Olá, sou novo no fórum e proprietário de um Peugeot (bem, não totalmente, tive um 205GTi e 405Mi16 no passado), esperando que alguém possa ajudar com este problema... Acabei de adquirir o carro acima muito barato de um amigo de um amigo como um não-corredor e espero consertá-lo para que meu filho possa usá-lo como seu primeiro carro. O veículo está em ótimo estado, mas tem a falha de dar a partida normalmente, mas simplesmente não pegar. Um pouco de história de onde conseguimos o carro... O proprietário anterior da pessoa de quem comprei o carro o teve quase desde novo. O histórico de serviço é bom, a correia dentada foi feita nos últimos 2 anos (10.000 milhas atrás) e bem cuidada. Parece que ele teve um período ruim com o carro (não sei por quê), o que resultou na troca do BSM, novas chaves e ECU (acredito que tudo isso foi feito pela JC Cars em Norwich com base no adesivo na ECU). O carro foi vendido para a pessoa de quem o pegamos há 18 meses. Tudo estava funcionando bem por muitos meses. Passou na inspeção veicular em meados de junho sem grandes problemas (pneu e lâmpada da placa) e então uma falha apareceu em julho com o motor dando a partida mas não pegando. Ele nunca se preocupou em investigar, pois estava prestes a se mudar para os EUA, daí o preço super barato. A situação atual é a seguinte...
- O carro não pega como mencionado
- Vidros, indicadores e limpadores não funcionam - verifiquei todos os fusíveis, mas lembro de ler em algum lugar que eles não funcionam se o sensor de virabrequim tiver problemas.
- Ambas as chaves funcionam - o travamento central remoto funciona - o carro emite um bipe com a chave na ignição e a porta aberta
- Conectei meu leitor Autel MK808 e obtive os seguintes códigos:
- P0193 - Sinal de pressão do diesel Circuito aberto ou curto para positivo, ou valor muito alto
- P0122 - Sinal de repetição da posição da borboleta EGR Curto-circuito para a massa ou valor muito baixo
- P0113 - Sinal do sensor de temperatura do ar de admissão (medidor de fluxo) Circuito aberto ou curto para positivo, ou valor muito alto
- P0473 - Sinal do sensor de pressão diferencial de exaustão Circuito aberto ou curto para positivo, ou valor muito alto
- Reinicialização do BSI, pois sei que a bateria estava dentro/fora do carro, também totalmente carregada
- Sincronização da árvore de cames/virabrequim = Não, mesmo ao dar a partida - a correia gira, assim como as polias do virabrequim e da árvore de cames, a correia parece boa, embora para mim pareça um pouco solta
- Velocidade do motor = 0 rpm, mesmo ao dar a partida
- Pressão de combustível medida = 289
- Estou recebendo 7,5v no fio de sinal do sensor de virabrequim com a ignição ligada - pensei que seria maior, mas não consigo encontrar especificações?
- O carro pega se eu borrifar Easy Start na admissão, soa mal, o que acho que é de se esperar.
- Verifiquei todos os fusíveis e conexões quanto à continuidade/corrosão e tudo parece bom para mim.
- Substituí o sensor de virabrequim por precaução, mas não fez diferença nas leituras acima. A fiação do conector também parecia OK.