Peugeot Forums banner

Transmissão Al4

21K views 15 replies 6 participants last post by  IanML  
#1 · (Edited)
Olá,
Quando ligo o meu carro em condições de frio e arranco, notei que a caixa de velocidades patina um pouco, esta patinagem tende a parar após cerca de 2-3 km e tem uma paragem súbita.
Devido à paragem "súbita" na patinagem, assumi que pode estar programado para fazer isto, pois o óleo está frio e mais espesso quando o motor está frio, e depois abre uma válvula para operações normais. É este o caso?

A razão pela qual estou a postar isto aqui agora é que a caixa de velocidades também começou a patinar quando o motor está quente, isto acontece por vezes quando desço uma colina ou quando tenho muita variação na minha condução, como quando conduzo em estradas mais pequenas onde muitas vezes tenho de parar para outros carros, lombas ou curvas.

Drenei apenas um pouco do óleo para ver a sua condição, é quase uma cor acinzentada transparente, ainda tem um pouco da cor original, é difícil descrever como parece, embora não seja o pior óleo que já vi.
Fez 240 000 km e suspeito que sem mudança de óleo da caixa de velocidades.
Quero mudar o óleo, mas não sei se isto pode piorar os meus problemas, ou se pode resolvê-los?
Também pode ser apenas a forma como a caixa de velocidades deve se comportar, não sei se isto é normal ou não e espero que alguém aqui me possa ajudar.

Tenho uma falha para a transmissão ao usar pp2000:
Falha permanente. Falha no sinal de velocidade de entrada da caixa de velocidades. Sem sinal.

Eu sei que devo usar o óleo ESSO LT 71141, mas posso usar outros óleos como alternativas? Um ATF-U normal danificará o meu veículo?

O meu carro:
Peugeot 406, 2003
HDI 2,0
Transmissão automática AL4
 
#3 ·
Olá! Você consertou? Eu tenho um problema semelhante.
Sim, eu consertei, aqui está minha postagem de outro fórum sobre isso.

Finalmente encontrei a falha, depois de ver as luzes de freio não funcionando, verifiquei o interruptor de freio no pedal, havia dois interruptores e verifiquei ambos, funcionando bem. Então medi a corrente indo para ele e era 6v em um e 1,5 no outro.

Então decidi verificar os fusíveis e encontrei um fusível quebrado, substituí e tudo está funcionando bem novamente, sim.
A caixa de câmbio está mudando e travando na marcha, as luzes de freio estão funcionando e posso tirar a alavanca de câmbio de P sem reiniciar o carro.

É estranho como algo como o fusível da luz de freio pode causar tantos problemas, de qualquer forma, aprendi a SEMPRE verificar os fusíveis primeiro.
Eu agora tenho um pug feliz mais uma vez!
 
#4 ·
eu sei que devo usar o óleo ESSO LT 71141, mas posso usar outros óleos como alternativas? Um ATF-U normal danificará meu veículo?

Meu carro:
peugeot 406, 2003
HDI 2,0
Transmissão automática AL4
Algumas pessoas dizem que conseguiram, mas quando você considera que a conta de reparo potencial pode facilmente ser mais do que o carro vale, não vale o risco.

Como você resolveu o problema, eu não trocaria o fluido. Há o risco de que isso possa soltar detritos das lonas de freio na transmissão, o que poderia bloquear as válvulas e passagens hidráulicas.
 
#7 ·
Algumas pessoas dizem que conseguiram fazer isso, mas quando você considera que a conta de reparo potencial pode facilmente ser maior do que o valor do carro, não vale o risco. Como você resolveu o problema, eu não trocaria o fluido. Há o risco de que isso possa soltar detritos das lonas de freio na transmissão, o que pode bloquear as válvulas e passagens hidráulicas.
Eu acabei trocando o óleo, embora eu não tenha feito uma lavagem, então eu só consegui 50-60% do conteúdo. Eu não usei o ESSO LT 71141 original, mas usei outra marca que atende à especificação do LT 71141. Meu pug está funcionando bem agora, sem problemas.
 
#6 ·
Obrigado pela sua resposta jonatansort. Eu pensei que talvez fosse um problema semelhante, mas o meu está escorregando aleatoriamente e melhora depois de alguns minutos.
O meu escorrega quando começo a dirigir, pois está funcionando no conversor de torque antes de engatar a marcha, o meu também faz isso quando dirijo em estradas pequenas e estreitas com muitas curvas e tráfego que se aproxima, isso ocorre por causa do começar/parar e diminuir/acelerar. Tenho quase certeza de que isso é normal.
 
#9 ·
A única maneira de mudar completamente o fluido é remover a transmissão, para drenar o conversor de torque.

Alex_Pie - seu problema é provavelmente detritos bloqueando uma ou mais válvulas. Como isso se resolve, não parece muito ruim, então você pode melhorá-lo trocando o fluido.

