Peugeot Forums banner

Bucha / casquilho da alavanca de mudanças

6.7K views 7 replies 3 participants last post by  RedSector  
#1 ·
Olá - novo em um 107 (na verdade, tentando ajudar uma amiga mais velha com o dela). A alavanca de câmbio está do lado folgado (a alavanca de câmbio oscila um pouco, tornando a troca de marchas imprecisa).

A versão curta é que estou tentando descobrir se é possível comprar buchas de substituição para a alavanca de câmbio. Procurei por toda parte e estes são kits de reparo comuns e de baixo custo para muitos carros. Mas não consigo encontrar nada para o 107, embora isso pareça peças que seriam fáceis de trocar.

Alguém as encontrou ou pode me indicar uma boa fonte de peças com fichas detalhadas disponíveis para que eu possa procurar a peça?

Obrigado.

-----fundo um pouco mais longo....

Assisti a alguns vídeos e rastreei o que parece ser a causa das buchas de nylon que ficam onde a alavanca de câmbio sai do mecanismo (logo abaixo da bota/polaina da alavanca).

Há uma esfera ao redor da própria alavanca de câmbio e, em seguida, uma bucha na carcaça que fica ao redor dela. Há um pouco de folga nisso, o que significa que a esfera pode levantar e abaixar um pouco, em vez de apenas girar.

Eu sei que é possível improvisar um pouco isso inserindo parafusos na bucha externa para apertá-la um pouco......mas, se eu puder, gostaria de consertar corretamente. Até agora, tudo o que encontrei é o conjunto completo da alavanca de câmbio por ~£160 em vez de ~£15-20 por algumas buchas.

#2 · (Edited)
Tente procurar aqui, Peugeot (ssg.asia), para ver se há alguma informação sobre dimensionamento, além dos números de peça OEM. Em seguida, usando as informações que você pode reunir, comece a consultar bancos de dados de referência cruzada, como eBay ou Amazon.

Suspeito que a Peugeot venda a unidade como um conjunto, em vez de tentar consertar o que está desgastado. Se for esse o caso, pode ser puramente tornar as buchas mais baratas mais caras do que o necessário 'marketing', ou pode ser que a esfera se desgaste no conjunto também, e a prática é evitar que ela se quebre. Outro forte sinal para substituir o conjunto seria a completa falta de qualquer bucha / pinça adequada do mercado de reposição sendo vendida para o seu veículo.

Não tenho certeza de qual é o caso, mas pode valer a pena considerar um bom conjunto de substituição de segunda mão, principalmente se um conjunto novo for caro ou houver sinais de desgaste na esfera ou verificar com um paquímetro em relação ao tamanho 'conhecido' ou em relação a si mesmo, ainda está redondo ou há muita variação.

Em relação a adicionar um parafuso, não sou assinante da bodgy brother inc. a menos que no 'outback' / mato e sem opções, mas precisando que funcione até que eu possa consertá-lo. Isso pode funcionar perfeitamente e para sempre, mas não sou assinante ou sei para o seu veículo. Para mim, seria um conserto até que o real chegasse. Tudo o que vejo é um novo ponto de tensão junto com uma eventual falha, cujo tempo é desconhecido.

Espero que isso ajude.

#3 ·
Obrigado pelo link - sem números de peças, exceto para o conjunto completo e sem medidas. Concordo com você em não gostar de gambiarras (tenho um M.Eng, então é definitivamente contra a minha natureza :)) Este é um carro com 24.000 milhas, então substituir todo o conjunto parece um pouco loucura. Há lógica em seus argumentos sobre por que ele pode não ser substituível, mas eles estão disponíveis para muitos outros carros, como apenas a bucha externa ou o par com a esfera. Acho que o problema pode ser que a Peugeot (Toyota?) economizou algum dinheiro tornando a esfera não removível.

Vou ver se consigo tirar a bucha sem quebrá-la e inspecionar. Duvido que o desgaste seja significativo em uma bucha de nylon como esta com essa quilometragem, mas posso estar errado. Talvez seja mais provável que o design da bucha externa permita muita flexibilidade. Combine isso com um pouco de flexibilidade na parte inferior de uma alavanca de câmbio bastante longa, causando muita folga na parte superior.

#4 ·
Não tinha a certeza da sua experiência na minha publicação original. 24.000 milhas não é muito para a falha destes, certifique-se de verificar/verificar os suportes da transmissão/motor na região. Pode ser o caso de uma montagem defeituosa, ou foram montados com material defeituoso num lote que passou.

#5 ·
Como você diz, o conjunto da alavanca de câmbio (que eu presumo ter cabos de câmbio que partem dele) está listado como uma única peça. Típico de carros mais modernos, sem peças de reposição para os componentes internos. Como diz RedSector, eu tentaria obter um bom usado. Como o 107 é essencialmente o mesmo que o Toyota Aygo e o Citroen C1 (exceto por algumas diferenças de detalhes), você pode ter uma boa escolha. No entanto, variantes anteriores e posteriores incorporaram designs diferentes, o que é algo a ter em mente.

#6 ·
Não tinha a certeza da sua experiência na minha publicação original.
Desculpe - não queria dizer nada além de ilustrar por que concordo consigo que devo fazer um esforço para fazê-lo da maneira certa :)

Como diz RedSector, eu tentaria arranjar um bom em segunda mão.
Obrigado. No entanto, não vi muita utilidade no final em obter algo em segunda mão, pois é provável que tenham mais de 24.000 milhas. Posso relatar que o método dos parafusos funciona e, embora tecnicamente seja uma "remenda", faz algum sentido, pois tudo o que está a fazer é apertar ligeiramente a bucha exterior na bola. A mudança é muito, muito melhor depois de usar três parafusos de aço inoxidável de 4,8 mm de diâmetro e 12,5 mm de comprimento nos três espaços vazios da bucha exterior. Vale a pena tentar antes de substituir todo o conjunto, eu diria. Demora cerca de 5 minutos e, crucialmente, não danifica a bucha exterior, por isso é totalmente reversível. Fiz isso e adicionei um pouco de massa PTFE (embora o nylon seja tecnicamente autolubrificante). A mudança é muito mais precisa.

#7 ·
Se a sua correção funcionou, tudo bem. Conheço alguém com um Aygo com mais de 100 mil km e que quase nunca fez nada além de fazer a manutenção e substituir um punhado de peças da suspensão. Por alguma razão, a peça no carro do seu amigo sofreu uma falha prematura, mas provavelmente não é o caso com muitos deles. Ainda assim, espero que o que você conseguiu fazer dure por um bom tempo.

#8 ·
Desculpe - não quis dizer nada com isso além de ilustrar por que concordo com você
Nós temos origens semelhantes, eu fiz engenharia mecânica.
Parafusos de aço inoxidável de 12,5 mm de comprimento nos três espaços vazios da bucha externa
Supondo que este seja o caso, e eu esteja entendendo isso corretamente, tudo o que os parafusos parecem fazer é colocar força de aperto na bucha de nylon, o que seria um risco extremamente baixo de falha ou um ponto de tensão.
Uma braçadeira de mangueira adequada poderia ser outra maneira de obter os mesmos resultados, ou o tamanho do mecanismo do parafuso atrapalharia?
E da mesma forma, uma braçadeira de bota CV funcionaria?
Você tem fotos caso alguém precise seguir seus passos sobre esse problema?