Peugeot Forums banner
Status
Not open for further replies.

Falha na carga da bateria - o carro não dá a partida

117K views 71 replies 12 participants last post by  nickolay83  
#1 ·
Tenho uma falha intermitente que se manifesta da seguinte forma:

Bip ao ligar a ignição, falha de carga da bateria aparece no visor e o motor de arranque não funciona.

Tive esta falha pela primeira vez há cerca de 5 semanas - liguei para a assistência rodoviária e quando chegaram o carro pegou sem problemas, exceto que a luz do farol baixo no painel estava piscando. A assistência rodoviária seguiu-me até à minha oficina local (não um concessionário Peugeot) e a oficina verificou a bateria e o sistema de carregamento e não encontrou falhas. Eles analisaram as falhas armazenadas e encontraram dezenas de falhas não relacionadas, como temperatura do óleo, alta pressão do AC, catalisador não presente. A oficina não conseguiu encontrar nenhum problema e o carro estava pegando e funcionando bem, então levei o carro para casa. A bateria estava boa de acordo com a oficina, mas como o SS nunca tinha funcionado desde que a bateria foi instalada há 18 meses e o rádio só ficava ligado por alguns minutos quando o motor não estava funcionando, instalei uma bateria nova.

O carro tem estado bom desde então e o SS tem funcionado até ontem, tentei dar a partida no carro e a falha voltou. A bateria estava mostrando 12,77V, então não estava descarregada. O alternador não estava funcionando, então, a menos que ele tenha algum diagnóstico de bordo inteligente, não entendo por que isso poderia ser declarado com defeito. A falha persistiu por cerca de uma hora e depois desapareceu e o carro pegou, voltagem da bateria 14,4V quando em funcionamento, então o alternador está ok. Visor mostrando erro da luz de nevoeiro dianteira, então liguei-as para verificar e a falha desapareceu.

Há algumas pessoas que tiveram sintomas semelhantes, mas ninguém parece ter postado uma solução definitiva.

Estou tentando entender como o sistema de gerenciamento da bateria funciona para que eu possa investigar mais a fundo. Existe uma unidade instalada no terminal negativo da bateria chamada Battery Charge Status Unit (BCSU), BECB ou BCS.

Também vi menção de um BPGA - Caixa de fusíveis do gerenciador da bateria? Isso parece controlar quais itens são fornecidos com energia e pode explicar por que espelhos, motor de arranque e vidros elétricos não funcionam quando a falha está presente.

Pode alguém me dizer qual a função dessas 2 unidades e qual delas provavelmente está causando meus problemas?

#2 ·
Encontrei algumas informações num site da Bosch sobre algo que se assemelha muito ao BCSU montado no terminal negativo, que também é uma peça da Bosch:- "O sensor eletrónico de bateria (EBS) mede a corrente, a tensão e a temperatura das baterias de chumbo-ácido de 12V com grande precisão. O algoritmo de deteção do estado da bateria (BSD) integrado no EBS calcula a corrente e o estado de carga previsto e a função da bateria a partir destes parâmetros base e indica os efeitos de envelhecimento da bateria. Esta informação é transmitida a uma unidade de controlo de nível superior, por exemplo, o sistema de gestão de energia elétrica (EEM). Se necessário, esse sistema implementa medidas adequadas para garantir o fornecimento de energia a acessórios que são importantes ou críticos para a segurança." Pergunto-me se uma falha nesta unidade, fazendo-a pensar que a bateria está descarregada ou talvez não se comunicando com o sistema de controlo do carro (EEM), significa que a "caixa de fusíveis do gerenciador da bateria" está sendo impedida de ligar a energia para circuitos não essenciais, como os espelhos, vidros elétricos e motor de arranque. Quando tiver oportunidade, irei desligar o que presumo ser o conector do barramento BCSU e ver o que acontece.

#3 ·
Tentei ligar o carro esta manhã e o problema original tinha voltado. Desliguei o conector na lateral da BCSU - liguei a ignição e recebi a mensagem Engine fault mas o carro ligou e funcionou bem, sem avisos além da luz de serviço no painel - o diagnóstico de bordo mostrou Engine fault.

#4 ·
Tive a falha novamente esta tarde e não tive tempo de desligar a bateria com a regra dos 3 minutos, então apenas deixei a BCSU desligada para poder usar o carro, encomendei uma nova unidade a um concessionário Peugeot - £100,39 incluindo IVA, deve chegar amanhã, por isso, cruzo os dedos para que resolva o problema.

Não consigo descobrir muito sobre o BPGA, a não ser que é uma espécie de caixa de fusíveis inteligente que pode desligar circuitos quando instruído pelo sistema de controlo do carro.

