Peugeot Forums banner

206cc luzes fracas do painel e dados incorretos.

2.4K views 13 replies 3 participants last post by  Ian M Davis  
#1 ·
Olá. Tenho um 206cc de 2004 com o motor de 2 litros e 5 velocidades.
Tenho tido problemas em que a minha ferramenta de diagnóstico Launch está a relatar dados incorrectos nos meus sensores de temperatura, ou seja, a temperatura do óleo é -40. A água é +159 e o ar também está incorrecto e eles estão fixos.
No entanto, nos dados em tempo real OBD, a temperatura da água e a temperatura do ar são registadas correctamente.
No painel, a temperatura da água e a temperatura do óleo parecem estar correctas.
Isto deixou-me perplexo.
Hoje, decidi remover o meu painel e substituir as luzes indicadoras, pois não eram muito brilhantes. O mesmo para a luz de verificação do motor.
No entanto, agora descubro que o painel é LED!
Então agora estou a pensar que o painel precisa ser substituído? A menos que haja um potenciômetro integrado que possa ajustar o brilho do LED?
E agora estou a perguntar-me se o módulo integrado do painel não está a comunicar com a ECU os dados de temperatura do sensor?
FWIW, tenho um código P0108 permanente, embora o MAP tenha sido substituído, juntamente com um sensor ECT defeituoso. O quadro congelado diz-me que a falha é activada com o motor desligado. Possivelmente na inicialização?
Os dados em tempo real indicam que o MAP está a funcionar correctamente.
Então, é o painel, ou talvez a cablagem do painel para a ECU?
Não tenho a certeza de por onde começar.
Mas posso precisar de mudar o painel.

#3 ·
PEUGEOT 206 CC 2.0 16V EW10J4 (*RFN) 2000 - 2007
*Deve ser o Código de Designação do Motor das posições 6,7,8 do VIN.

Veja se isto é útil:-

DTC P0108 Circuito do sensor MAP/sensor de pressão barométrica alto
Obrigado. Sim, ela é uma RFN, EW10J4.
A MAP foi substituída. Como posso ver os dados em tempo real, não estou preocupado com o sensor MAP real. Ele está se comportando corretamente.

#5 ·
A fiação pode desenvolver resistência excessiva, mesmo que o sensor tenha sido substituído, vale a pena verificar a fiação de volta para a ECU, se a falha não foi corrigida / está voltando.

Eu não tenho testes para o sensor de óleo, suspeito que seja apenas do tipo de dois pinos. Procure qualquer sinal de óleo saindo do sensor, possivelmente através do ponto de conexão da fiação, é uma das maneiras que esses sensores dizem adeus, mas relativamente parecem funcionar.

Números de peças OEM ou vista explodida podem ser encontrados aqui Peugeot (ssg.asia)

#6 ·
A fiação pode desenvolver resistência excessiva, mesmo que o sensor tenha sido substituído, vale a pena verificar a fiação de volta para a ECU, se a falha não foi corrigida / voltando.

Eu não tenho testes para o sensor de óleo, suspeito que seja apenas do tipo de dois fios. Procure qualquer sinal de óleo saindo do sensor, possivelmente através do ponto de conexão da fiação, é uma das maneiras que esses sensores dizem adeus.
Eu testei o sensor de óleo para nível e temperatura. A temperatura é apenas um fio. Passa por um resistor para aterramento.
Testou bem, assim como o sensor de nível de óleo.
O medidor de temperatura do óleo parece estar registrando a temperatura muito bem. Funciona em torno de 90 C.
De acordo com os diagramas de fiação, há alguma fiação indo do painel de instrumentos de volta para a ECU. Essa é a única maneira de a ECU obter esses dados, pois o medidor de temperatura do óleo vai direto para o painel de instrumentos.
Então, acho que tenho três opções.
Painel com defeito. Fiação com defeito. ECU com defeito.

Espero que isso funcione. Estes são os diagramas de fiação que tenho usado. O diagrama 5 mostra o sensor de temperatura do óleo e o diagrama 17 é aplicável ao meu carro e faz a conexão entre o painel de instrumentos e a ECU.