Alternativamente, você pode desmontar o bloco de válvulas e esperar limpá-lo. As instruções estão disponíveis no Peugeot Service Box, mas um especialista AL4 seria o ideal.
 
#10 ·
A única maneira de mudar completamente o fluido é remover a transmissão, para drenar o conversor de torque.

Alex_Pie - seu problema é provavelmente detritos bloqueando uma ou mais válvulas. Como isso clareia, não parece muito ruim, então você pode melhorá-lo trocando o fluido.

Alternativamente, você pode desmontar o bloco de válvulas e esperar limpá-lo. As instruções estão disponíveis no Peugeot Service Box, mas um especialista em AL4 seria o melhor.
Eu troquei o óleo. Cerca de 3 vezes até agora. Aqui está toda a história com o carro.

Olá. Em outubro de 2018, comprei um Peugeot 207, 1.6 VTI 120 HP, caixa de câmbio AL4. As coisas correram bem por cerca de uma semana, quando decidi trocar o óleo e os filtros. O carro foi preparado para venda e preenchido com algum tipo de aditivo porque depois que troquei o óleo, o carro começou a queimar óleo e dar muita fumaça azul. A caixa de câmbio estava funcionando muito bem naquela época.

Então, decidi trocar o motor porque era mais barato substituir.

O "novo" motor foi instalado, funcionou bem.

Tive que trocar o óleo da caixa de câmbio porque ele foi perdido quando separei a caixa de câmbio do motor e aqui cometi um erro. Em vez de óleo amarelo feito pela Peugeot, usei o código Febi 9736.22 (vermelho). Quase 6 litros.

Tudo correu bem por um tempo, mas logo ficou frio no meu país e os problemas começaram.

Quase diariamente, o carro anda bem por um tempo (às vezes 1 km, às vezes 5 km) e depois começa a patinar como uma embreagem quebrada. Às vezes não é tão ruim, mas na maioria das vezes o carro perde toda a potência e não se move antes de 6000 rpm. Para resolver o problema, tenho que continuar com altas rotações por cerca de 5 minutos.

Em alguns dias o carro funciona bem. Fiz 3 trocas de óleo com o correto (a cada vez cerca de 2,7 litros) e estou planejando trocá-lo mais 3 vezes até ver apenas óleo amarelo, mas até agora nada aconteceu. Não tenho erros na caixa de câmbio, as luzes de neve e esportivas não estão acesas. Não sei se o problema é o óleo ou o clima frio. A temperatura média é de cerca de -5 graus Celsius.

Alguma ideia?
 
#11 ·
O problema é provavelmente o óleo. Como eu disse, a única maneira de mudar tudo é desmontar a caixa de velocidades. O óleo errado pode ter contaminado as superfícies de frenagem na caixa - elas podem nunca se recuperar.

Se o carro valer a pena, eu sugeriria uma caixa de velocidades de troca de um especialista AL4. A outra maneira seria uma caixa de um ferro-velho, mas como você sabe qual óleo ela teve?
 
#13 · (Edited)
Eu entendo, obrigado. Na primavera, vou desmontar a caixa de velocidades para mudar o óleo completamente. Talvez não esteja perdido e a troca de óleo o conserte. Além disso, em dias mais quentes, a caixa funciona perfeitamente.
Seus sintomas geralmente são do óleo errado, veja seu outro tópico. Pior cenário: É possível que o óleo novo tenha se misturado com impurezas na caixa e possa ter entrado em seus solenóides, você pode substituí-los e limpar o corpo da válvula para ter certeza de uma solução antes de colocar o óleo novo. Não se esqueça de redefinir o adaptativo automático com PP200 em sua caixa de câmbio e o procedimento correto para a verificação do nível de óleo. Como limpar aqui Cuidado com @2.53, ele remove o tensionador do mecanismo de travamento da engrenagem, se você não gravar onde isso está alinhado antes de removê-lo, isso fará com que você trabalhe muito mais para realinhar a alavanca de câmbio e o painel, e se você não souber como fazer este procedimento corretamente, é muito demorado e complexo se instalado incorretamente e pode causar muitos problemas depois e escorregamento de marchas!! Estude isso antes de tentar esta limpeza e substituição de solenóides!!! Normalmente, limpar ou substituir 13, 14 solenóides é o que você precisa consertar.
Image
Também tenha cuidado com a peça 6 deslizando, certifique-se de tê-la inserido da maneira correta e a extremidade está travada no mecanismo de mudança de marchas.
 