#5 ·
Acabei de instalar a peça nova - a Peugeot chama-lhe 9814653780 BATTERY UNIT. Ao dar à partida no carro, a luz de serviço acendeu-se e a luz de aviso dos médios no painel estava a piscar. O diagnóstico de bordo mostrou um erro nas luzes de nevoeiro. Liguei e desliguei as luzes de nevoeiro e a luz de serviço apagou-se e o aviso de piscar dos faróis desapareceu.

O carro está a pegar e a funcionar bem, sem apresentar erros, mas vai demorar algum tempo até eu ter a certeza de que o problema está resolvido, pois a unidade antiga funcionava durante longos períodos sem problemas. Irei atualizar este tópico se tiver mais algum problema.

Para informação, li noutro fórum que quando esta unidade é instalada pela primeira vez ou depois de a energia ter sido removida, ela entra num modo de calibração para aprender sobre a bateria e é menos provável que assinale uma bateria defeituosa. Isto pode explicar porque é que algumas pessoas com problemas com esta unidade ou com a bateria descobriram que desligar a bateria pode fazer com que a falha desapareça - pelo menos a curto prazo.

#6 ·
Deve haver uma menção ao "Modo de Redução de Carga" no manual do carro. O monitor de estado da bateria no terminal negativo da bateria serve para monitorizar a condição da bateria. Está ligado ao BSI e mede coisas como a temperatura da bateria. Se detectar que a bateria está sob muita carga, o BSI desliga coisas não essenciais, como ar condicionado e o vidro traseiro aquecido. Entendo que, por vezes, estas unidades podem rachar, o que pode levar a uma má ligação da bateria. Se a unidade estiver em boas condições, não deve impedir o arranque do carro.

A BPGA é frequentemente chamada de unidade de proteção da bateria. É um dispositivo de segurança que desliga a energia em caso de emergência. Possui um relé controlado por microprocessador de estado sólido que está ligado ao BSI. Sabe-se que estas unidades falham no 308 e, no caso do 308 Mark II, o carro não dará partida e não haverá energia no conector OBD, pelo que alguns scanners não funcionarão. Eu linkei um vídeo que se relaciona com a BPGA em um 308 Mark I. Neste caso, o relé de estado sólido era substituível, mas entendo que no Mark II ele é integrado ao BPGA.

#7 ·
Obrigado por essa informação, Ian. É assim que penso que o sistema funciona:-

O BCSU montado no negativo da bateria é puramente um monitor de bateria e fornece as seguintes informações ao BSI -
Tensão da bateria, consumo/carga de corrente da bateria, temperatura da bateria e estado de carga da bateria.

O BPGA é apenas um interruptor controlado pelo BSI, ele não envia nenhuma informação de volta ao BSI. Sua função é desconectar coisas não essenciais como o ar condicionado, o vidro traseiro aquecido e os vidros elétricos, se instruído pelo BSI.

O BSI é o cérebro do sistema, ele usa informações do BCSU para controlar o BPGA.

É isto que penso que está a acontecer no meu caso quando a falha ocorre - O BSI recebeu informações do BCSU que o fizeram pensar que ligar o carro seria perigoso e o BSI não está a permitir que o motor de arranque funcione ou que o BPGA alimente circuitos não essenciais. Se eu remover a conexão do barramento do BCSU, o BSI apenas pensa que o BCSU está com defeito e permite que o carro ligue porque não tem motivos para pensar que seria perigoso.

#8 ·
De volta à estaca zero! Acabei de ir experimentar o carro e a falha ainda está lá. A única diferença desta vez foi que quando removi o conector do barramento do BCSU, o carro ainda não pegava - conectei-o de volta e ele ligou com apenas o erro normal da luz de nevoeiro, que foi corrigido quando as luzes de nevoeiro foram ligadas.

#9 · (Edited)
De volta à estaca zero! Acabei de ir experimentar o carro e a falha ainda está lá. A única diferença desta vez foi quando removi o conector do barramento do BCSU, o carro ainda não queria pegar - conectei-o de volta e ele pegou com apenas o erro normal da luz de nevoeiro, que foi limpo quando as luzes de nevoeiro foram ligadas.
Você viu o vídeo para o qual eu te dei o link? Sua compreensão do BPGA não está totalmente correta. Ele contém um grande número de fusíveis. Vários fusíveis são conectados diretamente à bateria, os outros passam por um interruptor controlado por microprocessador (às vezes chamado de relé de estado sólido).

Anexei um diagrama para o 308 Mark I BPGA. O BPGA no Mark II é diferente, mas o princípio é o mesmo, exceto no Mark I:
(i) Apenas F3 (alimentação do monitor da bateria) é conectado diretamente à bateria
(ii) Grande parte da energia contorna o BPGA e vai direto para o BSM (caixa de fusíveis principal do motor).
Como pode ser visto no vídeo, quando esta chave falha, o carro nem sequer dá a partida.