#12 · (Edited)
Obrigado por republicar os diagramas, eles são os errados para o seu carro. Eles são para a versão anterior do 206. Por volta de 2002, a Peugeot mudou completamente a eletrónica do 206. Eles optaram por um sistema multiplex. Pense no carro como tendo dois computadores principais com muitos periféricos. Os computadores principais são a ECU do motor e o BSI (interface do sistema da carroçaria). Estes estão ligados por um barramento de computador chamado barramento CAN. A ECU do motor controla o motor e o BSI controla todo o resto. O painel de instrumentos pode ser considerado um periférico BSI. Ele se conecta ao BSI através de outro barramento de computador. Vários outros periféricos, como o ar condicionado, também se conectam ao BSI através de barramentos de computador.

Eu anexei um diagrama de fiação que mostra como os sensores de temperatura do líquido de arrefecimento se conectam à ECU do motor. Na verdade, existem dois sensores: 4020 e 4005. 4020 é apenas um interruptor e 4005 é um termistor (resistor dependente da temperatura). Acho que 4020 é montado na cabeça do cilindro. Se ficar muito quente, ele fecha e curto-circuita o sensor de temperatura 4005 para a terra. O sensor de temperatura 4005 deve ser montado perto do termostato.
Correção
SEDRE estava ligando ao sensor de líquido de arrefecimento para o motor de 1,6l em vez do motor de dois litros. O motor de dois litros tem apenas um sensor. Eu mudei o diagrama de fiação para a unidade correta. Faz pouca diferença, o sensor de temperatura (1220) ainda se conecta à ECU (1320).

Attachments

#13 ·
Obrigado por republicar os diagramas, eles são os errados para o seu carro. Eles são para a versão anterior do 206. Por volta de 2002, a Peugeot mudou completamente a eletrônica do 206. Eles optaram por um sistema multiplex. Pense no carro como tendo dois computadores principais com muitos periféricos. Os computadores principais são a ECU do motor e o BSI (interface do sistema da carroceria). Estes são conectados por um barramento de computador chamado barramento CAN. A ECU do motor controla o motor e o BSI controla todo o resto. O painel de instrumentos pode ser considerado um periférico BSI. Ele se conecta ao BSI através de outro barramento de computador. Vários outros periféricos, como o ar condicionado, também se conectam ao BSI através de barramentos de computador.

Anexei um diagrama de fiação que mostra como os sensores de temperatura do líquido de arrefecimento se conectam à ECU do motor. Na verdade, existem dois sensores: 4020 e 4005. 4020 é apenas um interruptor e 4005 é um termistor (resistor dependente da temperatura). Acho que 4020 é montado na cabeça do cilindro. Se ficar muito quente, ele fecha e curto-circuita o sensor de temperatura 4005 para a terra. O sensor de temperatura 4005 deve ser montado perto do termostato.
Correção
SEDRE estava ligando ao sensor de líquido de arrefecimento para o motor 1.6l em vez do motor de dois litros. O motor de dois litros tem apenas um sensor. Eu mudei o diagrama de fiação para a unidade correta. Faz pouca diferença, o sensor de temperatura (1220) ainda se conecta à ECU (1320).
Obrigado Ian.
Limpei o MC20 e o MC30 hoje. Eles devem ter estado ok, pois não houve nenhuma mudança.
Provavelmente preciso verificar a fiação em seguida.
Existe um guia para isso?
Obrigado

#14 ·
Acho que você fez todos os testes que o Haynes Pro sugere no MAP.

No caso dos LEDs do painel, não conheço nenhum procedimento específico. O que sugiro é verificar a fonte de alimentação do painel de instrumentos. Anexei uma fiação que mostra as conexões de energia do fusível 15 no BSI para o painel (0004).
Observação: As linhas vermelhas 9004_ e 9005_ são um barramento de dados composto por dois fios que são torcidos juntos.

O conector BSI 10V NR é um conector preto de 10 pinos
O conector do painel 18V BA é um conector branco de 18 pinos
Todos os conectores são identificados pelo número de pinos e cor (em francês).

Talvez valha a pena baixar uma cópia gratuita do Peugeot Servicebox. Isso cobre os Peugeots até o final de 2013. Inclui listas de peças e diagramas de fiação SEDRE - veja #22 de https://www.peugeotforums.com/threads/service-box-no-longer-free.348018/page-2#replies

Attachments