Peugeot Forums banner

407 ABS C1321 falha de coerência sensor de velocidade da roda dianteira esquerda

90K views 20 replies 4 participants last post by  illtyd  
#1 ·
Caros,

Aqui está a história

Há algumas semanas, depois de consertar com sucesso o sensor ABS dianteiro direito (veja peugeot 407 ABS problem - Peugeot Forums) o esquerdo dianteiro apresentou o mesmo erro, ou seja, sensor ABS aberto.

Então, encomendei um novo sensor ABS e comecei a instalá-lo, mas tive que perfurar o sensor antigo, parte do sensor acabou "entrando", mas acho que tudo saiu quando girei o disco de freio.

De qualquer forma, a falha original desapareceu, mas agora tenho a falha de coerência C1321.

Image

Eu improvisado um sensor traseiro sobressalente na frente, mas ainda o mesmo C1321.
Coloquei o correto de volta agora.

Alguém tem ideias, eu poderia ter danificado os dentes? Eles podem ser substituídos?
Como posso verificá-los ou limpá-los ou até mesmo vê-los?

Hoje levei o carro para uma verificação pré-MOT e minha garagem diz que tenho rótulas inferiores que precisam ser substituídas, isso não estragaria nada, certo?

Quando olho para os sensores de velocidade das rodas no planet peugeot, as leituras parecem as mesmas que as outras, exceto que de vez em quando ele dá uma leitura de velocidade muito mais baixa.

Tentei levantar aquela roda, remover o pneu e comecei a girá-la rapidamente, na esperança de que quaisquer pedaços do sensor ABS presos nos dentes pudessem girar, mas isso não funcionou, embora tenha disparado muitos avisos, primeiro o freio de mão, depois o cinto de segurança, então finalmente "subsistema de velocidade" ficou muito infeliz que o sensor da roda estava atingindo 256 km/h!

De qualquer forma, eu realmente poderia usar alguns conselhos que me permitissem consertá-lo antes do MOT na próxima semana.

Obrigado antecipadamente por sua ajuda!

Meu ABS parece ser do tipo TRW 9660067280, se isso ajudar
Image

Attachments

#3 ·
Alguém pode postar uma vista explodida do cubo dianteiro do Peugeot 407? Não consigo entender onde estão os dentes do ABS. Preciso limpar o orifício do ABS, ou para baixo e para o lado em direção ao disco de freio?

#6 · (Edited)
Olá,
Você não terá nada preso nos dentes, pois não há nenhum, o anel magnético é liso.

Eu não sei nada sobre a configuração no 407, mas se o emissor magnético estiver no rolamento da roda, deve ser uma configuração muito semelhante à do Renault Laguna mk2, sobre o qual eu sei um pouco.

Acabei de olhar para uma foto do rolamento de um 407 e ele parece idêntico ao tipo usado no Laguna, então vou te dizer o que eu sei.

O anel magnético faz parte do rolamento, é um item bastante delicado e facilmente danificado. Ele tem uma certa quantidade de segmentos magnéticos, que, ao passarem pelo sensor ABS, criam o campo magnético que o sensor pode reconhecer. Se algum desses segmentos estiver danificado, os pulsos magnéticos para o sensor serão incorretos e o sistema ABS sinalizará uma falha.

No Laguna, o sensor ABS dianteiro esquerdo (NSF) (sensor de velocidade) também fornece os pulsos para o velocímetro, pode ser o mesmo no 407?

Estranhamente, o velocímetro continuará funcionando mesmo que o sistema ABS esteja vendo uma falha, isso ocorre porque o sistema ABS precisa de muito mais pulsos do que o velocímetro.

Você pode ler dados ao vivo com o Peugeot Planet?
Se você puder, provavelmente descobrirá que os pulsos do sensor de velocidade NSF são irregulares.
Supondo que não haja falhas na fiação, a falha provavelmente é o rolamento.

Como o anel magnético faz parte do rolamento, o rolamento precisa ser trocado para renová-lo, isso precisa ser feito com muito cuidado, sem martelar o rolamento, ele precisa ser prensado com muito cuidado, não consigo enfatizar o suficiente o quão frágeis e facilmente danificados são esses anéis magnéticos!

Saudações.

P.S.
Para responder a uma pergunta da sua outra postagem (problema de ABS do peugeot 407) se o sensor ABS for do tipo de 2 fios, você não pode obter uma leitura de resistência confiável deles, eles precisam ter energia para permitir que você faça isso.

#7 ·
Pode ser que eu tenha danificado o rolamento quando furei o sensor antigo.
Eu olhei para baixo no buraco enquanto girava o disco de freio, e não consigo ver nenhum dano.
Eu não bati com o martelo, então ainda estou esperando procurar detritos do sensor antigo amanhã na luz para me tirar dessa situação.

