Peugeot Forums banner

Peugeot 307 estranho aumento no nível do líquido de arrefecimento e problema de sobreaquecimento virtual?

6.1K views 7 replies 5 participants last post by  shamooooot  
#1 ·
Olá pessoal.. Espero finalmente ter encontrado o lugar certo para fazer minhas perguntas e compartilhar minhas experiências com vocês.

Sou proprietário de um Peugeot 307, 2003, 1.4, gasolina. E como sou engenheiro biomédico, faço quase todos os trabalhos de manutenção sozinho.

Recentemente, enfrentei um problema com meu carro, conforme segue:

* Eu coloco o líquido de arrefecimento no reservatório até o nível necessário, quando o carro/motor está frio. https://teon.co/uploads/slide/image/51b886969b4437fd7700e2f5/watermarked_CL_-_060.jpg

* Eu ligo o carro e dirijo por cerca de 15 minutos.

* O medidor de temperatura aumenta gradualmente para atingir o ponto MAX e o alarme STOP aparece.

* Abro o capô e posso colocar a mão no motor (tenho certeza de que a temperatura está abaixo de 80!), e o radiador está frio.

* O que me surpreende é que descobri que o nível do líquido de arrefecimento aumentou no reservatório para o MAX!!!, o que significa que metade da quantidade de líquido de arrefecimento no reservatório foi adicionada?!.

* Usei uma seringa para colocar o nível do líquido de arrefecimento de volta ao normal.

* Novamente, dirija por cerca de 15 minutos - encoste - abra o capô - o líquido de arrefecimento atinge novamente o MAX no reservatório - o medidor de temperatura aponta para MAX - e a temperatura do motor de forma alguma pode ser superior a 80.

* Isso aconteceu várias vezes agora.

O que vocês acham, pessoal? O círculo do líquido de arrefecimento está bloqueado em algum lugar? De onde veio o líquido de arrefecimento adicional?...

Obrigado antecipadamente...

#2 · (Edited)
O líquido de arrefecimento está a expandir-se à medida que absorve o calor do motor, fazendo com que o nível suba. Esta expansão faz com que o sistema de arrefecimento pressurize e aumente o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e é o funcionamento normal do sistema. Se continuar a retirar líquido de arrefecimento, acabará por fazer com que seja exibido o aviso de baixo nível de líquido de arrefecimento quando estiver frio e, mais significativamente, impedirá que o sistema pressurize corretamente, permitindo que o líquido de arrefecimento ferva. De qualquer forma, deve encher até à marca máxima, pois há muito espaço no vaso de expansão (a parte que chama de reservatório).

Suspeito que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento precise ser substituído. Este está normalmente localizado no lado esquerdo da cabeça do cilindro. Detalhes no Capítulo 3, seção 7 do manual Haynes.

Um diagnóstico provavelmente mostraria se o sensor está bom ou ruim.

#3 ·
Tendo acabado de ter algo semelhante a acontecer com o 106 dos meus irmãos, e o meu 106 há alguns anos, vou dizer que é a sua junta da cabeça que se foi.
Faça um teste de cheiro no seu coulant para ver se está a receber gases de escape e a pressurizar o seu sistema de refrigeração.

#4 ·
Certifique-se de que o sistema está devidamente purgado, ou seja, lembre-se da válvula de purga na antepara para expelir todo o ar e, em seguida, se ainda estiver a fazê-lo, tente substituir a tampa do reservatório, pois se esta estiver com defeito, o sistema não poderá pressurizar e o nível da água subirá à medida que a água aquece.
Este seria o meu primeiro ponto de contacto e a opção mais barata antes de pensar em problemas na junta da cabeça.

#5 ·
Obrigado a todos por responderem.
Aqui está o que eu fiz para resolver o problema:

1- Este tubo estava entupido :eek::

Image

2- Eu substituí a tampa do vaso de expansão.

Agora tudo está funcionando como deveria e a temperatura não está excedendo 90 graus :thumb::thumb:.
Como eu não sei como o ciclo de resfriamento passa pelo sistema, não estou convencido de que este tubo tenha esse efeito!!.

#6 ·
Essa mangueira pequena permite que uma pequena quantidade de líquido de arrefecimento vaze da parte superior do motor para o reservatório de líquido de arrefecimento (tanque de expansão). Ele impede a formação de bolsas de ar, cujos sintomas você estava descrevendo.
Os carros Ford dos anos 80 tinham um sistema semelhante que era propenso a entupimentos, muitos carros tiveram radiadores, bombas d'água e juntas de cabeçote substituídos quando tudo o que era necessário era passar uma pequena broca pelo tubo de metal no tanque de expansão.