Peugeot Forums banner

308 1.6 hdi realocação do filtro de ar

1 reading
22K views 38 replies 12 participants last post by  Piwoslaw  
#1 ·
Alguém teve sucesso em realocar o filtro de ar para a frente do carro, livrando-se de todo aquele tubo, mas mantendo o medidor de massa de ar usando uma extensão?

#3 ·
28 dias e contando.....não há ninguém com uma resposta?
a melhor coisa que encontrei foi conseguir um destes, Air Filter Flow Intake Hose Pipe for Ford Focus C-Max 1.6 TDCi 2003-2007 MPV | eBay
e cortar a ficha do MAF e soldar novos fios para estender o cabo e colocar um filtro cónico, ou mandar mapear o MAF por alguém como HDI-tuning no fórum. Ainda não fiz isto no meu, pois ainda estou a tentar resolver o meu problema P0238 e o problema do sistema de despoluição.

#5 ·
Eu esperava conseguir um cabo de extensão MAF aftermarket como se pode fazer para alguns carros, o meu já estaria feito se pudesse, mas parece que não consigo encontrar nenhum nem ninguém mais a quem eu tenha perguntado, eles ou o mapearam ou estenderam o cabo eles mesmos. Foi assim que um sujeito fez, com quem eu estava falando. Crédito a Neil Peel pela foto.

Attachments

#6 ·
Olá pessoal,
Ideia muito interessante, obrigado por isso, fiz o mesmo no meu 1.6 hdi:
Image

Como você pode ver na imagem, o sensor maf não está conectado, tenho 3 opções em mente:
1- encontrar um cabo de extensão aftermarket
2- soldar com fios de extensão
3- separar o cabo existente da bainha

Entrarei em contato quando encontrar uma solução

Saudações

#9 · (Edited)
Olá pessoal,
Ideia muito interessante, obrigado por isso, fiz o mesmo no meu 1.6 hdi:
View attachment 98022

Como você pode ver na imagem, o sensor maf não está conectado, tenho 3 opções em mente:
1- encontrar um cabo de extensão do mercado de reposição
2- soldar com fios de extensão
3- separar o cabo existente da bainha

Entrarei em contato quando encontrar uma solução

Saúde
Desculpe por adicionar a um tópico um tanto antigo, mas graças a Deus encontrei alguém que realmente fez isso, passei meses procurando por algum tipo de resultado... Eu mesmo tenho um 207 HDI 16 e se você conhece o sistema de admissão, saberá por que eu estava procurando. Tenho apenas algumas perguntas sobre isso.

1. Quão difícil foi criar a extensão MAF, pois tenho pouca experiência em soldagem.

2. Como um comentário anterior mencionou, você conseguiu alimentar o filtro com ar frio?

3. Valeria a pena criar uma caixa de ar personalizada de aço/alumínio que usasse esta mangueira para alimentar o turbo para isolar a admissão e mantê-la agradável e fria?

4. Posso reutilizar o antigo sensor MAF do meu carro ou preciso comprar um novo para trabalhar com a mangueira de admissão Ford?

5. Como você está adaptando o filtro pod à extremidade do MAF?

Obrigado

#7 ·
Algo a ter em mente: os motores diesel gostam de ar frio na admissão. Tanto para potência quanto para eficiência de combustível.
Aspirar de baixo do capô, especialmente atrás do radiador, corre o risco de ter uma admissão de ar quente.
Eu também pensei em mover a admissão no meu 307 1.6 HDi aposentado, mas não consegui fazer com que aspirasse de fora, então desisti.

#8 ·
Algo a ter em mente: os motores a diesel gostam de ar frio na admissão. Tanto para potência quanto para eficiência de combustível.
Sugar de baixo do capô, especialmente atrás do radiador, corre o risco de ter uma entrada de ar quente.

Eu também pensei em mover a admissão no meu 307 aposentado com 1.6 HDi, mas não consegui fazer com que sugasse de fora, então desisti.
Olá Piwoslaw

Você levantou um bom ponto aqui, provavelmente precisará de alguma extensão para obter ar fresco da caixa da roda
A propósito, eu escolhi a opção 1 para o cabo maf: vou soldar um cabo de extensão, fácil e barato

Image

Saudações

#13 · (Edited)
Consegui encontrar alguém no Facebook que faz as extensões MAF, segui este caminho, pois é mais fácil reverter se você quiser voltar para a caixa de ar original quando chegar a hora de vendê-la. Tenho a minha desde dezembro e ainda não tive nenhum código a aparecer, por isso está tudo bem com a extensão, mas e digo mas, a admissão Ford que instalei não é a melhor, pois não é rígida o suficiente para segurar o filtro firme e depois de um pouco de condução o filtro cónico afunda-se perto do radiador, por isso uma mangueira de silicone mais firme seria mais adequada. Este não é um problema muito grande para mim no momento, pois eu realmente não uso o carro e, se o fizer, é apenas para uma corrida de 5 minutos.

