.0 HDiF DW10CTED4 (RHE) 2009 - Em diante
com start/stop

Não tenho certeza do que usar para diagnóstico, mas não tenho nada para DTC P12A2 da Haynes Pro.

DTC U1218 Comunicação com a unidade de controle de alimentação
(1) Unidade de controle de alimentação E6
Image

(2) Unidade de controle de alimentação E22 para ESP/ABS
Image

Ele liga?
Pode usar um multímetro?

#9 ·
O que lhe dizem sobre P12A2, além do código DTC?
Código de Falha: P12A2Descrição da Falha: Cilindro nº 1: O injetor não está injetando o suficiente ou compressão pobre do cilindro.

Descrição do diagnóstico
Queda de torque em um cilindro identificável por uma queda na velocidade do motor entre 100 e 200 rpm no item em questão, com o motor estável e sob carga.
Por um período de 9,6s quando a velocidade do motor é de 750 rpm
Por um período de 1,4s quando a velocidade do motor é de 5000 rpm

Condições para a falha ser limpa:
  • Marcha lenta e aceleração, sem carga (motor quente)
Modos de downgrade enquanto a falha está ativa:
  • Desativação do controle de tração
  • Desempenho das configurações do ESP impossível
  • Desativação da estratégia para monitorar a corrente da válvula de regulagem do fluxo de combustível
    Aumento da velocidade de marcha lenta
  • Desativação do controle de kick-down para caixas de câmbio automáticas
  • Desativação da estratégia de reinicialização do injetor
  • Limitação de desempenho
  • Desativação irreversível do limitador de velocidade do veículo (é necessário desligar a ignição e ligá-la novamente para que a função fique disponível novamente)
  • Desativação irreversível do controle de cruzeiro do veículo (é necessário desligar a ignição e ligá-la novamente para que a função fique disponível novamente)
  • Ligar a lâmpada de advertência e/ou mensagem de advertência: Lâmpada de advertência MIL
    Lâmpada de advertência "SERVIÇO"
Sintomas:
  • Motor hesitando, cortando
  • Aceleração indesejada
  • Ruído
  • Mau funcionamento do motor em marcha lenta
  • Problema de partida
  • Fumaça do escapamento
  • Falta de potência
Áreas suspeitas:
  • Injetor de combustível 1
  • Válvula de admissão; Válvula de escape; mola; selo
  • Pistão; Segmento; Eixo; Resfriamento
  • Bielas
  • Chicotes elétricos

#11 ·
O teste dos injectores incluiu o teste de fuga ou apenas o teste de resistência eletrónica?

Líquido DPF (o testador diz que tem 500ml, mas o tanque parece vazio quando se bate nele)
Dê uma olhada em 150ml de memória, então chegando bem perto e normalmente o DPF precisa de uma limpeza por volta dessa época / verificar rachaduras internamente, etc. ou um novo. YMMV.

#13 ·
Image

O teste dos injetores incluiu o teste de vazamento ou apenas o teste de resistência eletrônica?

Lembre-se de 150ml, então chegando bem perto e normalmente o DPF precisa de uma limpeza por volta disso / verificar rachaduras internamente, etc. ou um novo. YMMV.
Resultados do teste do injetor (desculpe, não entendo muito do que está escrito, mas todos estão aprovados)

Image

Image

#12 ·
A fumaça pode ser do sistema CCV, em vez de qualquer problema específico. Eu iria olhar para isso, eles normalmente não lançam DTC. Se o óleo na admissão for alto do sistema CCV, ele se acumulará no intercooler, supondo que você tenha um, e isso também pode precisar de limpeza.

Chamado de sistema de decantação de óleo na linguagem Peuegot.
Encontre vistas explodidas ou números de peças OEM aqui Peugeot (ssg.asia)

#16 ·
A operação CCV, entrada de ar (procure por quantidade excessiva de óleo do CCV) e intercooler (para acumulação de óleo), como mencionado.

Os resultados do teste parecem estar dentro das especificações. A fuga foi questionável, preciso pensar sobre isso, acho que eles os ajustaram a partir dos dados.
Ok. Indo para o serviço agora. Obrigado!

#17 ·
O código do motor é para um problema com o injetor um ou o cilindro. Quando você removeu o injetor, havia alguma evidência de vazamento na vedação do injetor, pois a baixa compressão pode acionar o código, assim como a má injeção.

Além disso, lembre-se que o Injetor 1 é a extremidade da caixa de câmbio. Você pode trocar (e recodificar) os injetores 1 e 2 e ver se o código se move, isso confirmará se é um problema de injeção ou compressão.

O código U será limpo quando a falha do motor for corrigida e o código for limpo. Quando alguns códigos do motor são acionados, a ECU do motor para de enviar dados CAN para o sistema ESP (pois os dados podem ser inválidos), isso aciona uma falha CAN ABS/ESP e os códigos U associados.

#20 ·
O código do motor é para um problema com o injetor um ou o cilindro. Quando você removeu o injetor, houve alguma evidência de vazamento na vedação do injetor, pois a baixa compressão pode acionar o código, assim como a má injeção.

Além disso, lembre-se que o Injetor 1 é a extremidade da caixa de câmbio. Você pode trocar (e recodificar) os injetores 1 e 2 e ver se o código se move, isso confirmará se é um problema de injeção ou compressão.

O código U será limpo quando a falha do motor for corrigida e o código for limpo. Quando alguns códigos do motor são acionados, a ECU do motor para de enviar dados CAN para o sistema ESP (pois os dados podem ser inválidos), isso aciona uma falha CAN ABS/ESP e os códigos U associados.
@windy1603
Eu adoraria sua opinião sobre o meu Pug

#18 ·
Bom dia,
O erro P12A2 está em conformidade com os códigos de erro da Peugeot, o que significa:
Cilindro 1: Correção ponto a ponto indicando injetor fechado
injetor com tendência a bloquear fechado
Cilindro 1: Correção ponto a ponto indicando injetor fechado
O resultado é "injetor com tendência a bloquear fechado"
É um erro real, o injetor do cilindro 1, pode ter problemas.
Este problema é resolvido apenas verificando este injetor com a ferramenta especializada.