Peugeot Forums banner

1.6 hdi p1351

33K views 10 replies 4 participants last post by  Eccles  
#1 ·
Olá pessoal,

eu coloquei o computador na minha van e obtive o código p1351 vela de incandescência, relé da vela de incandescência, li que as velas de incandescência são necessárias para o ciclo de regeneração no DPF. Então eu excluí os códigos e levei a van para rodar na rodovia, cerca de 90 milhas a uma velocidade média de 70/80 mph. Conectei o computador após a corrida, nenhum código aparecendo. Então eu interpretei isso como um bom sinal...!

A que velocidade etc. o ciclo de regeneração ocorre etc.???

Obrigado

Moh1

Save
#2 ·
P1351

Olá pessoal

Acabei de sair para a minha carrinha hoje, liguei o obd para ver os códigos, voltei com o p1351 pendente..limpei o código, dei uma volta com a carrinha, verifiquei que não havia códigos.
Então p1351 vai e vem. Isso está me confundindo! Por favor, você pode esclarecer este assunto...???

Algum conselho por favor

Obrigado

Moh

Save
#3 ·
Se uma vela de incandescência estiver a falhar, isso acabará por se tornar uma falha permanente. No entanto, se estiver a fazer muitos quilómetros em auto-estrada, o filtro de partículas ainda se regenerará passivamente, pelo que a ECU não precisará de intervir e ligar as velas de incandescência. Eu ainda recomendaria verificar/reparar as velas.

#4 ·
Se uma vela de incandescência estiver a caminho, isso acabará se tornando uma falha permanente. No entanto, se você estiver fazendo longas milhas na rodovia, o dpf ainda se regenerará passivamente, então a ecu não precisará intervir e ligar as velas de incandescência. Eu ainda procuraria testar/classificar as velas.
Olá, muito obrigado.

Existe alguma forma de testar as velas antes de trocá-las?
Também algum diagrama ou informação sobre como trocá-las, por favor??

Obrigado

Moh

Save
#5 ·
Em primeiro lugar, já foram trocadas antes? Se não, quantos quilómetros tem o motor? Se houver alguns (80 mil milhas, por exemplo), eu diria que vale a pena trocar todas as velas de ignição de qualquer maneira.
Se quiser testá-las, precisará de um multímetro para medir a resistência entre cada terminal da vela e a terra. Acredito que estão ligadas em série, por isso, se uma estiver morta, nenhuma irá energizar.
O conselho geral com o 1.6hdi é trocar todas as velas se 1 estiver defeituosa. Isso ocorre porque as velas estão localizadas na parte traseira do motor e são irritantes e demoradas para tirar.
O método básico é garantir que você tenha um soquete profundo (13 mm, eu acho, não use um Halfords Pro, eles não caberão devido ao chanfro interno) e aquecer o motor o máximo possível (você estará trabalhando de cima, então não quer que ele esteja vermelho quente!).
Desconecte a bateria seguindo o procedimento usual.
Remova a tampa superior do motor.
Desaperte e remova para um lado a fiação na parte superior do motor.
Desencaixe e remova o tubo egr para o coletor (o clipe inferior é uma dor para colocar de volta).
Verifique se você tem as velas de ignição de substituição corretas, existem aquelas com terminais de encaixe e rosca, alguns hdi usam um tipo e outros o outro).
Espero que o motor ainda esteja quente, isso ajudará a tirar as velas, pois elas podem ser teimosas (pesquise no Google por relatos de velas quebradas).
Afrouxe lentamente cada vela por vez com o soquete, começando com a direita, pois é a mais fácil.
Se você tiver sorte, a vela apenas desaparafusará e levantará com pouca resistência.
Se sentir resistência, aparafuse para frente e para trás para soltar, mas certifique-se de que a pressão aplicada esteja para baixo, algumas velas na minha levaram 20 minutos cada de persuasão cuidadosa).
A 4ª vela é a mais difícil, pois há muito no caminho, então uma boa lanterna é útil.
Instale as novas velas, não aperte demais, apenas um pouco mais do que apertar com os dedos, verifique Haynes para o torque.
Reconecte o chicote de fios e o resto é ao contrário.
Se tudo correu bem e você tiver uma falha permanente p1351, ela deve ser limpa na inicialização.

G
#6 ·
Olá, só para ser um pouco atrevido - você verificou o próprio relé?

É mais fácil de trocar e pode corrigir a falha.

De qualquer forma, use o excelente guia do Eccles para as velas de incandescência, se quiser, mas pode ser apenas o relé.

#7 ·
Verdadeiro. Raramente com defeito, mas de fácil acesso. Ele está localizado na parte frontal externa da caixa de fusíveis/carcaça da ECU do motor. Estava apenas pensando que a natureza intermitente provavelmente não era o relé.
Acabei de verificar o torque da vela de incandescência e é de 10 Nm/7 lbf ft.

#8 ·
Obrigado eccles pelo seu conselho, significa muito, pois você deu informações detalhadas.

Recebi recentemente um carro da empresa, então minha van só é usada nos fins de semana em viagens curtas, mas gosto de levá-la para passear de vez em quando para que o dpf não fique bloqueado. Como li aqui, você precisa de velas de incandescência para executar o ciclo de regeneração.

Vou ver como me saio....obrigado

Save
#10 ·
Não querendo ser pretensioso, mas as velas de incandescência não são ligadas em série, não há como ligá-las em série, elas são ligadas em paralelo, mas em alguns motores são 2 pares paralelos.

Basicamente, se você pudesse ligá-las em série, uma falha realmente mataria as outras, mas em paralelo elas podem falhar individualmente, mas as outras ainda funcionarão.

As falhas nas velas de incandescência estão quase sempre presentes nos HDIs, isso só se torna um problema se as regenerações não acontecerem.

Save
#11 ·
Tudo bem, faz sentido. Sempre faz com comentários seus :thumb: Eu disse "Eu acredito...". Ainda acho que as velas de incandescência só são necessárias quando uma regeneração ativa é necessária ("se as regenerações não acontecerem", acho que você concorda?). Vê-se o tempo todo que velas totalmente funcionais são sempre necessárias. Em longas viagens de autoestrada em condições normais, este não seria o caso. No meu 1.6HDi, uma vela de incandescência foi, mas como eu estava fazendo viagens mais longas na época, o DPF ainda estava se regenerando (verificado com Diagbox), verifiquei fisicamente o DPF após 600 milhas de ter uma vela ruim. Velas novas instaladas, disse à ECU que havia um novo DPF (Risco de bloqueio do filtro apareceu e não foi possível limpar) e está tudo bem. Acho que foi há 15.000 milhas. Quando funciona :D, quando dá errado pode ser um p.i.t.a!

You have insufficient privileges to reply here.