Peugeot Forums banner

Não é possível atualizar o firmware em um 308 de 2021?!

6.6K views 55 replies 9 participants last post by  Kirkp5560  
#1 · (Edited)
Olá a todos 👋

Espero que estejam bem.

Acabei de comprar um 308 Allure Digital Ptech S/S registado em maio de 2021. Acredito que seja a segunda geração (perdoem-me, não sou muito ligado a carros – ainda!).

De qualquer forma, hoje tentei atualizar o firmware, pois percebi que está desatualizado. Segui as instruções dadas pela Peugeot e tentei solucionar o problema usando alguns dos conselhos que encontrei online e neste fórum. No entanto, ainda não consegui atualizar o firmware com sucesso 😥

Baixei o atualizador de firmware MAC e formatei com sucesso (através do atualizador MAC Peugeot) o stick e instalei o software nele (tem apenas 16 GB, mas a instalação foi executada com sucesso).

No entanto, embora o sistema no carro esteja conectado ao Wi-Fi e Bluetooth, continuo recebendo esta mensagem de erro:

Image

Não sei como encontrar detalhes sobre qual versão do software eu tenho atualmente ou qual hardware exato é.

Eu ficaria incrivelmente grato por qualquer ajuda que alguém pudesse me dar para superar esse problema, para que eu possa aproveitar ao máximo meu novo carro antigo 🙏🙂

Muito obrigado!

#3 ·
Obrigado @foppe8852! 🙌

Então @rui.saraiva está dizendo:

"Essa é uma NAC Wave 2 (NAC_EUR_WAVE2), então você não pode atualizar o firmware por causa dos certificados expirados em todas as atualizações de firmware disponíveis para esse sistema."
Por favor, me perdoe, mas o que isso significa exatamente? É simplesmente que os certificados SSL no servidor da Peugeot expiraram e, se sim, há alguma esperança de que a Peugeot renove esses certificados para que possamos novamente acessar o servidor e continuar atualizando nossos sistemas?

Estou achando misterioso, pois meu carro tem apenas 3 anos e o aplicativo (que identificou meu carro através do número do VIN) está sugerindo que há uma atualização disponível para ele:

Image

Então parece que não é como se a Peugeot tivesse simplesmente descontinuado o suporte a este sistema, mas sim um problema em acessar o que é necessário no servidor para concluir a atualização – o que pode ser o que você explicou com outras palavras @rui.saraiva (?).

Eu realmente espero que seja esse o caso e que meu sistema não seja mais suportado! Se for, então me pergunto o que posso fazer para tentar fazer com que a Peugeot resolva isso e o conserte :unsure:

#4 ·
Existe um certificado dentro do pacote de atualização de firmware que expirou, impedindo a instalação da atualização.

Não sei se a Peugeot planeja lançar um novo pacote com um certificado recém-criado. Outras pessoas provavelmente sabem disso muito melhor do que eu.

#5 ·
@skafte A Peugeot (leia-se PSA/Stellantis), praticamente descontinuou o suporte a estes sistemas. Tanto o Bosch RCC (sem satnav) como o Continental NAC (com satnav) existem há quase 10 anos e foram substituídos em modelos recentes pelos sistemas Bosch AIO e Magneti Marelli IVI.

Esta versão específica de firmware, 21.08.90.52_NAC-r0, foi compilada há 2 anos (17 de outubro de 2022) e esteve em estado de teste desde então, mas só foi lançada ao público em 27 de setembro de 2024. Isto foi muito incomum; as versões anteriores estiveram em estado de teste apenas por alguns meses. E este é o problema - cada atualização (firmware/sistema ou mapas/cartografia) é assinada digitalmente, mas o certificado usado nesta versão foi emitido em 3 de novembro de 2021 e expirou em 3 de novembro de 2024. Desde então, a atualização falha com aquele erro genérico "Versão não compatível com o hardware".

Só a PSA pode corrigir isso, lançando um novo arquivo (poderia ser a mesma versão), mas assinado com um certificado novo/válido. Parece que eles estão cientes deste problema - não só algo semelhante aconteceu há 2 anos, mas eles também (silenciosamente) lançaram um novo arquivo em 3 de dezembro de 2024 com um novo certificado ("SWL/001315031666020829/Certificates/PSA-OVIP-CS-G1.crt"), infelizmente eles esqueceram de assinar a atualização com o referido certificado...