Aqui está um link para outra discussão do fórum com um BPGA com defeito em um 308 Mark II a diesel. A discussão mudou para Mensagens Privadas e eu sei que um eletricista automotivo visitou e contornou o interruptor BPGAs e fez o carro pegar. Na última MP, o cara estava tentando comprar um novo BPGA:

Isso se parece com o seu BPGA:
Image

Aqui está um diagrama de um Peugeot 508 BPGA que possui mais fusíveis conectados diretamente.
Image

No caso da função de monitoramento da bateria, sua saída é monitorada pelo BSI. O BSI está ligado ao BSM (caixa de fusíveis principal do motor) e o BSI desativa o ar condicionado e a janela aquecida através do BSM.

Attachments

#10 ·
O meu próprio 307 arranca bem, mas assim que ligas o AC e continuas a conduzir durante cerca de 30 minutos, começará a mostrar FALHA DE CARGA DA BATERIA e descarregará completamente a bateria. Portanto, também se conduzir sem AC durante cerca de 5 quilómetros, a mesma mensagem de erro surgirá. Por favor, ajude-me

#11 ·
O meu 307 vai arrancar bem, mas assim que ligar o AC e continuar a conduzir durante cerca de 30 minutos, começará a mostrar FALHA DE CARGA DA BATERIA e descarregará completamente a bateria. Portanto, também se conduzir sem AC durante cerca de 5 quilómetros, a mesma mensagem de erro aparecerá. Por favor, ajude-me
Suspeito que tenha uma avaria no alternador, mas acho que seria melhor iniciar uma nova discussão. Esta discussão está na secção 308 e a sua questão pode não ser vista pelas pessoas certas.

#12 ·
Ian, muito obrigado por dedicar seu tempo para postar uma resposta tão útil e abrangente.

Eu assisti ao vídeo e foi muito útil e me fez pensar que eu também poderia ter um problema de BPGA. Eu sabia sobre os fusíveis fixos no BPGA, eu estava apenas simplificando para me ajudar a entender a interação entre o BSI e os outros módulos, pois acho que esse é o meu problema.

Obrigado pelos diagramas de circuito e pela foto do BPGA, é muito semelhante ao do meu carro. Eu vou e fazer mais algumas investigações quando a chuva aqui diminuir.

#13 ·
Ian, muito obrigado por dedicar seu tempo para postar uma resposta tão útil e abrangente.

Eu assisti ao vídeo e foi muito útil e me fez pensar que eu também poderia ter um problema de BPGA. Eu sabia sobre os fusíveis fixos no BPGA, eu estava apenas simplificando para me ajudar a entender a interação entre o BSI e os outros módulos, pois acho que esse é o meu problema.

Obrigado pelos diagramas de circuito e pela foto do BPGA, é muito semelhante ao do meu carro. Eu vou fazer mais algumas investigações quando a chuva aqui diminuir.
A próxima vez que o carro não ligar, a melhor coisa é pegar um multímetro e medir a voltagem na saída de todos os fusíveis. Você deve ser capaz de ver quais fusíveis estão conectados à bateria para saber se o relé está falhando.

Nos dois casos que conheço (incluindo o que eu linkei), as pessoas descobriram que, na maioria dos casos, o carro geralmente ligava após algumas tentativas, mas eventualmente atingia o ponto em que o BPGA falhava completamente. No caso do 308 Mark I, você pode simplesmente substituir o módulo de relé de estado sólido como no vídeo, mas com o 308 Mark II você tem que substituir toda a unidade.

#14 ·
Mais uma vez obrigado Ian. Tenho monitorizado a voltagem no pino do BPGA que está na parte inferior esquerda da unidade na imagem que você postou acima, a voltagem aqui parece ser controlada pelo relé. Se o carro for deixado por algum tempo, a voltagem aqui é 0V, assim que uma porta é aberta ou o chaveiro é usado, a voltagem muda para a voltagem da bateria. Posso ouvir um clique do BPGA que soa como um relé mecânico. O pino permanece na voltagem da bateria por cerca de 30 minutos (está muito molhado para ficar por perto e cronometrar exatamente). A falha não apareceu hoje, mas tenho 90% de certeza de que quando a medi ontem, quando a falha estava presente, era 0V.

A falha parece ter todas as características de um contato de relé mecânico com defeito - intermitente e ficando mais frequente com o tempo. Cheguei à conclusão de que preciso substituir o BPGA. As opções que encontrei são:

Concessionária Peugeot - o preço de tabela parece ser £300 incluindo IVA.
Unidade de segunda mão Ebay £110 incluindo entrega
Aliexpress £105 incluindo entrega, mas 3 semanas de tempo de envio.