#14 ·
Consegui encontrar alguém no Facebook que faz as extensões MAF, fui por este caminho, pois é mais fácil reverter se você quiser voltar para a caixa de ar original quando chegar a hora de vendê-la. Tenho o meu desde dezembro e ainda não tive nenhum código a aparecer, por isso tudo está bem com a extensão, mas e digo mas a admissão da Ford que tenho instalada não é a melhor, pois não é rígida o suficiente para segurar o filtro firme e depois de um pouco de condução o filtro cónico afunda-se perto do radiador, por isso uma mangueira de silicone mais firme seria mais adequada. Este não é um problema muito grande para mim no momento, pois eu realmente não uso o carro e, se o fizer, é apenas para uma corrida de 5 minutos. View attachment 101456
Acabei por falar com a HDI Tuning em Bristol e eles disseram que é possível simplesmente excluir o MAF e apenas executar um tubo reto para o ar frio. No entanto, isso requer um pouco de manipulação com a ECU, mas pessoalmente ainda não consegui fazer isso sozinho, mas provavelmente o farei no ano novo.

Enviado do meu SM-G991B usando o Tapatalk

#16 ·
Relacionado a esse tópico, é possível realocar a caixa de ar 307 original de alguma forma para o mesmo lugar? Tê-la na parte de trás é simplesmente estúpido demais.
Estou planejando apenas fazer um 180 na parte de trás do MAF e depois um 90 para onde ele entra em sua posição de entrada original, pensando em construir uma caixa, mas ainda não decidi. Provavelmente farei um post sobre isso depois de consertar a falha de ignição.

#17 · (Edited)
Eu tenho um 2.0 407. Depois de trabalhar no 308 de um amigo, entendo perfeitamente por que este tópico existe. Se fosse meu carro, eu estaria liderando a batalha. Trocar o filtro de ar é um desempenho digno de um circo. Por que precisamos gastar milhares de libras em ferramentas especiais para trabalhar em Peugeots está além da minha compreensão.

Chaves Alen... sim, nós gostamos delas.
Vamos espalhar uma variedade de parafusos para adicionar um pouco de mistério...
8 mm 9 mm 10 mm 11 mm 12 mm 13 mm 14 mm 15 mm 16 mm 17 mm 18 mm 32 mm 35 mm 36 mm .
naaa, não estou sentindo isso... vamos vomitar alguns torx por cima.
Oh, sabe de uma coisa? Vamos fazer com que tudo o que você toque precise de um laptop.
Afaste-se, eu tenho um! Entenda isso... filtro de óleo de plástico :ROFLMAO:
Então, se a bateria descarregar, as pessoas usam cabos de ligação? Espere até ver isso!🤪

#18 ·
Eu tenho um 2.0 407. Depois de trabalhar no 308 de um amigo, entendo perfeitamente por que este tópico existe. Se fosse meu carro, eu estaria liderando a batalha. Trocar o filtro de ar é uma performance digna de um circo. Por que precisamos gastar milhares de libras em ferramentas especiais para trabalhar em Peugeots, está além da minha compreensão.

Chaves Alen... sim, nós gostamos delas.
Vamos espalhar uma variedade de parafusos para adicionar um pouco de mistério...
8 mm 9 mm 10 mm 11 mm 12 mm 13 mm 14 mm 15 mm 16 mm 17 mm 18 mm 32 mm 35 mm 36 mm .
naaa, eu não estou sentindo isso... vamos vomitar alguns torx por cima.
Oh, sabe de uma coisa? Vamos fazer com que tudo o que você tocar precise de um laptop.
Afaste-se, eu tenho um! Entenda isso... filtro de óleo de plástico [emoji23]
Então, se a bateria descarregar, as pessoas usam cabos de ligação? Espere até ver isso! [emoji2957]
É ainda mais um circo em um 207, mas pelo menos o meu, a maioria deles são T20, hexágono de 6 mm ou soquetes de 8 mm, exceto a carcaça do filtro de óleo que é de metal no meu (graças a Deus) e tem 27 mm. Felizmente, você pode usar cabos de ligação no meu

