Tentei fazer com que o meu adblue fosse mapeado no meu Boxer...
(Atualizado para ajudar as pessoas que lerem isto com problemas semelhantes)
Disseram-me que era apenas uma correção de software, mas acabaram também por desligar o conector de alimentação + canbus do depósito de adblue, escondendo-o para vibrar perto da proteção térmica da ponta de escape.
ETA: Também encontrei uma modificação antiga de fábrica ou concessionário - o conector do depósito de adblue para o tubo injetor de adblue com proteção aquecida estava desligado, mas parcialmente colado com epóxi forte: isto não foi feito durante a remoção, mas claramente em 2019 alguém na peugeot não queria que o depósito antigo acionasse o aquecedor do tubo - talvez os MOSFETs não estivessem à altura, na ECU do depósito.
A minha proteção de aquecimento mede cerca de 5,5 Ohm, então a 14,4V são 2,6A de corrente.
Adicione o aquecedor no depósito de 100W (disseram-me aqui:
https://www.elektroda.com/rtvforum/topic3827598.html ), que são mais 8A ou mais, por isso chegamos rapidamente a 11A + no conector principal - então talvez esta tenha sido uma gambiarra temporária de fábrica?
Se mais alguém teve este estranho aquecimento da proteção colada, mas desligada (as fichas de 2 pinos logo acima da saída de adblue), por favor diga - pode ver a cola, mas a pista é que as etiquetas de bloqueio são visíveis, pois a ficha não foi totalmente inserida.
De qualquer forma - os resultados desta remoção em particular - após meia hora de condução, foi um bipe, a luz amarela do motor e 'Falha do Motor', que procurei no meu Launch X431 como um código P24A4 e P246C.
Estes são códigos DPF, mas uma inspeção através do meu endoscópio - entrando entre o catalisador SCR e o DPF através da união de detecção de pressão diferencial de entrada, mostra um DPF imaculado, e as leituras de pressão diferencial traçadas no meu Launch X431 Elite 2.0 mostram um DPF saudável em perfeitas condições - por isso, obviamente, os amadores mascararam alguns dos DTCs, mas não todos.
Estes códigos P24A4 e P246C foram lidos e limpos pelo Launch, mas apareceram novamente, depois mais rapidamente, e depois, na 4ª limpeza, só tive de ligar o motor e acelerá-lo até 2000 rpm para os obter de volta!!
Como a minha decisão de mapeá-lo foi influenciada por um custo de 900 a 1200 libras de um novo depósito de adblue - mas hoje em dia é possível comprar um novo depósito OE por 635 libras, decidi simplesmente substituir o depósito de adblue, verificar se o tubo estava OK (aquecedor e fluxo), e limpar e testar o injetor de adblue (12V através de uma lâmpada de teste deve permitir que ele abra).
Com 10L de novo adblue (e novo aditivo anti-cristalino Wynns - essa coisa é incrível), usei o Launch para 'substituir peças' o novo depósito de adblue, ler e, em seguida, limpar os códigos de falha.
Depois, conduzi-o de volta para o local de afinação que fez a remoção, para uma reversão para o software padrão. No caminho, depois de cerca de 30 minutos, recebi novamente a luz amarela do motor - mas não investiguei e mandei revertê-lo para o software padrão mais recente da Peugeot.
Conduzi-o (modo de emergência), limpei os DTCs e depois conduzi-lo para casa - cerca de uma hora, e estava impecável - sem códigos.
São os primeiros dias, mas parece que os códigos P24A4 e P246C eram falsos, gerados por uma ECU 'irritada' (LOL), pois desapareceram.
No caminho de volta, usei o Launch para traçar o adblue injetado e a temperatura do SCR. O Launch disse-me 'Autorizado - temperatura' e 'Não autorizado - pressão', enquanto na verdade estava à espera da temperatura do SCR - e a cerca de 180C do catalisador SCR, o sistema adblue acordou e funcionou perfeitamente, sem códigos, sem avisos, agora está feliz novamente (pelo menos por enquanto LOL).
Então, o adblue exigia uma boa leitura da temperatura de escape para funcionar - entre outras coisas, até então ele apenas fica a 4 bar.
Isto faz sentido, pois o catalisador SCR só funciona quando está quente, por isso pulverizar adblue antes disso seria mau.
Por isso, a minha recomendação é apenas fazê-lo funcionar - mas compre primeiro uma ferramenta de diagnóstico, realmente precisamos disso com este sistema complexo.
Há discussão sobre se o adblue afeta o DPF - certamente qualquer código de falha de adblue irá parar a regeneração - mas, em teoria, não deve ser afetado.
No entanto, quando o adblue está a funcionar - o SCR também está a funcionar, o que significa que está a ficar muito quente (devido à reação catalítica NOx), o que também aqueceria o DPF - que está logo a jusante.
Por isso, acho que com o adblue removido, o DPF irá inevitavelmente funcionar mais frio, o que não é realmente uma boa ideia, pois queremos que ele esteja quente, para manter os níveis de fuligem baixos.