Limpeza da Antena GPS
Finalmente consegui um conjunto de chaves de fenda para soltar a antena GPS do teto.
O tamanho da chave (de acordo com a chave que usei) é 7/8 AF
Depois de desaparafusar o parafuso, saí do carro e consegui levantar facilmente a antena do teto. Ficou claro que ela havia sofrido alguns danos causados pela água, pois havia ferrugem esverdeada por toda parte.
Usei uma escova de arame para limpeza de churrasqueira para remover o máximo possível.
Abaixo da antena - existem 5 pequenos parafusos para desapertar com uma cabeça em forma de estrela. Felizmente, eu tinha a ferramenta correta que, coincidentemente, comprei na Poundland algumas semanas atrás.
Desaparafusar a base expôs a placa de circuito e ficou claro que a água havia entrado, pois havia muita ferrugem em muitos dos pequenos componentes.
Eu não tinha certeza de como limpá-la, então usei uma chave de fenda minúscula para raspar o máximo de ferrugem possível - depois um cotonete para finalizar.
Então, aparafusei tudo de volta, aparafusei-o novamente no teto, liguei o GPS e pronto... Não funcionou! Bah Humbug. Suspeito que a ferrugem estava muito ruim.
De qualquer forma, tenho procurado na internet uma substituição, mas não consegui encontrar nada que corresponda exatamente ao número da peça. O que encontrei foram duas opções:
Uma antena GPS de terceiros:
E uma
antena muito semelhante que afirma servir - no entanto, esta tem 2 fios, mas a minha tem 3, então suspeito que não funcionaria.
Se alguém que está lendo isso substituiu sua antena, poderia dizer se foi fácil/bem-sucedido e de onde conseguiu a peça.
Em uma nota final, suspeito que a água entrou na carcaça da antena ao usar lava-rápidos. Se você tiver GPS instalado no seu, pode valer a pena colocar um pouco de selante de silicone ao redor da base da antena - não onde a antena encontra o teto, mas onde a crista de plástico encontra a carcaça da antena.
Espero ter conseguido ajudar alguém a reparar seu SatNav seguindo estas etapas...