Faça uma pesquisa no Youtube por vídeos relacionados a correntes de distribuição; isso pode ajudar a dar uma ideia de como soa uma corrente 'defeituosa'.
Esses motores não parecem muito ruins, a corrente de distribuição fica barulhenta, mas eles não falham a ponto de perder o tempo e causar grandes danos internos. Mais comum é a falha das guias de plástico e você tem que pescar os pedaços do cárter, o que é um pouco chato, mas muito menos do que substituir válvulas tortas. Eu não sugeriria que é um grande problema, não na mesma extensão que, por exemplo, as juntas da cabeça da série Rover K (que é mais uma questão de quando, não se falha), mas em carros modernos, que são geralmente máquinas confiáveis em geral, algo está fadado a se destacar. Quando você pensa sobre isso, qualquer carro com correia dentada ou corrente de distribuição precisará de manutenção e substituição eventualmente em seu ciclo de vida.
Parece bobagem, mas a maioria das pessoas tem uma ideia de como um motor de 4 cilindros moderno deve soar, apenas suave e feliz, um ruído bastante comum. Você tem quase um instinto de saber se soa certo ou não. Se começar a soar mais como um diesel e o ruído do motor possuir algumas qualidades mais parecidas com as de um trator antigo, comece a pensar um pouco mais sobre isso.