Peugeot Forums banner

Stop-Start - existe algum truque para fazê-lo funcionar novamente?

14K views 12 replies 10 participants last post by  robert101  
#1 ·
Olá a todos!

Tenho um 308 Active de 2020. Depois de cerca de 18 meses de posse, o stop-start parou de funcionar.

A sua próxima revisão, a oficina carregou a bateria para mim e disse que deveria voltar a funcionar depois de um tempo. Nunca funcionou.

6 meses depois, levei-o para algo menor e pedi-lhes para darem outra olhada no stop-start. Disseram que a bateria estava fraca novamente e que carregá-la novamente provavelmente não ajudaria, então pedi-lhes para colocar uma bateria nova (obviamente muito cara, pois era uma bateria da marca Peugeot). Novamente, eles disseram que deveria começar a funcionar em breve, mas novamente nunca funcionou.

Agora não dirijo muito o carro e entendo que uma bateria fraca pode impedi-lo de funcionar, mas então por que funcionou por 18 meses quando era novo? E por que nunca voltou a funcionar, após carregar e substituir a bateria?

O técnico da Peugeot insistiu que não há nada de errado com ele, mas estou me perguntando se é realmente o caso. Ou existe algum tipo de truque de "reset" que é necessário para fazê-lo funcionar novamente que eles não fizeram?

Ou o stop-start é apenas um truque que realmente não funciona tão bem?

#2 ·
Olá a todos!

Tenho um 308 Active de 2020. Depois de cerca de 18 meses de posse, o stop-start parou de funcionar.

Na sua próxima revisão programada, a garagem carregou a bateria para mim e disse que deveria voltar a funcionar depois de um tempo. Nunca aconteceu.

6 meses depois, levei-o para algo menor e pedi para darem uma olhada no stop-start novamente. Disseram que a bateria estava fraca novamente e disseram que carregá-la novamente provavelmente não ajudaria, então pedi que colocassem uma bateria nova (obviamente muito cara, pois era uma bateria da marca Peugeot). Novamente, eles disseram que deveria começar a funcionar em breve, mas novamente nunca aconteceu.

Agora eu não dirijo muito o carro e entendo que uma bateria fraca pode impedi-lo de funcionar, mas por que funcionou por 18 meses quando era novo? E por que nunca voltou a funcionar, após carregar e substituir a bateria?

O funcionário da Peugeot insistiu que não há nada de errado com isso, mas estou me perguntando se é realmente o caso. Ou existe algum tipo de truque de "reset" que é necessário para fazê-lo funcionar novamente que eles não fizeram?

Muita gente considera uma bênção se o sistema stop-start não funcionar. Estes destinam-se a dar melhor economia de combustível e menos poluição, mas o ganho é bastante pequeno.

Não sei qual versão do sistema stop-start você tem. Alguns têm um alternador reversível que o sistema stop-start usa para dar partida no motor após uma partida inicial com um motor de partida convencional. Outros apenas têm um motor de partida atualizado, mas em ambos os casos há apenas mais equipamento para desgastar ou falhar.

Qualquer que seja o sistema stop-start que você tenha, tudo precisa estar quase perfeito. Geralmente, há um monitor de status da bateria montado no terminal negativo da bateria que monitora uma série de parâmetros da bateria. Entendo que as baterias novas normalmente não estão totalmente carregadas, então, se você fizer apenas viagens curtas, ela nunca receberá carga suficiente para que a ECU do motor permita que o sistema stop-start funcione. Um membro do fórum descobriu que, se carregasse uma bateria nova antes de instalá-la, o sistema stop-start funcionaria imediatamente, caso contrário, não funcionará até que o carro a carregue.

#3 ·
Você realmente precisa preparar o sistema para códigos de erro. Você precisará de um leitor de código geral de alta qualidade ou Diagbox para isso. O Diagbox também pode informar qual é o estado da bateria, talvez outros leitores também possam.

#4 ·
Obrigado por ambas as suas respostas. Tenho pensado em comprar um leitor de código, embora a garagem da Peugeot presumivelmente tenha verificado os códigos e, aparentemente, não tenham apresentado problemas.

Sinceramente, não estou muito preocupado com o facto de o sistema start-stop não funcionar, é mais curiosidade do que qualquer outra coisa - porque funcionou bem durante 18 meses e depois deixou de funcionar mesmo depois de carregar e depois substituir a bateria? (A substituição da bateria foi seguida quase imediatamente por umas férias de duas semanas a conduzir, cobrindo vários milhares de quilómetros, por isso parece particularmente estranho).

Se não houver um interruptor de "reset" mágico que o faça funcionar novamente, posso ter de o considerar como "uma daquelas coisas"!

