Peugeot Forums banner

Sinal de navegação 307 RT4

20K views 26 replies 6 participants last post by  m3mpower  
#1 ·
Olá, alguém pode me dar alguma luz sobre o motivo pelo qual meu navegador por satélite não detecta mais nenhum satélite? Diz na parte inferior da tela.....número de satélites visíveis 0, está assim há 2 semanas.

Eu tenho o mapa mais recente de 2011/12 da Grã-Bretanha e Irlanda instalado.

Qualquer ajuda é muito apreciada.

#8 · (Edited)
Olá joost, onde está localizada a antena? E qual o preço para substituir?
Olá
Eu tenho antena GPS padrão RT4, caso esteja interessado, isso o ajudará a determinar onde está o problema
Desconecte sua antena GPS e conecte a nova, dê uma volta de carro e você deve captar alguns satélites
Se não, significa que seu RT4 foi-se!
Se estiver interessado, envie-me uma MP

Cumprimentos

#11 ·
Bem, substituiu a unidade base, no entanto, ainda não está a captar satélites :-( e agora recebo a mensagem "Service Assistance Call Downgraded" sempre que ligo e a luz laranja acima do botão SoS pisca durante cerca de 4 minutos. Do lado positivo, o rádio melhorou brilhantemente, recebendo imensos canais de rádio que nunca tive antes......o meu RT4 está em apuros no que diz respeito à navegação por satélite?

#12 ·
Bem, substitui a unidade base, no entanto, ainda não está a captar satélites :-( e agora recebo a mensagem "Service Assistance Call Downgraded" sempre que ligo e a luz laranja acima do botão SoS pisca durante cerca de 4 minutos. Do lado positivo, o rádio melhorou brilhantemente, recebendo imensos canais de rádio que nunca tive antes......o meu RT4 está em apuros no que diz respeito à navegação por satélite?
Olá
A outra possibilidade é que possa ter cabos de antena GPS defeituosos, estes são os cabos que ligam a base da antena à parte de trás do RT4

A única forma de diagnosticar isto é instalar uma antena GPS padrão e ver se capta satélites

P.S.: já tentou uma reposição e também desligar a bateria durante algum tempo?

Cumprimentos

#13 ·
Olá m3mpower, eu estava prestes a jogar fora a antiga unidade base da antena, mas olhando para ela notei que o conector cinza estava marrom por dentro, isso também era o mesmo no conector do carro, então limpei cuidadosamente os pontos e vejam só, tudo funciona! dias felizes :) eu posso ter desperdiçado £56, mas por outro lado melhorou a recepção de rádio/GSM em 100%.

Agradeço a ajuda de todos e obrigado.

#14 ·
Olá m3mpower, eu estava prestes a jogar fora a antiga unidade base da antena, mas olhando para ela notei que o conector cinza estava marrom por dentro, isso também era o mesmo no conector do carro, então limpei cuidadosamente os pontos e vejam só, tudo funciona! dias felizes :) eu posso ter desperdiçado £ 56, mas por outro lado melhorou a recepção de rádio/GSM em 100%

aprecio a ajuda de todos e obrigado.
Boas notícias!
Fico feliz que tudo esteja resolvido para você!
:thumb:

#15 ·
Remoção da antena montada no teto para limpeza

Olá, estou com o mesmo problema que você e espero que com um pouco mais de informação eu consiga consertar meu rt4. Acabei de comprar meu 308 de segunda mão há 2 meses e é o melhor carro que já tive! Isso foi até a genialidade parar de funcionar!

Estou certo em pensar que os conectores que você limpou estão na lateral da antena e não no rt4? Removi a luz de cortesia traseira para acessar o parafuso que conecta a antena ao teto. No entanto, o parafuso parece bastante grande e estou me perguntando se conseguiria colocar uma chave inglesa pelo buraco deixado pela luz...

Preciso desconectar alguma coisa antes de desparafusar o parafuso? Também parece haver algo incomum no centro do parafuso - talvez onde os fios se conectam à antena...

Espero que você possa me dizer como removeu a antena montada no teto para limpeza, pois preciso de um pouco de confiança antes de ir consertar/destruir meu novo e adorável carro...

Sua resposta seria muito apreciada!

#19 ·
Navegação por satélite 307

Aconselhou-se a pressionar as teclas 1, 3 e 5 juntas e/ou pressionar e segurar o botão escuro até que o ecrã fique escuro (ou em branco). Nenhum destes processos teve qualquer efeito. O ecrã volta a iluminar-se com a mensagem, por favor, insira o CD de atualização. No meu caso, todas as funções controladas pela unidade estão desativadas, ou seja, o rádio e o leitor de CD, os sensores de marcha atrás e outras funções que podem ser alteradas, como a duração das luzes de acompanhamento.

