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Parece que pode ser uma falha no circuito do solenóide do motor de arranque. Eu eliminaria o chicote conectando um chicote temporário para acionar o solenóide de partida para ver se é o motor de partida ou o chicote.
Este é um problema conhecido. ou seja, a substituição do fusível de 20A por um fusível de 25A.
 
Este é um problema conhecido. ou seja, a substituição do fusível de 20A por um fusível de 25A.
Muito obrigado pelo conselho, eu tive exatamente os mesmos problemas descritos aqui, só esta semana.

O fusível de 20A queimou no domingo passado quando tentei reiniciar o carro logo após voltar de uma viagem de duas horas, um mecânico de recuperação diagnosticou o fusível (mas nenhuma falha elétrica aparente) e ele funcionou bem durante toda a semana em viagens curtas de trabalho - fiz outra viagem de duas horas hoje (sábado) e ele queimou o fusível ao tentar reiniciar, felizmente eu tinha comprado um estoque deles - ele reinicia imediatamente quando você troca o fusível.

Eu agora troquei o 20A por um 25A e atualizarei mais tarde.
 
Ops!

Tem estado a funcionar bem desde sábado, mas esta noite (quinta-feira) queimou o fusível de 25A após uma curta viagem e reinício, depois outro fusível de 25A imediatamente, substituído por um terceiro e ainda não queria arrancar, mas quando verifiquei este, não tinha queimado.

Empurrei o carro alguns metros para a frente em ponto morto e ele arrancou, mas recebi a mensagem de aviso de emissões no painel de informações.

A boa notícia é que tenho uma garantia de peças AA no carro do concessionário principal a quem o comprei no ano passado, vou divertir-me amanhã e ligar para eles para ver que tipo de esquema estão a fazer com a sua "contribuição para o custo num dos nossos reparadores nomeados".

Tenho a sensação de que a minha oficina habitual fará uma verificação elétrica e fornecerá um motor de arranque recondicionado por um preço inferior à minha "contribuição" para a "garantia".
 
Levei o carro à nossa oficina local hoje, não me preocupei com a reclamação da garantia, pois depois de verificar os termos e condições do AA Gold, há mais cláusulas de saída para eles do que seria bom para a minha conta bancária, a parte onde eles recomendaram levá-lo a uma oficina Halfords e pagar para desmontar tudo, e depois ligar para eles, fez por mim.

De qualquer forma, a minha oficina local (em quem eu realmente confio) fez várias medições do motor de arranque, ele está atualmente em um fusível de 30A (meu trabalho) e não o queima, ele pode consumir até 33A por milissegundos na inicialização, mas eu realmente não quero mantê-lo em um fusível maior do que o recomendado.

A oficina falou com a Peugeot e eles confirmaram o conselho acima de que o fusível pode ser oficialmente atualizado para 25A, pois é o que eles fazem como uma questão de rotina agora, não me ajuda, pois o meu estava queimando os de 25A, extraoficialmente o técnico disse "Sim, eu também tentaria um 30A", mas ele não vai ser citado sobre isso.

Para a minha sanidade, pedi que instalassem um novo motor de arranque, pois toda vez que o fusível queimou até agora, foi quando eu estava a quilômetros de distância (por que eles nunca queimam na sua entrada?)
 
307 1.6 Gasolina 2006 Fusível de controlo do motor de arranque F8 a queimar

O motor arranca bem a frio, mas quando está quente, o motor de arranque não engata e o fusível F8 na caixa de fusíveis do compartimento do motor queimou. Substituído e o motor arrancou bem. A falha reapareceu duas semanas depois. Substituí o fusível por 25A depois de pesquisar na web, pois aparentemente este é um problema conhecido. Estou agora à espera para ver se queima novamente, pois o próximo passo será o motor de arranque. Suspeito que o solenóide do motor de arranque perdeu a sua resistência de isolamento e é isto que está a queimar o fusível.
 
É certamente uma falha de "motor quente", agora mandei instalar um novo motor de arranque (custo total de £144), pois perdi a fé na teoria de "Continuar a substituir os fusíveis", quando a minha oficina local foi encomendar o motor de arranque, encontraram dois recomendados para o meu ano e modelo (55 placas de gasolina 307), mas um era consideravelmente mais potente do que o outro, ele não é nada além de minucioso, o meu rapaz, e ele não ficou feliz em apenas adivinhar, o motor de arranque que estava no meu era o mais potente, mas levou-o a 33A na inicialização e ambos concordámos que se o inferior fizesse o trabalho tão bem, então podíamos muito bem optar por esse e remover qualquer dúvida sobre a carga inicial de inicialização.
 