Obrigado pela sua resposta, acho que sua experiência com a Laguna é muito aplicável.

#8 · (Edited)
Mas você teve a falha antes de perfurar o sensor!
(Desculpe, acabei de reler sua primeira postagem e vi que a falha mudou)

Acabei de olhar e acho que você pode ler dados ao vivo com o Peugeot Planet, então dê uma olhada e veja se consegue.
Não tenho certeza do que ele poderá fazer, mas talvez você possa ver algum tipo de representação gráfica da saída do sensor ABS, talvez então você possa ver se os pulsos são irregulares.

Bem, na verdade, eles devem ser irregulares ou você não teria uma falha, certo :eek:

Então, você sabe que não é o sensor, pois você instalou um novo, supondo que o novo esteja ok.

Se eu fosse você, iria para a fiação em seguida, você precisa verificar se a fiação da tomada da caixa de roda em que o sensor ABS se conecta está ok até a tomada do módulo ABS.

Isso implicará em desconectar o plugue grande da bomba ABS e encontrar os pinos corretos que se conectam ao plugue na caixa de roda. Um teste de continuidade na fiação mostrará se a fiação está ok.

Se a fiação estiver ok, então tudo o que resta é o anel magnético do rolamento, ou a própria bomba ABS desenvolveu uma falha. Isso acontece nos Lagunas, a bomba simplesmente para de funcionar.

De que ano é o seu carro?
Qual motor e potência?

Saudações.

#9 ·
Bem, aqui está a última atualização.

Para recapitular, estou com problemas com o sensor ABS dianteiro esquerdo, quando olho para a velocidade dinâmica do PP2000, a saída mergulha de vez em quando para metade do seu valor correto, não consigo prever quando vai acontecer - não acontece a cada 3 segundos ou algo assim.

Olhei novamente para o cubo esquerdo e encontrei a ponta do antigo sensor ABS que tive que furar, rolando entre o eixo de transmissão e o cubo, esperava que a remoção disso corrigisse a situação, mas não fez diferença.
------------------------

Fiz um cabo de extensão para poder ligar o sensor direito na entrada esquerda do ABS.

Quando fiz isso, a leitura no PP2000 estava boa para a esquerda!

Eu acho que este teste eliminou a ECU do ABS (boas notícias) e a fiação entre o plugue do ABS sob a caixa de fusíveis do motor e a ECU do ABS como defeituosa
-------------------
Só para verificar se eu não tinha 2 captadores ABS defeituosos, troquei a frente direita com a frente esquerda, e a falha permaneceu com a roda dianteira esquerda.

Conclusão: não é o sensor ABS
-------------------
Com as duas rodas dianteiras levantadas, consegui colocar o carro em marcha a ré e trabalhar cuidadosamente no sensor ABS com o cubo sendo girado pelo motor.

Removi o parafuso de fixação do sensor ABS, nenhuma quantidade de ajuste ou afinação ou pressão no sensor ABS faria com que a falha desaparecesse.

----------------------
Usando meu "cabo de extensão abs", também consegui olhar para o sinal com um osciloscópio.

Eu esperava ver um sinal fraco de um lado, mas na verdade o sinal era um sinal quadrado muito bom, - mas de vez em quando faltam "dentes".

Mas você teve a falha antes de perfurar o sensor!
(Desculpe, acabei de reler sua 1ª postagem e vi que a falha mudou)

Acabei de olhar e acho que você pode ler dados ao vivo com o peugeot planet, então dê uma olhada e veja se consegue fazê-lo.
Não tenho certeza do que ele poderá fazer, mas talvez você possa ver algum tipo de representação gráfica da saída do sensor ABS, talvez então você possa ver se os pulsos são irregulares.

Bem, na verdade eles devem ser irregulares ou você não teria uma falha, certo :eek:

Então, você sabe que não é o sensor, pois você instalou um novo, assumindo que o novo está ok.

Se eu fosse você, iria para a fiação em seguida, você precisa verificar se a fiação do plugue da câmara da roda em que o sensor ABS se conecta está ok até o plugue do módulo ABS.

Isso implicará em desconectar o plugue grande da bomba ABS e encontrar os pinos corretos que se conectam ao plugue na câmara da roda. Um teste de continuidade na fiação mostrará se a fiação está ok.

Se a fiação estiver ok, então tudo o que resta é o anel magnético do rolamento, ou a própria bomba ABS desenvolveu uma falha. Isso acontece nos Lagunas, a bomba simplesmente para de funcionar.