Eu vou fazer um link para contornar o relé (semelhante ao do vídeo) para me permitir continuar a usar o carro enquanto isso.

#15 ·
As opções que encontrei são:-

Concessionário Peugeot - o preço de tabela parece ser £300, incluindo IVA.
Unidade em segunda mão no Ebay £110, incluindo entrega
Aliexpress £105, incluindo entrega, mas com tempo de envio de 3 semanas.

Vou fazer uma ligação para contornar o relé (semelhante ao do vídeo) para me permitir continuar a usar o carro entretanto.
Sim, o sujeito com o diesel 308 Mark II (Steve112) teve o mesmo dilema. Os vendedores da Aliexpress com quem lidei foram muito bons, mas nunca se sabe a origem dos itens que eles vendem. Alguns itens são de segunda mão. Achei o feedback confiável.

Foi interessante que você pudesse ouvir o BPGA a clicar. Eu o vi descrito como um relé de estado sólido e suspeitei que isso não estava correto. Existem alguns transistores de efeito de campo de potência (MOSFETs) realmente bons, mas não tinha visto nenhum que pudesse lidar com a corrente. Um MOSFET é menos propenso a ter o tipo de falha intermitente que as pessoas estão tendo. Eles podem ser chamados de estado sólido porque são um pacote completo com um microprocessador.

Eu acho que o 308 foi um dos primeiros Peugeots a ter um BPGA. Aparentemente, ele tem multifunções que valem a pena ter, mas um desvio temporário provavelmente é aceitável. Foi isso que encontrei no fórum dos proprietários do C4 Fóruns / Problemas e questões / Unidade BPGA - Proprietários C4 - DS4. Não tenho certeza se tudo isso é implementado nos Peugeots porque os Peugeots têm monitores de bateria separados no fio negativo da bateria:

"[...]A Unidade de Gerenciamento e Desconexão da Bateria é uma ECU independente que é instalada em posição em linha no cabo positivo da bateria. A eletrônica proprietária contida na Unidade realiza o monitoramento do Estado de Carga, Estado de Saúde e diagnóstico da bateria para otimizar a vida útil e o desempenho da bateria. No coração da Unidade está um sensor de corrente e um microcontrolador programável que contém os algoritmos de Estado de Carga e Estado de Saúde para controlar o estado de carga/descarga da bateria instalada. Isso garante que a bateria seja mantida em um alto estado de carga e seja protegida contra descarga e descarga em uso - um grande contribuinte para a melhoria da confiabilidade e integridade do sistema elétrico.

No caso de um acidente grave que resulte na implantação do sistema de airbag do veículo, o perigo potencial causado por um sistema elétrico danificado é minimizado. Um sinal do sensor de colisão a bordo para a Unidade desconecta automaticamente a bateria, em menos de cinco milissegundos, evitando curtos-circuitos no sistema elétrico.

A capacidade de desconexão da Unidade fornece proteção automática da rede do carro em caso de operação defeituosa, como partida reversa da bateria.

Além dessa função integrada, outro recurso de grande interesse para consumidores e fabricantes de automóveis é a capacidade de desconexão manual da bateria facilmente acessível. Ele protege a bateria contra descarga de corrente durante longos períodos, quando o veículo permanece parado.
Durante o ciclo logístico, seja transporte marítimo ou estacionamento de longo prazo, a desconexão preserva a bateria da descarga. O resultado é uma bateria carregada de forma otimizada para uma partida limpa e, evitando a “descarga profunda”, contribui para a vida útil prolongada da bateria.[...]"

#16 ·
Monitorizei o BPGA durante o fim de semana e a falha nunca apareceu. A quantidade de tempo que o relé no BPGA permanece ligado depois que o carro é deixado parece estar relacionada com a condição da bateria, o tempo reduziu até que ficou em alguns minutos. O relé é ativado abrindo o capô, a porta do motorista (mas não a do passageiro) ou usando o chaveiro.

Fui ligar o carro esta manhã e a falha voltou, então instalei um link que eu tinha feito, como mostrado pelo fio branco na foto. Ele é fixado a dois pinos M6 no BPGA que normalmente são escondidos por tampas de plástico deslizantes. O carro então ligou.
Image

Eu encomendei o PCBA do ebay que vem de um demolidor - atualizarei quando ele chegar.

#17 · (Edited)
Monitorizei o BPGA durante o fim de semana e a falha nunca apareceu. A quantidade de tempo que o relé no BPGA permanece ligado depois que o carro é deixado parece estar relacionada à condição da bateria, o tempo foi reduzido até que chegasse a alguns minutos. O relé é ativado abrindo o capô, a porta do motorista (mas não a do passageiro) ou usando o chaveiro.