É certamente uma falha de "motor quente", agora mandei instalar um novo motor de arranque (custo total de £144) pois perdi a fé na teoria "Continue a substituir os fusíveis", quando a minha oficina local foi encomendar o motor de arranque, eles encontraram dois recomendados para o meu ano e modelo (gasolina 307 de chapa 55), mas um era consideravelmente mais potente do que o outro, ele não é nada além de minucioso, o meu rapaz, e ele não ficou feliz em apenas adivinhar, o motor de arranque que estava no meu era o mais potente, mas levou-o a 33A na inicialização e ambos concordámos que se o inferior fizesse o trabalho tão bem, então podíamos muito bem optar por esse e remover qualquer dúvida sobre a carga inicial de inicialização.

A Peugeot e vários eletricistas de automóveis não conseguiram explicar por que a Peugeot deveria recomendar dois motores de arranque com potências diferentes para o carro, foram-lhe oferecidas explicações como "É para um automático" e até "É a versão com controlo de clima", nenhuma das quais fazia sentido, ele é um mecânico de automóveis com 40 anos de experiência e eu costumava ser um eletricista "normal" (mas não um eletricista de automóveis) e ambos ficámos perplexos, mas optámos pelo menor e até agora... tudo bem.
Mas certamente o mais potente será melhor, pois fará o motor girar mais fácil/rapidamente, portanto, um arranque mais rápido, etc.
Eu sempre instalo os atualizados, especialmente nos HDIs, pois eles arrancam muito melhor depois.
 
Fusível F8 queimado

Gostaria de ver o diagrama de fiação do fusível F8, pois acredito que este seja o controle do motor de partida, ou seja, o solenóide, não o motor de partida. O motor de partida provavelmente consumirá uma corrente considerável durante a partida, ou seja, superior a 20A.

O diagrama do meu manual HAYNES não mostra o fusível F8, o que está claramente errado.

O circuito de alimentação do motor de partida não mostra um fusível nos meus manuais HAYNES Peugeot 307 e Meriva, o que acredito estar correto, pois seriam fusíveis muito grandes.

O que precisamos é do diagrama do circuito, incluindo o fusível F8.
 
Gostaria de ver o diagrama de fiação do fusível F8, pois acredito que este seja o controle do motor de partida, ou seja, é o solenóide e não o motor de partida. O motor de partida provavelmente consumirá uma corrente considerável durante a partida, ou seja, maior que 20A.

O diagrama do meu manual HAYNES não mostra o fusível F8, o que está claramente errado.

O circuito de alimentação do motor de partida não mostra um fusível nos meus manuais HAYNES Peugeot 307 e Meriva, o que acredito estar correto, pois estes seriam fusíveis muito grandes.

O que precisamos é do diagrama do circuito, incluindo o fusível F8.
O motor de partida é alimentado diretamente da bateria se você seguir o fio. O mesmo fio também vai para o alternador.
 
307 1.6 Gasolina 2006 F8 Fusível de controle do motor de arranque queimando

OK, então, depois de substituir o fusível F8 20A por um 25A, a falha reapareceu sem o engate do motor de arranque ao tentar dar a partida após dirigir para as lojas quando o motor estava quente. Nesta ocasião, o fusível não havia queimado, mas a substituição do fusível F8 de volta para o 20A pareceu resolver o problema. Isso foi provavelmente uma coincidência.

Assim que o carro voltou para casa, removi o motor de partida e reproduzi o problema no banco de trabalho enquanto media o fluxo de corrente do solenóide. Às vezes, o solenóide não engatava ao aplicar 12v a ele. O motor/solenóide pode ser facilmente desmontado e remontado, o que fiz e dei uma boa limpeza e relubrificação. Ficou claro para mim que o êmbolo de cobre do solenóide estava emperrando na manga. Então, agora acredito que, como o cobre é um bom condutor de calor, ele se expandiria quando aquecido, aumentando a probabilidade de emperramento. Uma vez limpo, lubrificado e remontado, tudo está bem. O tempo dirá, mas se você tiver essa falha, provavelmente não precisará substituir o motor de partida, apenas desmontar o solenóide e dar uma boa limpeza e lubrificação.
 
307 gasolina 1.6 falha ao ligar fusível F8 queimado

A falha acabou de ocorrer novamente após 16 meses. O fusível F8 20A queimou duas vezes, então eu o substituí por um de 30A e o carro ligou perfeitamente. Terei que entrar embaixo do carro e remover o motor de arranque e o solenóide. Agora tenho um conjunto de motor de arranque e solenóide sobressalente para instalar, o que espero que resolva o problema.
 
