Peugeot Forums banner

1.6 HDI 2006 - P1645 - ponto duro do acelerador?

28K views 7 replies 4 participants last post by  JimW  
#1 ·
Na última semana, mais ou menos, senti que o carro não acelera como costumava - ele ainda sai e eventualmente chega a 70, mas, por exemplo, não chega mais a 70 em uma leve inclinação na rodovia, apenas quando atinge o topo.

Só tenho o carro desde janeiro (cuidei de um Vectra a diesel até 260.000 km nos últimos 8 anos - ainda está forte, mas precisa de alguma funilaria após uma pequena batida), então não estou tão familiarizado com a forma como ele deve acelerar, mas parecia errado, então li os códigos usando o Planet e encontrei muitos P1645, que parece estar relacionado ao ponto duro do acelerador. Em retrospectiva, não há mais ponto duro, o pedal vai suavemente até o chão sem a aceleração que você normalmente obtém ao passar pelo ponto duro.

Alguma ideia para isso?
Parece que o sensor de posição da borboleta estará envolvido, mas o ponto duro faz parte dele ou é um interruptor separado, ou é algo mecânico?
Existe um interruptor no conjunto do pedal que pode ser verificado/substituído ou preciso substituir todo o pedal?

#4 ·
Ainda não, ainda estou lutando para me orientar no planeta - onde encontro dados ao vivo e como descubro que tipo de valores devo obter, presumo que ele lerá a voltagem?
não consigo me lembrar exatamente sem iniciar o planeta, mas se você entrar em qualquer ecu e procurar por parâmetros, acho que é assim que ele os chama

#5 ·
Pode ser a recalibração do TPS que encontrei online ontem à noite que funcionou (um milagre dadas as instruções vagas!), mas ainda não sinto o ponto duro. Vou continuar a monitorizá-lo. Obrigado pela ajuda - ainda não olhei sob o capô em detalhe, tenho a certeza que terei mais algumas perguntas quando o fizer! O antigo proprietário trocou o turbo, por isso não estou à espera que fique livre de problemas por muito tempo.

#7 ·
Considerei iniciar um novo tópico, mas como ainda não terminei este, vamos mantê-lo junto....

Percorri quase 800 milhas desde a minha última publicação na quinta-feira (cerca de 1300 km), o carro ainda está com dificuldades para acelerar na extremidade superior - chega aos 70 na autoestrada e mantém-se lá em todas, exceto nas colinas mais íngremes em Cúmbria e Escócia. Nas estradas A através do País de Gales, também mantinha 60 numa estrada limpa, exceto nas colinas, e conduzir com carros lentos à minha frente era um pesadelo porque simplesmente não arrancava corretamente de 40-50-60 em qualquer mudança, então eles continuavam a fugir subindo a colina e eu precisava de muita estrada livre para os ultrapassar. O efeito foi idêntico com o CC ligado, por isso não acho que tenha realmente algo a ver com o erro do pedal.

Para mim, parecia que eu não estava a obter a pressão total do turbo sob carga alta - algo que tive no meu Vectra quando as abraçadeiras nas mangueiras do turbo partiram ou algo semelhante. Verifiquei todas as abraçadeiras e inspecionei as mangueiras quanto a rachaduras quando estive no País de Gales no fim de semana, mas tudo parecia bom.
Há uma pequena fuga de óleo da alimentação de óleo do turbo, mas menos de 1/8l em 800 milhas. Então, vou tentar apertar o parafuso banjo e, se isso falhar, vou trocar as vedações. (O tubo foi substituído com o turbo de acordo com os recibos).

Então, retirei a tampa de plástico e notei que o injetor 4 parecia 'molhado', então limpei-o o mais limpo possível e mais 400 milhas depois parece igual - estou a começar a suspeitar de blow-by do injetor em vez de problemas no turbo agora. Se for esse o caso, quero lidar com isso o mais rápido possível, já vi o quão mal isso pode estragar os motores Merc. Sem chuffing audível ou qualquer coisa, mas se o cilindro 4 não estiver a usar totalmente o seu combustível, a potência diminuirá.

Também coloquei o PP ao almoço. 'Quilometragem' atual 217200 km. A leitura de quinta-feira foi de 215938 km. Os seguintes códigos estão armazenados e não serão apagados:

P1645 (217200 km e frequentemente no meio) Informação do Ponto Duro do Pedal do Acelerador (plausibilidade, permanente)
P1351 (212877 km, portanto, não recente) Circuito do relé de pré-aquecimento (relé fornecido e velas nunca fornecidas, permanente)
P0299 (215500 km, portanto, não nesta viagem, mas talvez na semana anterior) Eletroválvula de pressão do turbo (fluxo muito baixo, permanente)
P0341 (215584 km, portanto, não nesta viagem, mas talvez na semana anterior) Sinal da árvore de cames (Sinal incorreto ou em falta, intermitente)
P2408 (215938 km) Sistema de aditivos (Sinal do sensor da tampa de enchimento, intermitente)
P1435 (215938 km) Sistema de aditivos (Falha do sistema de aditivos, intermitente)

O único código que foi escrito no fim de semana foi P1645, por isso parece que ainda é um problema, embora como a perda de potência ocorra com o Cruise Control ligado e o meu pé fora do pedal, não acho que seja a raiz do problema.