Existem 4 revisões de hardware diferentes (níveis Wave) destes sistemas NAC, que é um Wave 2 (NAC_EUR_WAVE2). O Wave 1 não viu uma atualização de firmware desde 2019, e não se espera uma nova. Talvez esta tenha sido a última versão para o Wave 2, quem sabe?

De qualquer forma, assim como qualquer outra versão de firmware, você não verá nenhum recurso novo.

#11 ·
@skafte A Peugeot (leia-se PSA/Stellantis), praticamente descontinuou o suporte a estes sistemas. Tanto o Bosch RCC (sem satnav) como o Continental NAC (com satnav) existem há quase 10 anos e foram substituídos em modelos recentes pelos sistemas Bosch AIO e Magneti Marelli IVI.

Esta versão específica de firmware, 21.08.90.52_NAC-r0, foi compilada há 2 anos (17 de outubro de 2022) e está em estado de teste desde então, mas só foi lançada ao público em 27 de setembro de 2024. Isso foi muito incomum; versões anteriores estavam em estado de teste apenas por alguns meses. E este é o problema - cada atualização (firmware/sistema ou mapas/cartografia) é assinada digitalmente, mas o certificado usado nesta versão foi emitido em 3 de novembro de 2021 e expirou em 3 de novembro de 2024. Desde então, a atualização falha com aquele erro genérico "Versão não compatível com o hardware".

Somente a PSA pode corrigir isso, lançando um novo arquivo (poderia ser a mesma versão), mas assinado com um certificado novo/válido. Parece que eles estão cientes desse problema - não apenas algo semelhante aconteceu há 2 anos, mas eles também (silenciosamente) lançaram um novo arquivo em 3 de dezembro de 2024 com um novo certificado ("SWL/001315031666020829/Certificates/PSA-OVIP-CS-G1.crt"), infelizmente eles esqueceram de assinar a atualização com o referido certificado...

Há 4 revisões de hardware diferentes (níveis Wave) desses sistemas NAC, que é um Wave 2 (NAC_EUR_WAVE2). O Wave 1 não recebeu uma atualização de firmware desde 2019, e não se espera uma nova. Talvez esta tenha sido a última versão para o Wave 2, quem sabe?

De qualquer forma, assim como qualquer outra versão de firmware, você não verá nenhum recurso novo.
Ok, eu entendo, desde que eles garantam que pelo menos 1 seja utilizável. Por exemplo, assinando a versão de 3 de dezembro com o certificado correto. Para que qualquer pessoa que tenha uma versão wave 2 desatualizada possa pelo menos atualizá-la para a versão mais recente lançada.

#7 ·
Muito obrigado por esta análise realmente completa e fácil de entender @rui.saraiva! Já fiz uma reclamação à Peugeot e espero que isso ajude um pouco a fazê-los resolver o problema.

Estou ciente de que esta pode ser a última atualização de firmware para o meu sistema, mas se eu pudesse pelo menos obter a versão mais recente/última (que parece estar pronta para uso), isso já seria algo.

Dito isso, sendo novo no mundo dos carros modernos que dependem muito de software, acho alucinante que meu iPhone de 6 anos ainda esteja recebendo atualizações que o fazem funcionar como um telefone novo (desempenho do hardware à parte) e não parece que serei forçado a comprar um telefone novo tão cedo se quiser me beneficiar das atualizações de software – no entanto, o software do meu carro de 3 anos já está sendo considerado obsoleto e, na verdade, já está desatualizado.

Por causa disso, não posso deixar de me perguntar se escolheria um Peugeot novamente na próxima vez, pois sinto que os novos Volvos e Teslas oferecem um sistema mais flexível e à prova de futuro (esta impressão é puramente baseada em ter brincado com seus sistemas brevemente como passageiro).

de qualquer forma, muito obrigado novamente por ter dedicado tempo para me ajudar a entender melhor este problema! Muito apreciado!

#9 ·
@Paul-R : Não é tão fácil. A BTA (Boîtier Télématique Autonome) / ATB (Autonomous Telematics Box) tem um relógio e bateria internos. Também possui um eSIM interno para os serviços conectados e um receptor GNSS para o sistema eCall - qualquer um deles pode ser usado para definir o relógio interno.