Fui ligar o carro esta manhã e a falha voltou, então instalei um link que eu tinha feito como mostrado pelo fio branco na foto. Ele é fixado a dois pinos m6 no BPGA que normalmente são escondidos por tampas de plástico deslizantes. O carro então ligou.
A primeira coisa que eu sugeriria é que você verifique se o fio branco está esquentando depois de usar o carro por um tempo. É difícil determinar a classificação de corrente que você precisa para o fio. Se você simplesmente adicionar a classificação de corrente de todos os fusíveis, você precisaria de um fio muito grande.

Anexei um diagrama de fiação de amostra (circuito de partida) para um 308 Mark I. Não tenho acesso aos diagramas Mark II. Eles estão disponíveis no site da PSA Servicebox, mas você precisa pagar para acessá-los. Acho que os diagramas Mark I são quase suficientes porque mostram a ligação entre o BPGA (1032) e o BSI (BSI1). Há também uma conexão de energia para a parte BSM da caixa de fusíveis do motor (PSF1). Esta conexão de energia é controlada pela ECU do motor (1320). O BSI normalmente desliga cerca de 3 minutos depois de desligar o carro e fechar a porta do motorista. Eu esperaria que o BSI desligasse o BPGA ao mesmo tempo. Acabei de verificar no meu carro, é um 307, mas suspeito que o mesmo arranjo ainda se aplica:
(1) Se o carro estiver destravado, o display do odômetro liga se você abrir a porta do motorista, mas não se você abrir a porta do passageiro.
(2) Usar o controle remoto para destravar o carro liga o display do odômetro.

Se o odômetro estiver exibindo, você sabe que o BSI está acordado, mas não sei se o BPGA liga ao mesmo tempo. O BSI parece ter diferentes estágios de despertar. Por exemplo, tenho um iPod conectado ao rádio e ele liga se eu abrir a porta do passageiro ou a porta da bagageira, mas o display do odômetro não liga.

N.B. Você geralmente pode dizer quando o BSI desligou porque o display do odômetro está desligado, mas não confie nisso se precisar desconectar a bateria, pois ela ainda pode estar parcialmente ativa. Desconectar a bateria enquanto o BSI está acordado pode corrompê-lo.

Attachments

#18 ·
Ian - obrigado pelo diagrama de fiação e pelas informações, tudo isso ajuda a construir uma imagem de como os diferentes componentes interagem.

O fio que usei para a ligação é um cabo de alimentação de 15 amperes. Conectei os três fios juntos, então deve ser bom para muito mais de 15 amperes. Tenho desconectado a ligação se o carro ficou parado por mais de 30 minutos como precaução contra a descarga da bateria - não notei que ele esquentasse.

Minhas observações foram que o relé no BPGA pode permanecer energizado por até 30 minutos e permanece ligado por muito mais tempo do que o display do odômetro. Depende do estado da bateria e, no final de semana, quando a bateria estava fraca, ele só ficou ligado por alguns minutos.

Quando o BPGA é ativado, por exemplo, abrindo a porta, ele energiza o relé. O relé permanecerá então energizado até que o BPGA entre em espera, então uma falha intermitente persistirá até que o relé desligue e ligue novamente. Acho que é por isso que algumas pessoas descobriram que o problema desaparece se o carro for deixado por um tempo ou se a bateria for desconectada. Suspeito que desconectar a conexão do barramento BCS também fará isso, o que explicaria por que inicialmente pensei que o BCS era o problema.

#19 · (Edited)
Obrigado pelo feedback. Parece que a descrição do BPGA no outro fórum está correta. Gostaria de poder encontrar a fonte original dessa informação.

Muitos Peugeots (incluindo o Manual do Proprietário de referência do 308 Mark II) têm uma configuração de modo econômico que desliga o equipamento não essencial se a voltagem da bateria cair muito baixo ou após 30 minutos se o motor não estiver funcionando. Parece que o BPGA complementa essa função. Por razões óbvias, as luzes de posição não são controladas pelo modo econômico. Houve um caso recente no fórum em que as luzes de posição ficaram acesas por 36 horas, o que descarregou a bateria e o BSI foi corrompido.

#21 ·
Ebay/sucata BPGA chegou hoje e eu acabei de instalá-lo. Dedos cruzados, parece ter curado o problema e tudo está funcionando, mas levará algum tempo até que eu esteja completamente confiante.