Alguém sabe onde pode ser obtido um CD de atualização ou um download para um PC que possa ser gravado num CD e carregado para a unidade do carro?

O carro é um 307 SW de 2007.

Obrigado

#20 ·
Limpeza da Antena GPS

Finalmente consegui um conjunto de chaves de fenda para soltar a antena GPS do teto.

O tamanho da chave (de acordo com a chave que usei) é 7/8 AF

Depois de desaparafusar o parafuso, saí do carro e consegui levantar facilmente a antena do teto. Ficou claro que ela havia sofrido alguns danos causados pela água, pois havia ferrugem esverdeada por toda parte.

Usei uma escova de arame para limpeza de churrasqueira para remover o máximo possível.

Abaixo da antena - existem 5 pequenos parafusos para desapertar com uma cabeça em forma de estrela. Felizmente, eu tinha a ferramenta correta que, coincidentemente, comprei na Poundland algumas semanas atrás.

Desaparafusar a base expôs a placa de circuito e ficou claro que a água havia entrado, pois havia muita ferrugem em muitos dos pequenos componentes.

Eu não tinha certeza de como limpá-la, então usei uma chave de fenda minúscula para raspar o máximo de ferrugem possível - depois um cotonete para finalizar.

Então, aparafusei tudo de volta, aparafusei-o novamente no teto, liguei o GPS e pronto... Não funcionou! Bah Humbug. Suspeito que a ferrugem estava muito ruim.

De qualquer forma, tenho procurado na internet uma substituição, mas não consegui encontrar nada que corresponda exatamente ao número da peça. O que encontrei foram duas opções:

Uma antena GPS de terceiros:

E uma antena muito semelhante que afirma servir - no entanto, esta tem 2 fios, mas a minha tem 3, então suspeito que não funcionaria.

Se alguém que está lendo isso substituiu sua antena, poderia dizer se foi fácil/bem-sucedido e de onde conseguiu a peça.

Em uma nota final, suspeito que a água entrou na carcaça da antena ao usar lava-rápidos. Se você tiver GPS instalado no seu, pode valer a pena colocar um pouco de selante de silicone ao redor da base da antena - não onde a antena encontra o teto, mas onde a crista de plástico encontra a carcaça da antena.

Espero ter conseguido ajudar alguém a reparar seu SatNav seguindo estas etapas...

Attachments

#21 ·
Olá

Pode ser a antena, ou a unidade principal em si, a única maneira de descobrir é substituir a antena e ver o que acontece.
Depois de instalar a nova antena e ainda não receber sinal, significa que a unidade principal está com defeito
Vejo que você encomendou uma no eBay, ela será postada para você amanhã

#23 ·
Olá m3mPower,

A antena acabou de chegar! Entrega rápida - obrigado por isso. Antes de abri-la, eu estava me perguntando se você tem alguma sugestão sobre onde colocar a antena? Ela precisa estar à vista do céu ou eu poderia escondê-la atrás do console central no cockpit?
Olá reastham

Aqui está o que eu sugiro, antes de colocar a antena, basta encaixá-la no teto, através da janela, colocando a base magnética no teto, com a face branca voltada para o chão.

Em seguida, faça um teste com o carro, pode ser necessário redefinir a unidade principal pressionando longamente DARK por 15 segundos.

Se a unidade captar o sinal, você pode colocar a antena no lugar certo, coloquei o cabo através da coluna A, depois a base magnética sob o teto, entre o forro do teto, sempre com o lado branco voltado para baixo e a base o mais próximo possível do teto de metal.

Se a unidade não captar o sinal, significa que você tem uma unidade principal RT4 com defeito.

#24 ·
Olá m3mPower,

Instalei a antena este fim de semana - fiz o que você disse... Liguei a antena - coloquei-a no teto e andei por um tempo. A boa notícia é que o RT4 registrou a visualização de satélites (entre 4 e 6 na maioria das vezes).

Mas a má notícia é que parece ter dificuldade em acompanhar onde o carro está. Então, se estiver estacionado, ele pode localizar corretamente, mas enquanto se move, ele registra talvez uma vez por minuto. Além disso, quando a tela atualiza, ela sempre parece apontar na direção oposta da viagem - então, por exemplo, se estivermos saindo da cidade - o navegador aponta como se estivéssemos entrando na cidade. - talvez seja isso que o confunde...

Coloquei a antena o melhor que pude - os fios sobem pela coluna A acima do cinto de segurança, sobre a porta do passageiro e no teto - entre o teto e o forro. Infelizmente, o cabo não era longo o suficiente para ser colocado no centro do teto devido ao teto de vidro panorâmico. A parte branca foi colocada para baixo.

