Peugeot Forums banner

P0100 Falha permanente. Sinal do medidor de fluxo de ar. Fluxo muito baixo.

4K views 5 replies 3 participants last post by  Ian M Davis  
#1 ·
Olá a todos, sou proprietário de um 307 2.0 HDI 110cv RHS.
Tenho uma ferramenta de diagnóstico Lexia e li os erros da ECU.
O carro tinha muitos erros, mas após a exclusão eles não retornaram, exceto para P0100, P0380, P1421. Eu pensei que o problema estava no sensor MAF, depois de comprar um novo sensor MAF Topran, nada mudou. O carro anda bem, mas a pressão de referência do turbo é de cerca de 1200 mbar, enquanto a pressão medida do turbo é de 988 mbar? Estou pedindo ajuda. Através dos parâmetros ao vivo, a válvula solenóide do turbo está 88 por cento aberta? O que verificar a seguir, como corrigir os erros? Fotos anexadas.
Obrigado.

Attachments

#2 ·
P0100 - Circuito/aberto do medidor de fluxo de ar em massa 1
Image

Image

Image

Image

Image

P0380 Circuito da vela de incandescência/aquecedor 1
É necessário verificar a resistência da vela de incandescência e a fiação de volta para o relé. Se nada for encontrado, substitua o relé.

#3 ·
Analisei os seus dados PP2000 associados a P0100 e vejo que o medidor de massa de ar (MAF) está a dar uma leitura muito baixa de 6 mg/curso em comparação com a configuração de 294 mg/curso, o que me sugere que o MAF não está a ler o fluxo de ar. Anexei outro diagrama que contém muitas das mesmas informações que RedSector forneceu, mas também mostra que o sensor MAF recebe energia do fusível 1 na caixa de fusíveis do compartimento do motor. Vale a pena verificar esse fusível.

Também anexei um diagrama de localização para a terra MC12. Um dos testes do RedSector destina-se a verificar essa ligação à terra, mas vale a pena saber onde ela está.

Attachments

#4 ·
Olá a todos, sou proprietário de um 307 2.0 HDI 110cv RHS.
Tenho uma ferramenta de diagnóstico Lexia e li os erros da ECU.
O carro tinha muitos erros, mas após a exclusão eles não retornaram, exceto para P0100, P0380, P1421.
Suas capturas de tela do PP2000 fornecem os códigos de falha e os dados de diagnóstico. O PP2000 normalmente fornece uma descrição de falha de alto nível e, se você clicar nela, ela fornecerá os dados que você postou. Havia uma descrição de falha para P1421? Normalmente, está relacionado a uma falha com o sensor de temperatura a montante, mas no seu caso parece estar dando uma leitura. No entanto, a leitura da temperatura do ar de -18˚C parece muito estranha. Pergunto-me se isso veio do sensor de temperatura no sensor MAF.

#5 ·
Olá a todos, obrigado pela vossa ajuda, consegui resolver o erro P0100 do sensor maf, o problema estava na instalação e no conector.
Sem mais erro do sensor MAF, o erro P1421 ainda está lá, mas isso é provavelmente porque o dpf foi removido, então a sonda provavelmente está danificada. O carro ainda não está mapeado, mas removi o fap e a bomba de aditivo via diagnóstico Lexia (definido em vez de presente para ausente), funciona bem.
Quando testei os parâmetros, obtive uma pressão do turbo de 988 mbar em marcha lenta, a pressão de referência é de 1200 mbar.
O OCR da válvula solenóide do turbo mostra 88% e nada mais do que isso, em rotações mais altas a % apenas cai. Se essa válvula deve abrir 100% ou não, e se a pressão de referência deve corresponder à medida. Testei o carro enquanto dirigia em terceira marcha a cerca de 3000 rpm e a pressão de referência é de cerca de 2200 mbar e a pressão medida é a mesma. Isso significa que a válvula solenóide do turbo está ruim e precisa ser substituída?

A válvula egr está 99% aberta em marcha lenta e 5% em rotações altas, isso é ok?

#6 · (Edited)
Olá a todos, obrigado pela vossa ajuda, consegui resolver o erro do sensor maf P0100, o problema estava na instalação e no conector.
Sem mais erros do sensor MAF agora, o erro P1421 ainda está lá, mas isso é provavelmente porque o dpf foi removido, então a sonda provavelmente está danificada. O carro ainda não está mapeado, mas removi o fap e a bomba de aditivo via diagnóstico Lexia (definido em vez de presente para ausente), funciona bem.
Quando testei os parâmetros, obtive uma pressão do turbo de 988 mbar em marcha lenta, a pressão de referência é de 1200 mbar.
A OCR da válvula solenóide do turbo mostra 88% e nada mais do que isso, em rotações mais altas a % apenas cai. Se essa válvula deve abrir 100% ou não, e se a pressão de referência deve corresponder à medida. Testei o carro enquanto dirigia em terceira marcha a cerca de 3000 rpm e a pressão de referência é de cerca de 2200 mbar e a pressão medida é a mesma. Isso significa que a válvula solenóide do turbo está ruim e precisa ser substituída?

A válvula egr está 99% aberta em marcha lenta e 5% em rotações altas, isso está ok?
No caso de P1421, acho que o anexo mostra os dois sensores de temperatura. Parece-me que o sensor de temperatura a jusante se encaixa no DPF, mas se você removeu o DPF, estou confuso por estar recebendo uma leitura de temperatura a jusante no diagnóstico.

Normalmente, a pressão do turbo é lida pelo sensor de pressão do coletor (MAP). Eu esperaria que a pressão real do turbo estivesse mais próxima da pressão de referência. Existe um vazamento de ar entre o turbo e o coletor?

Não tenho certeza sobre o EGR. Uma teoria que li sugeria que em marcha lenta o motor não precisa fornecer muita potência, então você pode abrir totalmente o EGR. Quando você precisa de potência máxima, você quer o máximo de ar fresco possível, então o EGR deve fechar. Com base nessa teoria, seus números parecem corretos.

Attachments