Peugeot Forums banner

206 PAINEL DE INSTRUMENTOS SEM ENERGIA, RÁDIO, AR CONDICIONADO

1.5K views 7 replies 3 participants last post by  drahor  
#1 ·
Saudações!
Tenho um Peugeot 206 1.4 a gasolina de 2006. Tenho problemas com a eletricidade no meu carro.

Quando ligo a ignição, não há energia no painel, rádio, ar condicionado, console central de informações.

Às vezes isso acontecia e eu deixava o carro por alguns minutos e tudo funcionava normalmente, mas agora com mais frequência e no final o carro não recebe mais energia para os componentes mencionados.

Verifiquei todos os aterramentos do carro com um teste de resistência, verifiquei todos os fusíveis, verifiquei se o BSI e o ECM estão recebendo energia, substituí o BSM, substituí a eletrônica da fechadura de ignição, verifiquei a comunicação VAN com o painel e o BSI e estou sem ideias.

Quando ligo a ignição, os espelhos elétricos funcionam, os vidros descem, a posição de estacionamento, o isqueiro.

O carro não dá a partida.

Tenho algumas perguntas se alguém souber a resposta

Por que as luzes diurnas começam a funcionar quando eu desconecto o conector EP1 no BSM? Como se houvesse um curto-circuito

O que significa EP1 no BSM?

Qual a voltagem que o painel de instrumentos deve receber?

Alguém tem um pinout para o painel JAEGER? (conector de 18 pinos)

Informações adicionais sobre o carro

Número do VIN
VF32CKFWA47506580
Motor 1.4 gasolina (TU3A)

ECM Valeo J34P-AAE

BSM B3 DELPHI

BSI Siemens Não sei o modelo exato porque não há adesivo.

Tentei coisas padrão como reset BSI.

Obrigado antecipadamente

#6 ·
Normalmente, o BSM controla a energia para a ECU e, que eu saiba, a ECU não está ativa o tempo todo, apenas quando você liga a ignição para 'ON'. Este é um design típico visto em todos os veículos.
A ECU tem energia o tempo todo, mas está em modo de espera. Testado hoje. O BSM apenas acorda a ECU do modo de espera. Foto abaixo
Image

#5 ·
A unidade ABS pode ser o problema? Um curto-circuito na unidade ABS?

O MODUL ECU ABS tem 6 linhas CAN, e uma delas é para comunicar com a ECU do motor. O painel e todos os módulos funcionam através da ECU do módulo ABS. Rastreou as linhas CAN e fez um teste de resistência, e testou a resistência CAN HI e CAN low e está OK.

De acordo com um diagrama de fiação que encontrei na internet, toda a comunicação CAN passa para o módulo ABS e o módulo ABS envia esses dados para a ECU.

O código é U1000 Problema do barramento CAN

#7 · (Edited)
@drahor Primeiro, precisamos descobrir onde o problema está, e para isso precisamos restringir o círculo de possíveis causas onde ele pode estar até o ponto de encontrar a causa exata.

Por exemplo, a ECU e o BSM não têm nada a ver com o painel e outros componentes que não estão funcionando.

Para mim, parece que estamos lidando com o BSI e o painel (+ componentes restantes).

Então, antes de mais nada, precisamos ter certeza de que o painel e outras coisas recebem energia, tanto + quanto - .
Quais fios de aterramento exatos você verificou no carro e como?
E quanto aos fusíveis? Como exatamente você os verificou? Com um indicador ou simplesmente puxando e verificando visualmente?

Para o fio terra, estamos procurando MC30, que é simplesmente uma rosca soldada à estrutura onde todos os fios negativos das unidades mencionadas são apertados com uma porca. Ele está localizado sob o plástico central (aproximadamente atrás/sob a cinzeira). Essa pode ser uma coisa.

Image

Outra coisa é que todas essas unidades fornecem energia do BSI, de acordo com os esquemas, deve ser o fusível nº 24 no BSI.

Painel:
Image

Visor multifuncional:
Image

Clima:
Image

Então, neste ponto, temos duas coisas principais para verificar, é MC30 para negativo e fusível nº 24 para positivo.
Então podemos seguir em frente.

Em relação ao fio positivo, você precisará verificar no BSI o 6º pino do conector 10V NR (soquete NOIR PB no BSI)

Image

Image

Verifique se há energia no 6º pino, se houver, encontre o fio correspondente no conector e toque com um multímetro no conector do painel (pino 1) certifique-se de fazer o teste de continuidade e o teste de ohms.

