Peugeot Forums banner

Carro se recusou a ligar

7.2K views 25 replies 13 participants last post by  Beau  
#1 ·
Fui a uma loja numa cidade próxima esta tarde e quando voltei para o carro, carreguei no botão de arranque, o painel e o ecrã multimédia acenderam-se, mas o motor não pegou. Desliguei e tentei novamente algumas vezes, mas sem sucesso. Olhei para a temperatura exibida, que marcava 40 graus e comecei a ponderar as minhas opções. Numa fase, notei uma chave inglesa vermelha no ecrã com a palavra parar ao lado, mas isto não é mencionado na aplicação mypeugeot. Tenho a sensação de que o carro foi impedido de arrancar devido a um mecanismo de segurança, mas não tenho a certeza do que, se alguma coisa, causou isto.

#2 ·
Não aconteceu comigo, Chris, mas se for relacionado com a temperatura, não é um bom presságio para o nosso amigo nos Emirados Árabes Unidos que está a pensar comprar um. Pode ser alta temperatura do líquido de arrefecimento, um sensor defeituoso ou apenas uma falha elétrica. Eu pediria para fazerem um diagnóstico no carro para ver se foi registado como uma falha.

#3 ·
Minha primeira pergunta, Chris, seria: Quando você conseguiu ligar o carro, qual era a temperatura? Houve alguma diferença significativa? Se sim, então, como diz Lee, pode ser um sensor defeituoso ou um problema de gerenciamento do motor.

#4 ·
Notei outro dia que o sistema de paragem/arranque não funcionava quando estava muito calor, mesmo com o ar condicionado desligado. Diz no manual de destruição que o sistema de paragem/arranque desliga se o motor estiver muito quente, mas não diz nada sobre o motor não arrancar com a chave/botão devido ao calor.

#6 ·
Parece que tenho uma temperatura excessiva.

Notei outro dia que o sistema start-stop não funcionava, mesmo com o ar condicionado desligado, quando estava muito quente. Diz no manual de instruções que o sistema start-stop desliga se o motor estiver muito quente, mas não diz nada sobre o motor não arrancar com a chave/botão devido ao calor.
O sistema start/stop não funciona de todo para mim há mais de um mês, com ou sem ar condicionado, com chuva ou sol. Tenho a certeza de que o sistema s/s do meu Focus entrava em funcionamento sempre que o ar condicionado não estava ligado.

#5 ·
Obrigado Lee e Mike. A temperatura externa era de 40 graus, eu não olhei a temperatura do líquido de arrefecimento, mas já esteve tão quente em algumas ocasiões sem problemas.

Tenho a ideia de que pode ser uma coisa de diesel. Tive carros a diesel nos últimos 20 anos e nunca esperei a luz de pré-aquecimento do diesel apagar antes de ligar o motor. Ler o manual destacou uma das minhas muitas falhas. No futuro, serei um bom rapaz e esperarei a luz apagar para poder eliminar uma possível razão para o carro não pegar.

Estou de volta ao Reino Unido no final deste mês, então prefiro cruzar os dedos e esperar até poder levar o carro ao meu concessionário local.

A título de interesse, se o carro avariar, pressiona-se o botão vermelho acima do espelho retrovisor?

#7 · (Edited)
Sim Chris, você pressiona o botão sos vermelho. Aparentemente, eles respondem em francês até perceberem qual idioma você fala e então falam seu idioma... sem problemas para você em francês, no entanto.

Vamos ver como eles se saem com minha primeira língua, o galês... por outro lado, eu poderia ficar preso por dias se fizesse isso.

De qualquer forma, estamos divagando, ainda apostando que está relacionado à temperatura, mas é uma boa prática deixar a luz da vela de incandescência apagar e vale a pena tentar.

#13 ·
Olá Dautres,

Meu primeiro pensamento foi que sua chave não estava sendo detectada pelo módulo keyless. Mas então você disse que o painel acendeu, então não pode ser isso. Se a chave não fosse detectada, você receberia uma mensagem dizendo isso quando pressionasse o botão de partida. É o que acontece no 508 com keyless de qualquer maneira.
Eu sei que isso não ajuda muito, mas pelo menos você pode descartar a falha do módulo keyless.
Eu nunca ouvi falar de um carro que não dá a partida devido à alta temperatura ambiente externa antes. Afinal, o que aconteceria com os proprietários de carros em climas muito mais quentes, como o Oriente Médio e Extremo Oriente, África e América do Sul/Central, sem mencionar a Oz, onde as temperaturas estão regularmente na casa dos 40 graus.