Algumas observações:-
1) O número da peça para o meu carro é 9675350280, a peça que eu pedi foi 9675350380 que veio de um 3008 - eles foram listados como equivalentes no Aliexpress. A peça nova estava faltando dois fusíveis que estavam instalados no meu original, mas foi fácil trocá-los.
2) Como Ian postou, foi a experiência de outros que minha unidade estava falhando cada vez mais.
3) Ao verificar os fusíveis da nova unidade, notei que os que estão conectados através do "relé" na unidade estavam conectados à alimentação da bateria. Pensei que isso significava que a unidade estava com defeito, mas depois de conectar a bateria, ouvi um clique e a conexão da bateria a esses fusíveis foi removida.
4) Depois de instalar a nova unidade, os vidros elétricos só subiam em etapas. O manual observa que quando a bateria é desconectada, a função anti-esmagamento de segurança dos vidros é perdida e precisa ser redefinida - isso curou o problema. Devo ter desconectado a bateria uma dúzia de vezes antes e nunca precisei redefinir a função anti-esmagamento antes.
5) O "relé" na unidade está escondido atrás de uma tampa de plástico e parece que terei que perfurar algumas soldas de ponto na estrutura metálica para acessá-lo. Farei isso quando tiver mais confiança de que nunca terei que reinstalá-lo.

Ian - muito obrigado por todas as suas contribuições, elas foram de grande ajuda para mim e, espero, para qualquer outra pessoa com este problema que encontrar este tópico.

#22 · (Edited)
1) O número da peça para o meu carro é 9675350280, a peça que encomendei foi 9675350380 que veio de um 3008 - elas foram listadas como equivalentes no Aliexpress. A peça nova estava faltando dois fusíveis que foram instalados no meu original, mas foi fácil trocá-los.
Encontrei várias listagens onde afirmam que os 9675350280 e 9675350380 são equivalentes. Se você olhar através da servicebox, você frequentemente encontra que a Peugeot tem uma nova peça de reposição recomendada. Eu acho que o __380 é uma substituição posterior para o __208. Você geralmente descobre que esses números de peça são o número da peça do fabricante do componente, em vez do número da peça oficial da Peugeot.

3) Ao verificar os fusíveis da nova unidade, notei que aqueles que estão conectados através do "relé" na unidade estavam conectados à alimentação da bateria. Pensei que isso significava que a unidade estava com defeito, mas depois de conectar a bateria, ouvi um clique e a conexão da bateria a esses fusíveis foi removida.
Isso é um pouco estranho, sugere que os contatos do relé estão normalmente fechados, o que não é o que o diagrama sugere. Vale a pena verificar o que a unidade original faz.

4) Depois de instalar a nova unidade, os vidros elétricos só subiam em etapas. O manual observa que quando a bateria é desconectada, a função anti-esmagamento de segurança dos vidros é perdida e precisa ser redefinida - isso resolveu o problema. Devo ter desconectado a bateria uma dúzia de vezes antes e nunca precisei redefinir a função anti-esmagamento antes.
Eu acho que isso provavelmente depende de quanto tempo a bateria está desconectada. A ECU dos vidros provavelmente tem um capacitor que ajuda a manter a memória por um período de tempo. Por exemplo, quando você remove a bateria de um chaveiro, ele pode perder a sincronização com o carro, mas na prática descobri que o capacitor de tântalo na bateria tem carga suficiente para manter a memória.

5) O "relé" na unidade está escondido atrás de uma tampa de plástico e parece que terei que perfurar algumas soldas de ponto na estrutura metálica para chegar até ele. Farei isso quando tiver mais confiança de que nunca terei que reinstalá-lo.
Sim, isso será interessante, mas eu concordo, certifique-se de que a unidade está com defeito antes de fazer isso. Tenho quase certeza de que o BPGA é a causa do seu problema, mas pode haver outras causas para sua falha, por exemplo, BSM, BSI ou ECU do motor. Se isso não resolver o problema, vale a pena se registrar no servicebox e pesquisar os diagramas de fiação. Você precisa pagar para obter os dados reais (por exemplo, 8 euros/hora), mas geralmente pode ver uma lista do que está disponível antes de pagar.

#23 ·
Usei o carro algumas vezes hoje sem problemas, ainda é cedo, mas encorajador.

A bateria provavelmente foi desconectada por cerca de uma hora enquanto eu instalava a nova unidade, o que provavelmente explica as janelas elétricas perderem os dados anti-esmagamento.

A unidade antiga está mostrando os fusíveis conectados ao "relé" em circuito aberto da alimentação da bateria, só consigo pensar que se for um relé mecânico, é do tipo de travamento. Posso descobrir mais quando eu dissecar a unidade antiga.

#24 ·
Uma atualização para, esperançosamente, encerrar este tópico. Ao pesquisar na internet a causa do meu problema, encontrei vários tópicos onde as pessoas tiveram o mesmo problema, mas não postaram qual era a solução - tão irritante.

Já se passaram 17 dias desde que o novo BPGA foi instalado e não tive nenhum problema, então estou confiante de que essa foi a causa do problema.

Eu desmontei a unidade antiga e há um relé mecânico e alguns eletrônicos, mas tudo está encapsulado em composto de encapsulamento, então não há chance de consertá-lo.

