Em primeiro lugar, já foram trocadas antes? Se não, quantos quilómetros tem o motor? Se houver alguns (80 mil milhas, por exemplo), eu diria que vale a pena trocar todas as velas de ignição de qualquer maneira.
Se quiser testá-las, precisará de um multímetro para medir a resistência entre cada terminal da vela e a terra. Acredito que estão ligadas em série, por isso, se uma estiver morta, nenhuma irá energizar.
O conselho geral com o 1.6hdi é trocar todas as velas se 1 estiver defeituosa. Isso ocorre porque as velas estão localizadas na parte traseira do motor e são irritantes e demoradas para tirar.
O método básico é garantir que você tenha um soquete profundo (13 mm, eu acho, não use um Halfords Pro, eles não caberão devido ao chanfro interno) e aquecer o motor o máximo possível (você estará trabalhando de cima, então não quer que ele esteja vermelho quente!).
Desconecte a bateria seguindo o procedimento usual.
Remova a tampa superior do motor.
Desaperte e remova para um lado a fiação na parte superior do motor.
Desencaixe e remova o tubo egr para o coletor (o clipe inferior é uma dor para colocar de volta).
Verifique se você tem as velas de ignição de substituição corretas, existem aquelas com terminais de encaixe e rosca, alguns hdi usam um tipo e outros o outro).
Espero que o motor ainda esteja quente, isso ajudará a tirar as velas, pois elas podem ser teimosas (pesquise no Google por relatos de velas quebradas).
Afrouxe lentamente cada vela por vez com o soquete, começando com a direita, pois é a mais fácil.
Se você tiver sorte, a vela apenas desaparafusará e levantará com pouca resistência.
Se sentir resistência, aparafuse para frente e para trás para soltar, mas certifique-se de que a pressão aplicada esteja para baixo, algumas velas na minha levaram 20 minutos cada de persuasão cuidadosa).
A 4ª vela é a mais difícil, pois há muito no caminho, então uma boa lanterna é útil.
Instale as novas velas, não aperte demais, apenas um pouco mais do que apertar com os dedos, verifique Haynes para o torque.
Reconecte o chicote de fios e o resto é ao contrário.
Se tudo correu bem e você tiver uma falha permanente p1351, ela deve ser limpa na inicialização.