Olá, O carro sempre pega quando está frio, mas se parar para pegar gasolina ou deixar meu bebê na creche, então ele definitivamente não ligaria novamente. Nós pesquisamos isso no Google e encontramos outra pessoa com exatamente o mesmo fusível F8 queimando sob o capô. Não temos ideia do que pode ser, mas tenho que esperar até que o carro esfrie completamente antes que pare de queimar fusíveis. É a caixa de fusíveis 1 F8 amarelo 20A e diz no manual que é para controle do motor de partida, obrigado, Ellie x
Olá, só me pergunto se você já resolveu o problema e qual foi o resultado, pois minha esposa tem o mesmo problema com seu 307z muito obrigado Steve
 
Sem dúvida, é o solenóide do motor de arranque que está com defeito. Isso faz parte do conjunto do motor de arranque. Tenha cuidado ao aumentar a classificação do fusível, pois, em última análise, isso pode resultar em incêndio. 25A devem ser suficientes, mas eu evitaria qualquer coisa maior. A solução é substituir o motor de arranque por uma unidade recondicionada ou, se você for um mecânico experiente, remova o motor de arranque e desmonte o solenóide e limpe-o bem. O motor de arranque é difícil de remover e só pode ser feito por baixo do carro.
 
Ops!

Tem estado a funcionar bem desde sábado, mas esta noite (quinta-feira) queimou o fusível de 25A após uma curta viagem e reinício, depois outro fusível de 25A imediatamente, substituído por um terceiro e ainda não queria arrancar, mas quando verifiquei este, não tinha queimado.

Saudações JerryChicken
Tenho tido exatamente a mesma coisa a acontecer com o meu 407, não consegui entender o fusível não queimado e a não partida após 2 ou 3 queimados... talvez pudessem dar-lhe um emprego na Peugeot. Estarei a ver a minha solenóide imediatamente.

muitas bênçãos
 
Fusível queimando.

Este é definitivamente um problema de aterramento.
No meu, queimou um fusível de 20A (amarelo) após cerca de 5 partidas. Ele tem as garras da bateria em um sistema de alavanca, não porca e parafuso como a maioria dos terminais da bateria, no poste de aterramento a alavanca tinha levantado, fazendo uma junta de alta resistência, simplesmente tirei a garra, limpei, reposicionei e empurrei a alavanca para baixo e foi resolvido. Você também pode verificar os pontos de aterramento da caixa de fusíveis e do motor, mas aposto que é isso.
 
O contato do solenóide é o culpado

Eu tive esse mesmo problema em 2 motores de partida separados. Como o problema foi difícil de rastrear e, apesar de pesquisar na internet, não consegui encontrá-lo descrito em outro lugar, decidi responder a qualquer fórum da internet que aparecesse primeiro ao pesquisar "Peugeot 307 não liga quente" no Google ;)

No meu caso, o motor de partida é um Valeo D6G3, e o problema era que os contatos internos do solenóide estavam desgastados com o tempo. Ao encontrar o problema, aprendi muito sobre motores de partida, então vou tentar explicar o máximo possível aqui.

O problema:
No início, o carro não ligava quando estava quente. Depois de retirar o motor de partida, desmontá-lo, limpá-lo (como descrito em outro lugar como uma possível solução), ele também não ligava mais a frio. Testando-o fora do carro com cabos de ligação direta, parecia funcionar perfeitamente. Uma substituição do ferro-velho fez exatamente a mesma coisa. Verifiquei toda a fiação, não consegui encontrar nenhuma falha. Medi as correntes e a voltagem da bateria.
Fora do carro, o motor de partida funcionava livremente, puxando cerca de 50A no total, dos quais 7A através do solenóide. No carro, o motor de partida apenas clicava, puxando cerca de 40 amperes através do solenóide -> esta é a causa do fusível de 20A queimar. A substituição de 25A pode lidar com essa corrente tempo suficiente. Isso significa que o solenóide nunca fecha totalmente quando o motor de partida é instalado no carro.

