Peugeot Forums banner

Folga da vela de ignição 206 SW 2004

20K views 6 replies 3 participants last post by  symbiosis  
#1 ·
Olá

Alguém pode me dizer qual é a folga da vela de ignição para um 206 SW 2004 usando velas Bosch FR7DC+ por favor?

Obrigado

#2 ·
De acordo com a "Bíblia" do Monsieur Haynes, a folga da vela de ignição no Bosch FR7DE, aplicável aos motores a gasolina 1.1 e 1.4, é de 0,9 mm, e as configurações de torque são 25 Nm ou 18 lb ft.

Outros podem não concordar comigo, mas eu sempre me certifico de que o motor esteja completamente resfriado em uma cabeça de cilindro de alumínio, antes de extrair as velas de ignição, para evitar danos à rosca macia da cabeça do cilindro, usando pressão constante na chave, mas sem solavancos, o que também pode extrair um pedaço de rosca da cabeça de alumínio junto com a vela!

Ao reinstalar as velas de ignição, sempre aplico uma fina camada de graxa Copperslip nas roscas das velas, para facilitar a extração no futuro.

Se você não tiver uma chave de torque de baixa calibração, 18 lb ft não é muito apertado, então apenas aperte as velas com a mão, sem usar nenhuma alavancagem excessiva.

Benny.

#3 ·
Obrigado Benny, resposta fantástica como sempre!

Interessante que prefiras mudar com o motor frio - devo admitir que sempre ouvi o contrário (supostamente sendo mais fácil remover as velas num motor quente devido à expansão que liberta um pouco as coisas), mas agora que vi a tua resposta, vou repensar.

#5 ·
Notei que hoje em dia as velas de ignição são sempre definidas para a folga correta, se fornecidas em uma caixa lacrada, mas eu sempre as verifico de qualquer maneira, antes de instalá-las. Uma folga de 0,85 mm sugere que as velas não estão gastas, a folga normalmente aumenta com a idade e o uso, então, se não houver sinal de falha de ignição e as pontas dos eletrodos parecerem afiadas, não suavizadas nas bordas, talvez apenas limpe-as e reinstale-as, economizando valiosos vales de cerveja?

Os dias de substituição das velas de ignição a cada 6.000 milhas já se foram, a tecnologia de fabricação moderna faz com que elas durem cerca de 50.000 milhas.

Uma coisa a ter cuidado, o 206 deve ter velas do tipo resistor, caso contrário, a ECU pode ser danificada, verifique o manual da sua oficina para ter certeza de comprar as corretas se precisar de novas.

Benny.

#6 ·
Concordo com o acima, a maioria das folgas das velas são boas logo de fábrica..

A folga da vela não importa muito no seu motor n/a médio de qualquer maneira, qualquer coisa entre 0,7-0,9 mm parece funcionar bem. As folgas só parecem ficar críticas em carros turbo - aplicações de alta pressão precisam estar certas para evitar falhas de ignição. Ainda assim, com um pacote de bobinas decente e bobina no cilindro, a folga é menos crítica do que as configurações antigas de distribuidor..

Eu geralmente consigo 20k de um conjunto de velas de platina no meu r5gtt muito afinado, eu as limpo 4-5 vezes e refaço a folga, sem problemas