#14 ·
A falha mais comum nas caixas de câmbio AL4 'anteriores' eram as válvulas 13, 14. Eles (Peugeot) as atualizaram, mas não foi apenas uma troca, exigiu um flash da ECU da caixa de câmbio com novo software. Se você substituir seus solenóides, verifique a cor do plugue dos antigos... se forem pretos, você não precisará fazer o flash do software, se não forem pretos, você precisará deste flash do software ou os novos solenóides não operarão corretamente, pois funcionam em uma frequência diferente.
 
#15 ·
Olá,
Quando ligo o meu carro em condições de frio e arranco, notei que a caixa de velocidades patina bastante, esta patinagem tende a parar depois de cerca de 2-3 km e tem uma paragem súbita.
Devido à paragem "súbita" na patinagem, assumi que pode estar programado para fazer isso, pois o óleo está frio e mais espesso quando o motor está frio, e então abre uma válvula para operações normais. É este o caso?

A razão pela qual estou a postar isto aqui agora é que a caixa de velocidades começou a patinar também quando o motor está quente, isso acontece às vezes quando desço uma ladeira ou quando tenho muita variação na minha condução, como quando conduzo em estradas menores onde muitas vezes tenho que parar para outros carros, lombadas ou curvas.

Eu drenei apenas um pouco do óleo para ver sua condição, é quase uma cor cinzenta transparente, ainda tem um pouco da cor original, é difícil descrever como é, embora não seja o pior óleo que eu já vi.
Ele fez 240.000 km e suspeito sem troca de óleo da caixa de velocidades.
Quero trocar o óleo, mas não sei se isso pode piorar meus problemas ou se pode resolvê-los?
Além disso, pode ser apenas a forma como a caixa de velocidades deve se comportar, não sei se isso é normal ou não e espero que alguém aqui possa me ajudar.

Eu tenho uma falha na transmissão ao usar pp2000:
Falha permanente. Falha no sinal de velocidade de entrada da caixa de velocidades. Sem sinal.

Eu sei que devo usar o óleo ESSO LT 71141, mas posso usar outros óleos como alternativas? Um ATF-U normal danificará meu veículo?

Meu carro:
Peugeot 406, 2003
HDI 2,0
Transmissão automática AL4
Eu tenho um 206. Às vezes, quando a caixa de velocidades está a mover-se no modo de condução, o carro para de se mover e a rotação do motor aumenta ao pressionar o pedal do acelerador, mas a caixa de velocidades não se move e parece estar em ponto morto (o indicador de marcha ainda está no modo D). Nesta situação, quando muda para o modo tiptronic, as 1ª e 2ª marchas não funcionam, e apenas as 3ª e 4ª marchas funcionam e o carro se move.
Qual é a causa desta falha?
 
#16 ·
Olá,
Quando ligo o meu carro em condições de frio e arranco, notei que a caixa de velocidades patina um pouco, esta patinagem tende a parar depois de cerca de 2-3 km e tem uma paragem súbita.
Devido à paragem "súbita" na patinagem, assumi que pode estar programado para fazer isso, pois o óleo está frio e mais espesso quando o motor está frio, e então abre uma válvula para operações normais. É este o caso?

A razão pela qual estou a postar isto aqui agora é que a caixa de velocidades começou a patinar também quando o motor está quente, isto acontece por vezes quando desço uma colina ou quando tenho muita variação na minha condução, como quando conduzo em estradas mais pequenas onde muitas vezes tenho de parar para outros carros, lombas ou curvas.

Drenei apenas um pouco do óleo para ver a sua condição, é quase uma cor acinzentada transparente, ainda tem um pouco da cor original, é difícil descrever como é, embora não seja o pior óleo que já vi.
Fez 240.000 km e suspeito que sem troca de óleo da caixa de velocidades.
Quero trocar o óleo, mas não sei se isso pode piorar os meus problemas ou se pode resolvê-los?
Além disso, pode ser apenas a forma como a caixa de velocidades deve se comportar, não sei se isto é normal ou não e espero que alguém aqui me possa ajudar.

Tenho uma falha na transmissão ao usar pp2000:
Falha permanente. Falha do sinal de velocidade de entrada da caixa de velocidades. Sem sinal.

Eu sei que devo usar o óleo ESSO LT 71141, mas posso usar outros óleos como alternativas? Um ATF-U normal danificará o meu veículo?

O meu carro:
peugeot 406, 2003
HDI 2,0
Transmissão automática AL4
Você DEVE usar o ESSO LT 71141, que também pode ter a marca Mobil, dependendo do mercado. Qualquer outro óleo irá piorar os seus problemas. Tenha em mente que uma grande quantidade de óleo não pode ser drenada da caixa por drenagem normal, e o método usual para uma troca "completa" é fazer três ou quatro trocas sucessivas, para obter uma atualização substancial. Estas caixas raramente são encontradas por concessionários Peugeot, por isso a melhor hipótese de reparação é ir a um especialista que tenha a experiência necessária. Terá de avaliar se o custo vale a pena.