Operação do solenóide:
Eu coloquei um esquema aqui: imgur.com/a/zvreI
O solenóide tem três contatos (mais aterramento através da carcaça):
A primeira entrada é permanentemente conectada ao positivo da bateria. Este é um cabo grosso para fornecer os 100A+ que passam pelo motor de partida em operação.
A segunda entrada é menor, esta vem da ignição para engatar o motor de partida.
O terceiro conector é a saída, este é conectado à entrada do motor. A própria saída do motor é aterrada na carcaça.
O solenóide realmente contém duas bobinas: Uma feita de fio de bitola grossa com baixa resistência. Esta é a bobina de atração, que consome uma alta corrente (>30A) e cria um grande campo magnético para puxar o êmbolo. Este êmbolo move o pinhão do motor de partida para engatar o volante (por meio de uma alavanca). Assim que o êmbolo atinge a parte inferior do solenóide, ele fecha o interruptor entre os terminais de saída e entrada. A corrente agora pode fluir da bateria através do motor. Este interruptor também curto-circuita a bobina de atração, de modo que ela para de consumir corrente.
A segunda bobina é feita de fio mais fino e, portanto, tem maior resistência. Este permanece ativo e apenas mantém o êmbolo no lugar. Isso requer muito menos campo magnético do que movê-lo. Ele consome apenas cerca de 7A.
Portanto, na operação normal, a corrente que passa pelo fusível F8 e pelo solenóide atingirá um pico brevemente em 40A até que o interruptor feche e, em seguida, permanecerá em 7A enquanto estiver girando. No entanto, se o interruptor não fechar, porque os contatos estão erodidos (ou algo está emperrado), a corrente permanece em 40A, provavelmente queimando o fusível.

A causa do problema:
Eventualmente, com a ajuda de um amigo, descobri que o motor de partida parava de funcionar assim que o cabo da bateria era fixado corretamente. Com cabos de ligação direta, funcionaria bem. Parece que os contatos internos se corroeram com o tempo a ponto de mal fazerem contato. Quando o terminal está solto, ele apenas faz contato. Quando a porca é apertada no terminal, ela o puxa o suficiente para perder o contato.

A solução:
Por enquanto, consegui colocar meu motor de partida antigo de volta em serviço com um reparo grosseiro (estava quebrado de qualquer maneira, então por que não tentar).
Fotos em: imgur.com/a/zvreI
O terminal é apenas um parafuso de cobre, preso no lugar com um clipe. Depois de remover o clipe, o parafuso pode ser empurrado mais para dentro do solenóide. Eu furei um pequeno orifício na lateral da tampa de plástico para colocar um parafuso de 4 mm que lixei até uma ponta afiada. Isso agora mantém o terminal no lugar em sua nova posição.
Agora posso procurar um solenóide de substituição (o número da peça Valeo é 594348), embora uma parte de mim esteja curiosa para ver quanto tempo a "solução" vai durar.
 
Que excelente post, contendo algumas informações realmente úteis. Estou com este problema com o meu novo (para mim) 307 cc e este post explica exatamente o que está acontecendo e porquê. Parecia haver muitos posts sugerindo que a corrente do motor de arranque em si passa pelo fusível de 20A, ou que, quando quente, a resistência seria menor. Ambos estão errados, muito errados. A ideia de que a corrente de atração do solenóide permanece ligada por muito tempo faz todo o sentido. Meu plano, até o momento em que eu possa puxar e desmontar o motor de arranque, é substituir o fusível por um destes . Pelo menos isso me poupará de sujar as mãos toda vez que ele estourar. Muito obrigado por explicar este mistério. :thumb:
 
Olá xmastree,

Fico feliz que a informação tenha ajudado. Eu definitivamente recomendaria substituir o solenóide, assim que você começar a ter problemas com o fusível.
Eu substituí o fusível apenas 2 ou 3 vezes, antes que o motor de partida falhasse completamente. O último que coloquei foi de 25A, que eu li que agora é recomendado pela Peugeot de qualquer maneira. Aquele sobreviveu a todas as minhas tentativas (fúteis) de dar partida ao solucionar problemas. Os fusíveis normais suportarão brevemente uma corrente mais alta do que a nominal, mas acabarão queimando se a corrente persistir por tempo suficiente.
Com o solenóide, não há necessidade de manter a corrente ligada por mais tempo de qualquer maneira. Se você estiver tentando dar partida no motor e ele não pegar imediatamente, desligue a ignição imediatamente. Nada acontecerá mantendo a chave girada por mais tempo.
Na verdade, tive alguma sorte em fazê-lo pegar tentando ligar-desligar-ligar o motor de partida rapidamente, para que o solenóide tentasse engatar duas vezes.
 
Isso parece realmente bastante gasto.
Quanto ao meu, bem, começou a fazer um barulho diferente. Em vez do pequeno clique da caixa do porta-luvas, agora também havia um mais alto vindo de baixo do capô. Possivelmente o solenóide engatando pela metade. O fusível sobreviveu, no entanto, e como eu já tinha encomendado o disjuntor, eu o instalei.
Quanto ao próprio motor de arranque, eu encomendei um novo completo por £45. Eu pensei que, como ele tem que sair para substituir o solenóide, e o carro rodou 60.000 milhas em onze anos, isso pode ter sido muitas viagens curtas, então o motor de arranque pode ter visto algum trabalho duro, então por que não substituí-lo?
 
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