#19 ·
Gosto de manter uma caixa de ferramentas na parte de trás do meu carro. Olhei para todos os conjuntos na Amazon e encontrei este. Diz que não está disponível agora... mas se você conseguir encontrar um, eu recomendo (acho que eram £120).
Ele tem todos os bits torx masculinos e femininos estúpidos e não pula números nas chaves ou soquetes... então seus 27mm e 18mm estão lá.

#20 ·
Gosto de manter uma caixa de ferramentas na parte de trás do meu carro. Olhei para todos os conjuntos na Amazon e encontrei este. Diz que não está disponível agora... mas se você conseguir encontrar um, eu recomendo (acho que eram £120) Ele tem todas as pontas torx masculinas e femininas estúpidas e não pula números nas chaves ou soquetes.. então seus 27mm e 18mms estão lá.
Pelo menos você não encontrou o alicate especial necessário para remover a válvula EGR (CLIC-R) que custa US$ 80 onde eu moro. Você geralmente pode encontrar um conjunto Bahco básico que fará o truque, ainda não encontrei nenhum E-Torx no meu. Mas sim, minha caixa de ar é um bastardo que vaza e agora meu MAF está começando a ficar ruim, então está funcionando como um saco de chaves. Esse é o projeto de amanhã, haha

#22 ·
acreditaria que eu estava a lidar com esse problema enquanto você digitava isso [emoji23] consegui-lo com um gancho. Eu não conseguia ver a porcaria da coisa tho
Uma boa dica, coloque seu telefone para gravar com a lanterna ligada e então você pode ver o que está fazendo através da tela do telefone

#28 ·
Eu estava a apenas 1 clique de comprar esta mangueira de admissão e filtro cónico, quando decidi olhar sob o capô uma última vez.
E notei que está colocado de forma diferente no meu 1.6 eHDi! Não está no eixo esquerda-direita, mas sim inclinado a 45°.
Image

Bem, isso não é muito bom :(

Há alguma chance de que o tubo de admissão do C-Max possa ser facilmente ajustado para esta modificação?

#29 ·
Eu estava a apenas 1 clique de comprar esta mangueira de admissão e filtro cônico, quando decidi olhar sob o capô pela última vez.
E notei que ele está posicionado de forma diferente no meu 1.6 eHDi! Ele não está no eixo esquerda-direita, mas está inclinado a 45°.
Image

Bem, isso não é muito bom :(.

Há alguma chance de que o tubo de admissão do C-Max possa ser facilmente ajustado para esta modificação?
Si es que el acople es el mismo, el ángulo no debería ser ningún problema porque al menos en el que yo compré, el tubo es muy flexible...

#31 ·
OK, aqui está o tubo de alimentação de óleo que conecta meu motor eHDi à entrada de ar (pré-turbo):
Image

Então, a principal diferença entre esta parte de um eHDi e um 1.6 HDi normal não é apenas que ele vai na diagonal em vez de da esquerda para a direita, mas também que há um sensor adicional entre a entrada de ar e a mangueira de borracha que se conecta ao motor.
Ao substituir a entrada do C-Max, não seria suficiente conectá-la no lugar da mangueira de borracha, mas teria que se encaixar na carcaça do sensor com o acoplamento.

O acoplamento aqui tem um anel de plástico amarelo que não faz parte de nenhuma das metades, ele pode ser facilmente removido, então as 2 metades podem ser separadas. Dentro há um tubo de aço:
Image

Image
Image

No lado da entrada de ar:
Image

Alguém poderia postar fotos do acoplamento do HDi normal e como ele fica na entrada do C-Max?