Grumpy

#15 ·
Olá, Rabugentos

Não, não pode ser uma questão de calor porque aconteceu de manhã, quando o carro estava na sombra, e foram necessárias 2 ou 3 pressões no botão de arranque para ligar o motor. Ontem foi diferente, principalmente porque estava muito calor e eu estava a derreter, suponho que entrei em pânico a perguntar-me o que fazer, sem mulher para me acalmar, eu estava com o pé no travão corretamente, eu estava realmente a carregar no botão de arranque, etc. Acho que liguei e desliguei cerca de 5 vezes com o triplo da quantidade de pressões para ligar o motor.

Se acontecer de novo, espero estar um pouco mais calmo (e mais fresco) e ler quaisquer mensagens que possam aparecer no ecrã e dar notícias.

#17 ·
Eu só tive um problema antes - depois de sair do controle de passaportes no túnel do canal, o S&S não ligou, mas o carro parecia pensar que estava tudo ok - ou seja, sem (A) no canto (ou piscando).

O diesel sem chave que você deve ser capaz de apertar o botão e o motor vai ligar assim que aquecer. Eu esqueci de manter o pé no freio antes :eek:

Fora isso, tem estado ok, embora eu tenha me certificado de usar o carro nos fins de semana, pelo menos para um passeio decente (temperaturas e regeneração).

#21 ·
Pode ser uma longa distância, mas você não acha que tem algo a ver com o seu Power Magic Pro conectado à eletrônica do carro?

#22 ·
Dautres

Pode ser um tiro no escuro, mas você não acha que tem algo a ver com o seu Power Magic Pro conectado à eletrônica do carro?
Ou o leitor OBD2, embora desligado, mas conectado. A primeira coisa a fazer será desconectá-lo, pois não o estou usando de qualquer maneira; o aplicativo mypeugeot faz o trabalho. Terei que me livrar dele se precisar levar o carro para manutenção de qualquer maneira.

Eu realmente não quero desconectar o Power Magic Pro, mas talvez essa seja uma opção se acontecer novamente.

Ta

#23 ·
O diesel sem chave é suposto permitir que você pressione o botão e o motor ligue assim que estiver aquecido. Esqueci-me de manter o pé no travão antes :eek:
No manual, diz que para a caixa automática, não é preciso esperar por nenhuma luz para ligar o motor, ele aquecerá sozinho.

Além disso, diz que o sistema de infoentretenimento só ligará se o pedal do travão não estiver pressionado. Talvez seja só isso?

#24 ·
No meu GT 180, o manual diz para pressionar brevemente o botão start/stop, enquanto pressiona o pedal do freio. Mas eu acho que o botão start/stop precisa de alguns segundos pressionado para iniciar. Quando entrei no carro pela primeira vez, ele não ligou, pois eu não tinha pressionado o botão start/stop por tempo suficiente.

Meu C4 Grand Picasso anterior também tinha exatamente o mesmo sistema de partida e entrada sem chave. Quando o carro estava particularmente frio (velas de incandescência, etc.), ele automaticamente levava alguns segundos extras para dar partida no motor.

Eu acho que isso é por design para os modelos start/stop/sem chave.

#25 ·
No meu GT 180, o manual diz para pressionar brevemente o botão start/stop, enquanto pressiona o pedal do travão. Mas eu acho que o botão start/stop precisa de alguns segundos para ligar. Quando entrei no carro pela primeira vez, ele não ligava, pois eu não tinha pressionado o botão start/stop por tempo suficiente.

O meu C4 Grand Picasso anterior também tinha exatamente o mesmo sistema de partida e entrada sem chave. Quando o carro estava particularmente frio (velas de incandescência, etc.), ele demorava automaticamente alguns segundos extras para ligar o motor.

Eu acho que isso é por design para os modelos start/stop/sem chave.
O meu DS5 é igual. Nestas temperaturas e, na verdade, na maioria das temperaturas com os emulsificantes que eles colocam no diesel, as velas de incandescência não são tão necessárias.