De que ano é o seu carro?
Qual motor e potência?

Saudações.

#12 · (Edited)
Aqui está uma foto de um rolamento de roda dianteira Laguna com um anel magnético ABS quebrado.
Como pode ver, o anel magnético é muito fino e quebra ou danifica-se facilmente, por isso é preciso ter muito cuidado ao montar o rolamento, obviamente que tem de ser montado da maneira correta, com o anel magnético virado para o sensor.
Suponho que o desgaste no rolamento possa causar danos no anel magnético.
Um rolamento de substituição de boa qualidade deve idealmente vir com uma tampa protetora de plástico sobre a extremidade do anel magnético para proteger o rolamento durante o transporte.

#13 ·
Bem

Eu acho que decidi que quando o carro for para a garagem na quarta-feira para as rótulas inferiores, vou pedir-lhes para fazerem também o rolamento esquerdo!

Eu só espero que não seja algo estúpido como eu precisar de desmagnetizar o meu cubo, porque ele é magnético!

boa pista

pista não tão boa

#15 ·
Pode ver algum dano no anel magnético?

Você acha que poderia tê-lo atingido ao perfurar o sensor antigo?
Não consigo ver nenhum dano, mas se o 407 for como o rolamento Laguna, eles parecem fáceis de danificar.

Sim, eu poderia tê-lo atingido ou aquele pedaço de detrito poderia tê-lo atingido!.

Eu tenho 4 teorias atuais
1) os ímãs enfraquecem com o tempo, como toda vez que você passa por um buraco
2) Eu o danifiquei com a broca
3) Eu magnetizei o cubo.

Eu acho que 2) é o mais provável

Eu vou te avisar o que acontece na quarta-feira!

G
#16 ·
Como o Toady mencionou, a oficina deve saber o que está a fazer, mas ouvi falar de rolamentos prensados no cubo ao contrário :eek: A GSF fornece um rolamento barato e nas notas diz para garantir que o rolamento seja montado da maneira correta, mas não mostra como montá-lo:rolleyes:

#17 ·
Você pode ter ligeiramente danificado o anel magnético com a broca, eu não vi a configuração, então não sei se é possível atingi-lo através do orifício do sensor. Talvez como parte do sensor saiu da outra extremidade do orifício, atingiu o ímã.

Ouvi dizer que os rolamentos GSF são mal embalados, sem capa protetora na extremidade do ímã, um cara que instalou um em uma Laguna teve que substituí-lo porque o anel magnético não estava funcionando, mas isso pode ter sido devido a muitas coisas, quem sabe.

É fácil identificar qual lado é o anel magnético, basta usar qualquer coisa de metal (clipe de papel, etc.) e ele grudará nele.

#19 ·
Recebi o carro de volta esta noite, completo com inspeção e sem a luz do abs acesa.
A oficina ficou com ele ontem à noite, eles não conseguiram um rolamento novo a tempo ontem.

Eles me mostraram o rolamento antigo, tinha 2 pedaços brilhantes que poderiam ter vindo da minha furadeira.

Então, espero que este seja o fim desta história do peugeot 407, além da conta!

Obrigado a todos que me aconselharam nesta aventura

#20 ·
É bom saber que está tudo consertado e funcionando agora :thumb:

Sim, parece que a broca pode ter arranhado o anel magnético, duvido que precise de muito para danificá-lo, dada a fragilidade deles.

Todos nós vivemos e aprendemos, amigo, então agora você sabe que se precisar furar um sensor novamente, tente ficar longe do rolamento, se possível. Se servir de consolo, eu teria feito exatamente o mesmo e apenas furado, sem pensar que o rolamento sofreria algum dano... é uma ideia estúpida ter o anel magnético como parte do rolamento, se me pergunta.

de qualquer forma, pelo menos está consertado e você pode guardar suas ferramentas.

Só para informação,
No Laguna, para limpar uma falha do ABS, o carro precisa ser conduzido a uma velocidade de aproximadamente 10 a 15 mph antes que a luz se apague. Na verdade, não tenho certeza se está relacionado à velocidade ou à distância, mas sei que quando desconectei os sensores, a luz do ABS acende, reconectar o sensor não apaga a luz, mas assim que você dirige o carro, a luz se apaga.

Só pensei em mencionar isso, pois já vi isso em alguns carros, e se alguém estiver tentando consertar um problema, vale a pena notar!

Saudações.

#21 ·
Desculpe, esqueci-me de publicar os detalhes da fatura.
Eu forneci rótulas.
fatura da oficina...
rolamento da roda novo OE 89,76 € + IVA
montagem 45 € + IVA
montagem das rótulas 2 x £25
inspeção £40

total £261,71