#26 ·
Bom dia Dave,

Estou com problemas com o meu Peugeot 3008. A falha de carga da bateria apareceu algumas vezes, a ponto de o carro eventualmente não pegar. Preciso piscar as luzes e fazer várias manobras para fazê-lo pegar. É intermitente. Quando aconteceu inicialmente, verifiquei a voltagem na bateria, mostrando apenas 12 quando o carro estava funcionando. Depois de desconectar a bateria durante a noite e conseguir ligar novamente, a voltagem era 15. Funciona por um tempo, depois a mesma falha e problemas para dar a partida. Normalmente não pega logo pela manhã, a menos que a bateria tenha sido desconectada durante a noite.

Você teve algum problema adicional desde a troca do Pbga?

Atenciosamente
Steven

#27 ·
Olá Steven,
Fico feliz em dizer que não tive mais problemas desde que troquei o BPGA, mas não tenho certeza se você tem a mesma falha que eu tive. Se você estava vendo apenas 12V na bateria com o carro funcionando, o alternador não está carregando por algum motivo.

Quando você teve a falha de carga da bateria, o motor estava funcionando? Quando o carro não dá a partida, o motor de partida faz o motor girar?

#29 ·
Olá Steven,
Estou feliz em dizer que não tive mais problemas desde que troquei o BPGA, mas não tenho certeza se você tem a mesma falha que eu tive. Se você estivesse vendo apenas 12V na bateria com o carro funcionando, o alternador não está carregando por algum motivo.

Quando você teve a falha de carga da bateria, o motor estava funcionando? Quando o carro não dá a partida, o motor de partida gira o motor?
Obrigado pela resposta, senhores. Devo notar que tenho muito pouco conhecimento sobre o que está sob o capô do carro. Peço desculpas se o que eu digo não faz muito sentido. Por favor, destaque qualquer coisa que seja confusa.

Então, o problema começou com uma falha de carga da bateria aparecendo ao tentar dar a partida no carro. Ele aparecia e impedia que o carro desse a partida. Nem sequer giraria o motor. Eu travava e destravava o carro e então funcionava. Sem falha de carga da bateria. Então piorou nos dias seguintes, acontecia com mais frequência. Uma manhã ele desistiu completamente, os espelhos retrovisores não se abriram, nada que eu fizesse o faria dar a partida. Achei que era bateria com defeito, mas mandei testar e tudo bem. 12 volts. Consegui dar a partida apenas piscando as luzes e outras coisas, ele simplesmente voltou à vida. Verifiquei a voltagem na bateria novamente, ainda 12 volts, então pensei que o alternador estava estragado. Desconectei a bateria durante a noite, caso não desse a partida logo pela manhã. Quando reconectei pela manhã e dirigi até a garagem, expliquei ao mecânico e ele testou a voltagem na bateria e no alternador. Ambos mostrando 14,4 ou 14,5. De um dia para o outro, agora, às vezes, ao dar a partida no carro, aparece uma falha de carga da bateria ao dar a partida, às vezes impede que ele dê a partida, às vezes ele apenas pisca e desaparece.

#28 ·
Quando o motor estiver em funcionamento, a voltagem da bateria deve ser de aproximadamente 14V. Se você estiver recebendo apenas 12V, isso normalmente sugere que o alternador está com defeito. No entanto, dado que a falha é intermitente e você precisa piscar os faróis para fazer o carro pegar, pode sugerir que algo mais está errado. A primeira coisa que eu faria é verificar os aterramentos da bateria. Certifique-se de que não haja sinais de corrosão e que estejam bem apertados.

No alternador, deve haver duas conexões: um pequeno plugue de dois pinos e o cabo de carga principal. Certifique-se de que o plugue esteja encaixado corretamente e que a conexão do cabo de carga esteja bem apertada.

#30 ·
Quando o motor estiver em funcionamento, a voltagem da bateria deve ser de aproximadamente 14V. Se você estiver recebendo apenas 12V, isso normalmente sugere que o alternador está com defeito. No entanto, dado que a falha é intermitente e você precisa piscar os faróis para fazer o carro pegar, pode sugerir que algo mais está errado. A primeira coisa que eu faria é verificar os aterramentos da bateria. Certifique-se de que não haja sinais de corrosão e que estejam apertados.

No alternador, deve haver duas conexões: um pequeno plugue de dois pinos e o cabo de carga principal. Certifique-se de que o plugue esteja encaixado corretamente e que a conexão do cabo de carga esteja firme.
Olá Ian,

Obrigado pela resposta. Vou dar uma olhada nos aterramentos da bateria e nos cabos do alternador. Pode levar algum tempo e alguma pesquisa antes de começar a mexer, não estou tão confiante sob o capô. Tenho a sensação de que é fiação ou algo elétrico. Não acho que seja o próprio alternador. Só pelo que li e pelo que vejo, poderia ser. O carro tem apenas 4 anos e rodou 33.000 milhas. Eu o tenho desde novo e o revisei regularmente. Estou frustrado que isso tenha acontecido. Não quero pular direto para as oficinas e ser cobrado uma fortuna por enquanto.

