O contato do solenóide é o culpado
Eu tive esse mesmo problema em 2 motores de partida separados. Como o problema foi difícil de rastrear e, apesar de pesquisar na internet, não consegui encontrá-lo descrito em outro lugar, decidi responder a qualquer fórum da internet que aparecesse primeiro ao pesquisar "Peugeot 307 não liga quente" no Google
No meu caso, o motor de partida é um Valeo D6G3, e o problema era que os contatos internos do solenóide estavam desgastados com o tempo. Ao encontrar o problema, aprendi muito sobre motores de partida, então vou tentar explicar o máximo possível aqui.
O problema:
No início, o carro não ligava quando estava quente. Depois de retirar o motor de partida, desmontá-lo, limpá-lo (como descrito em outro lugar como uma possível solução), ele também não ligava mais a frio. Testando-o fora do carro com cabos de ligação direta, parecia funcionar perfeitamente. Uma substituição do ferro-velho fez exatamente a mesma coisa. Verifiquei toda a fiação, não consegui encontrar nenhuma falha. Medi as correntes e a voltagem da bateria.
Fora do carro, o motor de partida funcionava livremente, puxando cerca de 50A no total, dos quais 7A através do solenóide. No carro, o motor de partida apenas clicava, puxando cerca de 40 amperes através do solenóide -> esta é a causa do fusível de 20A queimar. A substituição de 25A pode lidar com essa corrente tempo suficiente. Isso significa que o solenóide nunca fecha totalmente quando o motor de partida é instalado no carro.
Operação do solenóide:
Eu coloquei um esquema aqui: imgur.com/a/zvreI
O solenóide tem três contatos (mais aterramento através da carcaça):
A primeira entrada é permanentemente conectada ao positivo da bateria. Este é um cabo grosso para fornecer os 100A+ que passam pelo motor de partida em operação.
A segunda entrada é menor, esta vem da ignição para engatar o motor de partida.
O terceiro conector é a saída, este é conectado à entrada do motor. A própria saída do motor é aterrada na carcaça.
O solenóide realmente contém duas bobinas: Uma feita de fio de bitola grossa com baixa resistência. Esta é a bobina de atração, que consome uma alta corrente (>30A) e cria um grande campo magnético para puxar o êmbolo. Este êmbolo move o pinhão do motor de partida para engatar o volante (por meio de uma alavanca). Assim que o êmbolo atinge a parte inferior do solenóide, ele fecha o interruptor entre os terminais de saída e entrada. A corrente agora pode fluir da bateria através do motor. Este interruptor também curto-circuita a bobina de atração, de modo que ela para de consumir corrente.
A segunda bobina é feita de fio mais fino e, portanto, tem maior resistência. Este permanece ativo e apenas mantém o êmbolo no lugar. Isso requer muito menos campo magnético do que movê-lo. Ele consome apenas cerca de 7A.
Portanto, na operação normal, a corrente que passa pelo fusível F8 e pelo solenóide atingirá um pico brevemente em 40A até que o interruptor feche e, em seguida, permanecerá em 7A enquanto estiver girando. No entanto, se o interruptor não fechar, porque os contatos estão erodidos (ou algo está emperrado), a corrente permanece em 40A, provavelmente queimando o fusível.
A causa do problema:
Eventualmente, com a ajuda de um amigo, descobri que o motor de partida parava de funcionar assim que o cabo da bateria era fixado corretamente. Com cabos de ligação direta, funcionaria bem. Parece que os contatos internos se corroeram com o tempo a ponto de mal fazerem contato. Quando o terminal está solto, ele apenas faz contato. Quando a porca é apertada no terminal, ela o puxa o suficiente para perder o contato.
A solução:
Por enquanto, consegui colocar meu motor de partida antigo de volta em serviço com um reparo grosseiro (estava quebrado de qualquer maneira, então por que não tentar).
Fotos em: imgur.com/a/zvreI
O terminal é apenas um parafuso de cobre, preso no lugar com um clipe. Depois de remover o clipe, o parafuso pode ser empurrado mais para dentro do solenóide. Eu furei um pequeno orifício na lateral da tampa de plástico para colocar um parafuso de 4 mm que lixei até uma ponta afiada. Isso agora mantém o terminal no lugar em sua nova posição.
Agora posso procurar um solenóide de substituição (o número da peça Valeo é 594348), embora uma parte de mim esteja curiosa para ver quanto tempo a "solução" vai durar.