Os últimos 2 foram escritos na quinta-feira, quando também estava a mexer no sistema de aditivos no PP, porque a certa altura preciso de limpar o aviso 'Filtro de partículas pode ficar bloqueado', não vejo nenhuma ocorrência anterior destes e regenerou pela última vez há 411 km e aparentemente tem 36% de fluido restante, por isso acho que são apenas devido a eu estar a ler essa ECU.

Não sei bem o que atacar primeiro, provavelmente o injetor?

#8 ·
Tenho estado muito ocupado, e o 307 passou algum tempo numa garagem, mas eu realmente deveria relatar.

- Antes de levá-lo à garagem, notei que uma mangueira de vácuo do turbo que eu havia substituído temporariamente por um pedaço de mangueira de combustível já estava deteriorada, então eu a troquei por um pedaço de mangueira de vácuo de silicone e o problema de aceleração parece ter desaparecido. Eu tive isso algumas vezes no Vectra e sempre tive modo de emergência e CEL com esse tipo de coisa, parece que a Peugeot é menos exigente...

No entanto, eu ainda queria que a garagem examinasse algumas outras coisas.

- Injetor com vazamento foi removido, limpo, recolocado e testado na estrada e não houve mais vazamentos.
- Sistema turbo testado quanto a vazamentos (nenhum - mas esperava isso, já que a mangueira de vácuo parecia ter resolvido o problema).
- DPF e aditivo verificados e ambos confirmados como OK.
- Problema de ponto duro do pedal do acelerador - pedal trocado e o código limpo.

Infelizmente, eles falharam em alguns itens:

- Vazamento de óleo do tubo de alimentação de óleo do turbo não foi examinado - presumo que não entrou na lista de tarefas.
- "Risco de bloqueio do filtro de partículas" e luz de advertência NÃO apagados. Notei isso assim que o liguei ao buscá-lo. Sem problemas, disseram eles, nós verificamos, vamos apenas levá-lo de volta e apagá-los para você. 20 minutos depois, me disseram que o código do pedal do acelerador havia retornado e eles estavam olhando para ele novamente. 2 horas depois, eles me disseram que só tinham um diagrama de fiação para um pedal de 4 fios e o meu é de 5 fios, então eles vão me ligar para trazê-lo de volta quando tiverem o diagrama de fiação correto. Fiquei um pouco irritado quando voltei, o aviso do filtro de partículas ainda estava aparecendo, mas eu já havia desperdiçado meio dia e precisava voltar ao trabalho.

Então eu não tenho uma conclusão adequada, mas parece que as informações sobre o ponto duro do pedal do acelerador são completamente irrelevantes para o problema de aceleração, que provavelmente foi devido a uma mangueira de vácuo, possivelmente o injetor com vazamento.

Ainda a fazer:
- colocá-lo de volta no planeta e ver se consigo limpar o aviso do filtro de partículas - ajudaria se alguém pudesse fazer um procedimento adequado para isso, eu pensei que tinha encontrado as configurações relevantes antes, mas elas não fizeram diferença para o aviso.
- obter uma vedação para a alimentação de óleo do turbo e fazer isso sozinho.
- Pedal do acelerador??? Eu tenho uma haste de cruzeiro com limitador, mas o limitador nunca funcionou, eu me pergunto se esta é a haste errada, poderia ter causado um problema com o ponto duro do pedal do acelerador? Existe um ponto duro para o cruzeiro normal ou apenas quando há um limitador?

Para completar, a troca de marchas está ficando cada vez mais rígida - espero que só precise da lubrificação do mecanismo seletor, mas vou verificar o nível do óleo da caixa de câmbio no fim de semana para ter certeza.

A revisão agora é devida em 200 milhas, então é hora de se familiarizar com o compartimento do motor de qualquer maneira.

Também parece que o freio traseiro direito está travando às vezes, então precisarei investigar isso.

E a embreagem do compressor do ar condicionado não está engatando, então precisará de uma viagem à garagem para isso (tenho uma garagem mais local em que confio com ar condicionado), espero que não seja um vazamento importante ou falha de componente, o que pode ser caro!

Estou indo para a Suíça em algumas semanas, a este ritmo o Vectra pode estar saindo da aposentadoria novamente para isso... (estava fora por algumas semanas enquanto o 307 estava na garagem), 265 mil milhas, roda bem e o ar condicionado funciona!