Peugeot Forums banner

(2000) Peugeot 206 2.0 HDI Perda de potência do motor - Sem força

14K views 8 replies 5 participants last post by  MadProfessor  
#1 ·
Bem, eu digo bom dia, mas não tem sido tão bom para mim.

Acabei de voltar de um passeio de carro, e eu enfatizo a palavra acabou de.

O carro estava andando bem como de costume, parei em um semáforo e fui arrancar e o motor estava totalmente sem força. No início, pensei que estava tentando arrancar em 3ª marcha ou algo estúpido assim, mas não, eu estava em 1ª marcha, e a estrada é plana. Mas o carro teve dificuldades para arrancar ou manter qualquer velocidade.

Pude encostar no acostamento da estrada, o motor estava em marcha lenta perfeitamente, e não havia luzes de aviso no painel.

Desliguei o motor e removi a chave por cerca de 5 minutos, e o motor ligou novamente na 1ª tentativa, mas mais uma vez faltou força ao tentar arrancar ou manter a velocidade.

Mesmo pisando no acelerador ao máximo teve pouco ou nenhum efeito na potência, a única coisa que fez foi fazer a estrada desaparecer em uma espessa nuvem de fumaça preta e fuligem.

Alguém pode, por favor, aconselhar onde começar a procurar?

Obrigado pelo seu tempo.

Atenciosamente.

#2 ·
Fumo preto é combustível não queimado causado por excesso de combustível (injetores/bomba de combustível se não HDI) ou falta de ar (falha da turbina, mangueiras do intercooler furadas ou bloqueadas ou filtro de ar). Estas são as coisas óbvias que eu procuraria.

#4 ·
Obrigado pelas suas respostas.

Aqui está um vídeo rápido do que está acontecendo.
Peugeot 206 2.0 HDI - YouTube

Como pode ver no vídeo, sempre que tento acelerar o motor, ele não consegue ultrapassar as 2500 rpm, e sai fumo da parte traseira do carro e também da parte traseira do motor.

Desligar o sensor MAF não parece afetar o funcionamento do motor.
Mas desligar o tubo na saída da bomba de vácuo faz com que o motor gire livremente.

Cada vez que isso aconteceu, estava chovendo, não sei se isso pode estar relacionado ou não.

Mais alguma ideia?

#7 ·
Mais uma vez obrigado pelo seu tempo e respostas.

O carro parece estar a funcionar bem novamente esta manhã, mas quero chegar à raiz do problema e corrigi-lo.

Tenho sorte que cada vez que isso aconteceu, eu estava a menos de 3 milhas de casa, então consegui levar o carro para casa.

O turbo está de facto na parte de trás do motor.

Eu não sabia que o 2.0 HDI tinha uma placa borboleta a vácuo.

Eu estive a olhar para o carro esta manhã e dei uma boa olhada nos tubos que saem da bomba de vácuo.

Há dois tubos de vácuo que vão para a parte de trás do motor, um vai claramente para a válvula EGR, e eu acho que o outro tubo de vácuo deve levar a esta placa borboleta a vácuo de que você fala.

Quando o motor está a funcionar corretamente, não há sinal de fumo a sair da parte de trás do motor, isso só acontece quando ele está a falhar. E neste momento não faço ideia de onde vem a fumaça.

Mais uma vez obrigado pelo seu tempo.

Atenciosamente.

#8 ·
Acabei de voltar ao carro e consegui recriar manualmente os problemas acima.

Como disse no meu último post esta manhã, o carro parece estar a funcionar bem, e vai acelerar livremente e conduzir normalmente, mas se eu aplicar um vácuo ao segundo tubo de vácuo que desce pela parte de trás do motor, o motor não vai acelerar e vai deitar fumo novamente.

Ambas as vezes que isso aconteceu, estava a chover. Ainda não aconteceu num dia seco, por isso não posso descartar que a água esteja a entrar num sensor algures.

Não estou a receber nenhum tipo de luzes de aviso no painel de instrumentos, e o meu cabo USB OBDII também não está a mostrar nenhuma falha.

Então, a minha próxima pergunta é: é provável que seja uma falha mecânica ou eléctrica? Gostaria muito de chegar à raiz do problema e não apenas encobrir o problema.

Obrigado pelo seu tempo.

Melhores cumprimentos.

Attachments

#9 ·
Apenas uma atualização rápida.

A falha foi devido às duas válvulas de controle Bosch 0928400414.
Ambas as válvulas estão presas abertas, o que significa que estava causando a abertura total da válvula EGR e o fechamento do dosador de ar.

Agora removi as válvulas de controle e removi e bloqueei o sistema EGR.

O carro está agora novamente funcionando como era antes do problema começar.

Não tenho certeza do porquê as duas válvulas de controle falharam, mas agora que removi o sistema EGR do carro, elas não são mais necessárias.