Peugeot Forums banner

Substituição da corrente de comando 1.5hdi DV5 em um bom motor

1.9K views 16 replies 5 participants last post by  JohnRP  
#1 ·
Acabei de comprar um Partner de 2021 com 105.000 milhas. Eu sabia sobre o problema da corrente de comando com o motor dv5 e fiz um orçamento para converter para 8mm.
A minha pergunta é, por que converter? O motor está perfeito, por que não tratá-lo como um item de serviço? Se as engrenagens nas cames estiverem boas, não posso instalar uma corrente japonesa 'de alta especificação' de ... digamos DAIDO? Alguém já fez isso como parte de um serviço, não muito diferente de uma correia dentada (acabei de fazer o meu trânsito).
Pergunto porque terei todo o prazer em reconstruir qualquer um dos meus motores de corrida e o serviço da corrente não é um trabalho tão difícil.
Saudações
Darren

#4 · (Edited)
Se as engrenagens nas cames estiverem boas, não posso instalar uma corrente japonesa de "alta especificação" de ... digamos DAIDO? Alguém já fez isso como parte de um serviço, não muito diferente de uma correia úmida (acabei de fazer o meu trânsito).
Tive um pensamento sobre isso, o problema é que não sabemos qual é a resistência à tração da corrente para começar. Mas se você pode descobrir isso, pode responder se você pode "altamente" especificar a corrente.

#5 ·
Ah sim, eu li o artigo em outro site. Estou vendo isso de uma maneira diferente, como manutenção preventiva.
As correntes parecem durar no mínimo 30.000 milhas, dependendo da quantidade de vezes que o veículo é ligado. O meu está em 105.000 e não tenho nenhum ruído de chocalho ou corrente desde uma partida a frio. O veículo tem sido mantido pelo revendedor - então óleo correto - e tem sido um veículo de autoestrada.
Eu pesquisei na internet e realmente não consigo encontrar nenhuma conversa sobre a troca da corrente por uma nova, são todos reparos de danos substituindo peças quebradas, isso justifica ir para a corrente de 8 mm.
Continuarei a pesquisar, a van entra na minha oficina na próxima semana para alguma correção de pintura e uma inspeção completa, estou fazendo a corrente na semana seguinte, seja 7 ou 8 mm. Enviei um e-mail para alguns fornecedores sobre o fabricante da corrente
Obrigado
Darren

#7 ·
Ok, decidi não apostar e comprei todo o kit de conversão de 8 mm (incluindo juntas). Preciso de ajuda em relação ao manual de oficina para o motor DV5 1.5 bluehdi. Não consigo encontrar nenhum, aparentemente o manual Haynes não entra em detalhes suficientes sobre o motor. Procurando torques do motor, sequências de aperto, vedante recomendado -RTV ou Loctite 574- etc... Comprei o óleo AI!!

TotalEnergies Quartz Ineo RCP 5w-30 Advanced Synthetic Engine Oil

Agradeço antecipadamente
Darren

#10 ·
Conversão concluída. Haynes confirmou que a desmontagem do motor não está no manual. Carreguei cerca de 15 vídeos do YouTube, anotando as especificações de torque quando mencionadas.
Olá Darrengr.
Você tem o link para o kit que você usou e eles são todos iguais para o motor BlueHDi 1.5, Peugeot Partner, Vauxhall Combo, Citroen Berlingo?

Também talvez você tenha anotado as especificações de torque e esteja disposto a postá-las para nós, estou no processo de organizar exatamente o mesmo para meu 2021 BlueHDi 1.5 junto com as correias dentadas, bomba d'água, etc.