#31 · (Edited)
Uma boa bateria deve medir 12,8V quando totalmente carregada. Acho que o problema mais provável é o aterramento da bateria. Não faz mal dar uma olhada - por exemplo, você pode ver um pouco de pó branco onde o cabo está parafusado na carroceria do carro.

A propósito, se o seu carro tiver quatro anos, a bateria pode estar no fim. A minha falhou quando o carro tinha 3 anos.

Editar
Eu sei que você já desconectou a bateria antes, mas eu só queria verificar se você sabe que deve esperar 3 minutos depois de desligar tudo e fechar a porta do carro antes de desconectar a bateria.

#32 ·
Uma boa bateria deve medir 12,8V quando totalmente carregada. Acho que o problema mais provável é o aterramento da bateria. Não há mal em apenas olhar - por exemplo, você pode ver um pouco de pó branco onde o cabo está parafusado na carroceria do carro.

A propósito, se o seu carro tiver quatro anos, a bateria pode estar no fim. A minha falhou quando o carro tinha 3 anos.

Editar
Eu sei que você já desconectou a bateria, mas eu só queria verificar se você sabe que deve esperar 3 minutos depois de desligar tudo e fechar a porta do carro antes de desconectar a bateria.
Eu mandei testar a bateria e estava tudo bem. Um amigo meu que entende um pouco mais de carros tirou e testou. Os resultados foram bons. Sim, eu desconecto a bateria depois de 3 minutos. Quando estiver claro, vou sair e ver se consigo ver alguma coisa com o aterramento da bateria.

#33 ·
Quando você tem seu problema, a maioria dos componentes elétricos, como luzes, janelas e rádio, está funcionando? Se sim, o problema pode estar no BSM (caixa de fusíveis do motor). O BSM não é uma simples caixa de fusíveis, ele possui muita eletrônica e relés. Se você estiver perdendo energia apenas para algumas coisas, por exemplo, o solenóide do motor de partida e os espelhos dobráveis, pode ser devido a uma falha no BSM.

#34 ·
Steven,
Seu problema está cada vez mais parecido com a falha que eu tive. Se você olhar para a postagem 9 deste tópico, há uma foto de um BPGA com a tampa removida - há um pino visível no canto inferior esquerdo da unidade. A postagem 16 mostra uma foto da unidade no carro com uma ligação temporária a este pino. Você pode localizar este pino no BPGA em seu carro e monitorar a voltagem nele em relação à terra da bateria quando a falha estiver presente e quando o carro estiver funcionando? O pino pode ser coberto por uma tampa de plástico que deslizará para o lado.

#35 ·
Recentemente, comprei um 3008 GT Line de 2018 há 3 semanas, que estava funcionando perfeitamente sem problemas, mas esta semana começou a apresentar a mesma falha que a postagem original. A falha tem os mesmos sintomas, como os espelhos retrovisores não se abrirem, etc... Embora o carro tenha 4 anos, ele só rodou 8000 milhas, não sei por que isso apareceria agora. O carro está voltando para a concessionária para ser investigado sob garantia, mas devo insistir que a bateria e o BPGA sejam substituídos ou poderia ser apenas a bateria, pois presumo que o carro andou muito pouco nos últimos quatro anos e a bateria pode estar em más condições, apesar de eu dirigi-lo diariamente em viagens de 50 milhas de ida e volta. Também estou interessado em saber se poderia ser o relé novamente, que não está sendo usado extensivamente e está falhando.

#36 ·
Recentemente comprei um 3008 GT Line de 2018 há 3 semanas, que estava funcionando bem, sem problemas, mas esta semana começou a apresentar a mesma falha que a postagem original. A falha tem os mesmos sintomas, como espelhos retrovisores não dobrando, etc... Embora o carro tenha 4 anos, ele só rodou 8000 milhas, não sei por que isso apareceria agora. O carro está voltando para a concessionária para ser investigado sob garantia, mas devo insistir que a bateria e o BPGA sejam substituídos ou poderia ser apenas a bateria, pois presumo que o carro andou muito pouco nos últimos quatro anos e a bateria pode estar em más condições, apesar de eu dirigi-lo diariamente em viagens de 50 milhas de ida e volta. Também estou interessado em saber se pode ser o relé novamente não sendo usado extensivamente e falhando.
A concessionária trocou o BPGA e isso resolveu o problema para mim. A bateria estava boa.

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.