Depois de instalá-la e ela continuar a não funcionar - removi-a parcialmente e coloquei-a magneticamente na parte externa do teto; Girá-la em diferentes direções não fez diferença no desempenho da antena e, portanto, coloquei-a de volta sob o forro do teto.

Você tem alguma outra sugestão sobre como corrigir a falha? Valeria a pena desligar a energia do RT4 durante a noite? Posso fazer uma redefinição de fábrica para reinstalar o software original (mesmo que costumasse funcionar depois que eu atualizei o software)?

Obrigado antecipadamente ;)

#25 ·
Olá m3mPower,

Instalei a antena este fim de semana - fiz o que você disse... Liguei a antena - coloquei-a no teto e andei por um tempo. A boa notícia é que o RT4 registrou a visualização de satélites (entre 4 e 6 na maioria das vezes).

Mas a má notícia é que parece ter dificuldade em acompanhar onde o carro está. Então, se estiver estacionado, ele pode localizar corretamente, mas enquanto se move, ele registra talvez uma vez por minuto. Além disso, quando a tela atualiza, ela sempre parece apontar na direção oposta da viagem - então, por exemplo, se estamos saindo da cidade - o navegador por satélite aponta como se estivéssemos entrando na cidade. - talvez seja isso que o confunde...

Coloquei a antena o melhor que pude - os fios sobem pela coluna A acima do cinto de segurança, sobre a porta do passageiro e no teto - entre o teto e o forro. Infelizmente, o fio não era longo o suficiente para ser colocado no centro do teto devido ao teto de vidro panorâmico. A parte branca foi colocada para baixo.

Depois de instalar e continuar a não funcionar - removi-o parcialmente e coloquei-o magneticamente na parte externa do teto; Girá-lo em diferentes direções não fez diferença no desempenho da antena e, portanto, coloquei-o de volta sob o forro do teto.

Você tem alguma outra sugestão sobre como corrigir a falha? Valeria a pena desconectar a energia do RT4 durante a noite? Posso fazer uma redefinição de fábrica para reinstalar o software original (embora costumasse funcionar depois que eu atualizei o software)?

Obrigado antecipadamente ;)
Olá reastham

Se o RT4 está captando satélites, significa que a antena está OK, e o RT4 está OK.
Você pode fazer um reset pressionando longamente o botão DARK até que o RT4 reinicie, ou é claro que você pode desconectar a bateria por alguns minutos para resetar tudo.
Com base no que você está dizendo, eu diria que você tem um sensor de velocidade da roda (ABS) com defeito, ele não está transmitindo a velocidade correta em que você está viajando para o BSI e, portanto, o RT4 não sabe onde você está.
A falha aparece na tela?

#26 ·
Você claramente sabe do que está falando, m3mPower!

Cerca de 6 semanas atrás, levantei-me cedo para verificar a pressão dos pneus antes de ir para o aeroporto para umas férias e, de repente, dois avisos apareceram no ecrã ao iniciar - um erro de ABS e um erro de ESP

Não fiquei impressionado com o tempo, nem com o facto de ambos terem aparecido ao mesmo tempo, mas por causa disso, pensei que os dois erros deviam estar conectados.

Eu ainda não levei ao mecânico, pois estava à espera que o meu amigo devolvesse o meu conector OBD. Já se passaram cerca de 6 semanas, então parece que ele o perdeu.

Eu só queria ir a uma oficina com uma ideia do que estava errado.

Eu procurei sobre a substituição dos sensores ABS por mim mesmo, mas não tenho certeza se este é um trabalho de mecânico amador entusiasta ou não - nem sei qual sensor precisa ser substituído, pois meu 'amigo' é um idiota!

#27 ·
Você claramente entende do assunto, m3mPower!

Cerca de 6 semanas atrás, levantei-me cedo para verificar a pressão dos pneus antes de ir para o aeroporto para umas férias e, de repente, dois avisos apareceram no ecrã ao ligar - um erro de ABS e um erro de ESP

Não fiquei impressionado com o tempo, nem com o facto de ambos terem aparecido ao mesmo tempo, mas por causa disso, pensei que os dois erros deviam estar relacionados.

Eu ainda não levei ao mecânico, pois estava à espera que o meu amigo me devolvesse o meu conector OBD. Já se passaram cerca de 6 semanas, por isso parece que ele o perdeu.

Eu só queria ir a uma oficina com uma ideia do que estava errado.

Eu procurei substituir os sensores ABS sozinho, mas não tenho a certeza se este é um trabalho de mecânico amador entusiasta ou não - nem sei qual sensor precisa ser substituído, pois o meu 'amigo' é um idiota!
Você precisará do Diagbox para determinar qual sensor está com defeito, então terá que substituir esse sensor, e o RT4 estará a funcionar perfeitamente.