#5 · (Edited)
Obrigado pelas vossas respostas. Tenho pensado em comprar um leitor de código, embora a oficina da Peugeot presumivelmente tenha verificado os códigos e aparentemente não tenham apresentado problemas.
Em muitos casos em que o sistema stop-start não funciona, não existem códigos de falha, por isso, se a concessionária apenas olhasse para os códigos, era improvável que encontrasse o problema. A ferramenta de diagnóstico da Peugeot pode fazer muito mais do que apenas relatar códigos. Por exemplo, pode analisar os parâmetros da bateria e os parâmetros do sistema stop-start. Também pode exibir dados em tempo real para a maioria dos parâmetros da unidade de controle do motor.

Se estiver interessado, pode comprar um clone de boa qualidade da ferramenta de diagnóstico da Peugeot por cerca de $Au160, mas também precisa de um laptop.

Editar
Aqui está uma captura de tela do status da bateria de uma ferramenta de diagnóstico da Peugeot. Ele mostra várias coisas, incluindo a temperatura da bateria e o nível de carga. Observe que isso foi de um carro com um sistema stop-start não funcional. Trocar a bateria resolveu o problema.

Image

#6 ·
Você disse: "Eu não dirijo muito o carro". Esse é o problema.
Quando você para, a luz ECO verde pisca 3 vezes? Supondo que sim, o sistema está funcionando corretamente, mas alguns parâmetros não foram atendidos. No seu caso, provavelmente a bateria não está carregada a 80% da sua capacidade. Tente fazer uma longa corrida e veja se isso ajuda.
Mas sua bateria tem mais de 3 anos e esse parece ser um dos problemas.

#10 ·
Olá a todos!

Tenho um 308 Active de 2020. Depois de cerca de 18 meses de posse, o sistema stop-start parou de funcionar.

Ao fazer a próxima revisão programada, a oficina carregou a bateria para mim e disse que deveria voltar a funcionar depois de um tempo. Nunca funcionou.

6 meses depois, levei-o para algo menor e pedi que verificassem o stop-start novamente. Disseram que a bateria estava fraca novamente e que carregá-la novamente provavelmente não ajudaria, então pedi que colocassem uma bateria nova (obviamente muito cara, pois era uma bateria da marca Peugeot). Novamente, eles disseram que deveria começar a funcionar em breve, mas novamente nunca funcionou.

Agora, não dirijo muito o carro e entendo que uma bateria fraca pode impedi-lo de funcionar, mas por que funcionou por 18 meses quando era novo? E por que nunca voltou a funcionar, após carregar e substituir a bateria?

O funcionário da Peugeot insistiu que não há nada de errado com ele, mas estou me perguntando se é realmente o caso. Ou existe algum tipo de truque de "reset" que é necessário para fazê-lo funcionar novamente que eles não fizeram?

Olá, você resolveu o stop start? Caso contrário, leia meu último post (hoje), especialmente se você estiver recebendo a luz de serviço e o aviso do motor na inicialização. Depois de trocar a bateria, testar o alternador e testar várias conexões, nada ajudou, acho que descobri o problema e o consertei! Ps meu carro é um 308 hdi de 2014 com 110 milhas

#13 ·
Olá, você já resolveu o stop start? Se não, leia meu último post (hoje), especialmente se você estiver recebendo a luz de serviço e o aviso do motor na inicialização. Depois de trocar a bateria, testar o alternador e testar várias conexões, nada ajudou, acho que descobri o problema e o consertei! Ps meu carro é um 308 hdi 2014 com 110.000 milhas
Pode me dizer como você resolveu o problema do stop start que não funciona e a mensagem de falha do motor?

#11 ·
Temos um Peugeot 2008 1.2 puretech 130 EAT6 de outubro de 2019 desde novo. A bateria é original e fazemos apenas <6.000 milhas por ano, por isso a economia de combustível não é um problema. Desde a sua 'primeira revisão' de um ano, nunca mais voltou a uma oficina (além da inspeção obrigatória) porque eu mesmo faço a manutenção. O s/s só funcionava ocasionalmente no início e não ativou de todo nos últimos anos. Estou encantado. Pergunto-me quanto dinheiro a indústria de baterias e os mecânicos associados estão a ganhar com este conceito ridículo (e, no caso da Peugeot, defeituoso).

#12 ·
Disseram-me os concessionários que não funciona se o motor não estiver quente e também não funciona quando está FRIO lá fora, ou seja, no Inverno.
Não tenho a certeza de quão verdade isto é, mas eles não me enganaram nos últimos 9 anos desde que me mudei e este (308 1.5Hdi 130 2021) é o primeiro carro que tenho com Stop/Start, o meu outro carro é um 508 GT SW 2.2 mk1 2013.