Embora uma coisa a notar, eu sei por experiência própria que se o fio terra MC30 não estiver conectado corretamente em seu lugar e apenas positivo for fornecido a todas essas unidades, o comportamento dessas unidades seria completamente diferente, o carro meio que enlouqueceria, a ventoinha de resfriamento começaria a girar na velocidade máxima, o painel e o visor multifuncional seriam escurecidos, mas funcionando, etc... então não é algo que você tem.

Dizendo isso, acho que estamos lidando com a ausência de fio positivo para essas unidades.

Quando tiver a chance de testar tudo o que foi mencionado acima, compartilhe seus resultados para que possamos continuar a investigação.

Attachments

#8 · (Edited)
@Kambala13
Olá.
Em primeiro lugar, obrigado pela sua resposta.
Sou um amador total quando se trata de reparações elétricas de automóveis e este é o primeiro carro em que estou a aprender :)

Que fios de terra exatos você verificou no carro e como?
Verifiquei todas as possíveis ligações à terra no carro. Compartimento do motor atrás do farol esquerdo e direito, atrás da bateria, na caixa de velocidades, na bagageira, sob a porta dianteira esquerda e sob a consola central MC30 junto ao módulo do airbag e a emenda atrás do rádio. Restaurei todas as ligações à terra e deparei-me com um fio que estava completamente corroído e pensei que tinha encontrado o problema, mas não encontrei.

Pensei que não havia comunicação CAN porque, de acordo com os diagramas, o BSI comunica com o módulo ABS e o módulo ABS com a ECU. Fiz um teste de ohms e tudo está ótimo, obtenho 60 ohms. Tive a impressão de que o BSI não está a acordar corretamente porque o painel de instrumentos não mostra a quilometragem no relógio quando o carro é destravado.

Descobri onde o problema pode estar.
O painel de instrumentos não tem energia no PIN1 e o PIN6 não tem energia no 10NR, que deve fornecer energia ao painel de instrumentos.
A forma como testei foi com um multímetro em volts e ohms no BSI e no painel de instrumentos.
BSI
10V NR/50 PB
PIN1 BE11 BE11A Tenho fonte de alimentação
PIN6 EX24 não tem fonte de alimentação
PIN7 VE12 Tenho fonte de alimentação
PIN8 9004VAN 0,03 ohms
PIN10 9005 VAN 0,04 ohms

Painel:
PIN1 - sem energia
PIN2- VAN OK
PIN3 - TERRA OK
PIN4 - VAN OK

Não há energia no fusível F15, que está conectado aos fusíveis F14 e F7 quando o contato é feito. De acordo com a imagem que anexei, F15, F14, F7 passam por relés e transístores localizados no BSI, se estou certo?

Image

Quando ligo a ignição e se aplicar energia diretamente do 10NR PIN1 ao fusível F15, tudo funciona e o carro pode ser ligado, mas o relé clica a cada 5 segundos e ainda não tenho energia nos fusíveis F14 e F7.

Quando o carro está a funcionar, posso remover a fonte de alimentação direta que fiz com 10NR PIN1 e tudo funcionará normalmente. Posso desligar o carro e trancá-lo e, após alguns minutos, o carro funciona corretamente novamente e fiz isso algumas vezes e depois ele fica sem energia novamente.

Existe a possibilidade de o problema estar no relé ou no transístor dentro do próprio BSI?

Abri o BSI e estou a perguntar-me se posso de alguma forma testar o relé e o transístor sem separar a placa porque não tenho uma ferramenta de separação?

Image

Não faz sentido para mim que 10NR receba energia e o PIN6 no mesmo conector não tenha energia. Virei a placa BSI e encontrei o PIN6 na parte de trás e fiz um teste de ohms e estava OK.

Repito que esta é a minha primeira experiência com eletrónica e estou a aprender :)

Testei todos os fusíveis com um multímetro e os conectores dos fusíveis no motor e no BSI e todos estão bem.

Paguei 500€ pelo carro e conduzi-o normalmente durante 2 meses, observando que o vendedor me disse que às vezes o carro faria isso, mas eu sabia que se deixasse o carro por 5 minutos, ele voltaria a ligar, até agora.

Peço desculpa pela longa publicação

Attachments