Peugeot Forums banner

Nível de óleo acima do máximo (novamente)

5.6K views 11 replies 3 participants last post by  GE500  
#1 ·
Peugeot 307, 2006, 1.6 HDI, 9HZ, 194.000 km.
Definitivamente teve um evento de excesso de enchimento, mas agora o nível de óleo subiu?

Duas semanas atrás, fiz uma troca de óleo e filtro após 9.000 km. Tudo estava bem, mas meu mecânico disse que ele colocou 4,5 litros de 5W30. Só depois de sair da oficina e pesquisar a quantidade real necessária, percebi que ele encheu demais. Medi isso então e no dia seguinte em um motor frio e, com certeza, toda a vareta estava coberta. Na oficina, ele teve dificuldades em colocar o tubo de sucção de uma bomba fundo o suficiente no tubo da vareta, mas finalmente ele conseguiu levar o nível até a marca máxima. 10 dias e 100 km depois, vejo que o óleo está cobrindo toda a vareta novamente. O que está acontecendo? Eu dirijo principalmente em rodovias, a regeneração é rara, então o óleo não poderia ter sido diluído. Sem DTCs (relacionados) no DiagBox.

O carro dirige e soa da mesma forma; li em outros fóruns que as pessoas enchem propositalmente os HDIs para ajudar a diminuir a chance de o filtro do turbo entupir. Estou bem ou levo para uma oficina? Ou há algo seriamente errado se o nível subiu novamente?

Óleo limpo vs medido

Image

Image

#2 ·
O aumento do nível de óleo em motores a diesel é um fenômeno conhecido. É o resultado do excesso de combustível, permitindo que o combustível diesel entre no cárter. Algumas causas potenciais. Injetores desgastados, defeituosos ou com vazamento, permitindo muito combustível, é uma delas. Se o carro tiver um Filtro de Partículas Diesel (DPF), a unidade de gerenciamento do motor (EMU) realizará regenerações regulares do DPF para livrar o DPF de depósitos. Estes requerem combustível adicional a ser injetado no curso de exaustão, que é queimado no DPF para limpar os depósitos. Carros com DPFs exigem corridas longas regulares para que o DPF atinja a temperatura para que as regenerações funcionem corretamente. Se o veículo tiver corridas curtas regulares, a EMU continuará tentando executar um ciclo de regeneração do DPF, levando à injeção excessiva de combustível. Você diz que seu carro tem principalmente uso em rodovias, então isso parece improvável. Suspeito que seu carro esteja possivelmente realizando regenerações do DPF com bastante frequência. Faz um tempo desde que dirigi um diesel, mas 500 km/300 milhas parece um intervalo bastante curto entre as regenerações, mas posso estar errado sobre isso. O teste de 'cheiro' pode permitir que você decida se o óleo do motor tem contaminação por combustível diesel.

#3 ·
Acabei de me lembrar que, pouco depois da revisão, adicionei um aditivo de limpeza do sistema de combustível. Pessoalmente, não acredito em aditivos, mas fui em frente, porque o motor está a bater e há uma ligeira vibração no carro, que o meu mecânico acredita ser um injetor defeituoso, enquanto eu acho que é um dos tuchos. Pensámos que poderia melhorar as coisas, ou piorá-las, provando assim que são os injetores. Por isso, podem ser os injetores a vazar agora, embora esse trabalho de reforma estivesse planeado para uma época mais quente, como a primavera, porque boa sorte em remover injetores com 18 anos no inverno, mas acho que o aditivo de limpeza acelerou as coisas.

O mecânico disse-me para ir mais tarde. Também farei uma execução rápida do DiagBox para ver o nível do óleo, porque aqueles 106% eram naquela época, deve estar mais alto agora.

Suspeito que o seu carro esteja possivelmente a fazer regenerações DPF com bastante frequência. Já faz algum tempo que não conduzo um diesel, mas 500 km/300 milhas parece um intervalo bastante curto entre as regenerações, mas posso estar errado.
Pesquisei no Google e 300 milhas parece ser o intervalo médio de regeneração para um carro médio. Também não poderiam ser as tentativas de regeneração a causar diluição, porque o nível do óleo estava bom depois de o carro ter feito a regeneração há 26 km.

#4 ·
O mecânico drenou o excesso e disse que se o nível continuar a subir, então terá que ser levado a sério.

DiagBox ainda está mostrando 106%, então eu acho que o sensor de nível de óleo (sensor de pressão?) está estragado e deve ser ignorado.

Ainda sem explicação de como eles encheram demais e como o nível voltou.

#7 ·
100 km depois, fiz uma corrida de diagnóstico. DiagBox mostrando 100% do nível de óleo.
Image

Eu mesmo medi o nível de óleo e, novamente, toda a vareta estava em óleo.
Image

Eu não sei o que pensar sobre isso... O consumo de combustível está em 4,6L/100km, alto, mas afinal é inverno. Vejo a diluição do óleo através do combustível como o único suspeito. Para onde ir a partir daqui?

#8 ·
Você certamente já respondeu à sua pergunta. A diluição do óleo é proveniente da entrada excessiva de combustível (como já sugeri acima) e você já afirmou que há um problema com o funcionamento do motor e que o consumo de combustível é alto. Seu mecânico indicou que acredita que há um problema com um injetor. Sinto muito, mas 'O que fazer a partir daqui?' tem uma resposta direta. Apenas continue consertando os problemas óbvios e conhecidos.

#10 ·
O mecânico trouxe o carro para a oficina hoje, disse que o nível de óleo está no máximo. Suponho que a curva no tubo cobriu a vareta com óleo e me deu uma leitura falsa da última vez. Ele dizer que o óleo está no máximo corresponde ao nível de 100% relatado no DiagBox.
Disse a ele para fazer o trabalho de reforma do injetor de qualquer maneira.

#11 ·
Peguei o carro hoje. Três injetores foram limpos e um substituído, sem mais vibrações no carro. O mecânico disse que o nível do óleo permaneceu o mesmo enquanto estava na oficina. Veremos como vai. Agora o problema é que a mala não abre, o interruptor ficou úmido no inverno e abria aleatoriamente, parece que ele pifou completamente.