Então, pode ser possível se você:
  • Desativar a configuração de data/hora do GPS na configuração da tela sensível ao toque;
  • Desconectar a bateria de 12V;
  • Desconectar a BTA. Desconectar apenas o soquete FAKRA verde na parte traseira da unidade principal, que a conecta diretamente à BTA, pode não ser suficiente. Tanto o NAC quanto a BTA também estão conectados ao barramento CAN;
  • Reconectar a bateria de 12V.
O sistema de infoentretenimento deve reiniciar com a data definida para 2017 e sem como definir a data/hora correta. Como o sistema está agora offline, você também precisa da chave de licença digital armazenada na unidade flash USB (o Peugeot Update deve fazê-lo ao preparar a unidade).

#17 ·
@Paul-R : Não é tão fácil. A BTA (Boîtier Télématique Autonome) / ATB (Autonomous Telematics Box) tem um relógio e bateria internos. Também possui um eSIM interno para os serviços conectados e um receptor GNSS para o sistema eCall - qualquer um deles pode ser usado para definir o relógio interno.

Então, pode ser possível se você:
  • Desativar a configuração de data/hora do GPS na configuração da tela sensível ao toque;
  • Desconectar a bateria de 12V;
  • Desconectar a BTA. Desconectar apenas o soquete FAKRA verde na parte traseira da unidade principal, que a conecta diretamente à BTA, pode não ser suficiente. Tanto o NAC quanto o BTA também estão conectados ao barramento CAN;
  • Reconectar a bateria de 12V.

O sistema de infoentretenimento deve reiniciar com a data definida para 2017 e sem como definir a data/hora correta. Como o sistema está offline, você também precisa da chave de licença digital armazenada na unidade flash USB (o Peugeot Update deve fazê-lo ao preparar a unidade).
Olá a todos -

Acabei de tentar a solução alternativa mostrada acima e não funcionou para mim. Recebi o mesmo erro 'não compatível'. Desconectei todos os cabos da parte traseira da unidade principal, exceto o multi-pinos que contém a energia e o cabo para a tela sensível ao toque. Tenho quase certeza de que segui as instruções corretamente, mas não consegui encontrar uma imagem online de quais cabos são quais. Então, acho que apenas esperamos que a Peugeot atualize o firmware.

#10 ·
Olá pessoal,

Só para avisar que falei com o suporte ao cliente da Peugeot e eles confirmaram que estão cientes do problema e que uma nova atualização de firmware está prevista, na qual o problema será corrigido. Então, esperemos que seja verdade! 🤞😊

De qualquer forma, muito obrigado por toda a sua ajuda com isso! Eu não saberia o que dizer ao suporte ao cliente se não fosse por este ótimo fórum e espero que sinalizar isso para eles tenha ajudado um pouco a pressioná-los a lançar uma correção.

Obrigado!

#13 · (Edited)
Eu entendo, mas esse é o meu ponto. Comprei um carro com uma versão desatualizada. E, portanto, gostaria de atualizá-lo. Para a versão mais recente utilizável, incluindo os certificados corretos. Então, desde que publiquem a última boa atualização, já que provavelmente não haverá nenhuma nova lançada. Eu pessoalmente ficaria satisfeito e ajudado.

Como mencionado antes, é verdade que nenhuma versão Wave 2 pode ser instalada?
Nem mesmo as mais antigas, certo?

#14 ·
Como mencionado antes, é verdade que nenhuma versão Wave 2 pode ser instalada?
Nem mesmo as mais antigas, certo?
Sim, todas as versões de firmware para NAC Wave 2 foram assinadas com certificados agora expirados.

#16 ·
@dimimiras : Essas atualizações de firmware/sistema são principalmente correções de bugs na conexão carro-telefone (bluetooth, Apple CarPlay e Google Android Auto). Você não verá nenhum recurso novo, não poderá reverter/fazer downgrade do firmware, as novas versões podem corrigir um bug e introduzir um novo, e uma atualização com falha pode dar a tela azul da morte ("Carregamento de software sob demanda").

#33 ·
Tentei novamente. (Não sou conhecedor dos nomes dos conectores, por isso incluí fotos. Eu tinha adicionado uma câmera de ré e um módulo aftermarket no passado, então pode parecer um pouco diferente do original). Desativei a configuração automática de data/hora, desconectei a bateria. Então, desconectei tudo e reconectei os dois cabos para permitir que o USB fosse reconhecido e a tela ligasse. (Veja as fotos) Inseri o pen drive e recebi o mesmo erro 'não compatível'.

#34 ·
A outra extremidade dessa tomada FAKRA/USB verde é o BTA. Você precisa desconectar o BTA, não o cabo USB que conecta o BTA e o NAC.

O BTA é algo como: