Peugeot Forums banner

Falha na carga da bateria ou no sistema de alimentação elétrica - seguido de mais erros!

21K views 10 replies 6 participants last post by  aivarasdyglys  
#1 ·
Olá a todos,

Novo no fórum, mas eu poderia usar suas opiniões sobre este caso, pois estou quebrando a cabeça tentando descobrir. Eu tenho um Peugeot 308 1.6 e-HDI de 2012.

Há algumas semanas, recebi um erro dizendo "Falha no sistema de carga da bateria ou no sistema elétrico" seguido por "Falha no motor. Reparo necessário". Para ser honesto, eu não prestei muita atenção a isso porque esses erros não se refletiam em nada físico ou tangível, e o carro funcionava bem. Pelo menos até esta semana. Nesses dias, notei que o volante está se movendo um pouco mais pesado do que costumava, quando pressiono o pedal do freio, o pedal parece "tremer" um pouco, e quando eu dirijo o carro na 2ª ou 3ª marcha e tiro o pé do acelerador, o carro começa a engasgar ou tremer um pouco, como se não tivesse energia suficiente para continuar. Hoje, mais erros apareceram - Sistema ABS com defeito, sistema ESP/ASR com defeito.

Um problema de bateria parece impossível, pois já foi substituída, então não acho que haja um problema lá. Estou planejando levar o carro a uma oficina na próxima semana, mas gostaria de ter algumas ideias sobre o que esperar.

Qualquer conselho/opinião que você possa compartilhar seria muito apreciado!

Obrigado!
 
#2 ·
A maioria das coisas que você descreve sugere que você não está recebendo energia suficiente do alternador, exceto que estou surpreso que nessas circunstâncias a bateria tenha carga suficiente para dar partida no motor.

Eu acho que você deve ter um 308 T7. Muitos 308s têm um monitor de status de carga da bateria. Esta é uma pequena caixa que fica no terminal negativo da bateria. É provavelmente este sistema que está detectando o problema de carga. Quando este sistema detecta um problema de carga, ele corta a carga - desliga sistemas elétricos não essenciais, como ar condicionado.

O carro tem uma bomba de direção elétrica e o sistema de freio ABS ou ESP também precisa de energia da bateria/alternador. A primeira coisa que precisa ser verificada é a voltagem da bateria quando o motor está funcionando. A voltagem deve ser de cerca de 12,7 V quando o motor não está funcionando e 13,8 V quando o motor está funcionando.
 
#3 ·
Olá Ian, Obrigado pelo feedback. Fui verificar a voltagem da bateria e os resultados foram bons. A minha pergunta é - se houvesse um problema com o alternador a não enviar eletricidade corretamente para a bateria, isso não teria causado o carro a parar de funcionar completamente e a não ligar? Quero dizer, teria sido suficiente ligar as luzes e andar com elas acesas durante 2 dias para fazer com que o carro ficasse sem eletricidade. Poderá ser este um problema com o conjunto de carvões do alternador? Obrigado novamente!
 
#4 ·
Estranhamente, eu vim aqui para postar com exatamente a mesma falha e vi isso no topo da página inicial.

Depois que meu 207 1.4 a gasolina de 2012 ficou parado por cerca de 3 semanas devido à recente onda de frio, fiquei satisfeito quando ele ligou na primeira vez e o usei para uma viagem local. Depois de cerca de 2 milhas, ele apresentou essa falha de carga da bateria/fornecimento elétrico, e um minuto depois a direção ficou pesada, os faróis diminuíram e apareceu STOP no painel.

Eu parei e desliguei, e depois de uma curta espera, surpreendentemente ele ligou novamente sem falhas, então fui para casa com a mesma coisa acontecendo depois de cerca de uma milha.

No dia seguinte, peguei meu multímetro e testei 11,2V na bateria com o motor desligado, então a primeira coisa foi colocá-lo para carregar durante o dia. Após uma carga, obtive 12,5V na bateria e 14,4V com o motor funcionando. Isso não mudou quando as luzes e o aquecedor etc. estavam no máximo, então pensei que pelo menos o alternador parecia estar ok.

No dia seguinte, fui dirigi-lo, mas ele apresentou a falha de carga da bateria depois de um minuto. Testador fora novamente e apenas 11,2V na bateria com o motor desligado e funcionando :unsure: Não sei o que verificar em seguida - existe uma maneira rápida de descobrir se o alternador ou a bateria está com defeito? Tudo correu bem ontem, mas durante a noite algo claramente aconteceu.

Obrigado antecipadamente por qualquer conselho, que espero que também ajude o autor original!
 
#5 ·
No dia seguinte, peguei meu multímetro e testei 11,2V na bateria com o motor desligado, então a primeira coisa foi colocá-lo para carregar durante o dia. Após uma carga, obtive 12,5V na bateria e 14,4V com o motor funcionando. Isso não mudou quando as luzes e o aquecedor etc. estavam no máximo, então pensei que pelo menos o alternador parecia ok.

No dia seguinte, fui dirigi-lo, mas ele apresentou a falha de carga da bateria após um minuto. Testador novamente e apenas 11,2V na bateria com o motor desligado e funcionando :unsure:
Esses resultados apontam para um problema com a bateria e possivelmente com o alternador.

Um alternador pode falhar por sobrecarregar a bateria e matar as células da bateria, ou pode parar de carregar a bateria. Você pode ter os dois problemas presentes, na medida em que a bateria agora é problemática e o alternador foi a causa inicial. O regulador de tensão cozinhou a bateria e parece ter parado de funcionar completamente.

Existe uma maneira rápida de descobrir se o alternador ou a bateria está com defeito?
A tensão deve ser de cerca de 12,7V quando o motor não estiver funcionando e 13,8V quando o motor estiver funcionando.
 
#7 ·
Ok, parece que estamos a lidar com dois carros diferentes aqui. Preciso dos dois VINs para ter a certeza de que tenho as especificações corretas do carro, mas anexei os diagramas de partida para 308 T7 1.6HDi e 207 EP3. Estes diagramas mostram a configuração do alternador. Ambos poderiam ser descritos como alternadores inteligentes, mas o 308 é mais sofisticado. A linha amarela (9049) que liga o alternador (1020) e a ECU do motor (1320) é descrita como um "barramento LIN do motor". A linha equivalente no 207 (1085) é descrita como "controlo do regulador do alternador". Ambas as linhas controlam a excitação do alternador.

Os alternadores inteligentes podem ser comandados para parar de carregar em certas circunstâncias - alguns exemplos:
Quando o motor está a dar à partida.
Quando o motor precisa de energia extra.

Penso que a melhor forma de continuar isto é enviar-me e ao RedSector uma MP, por favor, diga-nos o seu VIN.
 

Attachments

#8 · (Edited)
Eu tenho um Peugeot 308 1.6 e-HDI de 2012.
Tem a certeza sobre o ano de fabrico do seu carro? Tanto quanto sei, o 1.6eHDi é um motor de 115CV que não consigo encontrar para o T7, mas está listado para o T9 posterior. Encontrei a designação do motor na versão online do servicebox DV6C. Penso que o 308 1.6 eHDi tem um alternador invertido. Este sistema utiliza o alternador como motor de arranque num sistema stop-start. Suspeito que o seu problema está relacionado com a comutação do alternador invertido entre a função de motor de arranque e alternador. Esta discussão pode ser relevante: Energy Accumulator Fault P1A9C
 
#11 ·
Tenho o mesmo problema com o meu peugeot 5008 2l diesel de 2010. Troquei a bateria e o alternador, mas a luz de falha do carregador de bateria ou da fonte de alimentação elétrica continua a aparecer, parece que o carro está a funcionar bem por agora, mas a luz e a luz de aviso são muito ruins, alguns dias não aparecem, mas na maioria das vezes ficam a piscar. Algum conselho? Parece que 3 mecânicos diferentes não conseguiram descobrir por que isso está acontecendo.