Peugeot Forums banner

Nível do óleo da caixa de velocidades automática

22K views 21 replies 7 participants last post by  AKIRI  
#1 ·
Olá,

Há alguma maneira de verificar o nível de óleo na caixa de velocidades Aisin EAT6?
508 2014. 2.0 HDI 120 kWh.

Obrigado!

#2 ·
A Peugeot nunca adicionou qualquer tipo de procedimento de verificação, por exemplo, vareta de óleo, etc., para o AL4, EAT6 ou EAT8, porque se pretende que seja uma caixa livre de manutenção e o óleo deve durar até à quilometragem recomendada pela ECU, após a qual terá de substituir o ATF e repor os contadores usando planet. Existe um procedimento para fazer uma mudança de ATF, o que lhe daria a tranquilidade de que havia o suficiente lá dentro, pois há tanta coisa a acontecer dentro destas caixas de velocidades que é possível que uma pequena quantidade se queime.

#3 · (Edited)
Sim, existe.
1. Encontre um elevador de carro, mas ainda não o levante.
2. Remova a caixa de ar e remova o bujão de enchimento

3. Adicione 0,5 - 1,0 litro de óleo da caixa de velocidades como este
ou semelhante

4. Levante o seu carro e certifique-se de que está nivelado. Na parte inferior da caixa de velocidades existe um bujão de drenagem
que tem um tubo longo.
Este tubo é tapado por um parafuso menor.
Remova este parafuso menor e deixe o excesso de óleo escorrer.
5. Quando parar de pingar, coloque tudo de volta no lugar.
FEITO

#4 ·
Sim, existe.
1. Encontre um elevador de carro, mas ainda não o levante.
2. Remova a caixa de ar e remova o bujão de enchimento View attachment 88766
3. Adicione View attachment 88770 0,5 - 1,0 litro de óleo da caixa de velocidades como este View attachment 88767 ou semelhante
4. Levante o seu carro e certifique-se de que está nivelado. Na parte inferior da caixa de velocidades existe um bujão de drenagem View attachment 88769 que tem um tubo longo. View attachment 88768 Este tubo é bloqueado por um parafuso menor.
Remova este parafuso menor e deixe o excesso de óleo escorrer.
5. Quando parar de pingar, coloque tudo de volta no lugar.
FEITO
Denis,

Durante este procedimento, o carro está a funcionar e a temperatura do óleo deve ser monitorizada? Ou fazemos isso quando o óleo está frio e o carro está desligado?

#5 ·
O carro deve estar em funcionamento enquanto o óleo extra está saindo e a temperatura do óleo deve estar em torno de 60C. Você pode monitorá-lo com o Diagbox. Então, como o carro deve estar funcionando, coloque o filtro de ar de lado e reconecte o cabo elétrico para não ter erros. É basicamente o procedimento mostrado neste vídeo aqui:

#8 ·
Quando você esvazia o óleo pela 1ª vez, ele deve estar morno, mas não necessariamente. O motor está sempre desligado ao esvaziar ou encher.
"Dirigir" entre as trocas de óleo foi feito em um elevador de carro e usamos todas as marchas + ré.
Sempre esvaziamos o excesso de óleo quando o carro estava desligado e depois que o carro funcionou por alguns minutos.
Pelo menos foi assim que fizemos 2 vezes e tudo está OK.

• Like
Reactions: bruno508
#9 ·
Bem, você fez tudo errado. A temperatura em torno de 60°C e a remoção do excesso de óleo com o carro em funcionamento estão especificamente escritas na documentação oficial da Peugeot. Sua caixa de câmbio com certeza agora tem a quantidade errada de óleo, menos do que deveria.

#10 ·
Se você drenar o excesso de óleo na posição P, a caixa de câmbio estará parada e o conversor de torque não estará girando, então o óleo não estará circulando...

#14 ·
Você pode imprimir toda a procedimento em PDF e postá-la para fins educacionais?

#18 ·
Eu troquei 3 L de óleo na caixa de câmbio. Deixamos cair o óleo velho (3L vazaram) que estava bem escuro (o óleo novo é vermelho). Colocamos 3,5L de óleo novo, ligamos o carro e passamos por todas as transmissões (P, R, N, D e volta, aprox. 10 segundos cada transmissão, como no vídeo). Através do diagnóstico, verificamos a temperatura do óleo, que deve estar entre 50 e 60 graus. Enquanto o carro estava funcionando, deixamos cair o excesso de óleo (cerca de 0,5L). Resetamos o contador de troca de óleo da transmissão via diagnóstico. Depois disso, a caixa de câmbio está como nova. A mudança para D não é sentida e, o mais importante, nada bate. Planejamos fazer mais duas trocas como essa após 5000 km. Então, um carro que percorreu 320.000 km (198.838 milhas) teve o óleo da caixa de câmbio trocado. Todo mundo está dizendo que não é sensato que haverá ainda mais problemas. Pode ser o caso para alguém, mas não para mim, é possível porque foi dirigido principalmente em estrada aberta, então a caixa de câmbio não estava sob carga pesada em tráfego intenso.

Basicamente, recomendo trocar o óleo na caixa de câmbio como o primeiro procedimento se houver um problema (batidas, tremores, etc.). Serviços especializados para caixas de câmbio mencionaram valores de 1500 a 2000 euros (hidrobloco, etc.) por telefone. Por enquanto, o óleo resolveu o problema (aproximadamente 40 euros 4 L de óleo).

Vou avisá-lo como a transmissão se comportará no futuro.

#21 ·
Olá, comprei um 308 2.0hdi de 2015 com uma caixa de velocidades eat6, por isso gostaria de mudar o óleo da forma que você descreveu e anexei um pdf em croata, estou curioso para saber se teve algum problema após a mudança e qual óleo exato usar porque aw1 está escrito em muitos deles, então não sei se será um problema se eu o mudar aos 130000km porque não faço ideia se o antigo proprietário o mudou.

#22 ·
Olá ... Eu estava dirigindo e de repente meu carro me deu uma notificação de falha na caixa de câmbio, da qual fui a um mecânico e descobri que não havia óleo. O óleo foi então adicionado, mas quando eu mudo de P para dirigir, ele bate forte e só me mostra D3 em vez de D1 e não muda, mas fica em D3 e se move bem, então estou confuso sobre o que fazer, por favor...obrigado