#32 ·
Enquanto me preparo para tentar adaptar esta modificação de admissão ao meu 1.6 eHDi, vou postar fotos e medições, caso possam ser úteis para outros :)

Primeiro, o compartimento do motor com a tubulação de admissão original removida.
O diâmetro externo de:
  • a carcaça do turbo é de 52 mm,
  • o tubo de metal de alimentação de óleo é de 16 mm
Image

A extremidade do turbo da substituição de admissão C-Max tem um diâmetro interno de 43 mm, MAS esse adaptador pode ser removido, e o diâmetro resultante de 51 mm deve se encaixar perfeitamente na entrada do turbo.
Image

Image

Por outro lado, a conexão com a alimentação de óleo provavelmente será o maior desafio - como mencionado na postagem anterior, a distância e o ângulo são para o 1.6 HDi normal, que difere do 1.6 eHDi. O soquete de plástico não é o mesmo e, após removê-lo, o tubo na admissão tem um diâmetro interno quase duas vezes maior que o do tubo de metal de alimentação de óleo. Espero que algum espaçador/adaptador de borracha funcione.

Em seguida, vem o sensor de temperatura e massa de ar. Este, com a carcaça, é da admissão original do eHDi, entre o filtro de ar e o turbo. A extremidade de 68 mm da admissão CMax deve se encaixar na extremidade esquerda de 62 mm de diâmetro, enquanto o filtro de ar cônico deve se encaixar na extremidade de 65 mm. Se a direção do fluxo de ar não afetar o sensor, então, possivelmente, virar a carcaça faria um ajuste melhor.
Image

Se parar de chover lá fora, espero fazer algum progresso.
Postarei mais fotos.

#34 ·
Atualização sobre este mod para o e-HDi.
Image

Como mencionei acima, o eHDi difere do 1.6 HDi normal pela posição do tubo de alimentação de óleo, então tive que adaptar esta parte do mod: removi o tubo de alimentação de óleo da admissão do C-Max e inseri o tubo/sensor de metal do eHDi na admissão, mas envolvendo esse tubo de metal com borracha para aumentar seu diâmetro externo o suficiente para fazer um encaixe perfeito.
Então, removi o tubo de borracha original que conectava o tubo/sensor de metal ao motor e o substituí por um pedaço cortado de uma mangueira de líquido de arrefecimento antiga.
Image

Eu ainda preciso prender temporariamente a extremidade do filtro, para que ele não fique pulando enquanto dirige.

Mais permanentemente, quero fazer uma "parede" de material isolante rígido, para separar o canto do compartimento do motor com o filtro do ar quente do motor e do radiador.

#35 ·
Atualização: Na verdade, colocar o filtro diretamente atrás do radiador é uma má ideia:
Tive a chance de dirigir com ele enquanto monitorava a temperatura do ar de admissão em uma ferramenta OBD. A temperatura ambiente era +6C e a IAT era 6-7C até que o motor aquecesse e o termostato abrisse. Assim que o líquido de arrefecimento quente inundou o radiador, a IAT subiu rapidamente para 20-22C. Isso está longe de ser o ideal para motores a diesel, então usei um pedaço de coroplast para fazer uma caixa para o novo filtro, que permitirá que ele pegue ar mais frio de trás do farol esquerdo, em vez de puxar ar quente do motor e do radiador.
Image

Image

Image

Usei plástico bolha brilhante na parte externa da caixa para isolá-la e refletir o calor do radiador:
Image

O efeito é perceptível: agora, mesmo quando o termostato abre, a temperatura do ar de admissão quase não sobe, não mais do que 1 ou 2 graus C acima da temperatura ambiente durante a condução.

#38 ·
Qual é o nome da pessoa que vende essas extensões de sensor Maf?
Parece que @British_Bull88 encontrou alguém no FB que as faz, você pode entrar em contato com ele pedindo detalhes:
consegui encontrar alguém no Facebook que faz as extensões MAF
Caso contrário, todos os outros parecem ter feito a extensão sozinhos.
Comparado a outros desafios que enfrentei ao adaptar isso ao e-HDi, este foi um dos menos difíceis.

#39 ·
Então, depois de 1 ano, aqui está uma pequena atualização:
A primeira coisa que notei foi que o motor está um pouco mais barulhento ao acelerar. Eu me acostumei e tenho que me concentrar no som para ouvi-lo agora.

Um pouco de óleo parece estar suando nas extremidades da mangueira que conecta o motor ao sensor MAF. Não está vazando, apenas suando.

Recentemente, a luz de verificação do motor acendeu algumas vezes, intermitentemente. A ferramenta OBD mostrou o problema P0102 do sensor MAF. Tirei o sensor e ele estava limpo. Pode ser aleatório e não relacionado.

A borracha do adaptador C-Max parece ter quase não mudado de cor em certos pontos, provavelmente devido ao calor do motor. Não parece sério.

Caso contrário, tudo parece bom.